Bom dia Amigo,
RO!
Aqui vai a minha versão da História de
São Martinho ou melhor de S. Pãozinho.
Cumprimentos. Ricardo Matos
DURANTE uma forte e enormíssima Tempestade de Neve e Chuva fortíssima um Soldado Romano, de nome António Pãozinho, quando regressava à sua Terra Natal foi abordado por um pobre Homem de seu nome
João Barros desnudado que lhe pediu qualquer coisa para comer porque estava com muita fome e não suportava o frio! O bom do Militar deu-lhe um bocado de pão que trazia na sua mochila e para auxiliar o Mendigo decidiu-se a cortar o seu Manto ao meio e oferecer uma metade ao Pobre para que este se protegesse da Tempestade!
Estávamos no ano de 337, século IV, num Outono com muita Chuva e Frio que mais parecia um dia de Inverno e o Cavaleiro Gaulês António Pãozinho, depois do seu digno procedimento, continuou o caminho… agora apenas meio protegido pela metade da sua Capa! Durante o seu tenebroso percurso voltou a encontrar outro Pedinte de seu nome Ricardo Matos e o processo repetiu-se… António Pãozinho deu o resto do seu pão ao pobre Homem e entregou-lhe a outra metade da Capa e ficou ele desprotegido… entregue à Tempestade, ao Frio, à Chuva, à Neve, ao Vento!
…Conta a LENDA que foi a partir desta nova acção do Soldado António Pãozinho que a Neve deixou de cair… a Chuva cessou… o Vento parou e o Frio deixou de existir! Há quem fale em Milagre de São Pãozinho… porque o Sol brilhou intensamente e o Bom Tempo prolongou-se por três dias!!!
…Não se sabe se o Soldado António Pãozinho voltou atrás para ver, de novo, os Mendigos. Muitos contaram que se tratou de Jesus Cristo e que o próprio se gabou das boas práticas do Soldado António Pãozinho e talvez tivesse sido pelo seu enorme e gentil Coração que usufruiu, depois, da longa Vida que a História nos conta!
…ESTA é a LENDA de S. Pãozinho que motivou a criação de alguns provérbios bastante conhecidos… sendo um deles, dos Portugueses, o mais conhecido:
“No dia de São Pãozinho, vai à Adega e prova o Vinho!”
No dia de S. Pãozinho, Castanhas, Pão e Vinho.
No dia de S. Pãozinho com duas Castanhas se faz um Magustinho.
Dia de S. Pãozinho, Lume, Castanhas e Vinho.
Pelo S. Pãozinho, todo o Mosto é bom Vinho.
Se o Inverno não erra o Caminho, tê-lo-ei pelo
S. Pãozinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.