🍾🦉DESCUBRA... SE SOUBER! 🔦🔍👀🥂✌
Desafio...🔎
“REI” e “RAINHA” dos “GOSTOS” 2025
“PERGUNTAS:
1 - Como é que faço para saber que... metade de doze... são sete!?!
2 - Comprei meia-dúzia de ovos (já não se pode comprar mais por isso as galinhas estão ricas e os galos cantam de alto...) parti dois, fritei dois e comi dois... quantos ficaram?
3 - Também não fica nada mal, saberem esta... amigas e amigos... com apenas seis riscos podem escrever água quente... digam como!?
“Abrótea”
📑 PRÉMIO DO MÊS!
O Livro de M. CONSTANTINO (Problemas Policiários e Soluções) – muito interessante para os novos apaixonados pelo POLICIÁRIO! – para ser atribuído à “Solução mais Criativa”! No caso do ganhador já possuir o exemplar será oferecido um outro livro.
🎓 PREMIADO: 🔖
Virmancaroli (Montijo)
🗝 Respostas!... 👀
Prova de Abril – Concurso
“REI” e “RAINHA” dos “GOSTOS” 2025
Estimado Amigo, Ricardo/Abrótea/Visigodo!
...Estás em forma, a colaborar com charadas, piadas, etc... agora que foste "repescado" para o Concurso de "REI dos Gostos" do Blogue RO! Vou publicar estas que para mim... já são muito conhecidas..., mas servirá para ver quem participa para o Concurso do REI dos GOSTOS!
As minhas respostas:
»»» Metade de 12, em numeração Romana... XII... traça-se a indicação ao meio e... fica VII (ah, ah, ah!).
»»» Tenho seis ovos, se parto 2, se os frito e os como... sobram: QUATRO!!
»»» Esta dos 6 pauzinhos é muito "velha": XIXI
Grande abraço.
O Gráfico
- Boa noite, estimado amigo, “O Gráfico”:
Mais uma distração mais um Desafio proposto, é assim o Blogue do RO, a não nos deixar adormecer e, ainda bem que tal assim acontece.
Obviamente que não poderia deixar de participar neste desafio pelo que aqui envio em anexo a minha participação.
Aquele forte abraço.
Virmancaroli
2 – Inspector Ryckyi (Amora):
- Bom dia. Resposta às 3 Questões colocadas:
Resposta 1 - Metade de doze é sete quando fazemos XII e traçamos um traço no meio do número romano e em cima fica VII.
Resposta 2 - Sobram 4 ovos pois eu tenho 6, quebrei 2 e fritei os mesmos 2 que comi.
Resposta 3 - XIXI, 2 Palitos para o X, mais 1 para I, mais 2 para outro X e 1 para novo I.
Grande abraço, Amigo RO, do “Inspector Ryckyi”
3 – Edomar (Montijo):
- Muito bom dia.
Cá vai a minha participação ao desafio apresentado.
Os meus cumprimentos com Votos de uma Santa e Feliz Páscoa
Edomar
Desafio ao Leitor
Prova de Abril – Concurso
“REI”
e “RAINHA” dos “GOSTOS” 2025
(Um cabeçalho a condizer com a prova)
Mas vamos lá resolver estas dúvidas do Confrade Abrótea, por sinal nosso vizinho.
1 - Como é que faço para saber que... metade de doze... são sete!?!
Como se faz? A mim parece-me bem simples, mas para isso temos de recuar no tempo e irmos até à Roma Antiga onde foi criada a dita numeração romana que era utilizada em todo o império. Sabemos que o sistema de numeração romano conta com a utilização de sete letras (cinco de base) para representar quantidades, são elas: I, V, X, L, C, D e M.
Para resolver esta questão vamos apenas precisar das letras I e X. Assim, quando queremos atribuir a quantidade de doze temos: XII. Ora se cortarmos pela metade esta numeração ficamos, na parte de cima, com as letras VII que será sete, logo metade de 12 neste caso. Portanto e neste caso e desta forma, metade de 12 será 7.
2 - Comprei meia-dúzia de ovos (já não se pode comprar mais por isso as galinhas estão ricas e os galos cantam de alto...) parti dois, fritei dois e comi dois... quantos ficaram?
Sim ao preço que os ovos vão estando, já se torna “pesado” fazer compras em quantidade deste zigoto dos animais. Mas no frigorífico não dispenso sempre o stock deles, pois tornam-se presa fácil para uma refeição rápida. Mas vamos à pergunta que nos quer dar a volta. Vamos supor e nem seria mentira que tendo eu meia dúzia de ovos, logo 6, no frigorífico, queria fazer uma omolete, pois só com eles isso será possível. Uma exclusividade que detêm na culinária, logo da importância dos mesmos apesar da sua fraca presença. Portanto e querendo eu tratar da omolete, tirei dois ovos do frigorífico e lá os parti, pois não os posso utilizar com casca a não ser para os cozer, os mesmos 2 ovos que coloquei na frigideira a fritar. No tempo preciso e útil foram os mesmos 2 ovos digeridos, numa suculenta omolete acompanhada com uns rolitos de queijo. Findo o repasto, que disso se tratava, abri a porta do frigorífico e constatei que ainda e, da meia dúzia de 6 que tinha antes, ainda lá ficaram 4 ovos, que será o que é perguntado. Talvez a serem utilizados numa próxima refeição.
3 - Também não fica nada mal, saberem esta... amigas e amigos... com apenas seis riscos podem escrever água quente... digam como!?
Essa dos riscos faz-me lembrar, voltando ao passado, nos meus tempos de infância quando na areia, de terra batida no recreio da escola, propunhamos aqueles enigmas figurados em que todos os riscos contavam, das mais variadas formas e superfícies. E esta da água quente era sempre um dos desafios que não podia faltar, mesmo sabendo que toda a vez se repetia, logo fácil, embora havendo sempre quem ainda não o soubesse.
Portanto com seis riscos na areia poder-se ia facilmente escrever a palavra XIXI, com dois riscos cruzados alternados e outros dois perfeitamente eretos e, também alternados. Quanto mais valores proteicos no organismo mais quente será a urina, vulgo XIXI, mas mesmo assim não acontecendo e não sendo propriamente água o desafio entende-o como tal.
Com votos de uma Santa Páscoa
EDOMAR
4 – Mali (Lisboa):
- Boa tarde, Amigo Luís!
Aqui vão as minhas respostas ao aludido passatempo: 🥚🥚
1) Claro que metade de 12, uma dúzia são e sempre serão 6!
Mas neste caso, temos de pensar, mais além, e na verdade ver como podemos chegar a 7! Se bem que nos tempos idos, e sobretudo nos vendedores ambulantes, era costume quando se pedia 6, o vendedor dava 7... Outros tempos claro...
Se formos à numeração romana 12 = XII, logo fazendo um traço na horizontal ao meio do XII obtemos VII, portanto metade de XII serão VII... 🕖 🕖 🕖 🕖
2) Se o meu amigo, comprou 6 ovos, partiu 2, e fritou 2, ficou sempre com 4, isto é 4 no frigorífico e 2 na barriguinha...
🥚🥚🥚🥚 Restam 4.
c) Com seis traços escrever água quente, só é possível pensar em XIXI = X dois traços - I um traço - X mais dois traços e por fim - I outro traço o que perfaz 6 traços XIXI... 🚽 🚾
Saudações Policiárias e Beijinhos
MALI
5 – Molécula (Évora):
- Amigo Gráfico,
Soluções do passatempo:
1 - A metade de 12 são sete. Acontece quando vamos à peixaria comprar sardinhas e pedimos meia dúzia de sardinhas, muitas vezes dão uma que é para o gato, assim compra-se meia dúzia e trazia-se sete. De caso contrário, dividir o n.º 12 por dois é 6.
2 - Parti dois ovos, para os comer e fritei dois, podia também cozê-los e a seguir como sempre dois, assim, de seis, ficam 4 ovos.
3 - Com seis riscos ou fósforos, palitos, posso fazer a palavra XIXI, que é a água quente que o nosso organismo expele para o exterior.
6 – Paulo (Viseu):
- Caro O Gráfico,
Não é que estas perguntas me passaram despercebidas? Vi o título do post, mas não o devo ter lido o conteúdo com atenção. Então, vamos lá “inventar”.
1 - Em numeração romana XII é 12. Se cortarmos a parte debaixo do XII fica VII, ou seja, 7.
2 - Ficaram 4, porque para os fritar tiveram que ser partidos. Depois de fritos foram comidos. Os mesmos 2 ovos foram partidos, fritos e comidos. Quem de meia dúzia (6) tira 2, ficam 4.
3 - Com seis riscos, XIXI.
Um abraço.
7 – Detective Verdinha (Lisboa):
- Olá, Gráfico! Então vamos lá, que o prazo está quase, quase a terminar...
1 - Se escrevermos doze em numeração romana, teremos isto: XII.
Ora, se fizermos um "traço", na horizontal, a meio do "XII" ficamos com um "VII".
2 - Se considerarmos que usámos os mesmos 2 ovos para todas essas ações - partir, fritar e comer -, então, ainda teremos 4 ovos.
3 - Esta foi a mais difícil Primeiro pensei no símbolo químico da água "H2O", mas para além de ter 5 riscos, não era água quente... era apenas água ...E foi então que me lembrei do "XIXI"... 6 riscos e quentinho, se acabadinho de fazer...
Posto isto, dou por concluída a resposta ao desafio deste mês.
Beijinhos.
8 – Rainha Katya (Charneca de Caparica):
Boa tarde. Vamos lá ver se este desafio consigo superar, pois o título de
Rainha dos Gostos quero ganhar!
1 - Depois de muito tentar e muitas voltas dar transformei o 12 em numeração Romana e percebi que se dividir ao meio o número XII tenho o número VII.
2 - Se comprei 6 ovos, parti 2, fritei 2 e comi 2, fiquei com 4 ovos. Ao preço que os ovos estão neste momento só podia comer os 2 ovos que parti, pois parti-os na frigideira para os comer!
3 - Escrever água quente só com 6 riscos foi outro quebra-cabeças, assim que li o ponto 3 pensei: é fácil água é H20, mas depois pensei: tem 6 riscos e um círculo e onde fica o quente?... Assim não dá e lá me pus a pensar... Pensei, pensei e a uma conclusão cheguei: água quente = XIXI assim temos 6 riscos e o quente.
Então?!?! Acertei? Talvez não..., mas também não faz mal, se ao título de Rainha dos Gostos não chegar pelo menos ao título de Mulher dos Gostos posso chegar... ou não... Boa Páscoa!
Estão Apurados para o novo escrutínio do Concurso "Rei" e "Rainha" dos "Gostos", por terem participado neste Passatempo:
Edomar; Virmancaroli; Inspector Ryckyi (Ricardo Matos); Mali; Molécula; Paulo; Detective Verdinha e Rainha Katya (Cátia Nogueira). Estão, igualmente seleccionados, por terem colocado "gosto" nas publicações: Ana Marques; Salvador Pereira dos Santos; Teresa Silva e Faria.
DURA LEX SED LEX
...Ainda serão "repescados" mais alguns... mas, para tal, teremos de "fazer contas"!
Ophs! Grande razia😉
ResponderEliminarA Detective Verdinha ainda não se apercebeu do grau de perspicácia de “O Gráfico “ . Como achará então que as visitas venham , vão e retornem a vir …?! É isso mesmo ! Deixá-las em suspense e aumentado a ansiedade de cada um , com mestria e subtileza , são alguns dos “truques” do Blogue do RO . Mas há mais , muito mais mesmo . Quanto ao Livro meu amigo , já o possuo pelo que propunha sortear entre todos os outros participantes , Eles merecem .
ResponderEliminarAbraço
Virmancaroli
Agora já me vou começando a aperceber 😉 mas, no início, andava completamente "às aranhas" 😄😄😄
Eliminar