PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 059 👣 PEGADAS -- ANEXO DA EDIÇÃO N.º 059 -- O GRÁFICO

 🔎 Memórias do Policiário – 059 🔍


🕵️ O Gráfico

👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


*** As “Pegadas” de hoje, da 59.ª Edição das Memórias do Policiário – O Gráfico, vincam o apoio e a dinamização que o Site “Clube de Detectives”, do Insigne Confrade Daniel Falcão tem prestado ao Blogue do “Repórter de Ocasião”. Um espaço que aconselhamos a ser visitado semanalmente, às sextas-feiras.

Lembramos, também, o Concurso de Contos Policiais que está em curso no Blogue “LOCALDOCRIME”! Se o leitor gosta de escrever tem ali uma boa oportunidade para participar!

O Gráfico

 

CLUBE DE DETECTIVES

Daniel Falcão

http://clubededetectives.pt/

danielfalcao@clubededetectives.pt

Sexta-feira, 13 de Outubro de 2023

Olá, Amigos!

Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7)

(7) A nossa sentida homenagem a SETE DE ESPADAS.

Na vossa companhia há 8339 dias!

© DANIEL FALCÃO, 2000-2023


2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Problema n.º 6


PODE PARTICIPAR
ATÉ 31 DE OUTUBRO

Com a chegada do Outono, chega também a derradeira aventura do Inspector Rodriguinho e do seu Ajudante Lumafero no 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, organizado em memória de notáveis Policiaristas que se recordam com muita saudade – Sete de Espadas, M. Constantino, Detective Misterioso e Detective Invisível. Neste Problema Policiário n.º 6, mais um original inédito de O Gráfico e intitulado Inspector Rodriguinho Investiga - Uma Morte Colorida, somos confrontados com um inesperado acontecimento envolvendo quatro amigos, já reformados, todos eles na casa dos setenta, embora mantendo-se saudáveis e com uma excelente forma física. Rolando, um dos quatro inseparáveis compinchas, foi encontrado morto. Chamados ao local para encetar a necessária investigação, o Inspector Rodriguinho e o Ajudante Lumafero após interrogarem os outros três amigos, Patrício, Joaquim e Zacarias, e concluídas as respectivas deduções não tiveram dúvidas na identificação do assassino. Quem matou Rolando, encontrado com um tiro no peito dentro da piscina, em que o vermelho do sangue derramado se misturava com as cores do fundo e das paredes da piscina, numa visualização colorida de emoções fortes?

Relembramos que, após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para reporter.de.ocasiao@gmail.com (outras formas de envio são indicadas no Regulamento), até ao dia 31 de Outubro, mas não esqueçam que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais receberão pontos especiais.  

 


 

2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Solução do Problema n.º 5

Está encontrado o autor do homicídio de João Silvestre, o “Gulliver”, investigado pelo Inspector Rodriguinho e o seu Ajudante Lumafero no Problema Policiário n.º 5Inspector Rodriguinho Investiga - Mataram o Gulliver. O assassino foi Jorge Baixinho, apesar de se mostrar fiel ao João Silvestre (o “Gulliver” desta história), foi ele quem disparou sobre a vítima e mentiu descaradamente nas suas declarações porque… se afirmou não distinguir, ao longe, quem disparou, era quase noite, jamais poderia saber tratar-se de um daqueles dois… que incriminou... Joaquim ou José.

 


2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Resultados do Problema n.º 5

Embora no Problema Policiário n.º 5 apenas 50 concorrentes tenham apresentado propostas de solução, o número de participantes já subiu para as seis dezenas, tendo dois deles estado presente pela primeira vez.

No topo da Classificação Geral, os concorrentes com a pontuação máxima, 50 pontos, continuam a ser os mesmos quatro, continuando separados apenas pelos pontos especiais (os quais possibilitam, de acordo com o regulamento, desempatar as respectivas posições na classificação): Detective Jeremias permanece na liderança (com 8 pontos nas melhores soluções), seguida por Duarte Cordeiro (4 pontos nas melhores e 6 pontos nas mais originais), Inspetor Moscardo (2 pontos nas melhores e 2 pontos nas mais originais) e Os Mosqueteiros (6 pontos nas mais originais). Com apenas um ponto de atraso, 49 pontos, regista-se a mesma lista de 15 concorrentes, destacando-se também entre estes os que já obtiveram pontos especiais: LS (14 pontos nas melhores), Búfalos Associados (10 pontos nas melhores e 2 pontos nas mais originais), Eduardo Oliveira e Mac Jr. (ambos com 6 pontos nas melhores) e Inspector Pevides (10 pontos nas mais originais).

 

 

 

 

Porque há mais classificações para além da geral, registaram-se algumas alterações nas classificações das melhores soluções e das soluções mais originais. Na classificação das melhores soluções, a liderança continua nas mãos de LS (agora com 14 pontos), subindo Búfalos Associados para o 2º lugar (10 pontos) por troca com Detetive Jeremias (8 pontos). Já na classificação das soluções mais originais, Mali (14 pontos) ascendeu à liderança isolada, descendo Inspector Pevides (10 pontos) para o 2º lugar, seguindo-se Detetive Excalibur (8 pontos). Por fim, na classificação do Prémio Combinado, para a qual apenas contam os concorrentes classificados em ambas as modalidades dos pontos especiais e em que o número de pontos corresponde aos respectivos posicionamentos em todas as classificações (por isso, quanto mais perto dos topos, menos pontos e melhor), o líder continua a ser Duarte Cordeiro (com 13 pontos – 2º lugar no torneio, 7ª lugar nas melhores e 4º lugar nas mais originais), seguindo no seu encalço Búfalos Associados (16 pontos) e Inspetor Moscardo (20 pontos).

 













ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA

POLICIÁRIA PORTUGUESA

 

POLICIARISTAS - O GRÁFICO

 

ORIENTAÇÃO DE SECÇÕES

DETECTIVE (17.Janeiro.1986 – 7.Novembro.1986)

O DETECTIVE (21.Novembro.1986 – 21.Dezembro.1989)

 

 

PROBLEMAS POLICIÁRIOS:

 

LIGEIRA DISTRACÇÃO…

(4.Agosto.1977)

 

AMIGOS, AMIGOS…

(11.Maio.1978)

 

PODIA TER ACONTECIDO!…

(8.Fevereiro.1979)   

 

HÁ SEMPRE UM PORMENOR…

(17.Maio.1985)

 

MAIS UM ASSALTO!...

(18.Outubro.1985)

 

A ÁRVORE DE NATAL

(20.Dezembro.1985)

 

DETECTIVE, MENTIROSO E… CRIMINOSO!

(21.Novembro.1993)

 

AS TRÊS CHAVES…

(2.Setembro.2021)

 

PROBLEMA POLICIÁRIO

(21.Outubro.2021)

 

OS FOTÓGRAFOS DO BLOGUE RO

(3.Setembro.2022) 

 

SUICÍDIO OU HOMICÍDIO?...

(11.Setembro.2022)

 

O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA

(18.Setembro.2022)  

 

INSPECTOR RODRIGUINHO EM LONDRES - ENIGMA

(2.Maio.2023)

 

TESTAMENTO ENCRIPTADO

(2.Junho.2023)

 

MORTE GELADA

(2.Julho.2023)

 

INSPECTOR RODRIGUINHO EM BURGAU - UM CORPO À RABELETA

(2.Agosto.2023) 

 

INSPECTOR RODRIGUINHO INVESTIGA - MATARAM O GULLIVER

(2.Setembro.2023)

        

INSPECTOR RODRIGUINHO INVESTIGA - UMA MORTE COLORIDA

(2.Outubro.2023)

 

 



http://clubededetectives.pt/

danielfalcao@clubededetectives.pt

 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



Página Cultural de Divertimento

 

Repórter de Ocasião é um blogue coordenado por Luís Rodrigues (O Gráfico para a Família Policiária), uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Luís Rodrigues, o próprio Repórter de Ocasião, assume-se, na primeira pessoa (corroboramos que assim é, e muito mais!), como produtor de palavras cruzadas, charadismo e passatempos variados de entretenimento, autor de contos e problemas policiais, short story, com o pseudónimo de O Gráfico.

 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 


Concurso de Contos Policiais

http://localdocrime.blogspot.com/

 

A secção O Desafio dos Enigmas, publicada no Jornal Audiência GP, superiormente dirigida por Salvador Santos (o ‘nosso’ Inspetor Boavida), já apresentou as iniciativas que ocuparão as suas páginas quinzenais e que coincidirão com a comemoração do 8.º Aniversário (no dia 1 de Junho de 2024).

Já em pleno andamento está o Concurso de Contos Policiais, subordinado ao tema “Um Caso Policial no Natal”, cuja acção deverá estar centrada na Época Natalícia, razão pela qual o primeiro conto recebido será já publicado no dia 5 de Dezembro, sabendo-se que os contos recebidos serão publicados por ordem de recepção (quem será o primeiro Autor?). 



Concurso de Contos

“Um Caso Policial no Natal”

 

 

REGULAMENTO

1. O concurso está aberto a todos, sem quaisquer condicionalismos idade, sexo ou nacionalidade, podendo cada concorrente apresentar mais do que um original.

 

2. Os trabalhos, na modalidade de Conto Policial, em Língua Portuguesa, deverão ter ação na Quadra do Natal, terão obrigatoriamente o mínimo de duas páginas de formato A4 e o máximo de quatro, escritas a 1,5 espaços, na fonte Times New Roman e corpo de letra 12.

 

3. Os originais deverão ser enviados em formato digital, a partir de 1 de Setembro de 2023, para o endereço eletrónico salvadorsantos949@gmail.com.

 

4. Os trabalhos serão publicados por ordem de receção, a partir de 5 de Dezembro de 2023. 

 

5. A Classificação dos Contos será definida através da média da pontuação atribuída pelos seus Leitores. 

 

6. No final da publicação de cada conto, os Leitores do Jornal AUDIÊNCIA GP e os Seguidores do Blogue Local do Crime terão 30 dias para enviar a sua pontuação, numa escala de 5 a 10 pontos, em função da Qualidade e Originalidade, através do email referido no ponto 3.

 

7. Será Vencedor do Concurso o Conto que alcançar uma maior pontuação média, sendo distinguidos os restantes trabalhos classificados nas dez primeiras posições.

 

8. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1.º a 4.º Lugar – Taças; 5.º a 10.º Lugar – Medalhas.  

 

9. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.

 


1 comentário:

  1. MTR
    Tenho que começar a elaborar a proposta de resposta ao problema policiario N. 5 - Ah pois é ! 🤓

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.