PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

🧐 SOLUÇÃO e Comentários - Pormenores Decisivos!! ☝ 📑 Problema Policiário N.º 7 - Por: Molécula - Évora 🖼📸🙈🐒 Exposição Fotográfica Fauna Africana 🐗🐅🐆🦚 * Cultores do POLICIÁRIO! Homenageados num Grande Torneio de Problemística Policiária - 2024 - Blogue RO!

 💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠
⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

📚 Torneio Cultores 🎓

do Policiário 🔍

 

Problema Policiário N.º 7

 

Exposição Fotográfica Fauna Africana

 

Um Original de:

Molécula Évora


MOLÉCULA e O GRÁFICO - 30 de Maio de 1993 - XVIII Convívio Policiário da "TPA" - Almada

 

MOLÉCULA - Évora - 2024


📖 HOMENAGEM 📖

 

BIG BEN – Decifração

DANIEL FALCÃO – Combinado

INSPECTOR ARANHA – Melhores

INSPETOR BOAVIDA – Originais

JARTUR – Combatividade

LP (Inspector Fidalgo) – Produção

 

 


Solução do Autor:  

A foto do Tigre a caçar um Pavão é da Índia ou outros Países Asiáticos, não são animais Africanos. Portanto o Victor é excluído do certame.


***************

 

 

Solução melhorada, Oficial, do Autor:

 

O Victor, comerciante foi o eliminado, por apresentar uma foto tirada na Índia, pois o tigre e o pavão são animais deste país.

Todas as outras fotos são possíveis de tirar em Angola.

Eu próprio assisti à perseguição de pacaças pelos mabecos, uma espécie de cães selvagens, vi várias jiboias em Angola, talvez muito perto de 50 exemplares. E javalis participei em diversas caçadas aos mesmos, chegando a criar, durante algum tempo, uma cria.

Portanto, a única foto que não enquadra é a caçada do tigre. – Molécula (Évora)

 

 

Os tigres, contrariamente ao que é comum pensar-se, não existem em África em estado selvagem, mas apenas em cativeiro.

 

Esclarecimentos Bibliográficos, pelo “Blogue RO”:

O Pavão-Congolês ou Pavão-do-Congo ou Mbulu em dialeto local (Afropavo congensis) é a única espécie do género Afropavo e uma das três espécies conhecidas popularmente como Pavões, sendo a única nativa de África. Tem o seu habitat na República Democrática do Congo, não sendo uma ave migratória. Google

 

História

Dr. Chapin em visita ao Congo, notou que os cocares dos nativos possuíam penas marrom-avermelhadas que ele não reconhecera como pertencente a nenhuma espécie previamente conhecida. Depois, ele visitou o Museu Real da África Central e viu dois espécimes empalhados com penas semelhantes àquelas que vira anteriormente, que estavam intitulados como Pavão-azul e que ele descobriu depois que se tratava de uma espécie diferente. Depois, em 1955, Chapin conseguiu encontrar sete exemplares da espécie. O "Pavão-do-Congo" possui características que flutuam entre um pavão e uma galinha d'Angola, o que indicaria que essa espécie seria uma ligação entre as duas famílias. – WIKIPÉDIA

Pavão

Pavão é o nome comum dado para três espécies de aves dos gêneros Pavo e Afropavo que estão dentro da tribo Pavonini da família Phasianidae (que inclui também os galos, faisões, codornizes etc.). Existem duas espécies de origem asiática, o pavão-azul, originário do subcontinente indiano, e o pavão-verde, do sudoeste asiático; há ainda uma espécie africana, o pavão-congolês, nativa da bacia do Congo. Os machos são conhecidos por seus chamados penetrantes e sua plumagem colorida. Essa última característica mais proeminente nas espécies asiáticas que apresentam uma longa cauda colorida, repleta de olhos que abrem em leque num ritual de acasalamento.  WIKIPÉDIA

O tigre [feminino: tigresa] (nome científico: Panthera tigris) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, que habita o continente asiático. Entre as suas subespécies é o maior entre todos os felinos selvagens do mundo. São animais extremamente territoriais e solitários. Classificado como um superpredador no seu ecossistema respectivo, o tigre é tido como o terceiro maior carnívoro terrestre da contemporaneidade, excedido em porte unicamente pelo urso-polar e pelo urso-pardo.

É o felino com maior variação de tamanho do mundo entre subespécies, com o tigre-siberiano alcançando até 310 kg enquanto o tigre-de-bali alcançava no máximo 100 kg; tamanho comparável a suçuaranas e leopardos.

Tigres já foram encontrados da Turquia à Sibéria e da ilha de Java à Índia. Actualmente estão restritos principalmente a algumas regiões do Sudeste Asiático, Sibéria e Índia. Três das subespécies estão extintas: o tigre-do-cáspio (encontrado em certas regiões da antiga União Soviética, Turquia, Oriente Médio, Afeganistão e Mongólia), tigre-de-java (encontrado em Java) e tigre-de-bali (que era encontrado apenas em Bali).

É um dos animais mais carismáticos do mundo, sendo símbolo da conservação da natureza e um dos animais mais populares. É o animal símbolo de diversos países da Ásia e mascote de diversas empresas em todo o mundo. – WIKIPÉDIA

 

Pitão, Jiboia Africana ou Iran cego, na Guiné Bissau. Pode ser encontrada em todo o continente africano a Sul do deserto do Saara. Google

 

 

Anotações do "Blogue RO":

Perante a solução do Autor... concluímos que o fotógrafo afastado do concurso seria o Victor porque os animais que apresenta na sua fotografia, Tigre e Pavão, não são oriundos de África, Angola, Luanda! Numa primeira pesquisa verifica-se que todos os outros animais são naturais de África, mas surgiram dúvidas sobre a JIBOIA (não pertencer a África) e o Pavão (ser de origem Africana). Nestes dois casos verificou-se que existe a “Jiboia Africana” e uma ”espécie Africana, de Pavão-Congolês” pelo que se tornou imprescindível optar pela “eliminação” do Victor do Concurso fotográfico devido a incluir na sua foto... um TIGRE e, aqui, não existem dúvidas... O TIGRE NÃO É UM ANIMAL AFRICANO! – O Gráfico

 

 

 

Outros Comentários do Blogue RO:

1 – Alguns concorrentes, assumidamente Policiaristas, não apreciam este género de “desafios”... denominados como... “caça ao erro!”... não os considerando como problemas policiários... embora, actualmente, este “modelo” seja muito utilizado por alguns produtores, mas existiram, desde sempre, ou talvez mais acentuadamente a partir da década de 80 do século passado! O “Blogue RO” premeia, sempre, a vontade, a colaboração, o entusiasmo do leitor, valorizando a vertente lúdica da colaboração, o desejo de participar do policiarista, mas é bem verdade que estes problemas policiários... nos tempos modernos tornam-se de fácil resolução e pouco “puxam” pelo raciocínio dedutivo!

2 – Outros solucionistas adoram responder a este género de provas porque se manifestam afirmando que resolvem (quase) tudo de memória, por conhecimento e... aqui... ISTO É CULTURA GERAL! 

O Gráfico - RO

 

 

 


PORMENORES DECISIVOS PARA UMA

 “PROPOSTA DE SOLUÇÃO” CORRECTA 

 A VALER 10 PONTOS

 

 

1 Indicar como “eliminado” do Concurso de Fotografia o Victor. (2 pontos)

2 Mencionar na “proposta de solução” que o TIGRE e o PAVÃO não são animais Africanos, considerando e valorizando o “Pavão-Congolês” e a “Jiboia Africana”! (0,5 pontos)

3 Apreciação ao comportamento dos raciocínios dedutivos do solucionista e verificação de todas as pesquisas efectuadas e comprovadas sobre todos os animais intervenientes na história: (0,5 pontos)

 

4 – PRESENÇA DO SOLUCIONISTA: 7 pontos (Excepcionalmente)Art.º 4.b - Regulamento.

 

5 – Na examinação dos relatórios para a selecção das “Melhores Soluções”, aí, sim, as decisões foram rigorosas... sendo necessários os “escolhidos” mencionarem todos os pormenores considerados como “Factores de Valorização”!

 

(Factores de Valorização)

A – Além de indicar o Victor “como fora do Concurso Fotográfico”... esclarecer em pormenor as origens de todos os animais!

 

B – Maneira airosa como o concorrente apresentou a sua “proposta de solução” e os processos utilizados!

 

 


 

ESCLARECIMENTOS PARA AS ESCOLHAS

DAS “MELHORES”, “MAIS ORIGINAIS

E “COMBATIVIDADE

 

 

 

A – Somente as “Propostas de Solução” que sejam classificadas com “10 pontos” (Totalistas/Pontuação máxima) poderão conseguir “pontos extras” na classificação de As Melhores.

 

B – A selecção para as “Propostas de Solução” da categoria As Mais Originais são as que mostram sentido de originalidade e inovação no modelo de serem apresentadas quer sejam visualizadas directamente ou virtualmente, em fotografia, vídeo, desenho, verso, apresentadas em áudio e até textualmente, enviadas por “mensageiro instantâneo” (Messenger) ou “correio electrónico” (Email) ou ao vivo, em matéria real e sólida remetida através dos CTT.

 

C – O escrutínio das “Propostas de Solução” para a modalidade da Combatividade incide na análise que o classificador realiza e observa ao comportamento, vontade, voluntariedade e intenção do concorrente, solucionista e/ou decifrador que imprime, utiliza e emprega nos processos utilizados para produzir e criar a sua exposição, relatório, narração, etc.

 

§ – É fácil compreender-se e deduzir que os gostos e apreciações de quem observa e classifica... terão sempre um pequeno grau de subjectividade!

 

 

 

🖊NOTA – No Blogue do “Repórter de Ocasião” opta-se por escrever os textos na ortografia antiga.

 


 

 

 

Comentários de “O Gráfico” – Coordenador do Torneio

ESTA PROVA N.º 7 do “Torneio Cultores do Policiário”... tratava-se de um Problema Policiário de fácil resolução..., aparentemente, mas surgindo dúvidas nas verdadeiras origens de alguns dos animais intervenientes na história seria necessário, ao decifrador, explanar convenientemente todas as suas deduções resultantes das pesquisas efectuadas! Existindo algumas controvérsias sobre o “Pavão” e a “Jiboia” -serem efectivamente, ou não, oriundos de África! -de um facto... tínhamos a CERTEZA... que o TIGRE jamais seria proveniente de África e, por aqui, seria o caminho a seguir... dizer na “proposta de solução” que o eliminado no concurso fotográfico... foi o VICTOR! Sintomático.  

DURA LEX SED LEX. Abraços. Saudações Policiárias.

O Gráfico RO

Repórter de Ocasião

 

 

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS PROVAS:

 

Problema Policiário n.º 1 = 47 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 2  = 40 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 3  = 41 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 4  = 42 Concorrentes. 

Problema Policiário n.º 5  = 48 Concorrentes.

Problema Policiário n.º 6  = 45 Concorrentes. 

Problema Policiário n.º 7  = 49 Concorrentes.

Total de Participantes no Torneio: 55!

 


 


 

A HABITUAL PALAVRA DE APREÇO... para todos os solucionistas que marcaram presença nesta sétima Etapa do “Torneio Cultores do Policiário”, sabendo o "Blogue do Repórter de Ocasião" o sacrifício que alguns fizeram para não faltar à chamada... por motivos vários, entre eles, o estado de saúde de cada um, pouca disponibilidade e outras contrariedades! Aplauso especial para "CA7", “Inspectora Sardinha”, “Carluxa”, “Inspector Cláudio”, “Detective Silva”, “Detective Caracoleta", "Rainha Katya" e "CN13"... entre outros!

REALÇAR, de novo, o quanto de extraordinário significa para o "Blogue RO" apreciar no lote dos Solucionistas... CINCO DOS SEIS INSIGNES CULTORES QUE SÃO HOMENAGEADOS NO TORNEIO! Uns... com o pseudónimo que os distinguiu na Problemística Policiária, outros com nomes de "guerra" menos vistos e alguns com "identificação" diferente do habitual!

EVIDENCIAR a nossa alegria por terem "aparecido", nesta Prova, quando já se ultrapassou o meio do Torneio... (7 Jornadas num total de 10!), quatro novos concorrentes... dois “estreantes” (Detective Verdinha e Aka Miguel) e dois dos “antigos” (Feranames e Donanfer II)!! Não nos podemos esquecer que "isto" é apenas um PASSATEMPO! Congratulamo-nos por desfrutar da presença de 49 Solucionistas nesta Etapa e 55 no total do torneio!!!

MAIS PALMAS para os chamados "Veteranos" que "teimam" em vincar a sua presença neste entretenimento, dos quais destaco, mais uma vez, os Confrades "Clóvis", de Viseu, e "Molécula", de Évora, que são, sempre, OS PRIMEIROS a responder -Fantástico! Desta vez... o “Bernie Leceiro”, de Matosinhos, também os acompanhou neste acontecimento! E também muitas palmas para os "novos/iniciados" que mesmo sem saber... onde, afinal, estão "metidos"... nestas "coisas" do "Policiário"... lá vão elaborando as suas "propostas de solução"! Os designados como "Peixe-miúdo"... em jeito de brincadeira, divertimento e animação... continuam a "morder os calcanhares" a alguns dos "Tubarões" ou chamados de "Trutas"... deste Entretenimento! Voltou a haver, pelo menos, uma surpresa nesta Prova n.º 7 com "Photus A. D." que estava a “dar nas vistas”... a ser o “grande azarado”... por uma questão de coerência de quem classifica... onde TODOS estão sob e sujeitos à justiça e critério igual de avaliação! É preciso não desanimar... porque ainda faltam... 3 PROVAS!!  

APLAUSOS para "Ana Marques", "CN13", "Joel Trigueiro", "Sofia Ribeiro", "Rainha Katya", "Carlos Caria", “Inspector Ryckyi”, entre muitos outros, gente que começou a decifrar Problemas Policiários no "Blogue RO" e já assimilaram convenientemente o que é preciso fazer... para se conseguir uma óptima "Proposta de Solução"! E, muita atenção, neste grupo, há gente de imenso valor... que quando enraizarem definitivamente o "caminho" e a "perspicácia" do desvendar destes "crimes fictícios"... serão um "caso sério" na Problemística Policiária! "Cocas" continua firme, na frente, isolada, lá vai levando... "a água ao seu moinho"!! Já começa a ser... UMA GRANDE REVELAÇÃO, esta Concorrente de Portalegre!! Será que se "aguentará", em 1.º LUGAR, até final do Torneio?? Tudo pode acontecer... pois esta Etapa "provou-nos", mais uma vez, que de um momento para o outro..., qualquer concorrente pode "derrapar"! Aguardemos pelos próximos episódios!...

DEPOIS... lembrar que este Entretenimento é bastante enriquecedor para o cérebro humano e que, como em tudo aquilo que seja... UM JOGO..., pode-se ganhar (acertar!) e... perder (não ser totalista -não acertar completamente na ideia de quem escreve e idealiza o chamado "Problema Policiário"!).

PORTANTO... não há que desanimar... é necessário continuar a decifrar e... "desconfiar", sempre, das artimanhas do Produtor, aquele que propõe os Desafios! É importante tentar, sempre, interpretar “aquilo” que o Produtor/Autor pretende com o seu Problema Policiário... e justificar, também, todas as análises dedutivas e de pesquisa... efectuadas pelo solucionista!

SEMPRE dissemos, por aqui, neste divertido espaço que continuaremos presentes, mesmo, com apenas 2, 3, ou 4 participantes! Ter 49 concorrentes, num só Passatempo, enche-nos a alma de contentamento! OBRIGADO! 

POR FIM, um agradecimento e também gratificante palavra de apreço para o Autor do Problema Policiário, - “Exposição Fotográfica Fauna Africana", de Évora (Terra de distintos e meretíssimos Policiaristas, ILUSTRES, DO MELHOR POLICIÁRIO!!)  pois sem Produtores não poderia existir a Decifração! OBRIGADO.

RO - O Gráfico

 

ILUSTRAÇÃO ENVIADA POR: "PHOTUS A.D." (Belém - Lisboa)

 

 A Inteligência Artificial (IA) Chegou ao Policiário! 🫥👽🦾🦿👀

🧠🕵️‍♂️🧚‍♂️👤🔮🔍"Soluções" com Muita Qualidade!

»»» Decifração! «««

...POIS é, os tempos vão mudando e as inovações sucedem em catadupa e o Policiário, mais concretamente a Problemística Policiária, vai-se adaptando à evolução da História! Ultimamente, alguns Decifradores têm "utilizado" a "IA" nas suas "Propostas de Solução" e o valor das mesmas tem sobressaído de sobremaneira! Outros continuam a solucionar como tradicionalmente... remetendo (ainda) escritos com máquina de escrever, à mão e o mais usual por via email, também com registos de vídeo, áudio, desenhos, extractos de fotos via Google e semelhantes! A maioria dos concorrentes soluciona normalmente, com relatórios curtos e sucintos, mas por vezes, também se excedem em pormenorizações! Aqueles que se esforçam por ganhar, merecer destaque, e já ultrapassam uma dúzia, em cada Prova, nos Concursos presentes tornam, desta maneira, utilizando, agora, a "IA", a escolha das "Melhores"... muito difícil, incluindo... as "Originais" e também a "Combatividade"! Portanto, quando antes, elaborávamos uma "Solução" para determinado Problema Policiário e quase tínhamos a certeza... que iríamos triunfar em "Originalidade" e/ou "Melhores"... hoje já não é bem assim... e (quase) tudo passa por uma questão de gosto e apreciação do Coordenador/Orientador das Secções... no presente... os Blogues de Problemística Policiária!

...NO entanto continua a prevalecer as "Pontuações" -os tais "10 pontos" (totalista) em cada Desafio -e quanto a isto... não à volta  a dar! Um deslize... pode comprometer a vitória num Torneio!

O Gráfico RO

 

O problema policial sendo um passatempo, é igualmente uma fonte de desenvolvimento intelectual e fonte de conhecimentos.   

 

3 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS🕵️‍♀️🕵️‍♂️

    ResponderEliminar
  2. Sempre presente e com muito mais sabedoria
    Ass. Cátia Nogueira

    ResponderEliminar
  3. Parabens a todos. 49 muito bom.

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.