PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

O Sismo de 1969 deu-se a 28 de Fevereiro pelas 3h41m

 EFEMÉRIDE!


🌊💢💨 PARA MEDITAR!

...É mais um AVISO... agora toda-a-gente, especialmente os mídia e os responsáveis Governamentais vão falar da prevenção dos “tremores de terra”, mas depois... volta, tudo, de novo, ao esquecimento...

E são estes acontecimentos que realmente nos dizem que...

...NÃO VALEMOS... NADA!

 


...NÃO VALEMOS... NADA!

Esta madrugada apanhei mais um dos grandes sustos... na minha vida! Deitei-me tarde, mas mesmo assim, a noite estava a ser mal dormida... até parecia que estava a adivinhar “qualquer coisa”... sei lá! Dando voltas na cama lá ia dormitando, a espaços... até, algo ensonado, sentir e ouvir aquilo que parecia... talvez uma corrente de ar e estremunhado pensei nisso... pois como é Verão... parte das janelas ficam abertas, mesmo com as persianas cerradas e ao mesmo tempo apercebi-me que algo caiu e estatelou-se no chão... que coisa!

Acreditem... assustei-me! Acendi a luz do candeeiro da mesinha de cabeceira, levantei-me e olhei as horas... passavam alguns minutos... das 5 da madrugada! Entrei no hall e através do interruptor dei luminosidade ao compartimento. Mau... dois dos livros amontoados em pinha empinados num dos móveis -tenho a casa decorada de estantes com livros -encontravam-se escarrapachados no chão! Fiquei surpreendido, mas continuava, ainda, a pensar na tal corrente de ar! Verifiquei as janelas e deduzi que não havia justificação para uma corrente de ar...! Ai... regressei ao hall, novamente, olhei para um sofá que tenho por baixo de uma das estantes e deparei com um quadro, pequeno, fotográfico dos meus filhos... caído! Amedrontei-me, ainda mais e sinceramente... pensei em muitas coisas... até nos efeitos psicológicos dos filmes... criancices... dirão alguns... e com a cabeça num remoinho de pensamentos sobrenaturais, todavia, sempre tranquilo e sereno olhei de soslaio para o telemóvel que permanecia ao lado do ecrã do computador... e de repente... uma luzinha de alívio surgiu-me no espírito e raciocinei... “querem ver que foi um tremor de terra!?”... peguei no objecto e no Google só escrevi “tremor de terra”... apareceu de imediato... “tremor de terra hoje Portugal”! Uf! Serenei...

O restante do momento... não vale a pena contar... pois já é do conhecimento de todos!

Já limpo de nuvens transtornadas... estive (quase) sempre calmo, sem entrar em pânico... mas o “aviso” (mais um) ficou registado!

O Sismo de 1969 deu-se a 28 de Fevereiro pelas 3h41, tinha eu 10 aninhos e ia completar os 11 a 21 de Junho... em Setembro do mesmo ano vim para Almada para trabalhar na Tipografia Gráfica Almadense. Lembro-me que na velhinha casa onde morava, em Burgau, os meus pais acordaram-me e eu estava coberto dos resíduos da cal das paredes! Não dei por ele...

Este, agora, aconteceu às 5h11 e acordou-me... e assustou-me!

É mais um AVISO... agora toda-a-gente, especialmente os mídia e os responsáveis Governamentais vão falar da prevenção dos “tremores de terra”, mas depois... volta, tudo, de novo, ao esquecimento...

E são estes acontecimentos que realmente nos dizem que...

...NÃO VALEMOS... NADA!

Seria muito benéfico para TODOS, TODOS, mas mesmo TODOS, TODOS, TODOS, TODOS, TODOS que pensassem nisto...

Luís Rodrigues – O Gráfico – RO

3 comentários:

  1. Aqui, por Viseu, na minha casa, senti como se fosse um camião a passar na rua. Estava acordado e tinha acabado de ver uma notificação no telemóvel em como iria sentir um sismo. Normalmente não vejo notificações noturnas, mas aquela teve um som diferente e passados alguns segundos vi o que tinha recebido. Segundo os meus cálculos entre o aviso de como iria sentir um sismo e a chegada da onda deverão ter passado entre 60 a 90 segundos. Se o sismo tivesse sido muito forte e eu estivesse alerta para esse tipo de notificação, esses segundos seriam muito importantes.
    A prevenção, não existe. Eu não fazia a mínima ideia de que o sistema Android tem um aviso automático no telemóvel e que tem um som diferente. Foi por acaso, e por estar acordado, que o vi. Um bom sistema de prevenção deveria ter-me informado previamente de que eu possuía essa mais-valia.
    Os telemóveis deveriam automaticamente emitir um alerta e não se deveriam calar até que que o proprietário o fizesse. Se há países onde isso é feito, cá também poderia ser. Note-se que no Japão o alerta não funciona só para os sismos mas também para ameaças aéreas, que surgem quando os aviões norte-coreanos entram na zona aérea do Japão.
    Quanto a simulações, são uma palhaçada, quando são feitas. Eu trabalho há 36 anos em escolas e nunca fiz uma simulação. É normal? Não! As simulações deveriam ser frequentes, e sem aviso, para que as pessoas agissem automaticamente. Só assim é que funciona. Mas não é assim. Quando há uma simulação, toda a gente sabe, e todos estão preparados para agirem corretamente. Por isso as simulações correm sempre bem e não há necessidade de serem repetidas com frequência. Os meios de socorro estão preparados, as vítimas já sabem que o vão ser, e todos os outros intervenientes já sabem o que fazer.
    A força do planeta não pode ser desativada, mas há muito que pode ser feito em termos de prevenção. Haja vontade, e essa não é nenhuma por parte dos que mandam. Sejam quem forem e a todos os níveis de decisão.
    E cada um de nós, já esteve por vezes em diferentes níveis de decisão. O que fizemos em prol da prevenção? Por isso, somos TODOS NÒS que podemos e devemos agir.

    ResponderEliminar
  2. BOM DIA🙏GRAÇAS A DEUS QUE PODEMOS DIZER HOJE BOM DIA! Também senti, mas aqui em casa só as portas do
    guarda- vestidos bateram... tinha ido á casa de banho e estava a adormecer, quando senti...Não somos nada!!! Para que tantas guerras, tanto ódio, tanta maldade???
    TODOS DEVIAMOS PENSAR BEM NISTO E UNIRMO-NOS EM PAZ E AMOR, NA CERTEZA DE QUE UM DIA PODEMOS
    NÃO DIZER BOM DIA!
    PAZ, SAÚDE E BEM ESTAR PARA TODOS❤

    ResponderEliminar
  3. Por aqui não demos conta de nada. Também me lembro muito bem do sismo de 1969. Nasci em 28 de Junho de 1961 (quase fazemos anos no mesmo dia...) e estava na aldeia a dormir com o meu saudoso avô paterno que tinha ido passar uns dias conosco e como o espaço era pouco, dormimos na mesma cama. Lembra-me que o meu avô com quase setenta anos disse que nunca tinha passado por um caso assim. Apesar da hora, quase a meio da noite, saímos todos para a rua, assim como os vizinhos do bairro e todos estavam sobressaltados e alguns menos esclarecidos, até diziam que era o fim do mundo. Com o tempo tudo passou, mas no final dos anos 90 (ou princípio deste século (não tenho bem presente a data) houve outro que foi mais sentido na zona norte, aconteceu por volta das 22 horas e depois de acalmar fui para a cama, mas mal dormi, porque tinha a sensação de que a terra continuou a tremer até de madrugada. São sensações que não esquecemos mais, porque são mesmo impactantes. Espero que estejam todos bem e que tão depressa não tenhamos com que nos preocupar. Abraços.

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.