PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 072 👣 PEGADAS -- ANEXO DA EDIÇÃO N.º 072 - O GRÁFICO

 🔎 Memórias do Policiário – 072 🔍


🕵️ O Gráfico 🧐

👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 ⌛ 📖 🔦  reporter.de.ocasiao@gmail.com 👣🖊📱

 


 

 


 

*** NAS “Pegadas” desta célebre 72.ª Edição das Memórias do Policiário – O Gráfico, vou relatar um facto fantástico e notável que sucedeu em pleno convívio do blogue do “Repórter de Ocasião” realizado no passado dia 14! Tratou-se de um momento bastante solene... uma história contada e comprovada pelo Domingos Cabral da Silva (Inspector Aranha)... já com uns aninhos... precisamente 46 anos! Simplesmente sublime e memorável!

MUITO OBRIGADO, PELA LEMBRANÇA, MEU AMIGO “INSPECTOR ARANHA”!!

Inspector Aranha 🕷

O Gráfico

 

Pesquisa e recolha de factos: O Gráfico (RO)
Repórter de Ocasião Luís Rodrigues

 

N

O preciso momento em que se anunciava a distribuição dos prémios para os vencedores da modalidade de soluções ORIGINAIS, correspondentes ao Torneio de Problemística Policiária – Torneio Cultores do Policiário – onde o Domingos Cabral (Inspector Aranha) foi muito justamente e honradamente um dos homenageados, este Policiarista Veterano surpreendeu tudo e todos mostrando aos convivas presentes uma solução original que lhe fora enviada pelo “O Gráfico” em 1978 (!)... ora fazendo as contas... passaram 46 anos!! Tratou-se de um momento de muita surpresa, agitação e quando todos os olhares se concentraram no pequeno barco de pesca, nas redes e nos bacalhaus em cartolina, o autor destas linhas, comovido, deixou escapar algumas lágrimas!

De facto... eu tinha 19/20 aninhos, no momento em que elaborei aquela “proposta de solução”, como hoje se diz!

E... este gesto do Domingos Cabral revela que para além da problemística policiária existe em cada apaixonado POLICIARISTA um generoso coração repleto de humildade, grandeza, amizade, REALEZA!! FOI UM GESTO MUITO BONITO... INIMAGINÁVEL!
Reparem melhor... o “Inspector Aranha” guardou religiosamente uma “solução” de um concorrente a um problema policiário... durante 46 anos e... no dia 14 de Dezembro devolveu-a ao autor! Acção sublime, histórica e inolvidável!

***** 

...ORA seria inevitável recordar onde aquela “solução” pertenceu e fui investigar... e graças a outro Cultor do Policiário, o enormíssimo confrade JARTUR – que digitalizou e eternizou recentemente a Secção ENIGMA POLICIÁRIO” - pude confirmar, na Revista PASSATEMPO, que a originalidade pertenceu ao I GRANDE TORNEIO DE DIVULGAÇÃO – “O Gráfico” com 19 / 20 anos – onde surgiram, na época, também, altos valores de dedicação ao POLICIÁRIO!!

...É esse trabalho de pesquisa que seleccionei e incluo nas PEGADAS destas Memórias do PoliciárioO Gráfico, n.º 72!

UM ÓPTIMO NATAL 24 PARA TODOS!

O Gráfico

 

PASSATEMPO REVISTA MENSAL DE DESPORTO CEREBRAL

MARÇO 1978 – N.º 46 – Secção: ENIGMA POLICIÁRIO – Por: INSPECTOR ARANHA

I GRANDE TORNEIO DE DIVULGAÇÃO – “O Gráfico” com 19 / 20 anos

 


Refiramos, assim, como prémio de consolação, os nomes dos autores de algumas das melhores soluções: O Gráfico, Mercúrio, Dr. Gismond, Proteiticus, António resende, Fransal, J. P. X., Dacmar, etc.

 

 

PASSATEMPO REVISTA MENSAL DE DESPORTO CEREBRAL

ABRIL 1978 – N.º 47 – Secção: ENIGMA POLICIÁRIO – Por: INSPECTOR ARANHA

I GRANDE TORNEIO DE DIVULGAÇÃO – “O Gráfico” com 19 / 20 anos

 



Boas soluções também as apresentadas por Ubro Hmet, Delgas, Milena, Henrique, Méquito, Mabuse, Alva, O Gráfico e Agente Matwmbo,  entre outros. 

 


Finalmente, uma palavra de muito apreço para O Gráfico, pela originalidade da sua solução. Neste capítulo, e sem esquecer o Zé (Viseu) e o Viróbico, V. é sem dúvida um dos melhores. Parabéns... e continue!

 

 


DESPORTO CEREBRALPASSATEMPO

MAIO 1978 – N.º 48 – Secção: ENIGMA POLICIÁRIO – Por: INSPECTOR ARANHA

I GRANDE TORNEIO DE DIVULGAÇÃO – “O Gráfico” com 19 / 20 anos

 

Num primeiro comentário, não exclusivamente destinado a esta Categoria mas a todas, queremos frisar aqui, uma vez mais, que para se SOLUCIONAR BEM um problema policial não basta referir apenas um ou dois pormenores, quando o problema possui muitos mais. Há que ser mais minucioso, mais completo. Cremos que todos compreenderão que, numa competição em que se aferem valores e há lugares classificativos em jogo, não poderemos atribuir a mesma pontuação a uma solução que, como no caso presente, nos refere os quatro principais pormenores existentes no problema — de resto não difíceis de deduzir... — do que a uma outra que apenas um ou dois desses pormenores cite, embora nos possa ser argumentado que eles sejam suficientes para evidenciar ou provar a culpabilidade do personagem. Procedendo assim estaríamos naturalmente a prejudicar aqueles que mais se esforçaram em ser completos, em solucionar bem, e que, afinal, mais qualidades revelaram. INSPECTOR ARANHA

 




Muito objectivas, minuciosas e completas classificaram-se depois, também com todo o mérito, as soluções de Efe-Eme e Delgas, logo seguidas por Ubro Hmet, O Gráfico, Insp. Átomo, Insp. Manel, etc. 

 

Uma apreciável quantidade de boas soluções apresentaram os concorrentes desta categoria, sendo de registar os trabalhos de O Gráfico, Alva, J. P. X., Zé Chery, Agente Matwmbo, Nuno Cristóvão, Mabuse, O Formiga, etc.

 




Mais originais O Gráfico, que além da solução metida numa rede de pesca (narradora aliás da solução), junta a estas uma embarcação de madeira com bacalhaus (em cartolina). Alva, apresenta a sua solução em livro em forma de bacalhau e Zé Chery, com um trabalho em banda desenhada, só pecando por não indicar todos os pormenores.

 



DESPORTO CEREBRALPASSATEMPO

JULHO 1978 – N.º 50 – Secção: ENIGMA POLICIÁRIO – Por: INSPECTOR ARANHA

I GRANDE TORNEIO DE DIVULGAÇÃO – “O Gráfico” com 19 / 20 anos

 









 

 

Finalmente, refira-se também que em todas as categorias, com honrosas excepções, há uma tentativa perniciosa em escrever pouco, dizer o essencial que, por vezes, não chega. Há que perder o medo de escrever. Analisar o problema de vários ângulos, dissecar as situações, frases, criticar, que também é construir, desde que essa crítica seja honesta e clarividente. - Constantino

 

 

 


DESPORTO CEREBRALPASSATEMPO

AGOSTO 1978 – N.º 51 – Secção: ENIGMA POLICIÁRIO – Por: INSPECTOR ARANHA

I GRANDE TORNEIO DE DIVULGAÇÃO – “O Gráfico” com 19 / 20 anos

 








Nos «Novos» encontram-se bons trabalhos, os melhores trabalhos, mesmo, de todo o conjunto. No grupo dos 20 pontos se bem que seja de salientar os classificados como «melhores», a tarefa não foi fácil face ao equilíbrio verificado, dependendo de uma questão de gosto. Se Milau escreve bem, precisa e sóbria, o Gráfico sabe contar uma boa história, tal como Milena, Efe-Eme, Alva e Persa, concorrentes a dar nas vistas. Surpreende a queda do Campeão Ubro Hmet, discreto, preocupado com o Propedêutico. Uma palavra de simpatia para O Formiga, o grande vencido da jornada, depois de uma história bem urdida esquece totalmente de examinar o soalho... escorrega! É, porém, um valor a contar, sem dúvida. - Constantino

 

 

DESPORTO CEREBRALPASSATEMPO

SETEMBRO 1978 – N.º 52 – Secção: ENIGMA POLICIÁRIO – Por: INSPECTOR ARANHA

I GRANDE TORNEIO DE DIVULGAÇÃO – “O Gráfico” com 19 / 20 anos

 










Categoria B — Novos

Aqui venceu — e bem Milau, que com Milena — brilhantemente apenas a um ponto! — consideramos as duas melhores solucionistas femininas do momento.

O Gráfico, o Alva e o Efe-Eme — 3 dos valores mais positivos das últimas «fornadas» de policiaristas, de resto já com créditos firmados na modalidade — perderam pontos (e o Torneio) num problema apenas: o Alva no 4.° (!) e os seus companheiros no 6.º, problema «carrasco» para as aspirações de muitos. A estes três, bem como a O Formiga e a Microft Holmes, se ficaram ainda a dever as melhores soluções recebidas nesta Categoria. Qualquer deles assinaram trabalhos de categoria, nomeadamente no campo da originalidade, onde o Alva e O Gráfico foram realmente os melhores. Merecidíssimas, pois, as posições obtidas na Tabela «As Melhores...».

 

Nuno Cristóvão, Ubro Hmet, Venthocanni, António Resende e O Formiga podem fazer melhor.

 















Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.