PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 10 de novembro de 2020

# A LENDA de S. MARTINHO contada pelo Blogue RO!

 A LENDA DE S. MARTINHO ou como…

S. MARTINHO FICOU SEM CAPA

O LEITOR conhece a LENDA DE S. MARTINHO e sabe que o “Soldado Romano” nascido no ano de 316, além de Militar, depois de renunciar à Milícia, tornou-se Monge e por ter fundado um Mosteiro em Ligugé (França) seguiu a Vida Monástica recebendo a Ordem Sacerdotal sendo posteriormente eleito Bispo e Santificado. Faleceu em 397, com 81 anos, a 8 de Novembro na localidade de Candes mas só foi sepultado três dias depois (11 de Novembro) em Tours (daí ser também conhecido como S. MARTINHO DE TOURS) e desde o Século V que este é um local visitado por muitos Peregrinos. SÃO MARTINHO é igualmente reconhecido como Padroeiro dos Alfaiates, Cavaleiros, Curtidores, Mendigos, Peleteiros, Produtores de Vinho e Restauradores. É devido à sua LENDA acontecida e criada quando aos 21 anos, em 316, S. MARTINHO, ainda Soldado Romano, regressava à sua Terra de Origem -e teve uma acção de caridade para com um Mendigo… e em memória da data do seu enterro… -que nos Festejos de “São Martinho” o Sol aparece e o tempo fica quente e… este ano (2020), em Portugal, a História repete-se estão previstos dias quentes e sem chuva para hoje, dia 10 e outrossim para amanhã, o dia 11 de Novembro, Quarta-Feira… embora se saiba que as Comemorações variam de País para País… por exemplo na Suécia a Festa Litúrgica do  “Dia de S. Martinho” comemora-se a 10 de Novembro!

 

A Tradição do S. Martinho, em Portugal, celebra-se com o Magusto, assando Castanhas em Fogueiras e bebendo-se Água-Pé e Jeropiga e realizam-se algumas Procissões!! Há também quem beba o Vinho Novo da Produção proveniente da Colheita do Verão anterior. Na Alemanha, Itália e na França os costumes são idênticos, mas em Espanha executa-se a Matança do Porco… facto e costume que acontecia em Portugal, especialmente no Algarve, Alentejo e no Norte do País, em décadas anteriores (50, 60, 70) quando os Camponeses, Produtores particulares, podiam criar livremente os Suínos e Comercializar com os Habitantes das Aldeias sem estarem sujeitos às Leis da actualidade! Actualmente a Matança do Porco só é permitida para proveito Familiar ou para consumo próprio em Festas, Casamentos e outros Eventos.

 

E chegámos à LENDA DE S. MARTINHO que o LEITOR conhece… sabendo-se que o “Soldado Romano” com a sua Espada cortou metade da capa que o cobria, em plena Tempestade, para auxiliar um Mendigo que lhe solicitou comida!

 

…Mas será que foi mesmo assim!?...

…O Blogue RO conta a sua História…

DURANTE uma forte e enormíssima Tempestade de Neve e Chuva fortíssima um Soldado Romano, de nome Martinho, quando regressava à sua Terra Natal foi abordado por um pobre Homem desnudado que lhe pediu qualquer coisa para comer porque estava com muita fome e não suportava o frio! O bom do Militar sem ter nada de comida para auxiliar o Mendigo decidiu-se a cortar o seu Manto ao meio e oferecer uma metade ao Pobre para que este se protegesse da Tempestade!

 

Estávamos no ano de 337, século IV, num Outono com muita Chuva e Frio que mais parecia um dia de Inverno e o Cavaleiro Gaulês, depois do seu digno procedimento, continuou o caminho agora apenas meio protegido pela metade da sua Capa! Durante o seu tenebroso percurso voltou a encontrar outro Pedinte e o processo repetiu-se… Martinho sem comida para dar ao pobre Homem entregou-lhe a outra metade da Capa e ficou ele desprotegido… entregue à Tempestade, ao Frio, à Chuva, à Neve, ao Vento!

 

…Conta a LENDA que foi a partir desta nova acção do Soldado Martinho que a Neve deixou de cair… a Chuva cessou… o Vento parou e o Frio deixou de existir! Há quem fale em Milagre… porque o Sol brilhou intensamente e o Bom Tempo prolongou-se por três dias!!!

 

…Não se sabe se o Soldado Martinho voltou atrás para ver, de novo, os Mendigos… ambos… seriam a mesma Pessoa?... Muitos contaram que se tratou de Jesus Cristo e que o próprio se gabou das boas práticas do Soldado Martinho e talvez tivesse sido pelo seu enorme e gentil Coração que usufruiu, depois, da longa Vida que a História nos conta!

 

…ESTA é a LENDA DE S. MARTINHO que motivou a criação de alguns provérbios bastante conhecidos… sendo um deles, dos Portugueses, o mais conhecido:

 

“No dia de São Martinho, vai à Adega e prova o Vinho!”

 

Outras Frases e Provérbios de São Martinho:

No dia de S. Martinho, Castanhas, Pão e Vinho.

No dia de S. Martinho com duas Castanhas se faz um Magustinho.

Dia de S. Martinho, Lume, Castanhas e Vinho.

Pelo S. Martinho, todo o Mosto é bom Vinho.

Se o Inverno não erra o Caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

 

Trabalho de Pesquisa, Compilação e Conhecimento do Blogue RO 

- 10 de Novembro de 2020 -

 Imagem de fundo: CALENDARR (Google)

 (Com a devida vénia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.