PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 13 de março de 2018

»»» !!! Os exímios marcadores de livres do CCFC ««« *** Pesquisa e Escrita de: Repórter de Ocasião (RO)! *** O JORNALISTA SOU EU (133)



»»» "...O que os Leitores não sabem é que no Charneca de Caparica Futebol Clube também existe, no presente, a sigla AEC, que está inserida e representa o nome do jovem André Escoval Cabaça, jogador do Escalão Benjamins A-2, Sub/11, 2007, Época: 2017-2018. Um puro talento das Escolas de Formação do CCFC que entrou, há poucos dias, na extraordinária Galeria dos exímios marcadores de livres do CCFC! O “Repórter de Ocasião” fez uma pesquisa e destacando o momento sublime do André, na execução perfeita de um livre directo, dando golo à sua Equipa, vai mencionar outros mágicos desta prática!" ««« (RO)


O PONTAPÉ LIVRE VITORIOSO
O livre concretizou-se através do pé esquerdo de André Escoval Cabaça, muito distante da baliza adversária! Foi uma espécie e mistura de “colherada” de André Sequeira (Kanuca), com a subtileza dos “mísseis” do Rodrigo Sebastião!AEC partiu para a bola e deu-lhe um toque mágico, sem muita força… a bola, qual libélula esfomeada… partiu com um desígnio… aninhar-se nas redes guardadas pelo guardião do Silveirense e ai… daqueles que tentassem desviá-la dos seus intentos! Não subiu aos Céus… manteve-se num voo baixo e subtil, de cabeça arredondada e olhos grandes, esbugalhados, em busca do objectivo! O guarda-redes visitante, assustado com o seu voo encantador e enfeitiçado…, deixou-a passar e a libelinha, afinal, que era uma bola-fada encantada… adormeceu, cansada, no lar do Silveirense e nem sequer acordou… com os gritos de contentamento da Nação CCFC… dentro e fora do Campo! Muito bonito de se ver e… sobretudo, SENTIR! 

IDENTIFICADO

O Jornalista SOU EU (133)
Por: Repórter de Ocasião (RO)


Os exímios marcadores de livres do CCFC!


A sigla AEC pode referir ou representar: Arquitetura, Engenharia e Construção. Associação dos Estados do Caribe. Agência Espacial Canadiana. Amazonas Esporte Clube. Associated Equipment Company e também Comissão de Energia Atómica dos Estados Unidos (AEC), entre muitas outras designações de várias Entidades ou… marcas! No Município da Amadora até existe a AEC que são ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC).

De acordo com a Portaria n.º 644-A/2015, 24 de Agosto, as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) são actividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios Desportivo, Artístico, Científico e Tecnológico, de ligação da Escola com o meio, de Solidariedade e Voluntariado e da dimensão Europeia na Educação. As AEC são enriquecedoras do currículo e das aprendizagens.
(Bibliografia: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

O que os Leitores não sabem é que no Charneca de Caparica Futebol Clube também existe, no presente, a sigla AEC, que está inserida e representa o nome do jovem André Escoval Cabaça, jogador do Escalão Benjamins A-2, Sub/11, 2007, Época: 2017-2018. Um puro talento das Escolas de Formação do CCFC que entrou, há poucos dias, na extraordinária Galeria dos exímios marcadores de livres do CCFC! O “Repórter de Ocasião” fez uma pesquisa e destacando o momento sublime do André, na execução perfeita de um livre directo, dando golo à sua Equipa, vai mencionar outros mágicos desta prática!

UMA QUINZENA DE ARTISTAS
Nos últimos dez anos tenho assistido à marcação de livres, sublimes, diria extraordinários, mágicos até, por parte de alguns exímios e sobredotados artistas da bola do Charneca de Caparica Futebol Clube! Fiz algumas pesquisas, pelas minhas crónicas e vídeos, e seleccionei QUINZE Jogadores que me deixaram fascinado pela maneira descomunal como concretizaram estes lances especiais do Futebol! Lembro os livres de Edson Castro (Semedo), principalmente aqueles marcados, com o seu “efeito boomerang”, a partir, e junto, da linha lateral situada entre a Árvore do Cassapo e o banco de Suplentes do CCFC! Ainda no antigo Pelado do Cassapo, os livres directos de José Pedro Santos e Rafael Cândido (Rafa)… davam, quase sempre, golo! Recordo o fenómeno José Aleixo (Jacca) quando apareceu no CCFC! Os livres directos… eram um golo certo, uma obra de arte! Vi-o pela primeira vez no Pinhal Novo. Ele escondia-se atrás da barreira adversária, fugindo aos olhares do guarda-redes contrário e…, quando este ainda tentava observar o marcador do livre…, já  a bola, batida com mestria pelo “Jacca”…, estava dentro da sua baliza! Simplesmente fantástico! André Seixas também ficou na minha retina, tal e qual como Bruno Massano mas como as “colheradas” do mágico e felino André Sequeira (Kanuca)… nunca vi igual! Uma vez… escrevi: “-NÃO CUSTA NADA... DAR AS BOAS-TARDES... E ASSISTIR A MAIS UM GOLO, DE LIVRE, DO MÁGICO ANDRÉ SEQUEIRA (Kanuca - Kanukovic). Vídeos RO - Sempre no local certo!
JUNIORES: ADQC vs CCFC (1-2) »»» Golos de André Sequeira e Pedro Pinela.”

Mário Iscruleasa, Tiago Jorge e os “mísseis” de Rui Freixo (uma Lenda do “ZOO do CASSAPO”) e Rodrigo Sebastião, outrossim, fazem parte desta divinal galeria dos exímios marcadores de livres do CCFC onde cabem, igualmente, com distinção, as “bombas” do Bruno Rufino“(»»» Vídeos: RO!!! »»» As "Bombas"... do RUFINO! ««« !!! (...Tão linda!) ...Já começa a ser um hábito: -Num jogo dos Benjamins B (2006) visto pelo "Repórter de Ocasião"... sai "bomba..." do BRUNO RUFINO! Hoje... voltou a acontecer! Vitória importante, num jogo importante, deste Escalão sobre o Barreirense... (3-1).”

Os “petardos” do João Carmo tinham que figurar nesta honrosa lista pela forma impetuosa como marca os livres… “(*** E... para terminar esta pequena sequela S-U-P-E-R-N-A de golos e defesas... à CCFC... termino com mais uma grande obra do talentoso João Miguel Carmo!
*** Ele... sabe dar a marcar e... também faz isto!...
*** 2.º golo... ao Almada!
*** Vídeos: RO.)”
A forma airosa e digna como FRED (Frederico Oliveira) concretizava os seus golos, através de livre directo, mostravam um misto de raiva, grandeza, alegria e revolta (!)… por isso, uma vez, escrevi, também, assim, sobre ele: “(Vídeos: RO
»»» -Eu estou muito orgulhoso por ter o FRED como jogador dos Seniores do CCFC. (RO)
CCFC vs ALMADA (2-1) – Seniores)”

ANDRÉ ESCOVAL CABAÇA (AEC) – O ÚLTIMO
Foi por ter presenciado mais uma obra de arte, através da marcação de um livre directo, de dimensões extraordinárias, que me decidi a escrever esta crónica lembrando-me de pesquisar outros talentos do CCFC que tivessem obtido golos, do género! Este mágico golo aconteceu no Campo do Cassapo, no Domingo, dia 4 de Março passado, num encontro de Benjamins A-2, entre as Equipas do CCFC (2007), Sub/11, e Silveirense e foi produzido pelo talentoso jogador André Escoval Cabaça, o n.º 21! Foi uma vitória Histórica para este Grupo que perdia, ao intervalo, por 2-0 (!) e… após a marcação deste soberbo livre, que resultou no empate, até ao momento (2-2)…, o jogo nunca mais foi igual e a Equipa de Edgar Almeida Bento e Micael Garcia Calado transcendeu-se, e jamais foi a mesma, partindo para uma exibição brilhante… ganhando pela primeira vez, esta Época, um jogo de Futebol!

A princípio julguei tratar-se de Bernardo Castanheira Carreira (n.º 17), o autor do golo, através daquele mágico livre… (!), porque estava longe do lance, filmando-o, e porque este jogador igualmente realizou uma exibição memorável! Mais tarde, com ajudas (!)…, e por coincidência, descobri que o autor daquele momento genial tinha outro nome: André Escoval Cabaça e jogava com o n.º 21 no seu dorsal. Depois de identificado, através de muitas fotos…, foi fácil compreender e assim é feita justiça! Parabéns ao autor do golo e… à Equipa que alinhou neste desafio: Paulo Lobo Ribeiro (n.º 23), Tiago de Almeida Dias (n.º 19), Sebastião Rosas Ribeiro (n.º 1), Pedro Pires Silva (n.º 15), Frederico Martins Pires (n.º 13), Rodrigo Alves Trindade (n.º 18), Fábio Afonso Azevedo (n.º 14), Ricardo Valente Matos (n.º 16) e Ricardo Cardoso Macedo (n.º 20).


O PONTAPÉ LIVRE VITORIOSO
O livre concretizou-se através do pé esquerdo de André Escoval Cabaça, muito distante da baliza adversária! Foi uma espécie e mistura de “colherada” de André Sequeira (Kanuca), com a subtileza dos “mísseis” do Rodrigo Sebastião!AEC partiu para a bola e deu-lhe um toque mágico, sem muita força… a bola, qual libélula esfomeada… partiu com um desígnio… aninhar-se nas redes guardadas pelo guardião do Silveirense e ai… daqueles que tentassem desviá-la dos seus intentos! Não subiu aos Céus… manteve-se num voo baixo e subtil, de cabeça arredondada e olhos grandes, esbugalhados, em busca do objectivo! O guarda-redes visitante, assustado com o seu voo encantador e enfeitiçado…, deixou-a passar e a libelinha, afinal, que era uma bola-fada encantada… adormeceu, cansada, no lar do Silveirense e nem sequer acordou… com os gritos de contentamento da Nação CCFC… dentro e fora do Campo! Muito bonito de se ver e… sobretudo, SENTIR!

DEDICATÓRIA
Esta crónica só foi possível de se concretizar graças à boa vontade e delicadeza de PAULA ESCOVAL que muito gentilmente forneceu a indicação dos nomes dos Jogadores do Grupo dos Benjamins A-2, identificando-os, entre outros pormenores, a quem endereço, agradecido, os meus sinceros cumprimentos e lhe dedico este trabalho. (RO)


Repórter de Ocasião (13 de MARÇO de 2018)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.













































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.