PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 15 de fevereiro de 2015

CRÓNICA OCASIONAL N.º 109 (A Vitória da Diferença!)




JOGO DOS SENIORES (CCFC) EM SESIMBRA

         Por influência dos festejos carnavalescos, muito considerados em Sesimbra, este desafio, com a equipa local, realizou-se na tarde de sábado, 14 de Fevereiro. Não foi uma partida de Carnaval foi antes um encontro muito sério disputado por duas equipas que não queriam perder! A primeira parte foi totalmente dominada pelo Grupo Desportivo de Sesimbra (GDS) e, por isso, fez um golo! Depois do intervalo foi o Charneca de Caparica Futebol Clube que se tornou senhor do jogo e entre quatro ou cinco ocasiões de golo iminente... concretizou duas e ganhou o desafio! Foi a vitória da diferença por mil e uma razões, entre as quais saliento meia-dúzia delas nesta crónica especial dedicada ao corpo técnico, incluindo treinadores, directores, roupeiro e massagista, Presidente e corajosos jogadores do clube. Nomes: Élio Santos; Custódio Galveias; Paulo Loureiro; António Espinha; Amílcar Piteira; Paulo Paiva; José Manuel Santos; José Jesus; Pedro Pinheiro; Davitson Silva; André Antunes (Paredão); Hugo Almeida (Rafa); Bruno Santiago; Leston; Bruno Elias; David Pombeiro; Paulo Costa (Paulinho); Pedro Santos (Pedrão); António Semblante; Cláudio Soares (Sir Cláudio); Frederico Oliveira (Fred); Ivan; Fabinho; Fábio Vilar e Sérgio Mendes (Serginho).



SUBSTITUIÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA

         No futebol e como em semelhantes ocasiões da nossa vida quando se subsitui alguém ou alguma coisa é sempre no feliz propósito do melhoramento! Por vezes, alguém ou as coisas que são trocadas não significa que vai embora o “velho”... viva o “novo”! Nada disso. Os mudados e os substitutos continuam a ter o seu valor natural embora os autores e responsáveis das permutas considerem que, no momento das mudanças, as coisas assentem na perfeição! É o que acontece, com naturalidade, nos clubes de futebol, em nossas casas, com os adereços, ou em qualquer situação nas nossas vidas! Num jogo de futebol, então, temos um exemplo claríssimo que reside no facto das substituições de jogadores que de uma maneira ou de outra, na opinião dos treinadores, não estão a executar na sua plenitude as tarefas explicadas... quando se registam alterações na equipa é sempre com o objectivo de ganhar o jogo! Foi precisamente o que aconteceu neste desafio entre o GDS e o CCFC: -ao intervalo, o Mister Élio Santos trocou Leston por “Serginho” e o jogo... nunca mais foi o mesmo! Reparem que Leston, desde que entrou em Setúbal na equipa, contra o Comércio e Indústria, jamais algum colega lhe tirara o lugar! No Sábado, em Sesimbra... não era, seguramente, o dia dele! Élio Santos mexeu muito bem, ao intervalo, e teve como compensação uma vitória brilhante, justa e categórica!  Sérgio Cruz, mais solto e atrevido, com mobilidade e de um modo descarado ou não estivéssemos no Carnaval estragou os planos do Sesimbra com a sua “pouca-vergonha”... posta em campo! Os jogadores do GDS apenas por duas ou três vezes se acercaram da baliza à guarda de Jesus! Depois do empate, com um golo cheio de oportunidade, conseguido pelo incansável Pombeiro (a estatura, lá na frente, que faz falta à equipa!) percebeu-se, perfeitamente, que o Charneca já não iria perder o jogo. Entretanto, após goradas mais duas ou três ocasiões de golo... “Serginho” desempatou a partida e a vitória ficou mais do que assegurada! Pela segunda vez, os briosos atletas dos Seniores do CCFC viraram um resultado. Anteriormente tinha acontecido com o Banheirense, no Cassapo (2-1).


TRÊS VITÓRIAS SEGUIDAS, NOVE PONTOS

         E... vão três! Depois de terem perdido, em Setúbal, por um a zero, com um golo sofrido aos 92 minutos de jogo(!), os Seniores do CCFC estiveram 200 minutos sem sofrer qualquer golo! Vitória por quatro a zero (4-0), com o Olímpico do Montijo e jogo ganho um a zero (1-0) em Palmela dá a bonita soma de 180 minutos (+/-). Agora, o golo sofrido, em Sesimbra, aconteceu aos 20 minutos do encontro.

         São três vitórias consecutivas que estavam previstas nos objectivos da Direcção do CCFC cujo pensamento é a manutenção desta equipa  na principal divisão distrital do escalão Sénior. A equipa quando se apanha a ganhar um desafio raramente se deixa surpreender pelo adversário... os jogadores são fortíssimos e com muita coesão e espírito de sacrifício não se deixam vencer! Aconteceu com o Beira-Mar e Banheirense, em casa, nas vitórias um a zero (1-0) e dois a um (2-1); em Palmela (1-0) e no presente em Sesimbra (2-1). Amora e Alfarim, com jogos no Campo do Cassapo, são os próximos adversários a ter em consideração... deixem-me sonhar com mais dois resultados positivos e, quando falo de positivios é... GANHAR! Em frente.



DIFERENÇAS DENTRO E FORA DO CAMPO

         O Sesimbra foi fundado setenta e um (71) anos antes do aparecimento do CCFC! É um clube grandioso com muitos pergaminhos registados, em várias modalidades, em Portugal. Todavia, no Sábado, os adeptos de ambos os clubes primaram pela diferença! Os jogadores, lá dentro do rectângulo de jogo, também foram diferentes. Cá fora, alguns irresponsáveis adeptos insultavam de um modo grosseiro o Treinador principal do Charneca, sem terem razões para tal procedimento. No final do desafio, talvez ressabiados pela derrota e desgostosos por acontecimentos antigos e anteriores, os jogadores do GDS tentaram agredir o mesmo Treinador e de um modo violento as injúrias continuaram. Não havia necessidade... como dizia o outro! Lamentável. Triste, digno de dó... foi a acção desprestigiante do Treinador do Sesimbra que, no meio da confusão, cuspiu na cara do guarda-redes do CCFC, António Semblante!! Sem desculpas. António Semblante é um gentleman no Mundo do futebol e fora dele! Não merecia uma atitude destas. O calor do jogo não pode explicar nem se compadecer com tais comportamentos. Fica a nota.

         Nas bancadas, os simpatizantes do Sesimbra, colocados uns degraus acima em relação aos acompanhantes do Charneca, não paravam de ofender os jogadores e a equipa do CCFC em tom provocador, facto que mereceu o desprezo dos ouvintes que fizeram ouvidos de mercador (marcando e fazendo a diferença com compostura e sensatez!) apenas se regozijando com os golos do Charneca!!



OS PAIS DE MIGUEL COSTA

         Além de um grupo de atletas não convocados do CCFC que estiveram, no entanto, nas bancadas a aplaudir os seus colegas registo a presença, no campo, dos Pais do jogador MIGUEL COSTA que embora o atleta estivesse ausente, por motivos de força maior, não dispensaram a visita ao jogo! Brilhante. Excelente. É a diferença que existe na Nação do CCFC! Como tal... estes três pontos representaram e muito bem a vitória da diferença! Obrigado, a todos, os bons adeptos do CCFC.


A FALTA DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

         Por descuido e pela primeira vez... não levei comigo a minha habitual máquina fotográfica e, assim, não pude satisfazer os desejos de António Semblante que pediu para ser fotogrado naquele recinto que não visitava há muito anos! Paciência. Sendo assim, as fotos, desta crónica, são do arquivo.

         Viva o CCFC!! (RO)

 Repórter de Ocasião (EU)... Lendo o Jornal "A BOLA"
 Vice-Presidente e Director de Equipa ANTÓNIO ESPINHA
 SÉRGIO MARQUES e IAGO... só viram a segunda parte...                                                                                               
 FAMÍLIA... COSTA!
 LESTON e "RAFA" ao longe...
PAULO LOUREIRO (Treinador) e DAVID JORGE (Director do Plantel)
O GRUPO...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.