PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A ÁRVORE... FOI À FESTA DO CCFC !!!



          Olá, Amigos do Charneca de Caparica Futebol Clube!

        Valeu a pena ter-me armado em atrevida e intrometer-me na Festa do 27.º Aniversário do CCFC onde colaborei com alegria e entusiasmo na entrega dos troféus e medalhas. Não vou escrever sobre a organização porque desta já outros repórteres escreveram nos seus “Facebooks”, “Blogs” e outras páginas insertas nas redes sociais, como foram os casos, entre outros, de Joaquim Candeias, Henrique Santos e Junta das Freguesias de Charneca e Sobreda incluindo a publicação de fotos.

        Ora, o tema desta prosa é precisamente “exemplos” e é destes mesmos, que sucederam no decorrer daquele dia magnífico, 31 de Janeiro de 2015, Sábado, que eu quero relatar. Como sabem eu sou muito observadora e começo por realçar todos os ilustres que preencheram a pomposa mesa da sessão solene! Pela primeira vez, em toda a história do CCFC, a mesa foi composta por um recorde de dez (10!) pessoas... raramente visto e apreciado noutras comemorações em clubes do mesmo género e com semelhantes objectivos e finalidade! A saber, da esquerda para a direita: Presidente da Direcção da Associação de Futebol de Setúbal, Sousa Marques; Secretário e responsável pelo Pelouro do Pessoal, Ambiente, Informação, Cultura e Desporto, da União das Juntas de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda, António Manuel Ramos Dias Faustino; Presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube, José Manuel Santos; Presidente da União das Juntas de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda, Ana Margarida Figueiredo Alves Luna de Carvalho; Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Estêvão Miguel Judas; Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Câmara Municipal de Almada, José Manuel Maia Nunes de Almeida; Vereador do Pelouro da Educação, Cultura, Desporto, Juventude e Turismo da Câmara Municipal de Almada, António José de Sousa Matos; Presidente da Assembleia da Junta de Freguesias Charneca de Caparica e Sobreda, Victor Reis; Representante do Grupo de Concertinas Águias Vermelhas, Arnaldo Ferreira e o representante da Associação de Colectividades do Concelho de Almada (ACCA), Henrique Santos. (A ÁRVORE) 



        (...) Dá perfeitamente para entender que todos ou quase todos os altos valores do poder Autárquico local e do Concelho e igualmente das Colectividades e dirigismo Associativo estiveram presentes nestas benquistas comemorações do 27.º Aniversário do CCFC, outrossim, coisa rara em clubes congéneres, o que me leva a crer, a mim, sensível e leiga “Árvore”, que, na realidade, há aqui (ali) acontecimento sério em tão distinto e mediático clube! Este, quanto a mim, um grande exemplo!

        Todavia os grandes exemplos não pertenceram somente aos mais adultos que é como se diz... não existiram apenas de cima... e, de baixo, de gente pequenina, os exemplos foram em grande maioria e os melhores foram protagonizados pelo grupo dos Benjamins BB que cantaram bem alto e em altivo e sonante som, cânticos mágicos de enaltecer a Nação CCFC! Foi bonito. Foi, aliás, de muito bom gosto e aprazível animação. “Charneca... Olé! Charneca... Olé!!” Ouviu-se na plateia. Um exemplo muito bonito de se ver e... registar, enquanto os escalões dos mais pequeninos recebiam os troféus “Trinar dos Canários”! Os bons exemplos não se ficaram por aqui e um dos “Canarinhos” mais apetecido da noite, na modalidade de “Dedicação ao CCFC” também mereceu honras de cânticos e palavras de ordem citadas pelos petizes: “E salta Moura... e salta Moura... Olé”! São estes momentos que fazem do CCFC um clube apetecido e... mágico! (A ÁRVORE)

        Os oradores da sessão solene estiveram, depois, à altura dos acontecimentos e após todos apreciarem as cores das árvores que foram distribuídas pelos premiados... muitos dos convivas ainda aguentaram a pressão alta da palestra dos ocupantes da mesa e foi aqui que eu observei mais alguns exemplos que faço questão de registar... Reparei que os Treinadores dos Escalões maiores do CCFC fizeram questão de marcar presença real na sessão solene! Arrisco-me a escrever os nomes de alguns deles: Élio Santos; Paulo Canhola e João Godinho. Ora aqui está mais um exemplo de atitude importante, sincera e verdadeira! A presença destes elementos são uma prova que estão no CCFC de alma e coração e, pelos considerandos, parece que gostaram do que viram. Quando assim é estamos todos de parabéns! Outros Treinadores não estiveram presentes por motivos pessoais e ninguém levou a mal por isso... contudo, um outro exemplo de maior importância sucedeu no dia seguinte, em Palmela, quando Custódio Galveias, elemento da equipa técnica dos Seniores, se abeirou junto da organização das Festas da véspera e pediu desculpas pela sua ausência, no dia anterior, facto originado por motivos de força maior! Exemplo de dignidade e carácter que ficou marcado e selado, mesmo não havendo necessidade disso. Sei que a organização ficou orgulhosa deste sensato comportamento. (A ÁRVORE)

        Continuando com os exemplos e porque esta crónica é um exemplo de exemplos quero referir o exemplo da Junta das Freguesias de Charneca e Sobreda que levou todo o seu Executivo à sessão solene do 27.º Aniversário do CCFC. Se o facto não foi inédito... por lá caminhou. Magnífico. 

        Quanto às famílias que aderiram à Família e Nação CCFC... algumas permaneceram na Sala linda do Bar do CCFC até ao final da Festa... e, de certeza, que não foi pelo facto de esperarem pelo Bolo de Aniversário... para cantarem “os parabéns a você”! Foi, quanto a mim, igualmente, o querer saber da vida do Clube, foi dedicação, foi amizade e, neste caso, estiveram presentes e foram notadas as comparências até ao fim... das famílias Gomes e Pires, progenitores dos jogadores João Gomes (Benjamim A) e Alex Pires (Juvenil A). Talvez outras famílias também tenham ficado, até ao fim, na Festa, mas estas duas, foram as mais visíveis por mim. Os Gomes justificaram a sua presença pelo facto de um deles ter ganho um Troféu “Trinar dos Canários” mas os Pires, apesar de nada terem conquistado, ficaram na Festa até ao fim... Bom exemplo. Enorme exemplo. Obrigado. (A ÁRVORE)

        O discurso pertinente de José Manuel Santos, Presidente do Clube e o “Canário de Ouro” atribuído ao dedicado e incansável Director Pedro Teixeira foram mais dois grandiosos exemplos desta “Gala de Ouro” do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC).

        Os vários escalões do CCFC, no Sábado e no Domingo perderam e ganharam jogos... não sei se empataram (!?) no entanto, os resultados pouco importam... a essência do CCFC está incrustada de sentimentos amenos, nobres e generosos onde as derrotas, valendo unicamente zero pontos, nunca afectarão o seu moral de unir desporto/família/educação em prol de um bem comum. Só quero terminar com um outro e final exemplo destas minhas palavras... no jogo dos Seniores, em Palmela, surgiu um momento fantástico que poucos já não se lembrarão... o Charneca venceu pela primeira vez fora de casa (!), com um golo soberbo de Bruno Santiago –dando um exemplo de querer, raça, competitividade, entrega e atitude dos seus jogadores e equipa técnica! -podia ter perdido (o Palmelense também quase marcou. Por vezes, dominou o desafio insistentemente) mas... a determinado momento da partida, um jogador da casa apareceu isolado perante Jesus, guarda-redes do CCFC... só faltava rematar e toda-a-gente estava a concluir que iria ser golo!... De repente, como um relâmpago... apareceu, vindo não se sabe de onde (!?) o “Capitão-Formiguinha” da nossa equipa e “tirou-o-pão-da-boca-ao-adversário”! Foi mágico, sublime! Grande entrega de Hugo Rafael (Rafa). Um grandioso exemplo de dedicação, afecto e paixão pelo CCFC. Obrigado “RAFA”. Todos foram brilhantes, parabéns. (A ÁRVORE) 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.