PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 4 de março de 2018

*** IA...(Brevemente, Blog-RO, Crónica Inédita de "Repórter de Ocasião") - 1.ª parte

*** Nota Introdutór...IA!
Não escrevo crónicas para receber "gostos" e/ou "likes"! Se fosse essa a minha intenção desde há muito tempo que tinha desistido! No entanto, sou um Ser Humano, não tenho inteligência artificial (IA)... mas, confesso que, por vezes, esforçando-me por apresentar um trabalho que considero de qualidade (!), os "gostos" dos Leitores não ultrapassam uma dúzia! Noutros casos, por meia-dúzia de linhas, quase sem sentido (!) -penso eu! -os "likes" excedem duas ou três dezenas! É a vida... de um cronista! Quero que os meus Leitores saibam que escrevo por gosto e prazer, sempre no desejo de agradar a quem me lê!
Esta... julgo tratar-se de uma crónica para... Pessoas inteligentes! Por agora... a primeira parte. (continua).
(RO). 



HÁ dias o meu Mestre Carlos Cabanita dizia-me que eu tinha que me esmerar, mais ainda (!), com os títulos das Crónicas e Reportagens porque… um título bombástico, por vezes, é um excelente chamariz para um grande número de Leitores! Ora… respondi, de imediato, que esse sempre foi o meu principal interesse dos meus escritos porque realmente, desde que me conheço, às vezes, primeiramente procuro o “título” e somente, depois, redijo o texto!



IA…
Por: Repórter de Ocasião (RO)


(R)EPORTAGENS (O)RIGINAIS (130)


ULTIMAMENTE -e desde a extraordinária realização das comemorações dos festejos do 30.º Aniversário do Charneca de Caparica Futebol Clube -tenho escrito sobre uma INTELIGÊNCIA COLECTIVA implementada e enraizada no CCFC (não sei se (já) alguém reparou nisso!), uma inteligência que provém de um colectivo, cujos procedimentos e maneira de estar e ser, de cada elemento da Nação deste original e diferente Clube, são o espelho e a realidade da mística existente no Clube! Somos um Grupo de Pessoas (incluindo Directores, Sócios, Trabalhadores remunerados, Colaboradores, Treinadores, Jogadores e respectivos Familiares e/ou simples Adeptos, entre outros) considero eu -é a minha modesta e sincera opinião! –que completam uma forte coesão de unidade e compromisso relacionados com os interesses, objectivos e sentimentos existentes e praticados no CCFC. Às vezes não parece mas é preciso compreender que… as decisões de UM…, normalmente, são apreciadas e apoiadas por todos!


HÁ dias o meu Mestre Carlos Cabanita dizia-me que eu tinha que me esmerar, mais ainda (!), com os títulos das Crónicas e Reportagens porque… um título bombástico, por vezes, é um excelente chamariz para um grande número de Leitores! Ora… respondi, de imediato, que esse sempre foi o meu principal interesse dos meus escritos porque realmente, desde que me conheço, às vezes, primeiramente procuro o “título” e somente, depois, redijo o texto!


Naquilo que vou escrever, a seguir, escolhi como cabeçalho um nome pouco vulgar, talvez o título mais pequenino que jamais utilizei nas mInhAs crónIcAs e reportagens… IA! Sim, é este mesmo o título arranjado para escrever sobre a brIlhAnte vitórIA do Escalão dos BENJAMINS A-2, Sub/11, nascidos em 2007, esta tarde, no Campo do Cassapo. Dizem-me que foi a únIcA vitórIA, deste Grupo, nos últimos dois anos! Simplesmente sensacIonAl, incrível, na realIdAde! TodavIA, os 6 a 3, a favor dos meninos orIentAdos e dirigidos por Edgar AlmeIdA Bento e MIcAel André GarcIA Calado, com os adversários do F. C. SILVEIRENSE, um Clube sedIAdo no Barreiro, com 62 anos de vIdA, não sucedeu por acaso… nem tão pouco foi fácil… simplesmente… aconteceu magIA, dentro e fora do campo e é com ImensA simpatIA e gratifIcAnte harmonIA, com um pouco, também, de mestrIA, à mIsturA, que eu vou narrar os acontecimentos, ali vividos, nesta maravIlhosA tarde passada no Campo do Cassapo onde houve entusIAsmo e alegrIA, dos fantásticos assistentes, de ambos os lados, dos intervenientes no jogo! A gente do CCFC tremIA, no intervalo do desafio, quando o Clube perdIA… por duas bolas… a zero, mas a elegâncIA, postura, atitude, esforço, bravura e a galhardIA dos jovens Atletas dos Benjamins A-2, do CCFC, deu a volta ao resultado e… fIzerAm histórIA! Nunca visto. Até a bizarrIA de um Árbitro, com catorze anos (!) foi nobre e distIntA! Quem dirIA?... Foi digno de se ver e… regIstAr! Eu vou contar como foi. (RO)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
Inteligência Artificial (por vezes mencionada pela sigla em português IA ou pela sigla em inglês AI - artificial intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software. Também é um campo de estudo académico. Os principais pesquisadores e livros didáticos definem o campo como "o estudo e projeto de agentes inteligentes", onde um agente inteligente é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso. John McCarthy, quem cunhou o termo em 1956 ("numa conferência de especialistas celebrada em Darmouth Colege" Gubern, Román: O Eros Eletrónico), a define como "a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes". É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
O principal objetivo dos sistemas de IA, é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes. É um conceito amplo, e que recebe tantas definições quanto damos significados diferentes à palavra Inteligência. Podemos pensar em algumas características básicas desses sistemas, como a capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma a no futuro agir de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano).
BIBLIOGRAFIA: (Extraído, com a devida vénia)
Inteligência Artificial – Wikipédia, a enciclopédia livre


Nota do Repórter de Ocasião (RO):
IA – Inteligência Artificial – Não confundir com a Crónica “IA” porque tudo aquilo que sucedeu, esta tarde, no Campo do Cassapo, pelos excepcionais e magníficos BENJAMINS A-2 (Sub/11-2007), foi conseguido por pequenos seres Humanos que um dia… serão grandes e talentosos jogadores do CCFC! Não foi nada artificial foi puro, natural, mágico e acredito… fenomenal!


(Fim da primeira Parte) – Continua…

 UM GOLO DE BERNARDO CASTANHEIRA CARREIRA

 BERNARDO MANUEL CASTANHEIRA CARREIRA... INTELIGÊNCIA DO FUTEBOL

 JOGARAM TODOS... É FORMAÇÃO!

 UM ATAQUE DOS BENJAMINS A-2 DO CCFC

 UM GRUPO FANTÁSTICO... CCFC É UMA INTELIGÊNCIA COLECTIVA!

 TOMÁS D...IA...S! UMA ARBITRAGEM DISTINTA!!


 A GARRA... DE ANDRÉ ESCOVAL CABAÇA

2 comentários:

  1. Muitos parabéns a todos os intervenientes, jogadores, treinadores, diretores, mães e pais deste grupo, não só pela vitória alcançada esta tarde mas acima de tudo pela união e preserverança que têm demonstrado ao longo destas 2 épocas. Infelizmente não me lembro agora do nome do jogador (jovem atleta) que saiu lesionado na passada semana do jogo no Seixal...mas certamente que toda a equipa lhe terá dedicado esta vitória. Muitas mais vitórias virão pela vossa vida fora, se mantiverem essa união e espírito de equipa...mas acima de tudo sejam felizes. Parabéns ao árbitro interveniente, um jovem também, que pelos vários elogios que já tive oportunidade de ler esteve irrepreensível nos dois jogos que arbitrou está tarde no Cassapo. Muitas felicidades também. Por fim, uma saudação é felicitação especial ao meu ilustre amigo R.O. por mais uma excelente crónica e pelo facto de se desmultiplicar acompanhando todos os escalões e equipas do Charneca Caparica Futebol Clube. Que essa I.A. (Independência Atroz) se prolongue por muitos e bons anos junto destes jovens e de todos nós.

    ResponderEliminar
  2. *** Oh, meu amigo Carlos Videira... agora deixou-me babado com os seus comentários (I)nvariavelmente (A)nimados! Grande abraço. (RO).

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.