A MARCA DO TIGRE!...
(NOVA AVENTURA DO ZOO CASSAPO)
MONTE DA CASA BRANCA – PARCHANAS
Reportagem, de: REPÓRTER DE OCASIÃO
TIGRE (Fábio Veloso) e Bruno, na Piscina |
-MISTER, você é um Homem de poucas palavras!...
Foi, assim, com esta frase algo insólita e irónica mas muito sentida e com imensa ternura, proferida pelo “Tigre”, acrescentando, em simultâneo, uma palmadinha nas minhas costas, que terminou a visita previamente programada dos “Animais” do “ZOO do Cassapo” à Escola Ambiental Herdade das Parchanas, Sábado, dia 18 de Junho de 2011.
Aconteceu porque, instantes antes, o autor destas linhas (Eu–R.O.) tinha-se emocionado quando recebeu das mãos do Treinador Vasques uma Placa de Homenagem alusiva aos três anos que completou como Director do “ZOO do Cassapo”! Ao tentar reencaminhar a referida medalha para o meu próprio Filho (“Hipopótamo” -que por motivos conhecidos deixou de pertencer a este Grupo mas que foi convidado para fazer parte do Passeio ao Alentejo), depois de agradecer a surpresa do Luís Vasques... as palavras faltaram-me e algumas lágrimas, teimosas, apareceram na Festa! Peço desculpa, por ser eu a relatar estes acontecimentos.
O relógio marcava 17 horas e 30 minutos quando o Luís Vasques chamou todo o Grupo para lhes entregar (aos Jogadores) medalhas comemorativas pelo óptimo desempenho desta Equipa na Época Futebolística que terminou. Foi mais uma iniciativa do Mentor do Plantel que açambarcou todas as despesas dos troféus.
ACTIVIDADES: (ZOO RADICAL)
Pelas 17 horas da tarde foi-nos servido um magnífico Lanche, depois das actividades radicais que se realizaram a partir das 15 horas. Na parte da tarde, os divertimentos foram:
Torre (Slide Radical), onde os Pais dos Jogadores quiseram ombrear com a bravura dos filhos e, assim, os Pais do “Esquilo”; da “Raposa” e a Mãe do “Tigre”, entre outros... subiram a Torre e lançaram-se cá para baixo, a 14 metros de altura (!?) de asas abertas... fazendo muita inveja ao “Pintassilgo” e especialmente ao “Falcão”... que nunca viram ninguém... voar daquela maneira! Francisco Araújo e Fernando Loureiro deram um show!
Tiro com Arco (Setas), prova menos radical, para os coelhos que se encontravam nas bermas das Plantações de Arroz, logo a seguir aos alvos, pois... a maioria das setas disparadas pelos convivas não acertavam no objectivo, a concurso, e perdiam-se para além das silvas, aí... alguém dizia: -Olha... mataram mais um coelho! (“Assassinos” de coelhos: Eu, e... para não ferir susceptibilidades não indico o nome de mais nenhum “Caçador” Radical).
Tiro ao Alvo (Chumbo), um divertimento que constava em acertar nuns patinhos de metal! Quando tal acontecesse...os patinhos faziam “quá-quá”! Nunca ouvi nenhum patinho cantar!...
Andar a Cavalo (Quilate), o Pessoal teve a oportunidade de montar, durantes breves minutos, o “Quilate”, um Cavalo Castanho, muito gentil e meiguinho que já atura “meninos” há mais de uma dezena de anos! O próprio Monitor disse-me ter aprendido a montar... com o “Quilate”!
André Carvalho (BÚFALO), montando o "Quilate"! |
COMER ATÉ QUASE REBENTAR!
Às 13 horas, em ponto, foi-nos servido o Almoço, com uma apetitosa Grelhada Mista, de bradar aos Céus! Magnífico. Houve “menino” (e, quando digo “menino” não me estou a referir concretamente aos mais pequenos... a não ser a excepção da “Girafa” -que foi o primeiro a começar a comer e... o último a acabar!) que repetiu 4 vezes! Foi comer até quase estourar! Eu tive tratamento VIP porquanto, Dona Elsa e Dona Ana Cristina (Mãe Doninha) foram exímias e muito atenciosas em servir-me saborosas gelatinas e um excelente cafézinho, sempre dizendo que a mim tinham que me tratar muito bem porque, daquela maneira, iriam certamente ter distinção na Reportagem da Confraternização! É o preço... da Fama! Muito obrigado.
Cordas Paralelas. Reconhecem-se: Pintassilgo; Super Rato; Bambi e Hipopótamo, em queda!... Girafa; Gazela; Macaco; Esquilo e Lince. |
Momento Divertido nas Canoas! Alegria e Confusão Total!!! |
MANHÃ RADICAL
Canoagem (Corridas), com Grupos de três “Animais” em cada canoa e somente um par de remos para cada embarcação, os “Voluntários” fizeram-se à disputa! Não correu mal, não senhor, se não contarmos meia-dúzia de buracos que foram feitos nas margens da Ribeira, pelos bicos das canoas dos “Animais” desnorteados!... Então, quando se virou a primeira canoa foi o “bom” e o “bonito”... a moda pegou e foi tudo para a água!...
Corda Radical (Transposição Horizontal), foi o início das Actividades Radicais e toda a gente começou logo muito bem o dia, a irem e voltar, suspensos no ar, de um ao outro lado, da margem da Ribeira! Gostei de ver os miúdos e... os Graúdos. Xico e Fernando, Heróis!
Cordas Paralelas (Ponte), consistia em atravessar a Ribeira com os pés assentes numa corda e as mãos levantadas segurando uma outra corda! Toda a gente foi a banhos... O “Hipopótamo” saiu muito mal tratado desta contenda! Falta de prática ... falta de treino! Ai... quando a Mãe descobrir aquelas nódoas negras!?... Ana Cristina Matoso (A Mãe do “Lobo”) aprestou-se a tratar das mazelas do meu “menino”, com um creme especial a condizer. Obrigado.
Piscina (Banhos de Sol e muitas brincadeiras na água), observei os “Animais” do “ZOO do Cassapo” a banharem-se com muita alegria e contentamento.
PEQUENO ALMOÇO
Foi servido à comitiva, pelas nove horas e quarenta e cinco minutos da manhã, logo quando chegámos ao Monte da Casa Branca à Herdade das Parchanas. Sandes de Queijo e Fiambre, Chá, Café e Sumos. Repetia quem quisesse.
O Grupo preparando-se para mais uma iniciativa... |
PARTIDA DO CASSAPO
Iniciou-se este Passeio de Fim-de-Época dos Iniciados (Sub/15) – “ZOO do Cassapo”, pelas 8 e 15 horas da manhã, num Autocarro fretado à TST (Transportes Sul do Tejo) para o efeito.
OBJECTIVOS CONSEGUIDOS
Se a ideia do Luís Vasques, o principal Organizador deste Passeio e Exemplar Treinador dos Iniciados (e… do CCFC!) era de proporcionar à equipa do “ZOO do Cassapo” e seus Familiares um dia diferente, com Actividades Radicais, onde todos, conjuntamente, pudéssemos ter mais uma ocasião para enraizar Amizade e Companheirismo com Divertimento então o próprio está de parabéns porque a Confraternização confirmou-se na sua plenitude com um tremendo êxito! É uma tarefa para repetir.
CURIOSIDADE:
Numa Região e num Local onde eram notórias as inúmeras Plantações de Arroz achei curioso o facto de o agradável e abastado Almoço, mesmo assim, não ter sido acompanhado por Arroz! Uma sugestão para os Gestores da Escola Ambiental da Herdade das Parchanas que dispõe de um óptimo, sensibilizado e educado Elenco para conduzir com Mestria estes tão endiabrados e desassossegados miúdos... mas, ao mesmo tempo... muito Queridos(!) ou não fossem eles o temível “ZOO DO CASSAPO”!!
Boa-Sorte.
(R. O. - 21 de Junho de 2011 - 53 Anos)
parabens esta tudo muito fixxxxx
ResponderEliminarNão compreendo qual foi a parte que não gostaram!?
ResponderEliminar