PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 20 de setembro de 2025

1.º TORNEIO POLICIÁRIO “Português Suave“ - SIMPLEX! 🧐 Problema N.º 7 - 📝 SOLUÇÃO! 📜 Classificações! O Blogue RO está com o Blogue Momento do Policiário

🕵️ Problemística!🧐

 📖🎖POLICIÁRIO em ALTA!! 🔍🎉

 


 👏👏👏 UM ENORME APLAUSO PARA TODOS OS CONCORRENTES!

 

🔦📖🏆🎓🔍🧐 Muitos parabéns e palmas estrondosas para todos aqueles que se esforçam e teimam em manter viva e bem acesa a chama fraterna do POLICIÁRIO, Coordenadores de Sites e Blogues, Contistas, Produtores e Decifradores da Problemística Policiária!

»»» SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS «««

O Gráfico RO 🕵️

Repórter de Ocasião

 Luís Rodrigues 🖊

 

🔦 Problemística Policiária 🔍

 


1.º TORNEIO POLICIÁRIO
     “Português Suave“  SIMPLEX

 

JULHO 2025

 

 

Diniz deixava a sua cadela golden retriever sair todas as manhãs para vasculhar o terreno do parque estatal até ela esgotar o instinto exploratório. Fany era uma boa cadela e voltava sempre passado uma hora. Hoje Diniz olhou para o relógio e reparou que Fany tinha saído há muito mais tempo. Ele espreitou pela porta das traseiras e chamou-a.
Depois assobiou, mas ela não deu sinal.
- Não podia ter escolhido uma manhã mais quente para uma caminhada longa miúda? – resmungou ele enquanto vestia o casaco e calçava as botas, para depois avançar com passos pesados pelo terreno alagadiço à procura dela. De tantos em tantos passos, Diniz ia chamando: «Fany!» E lá se ia arrastando até à beira da água. Fany era retriever, era recolectora, e muitas vezes regressava a casa com um presente especial para ele, na boca, em geral um animal. Por isso Diniz tinha um mini-cemitério atrás da garagem, cheio de patos, texugos e outros animais que morreram de uma forma ou de outra na floresta.
Quando ele chegou à margem, avistou Fany a pouco menos de 50 metros. Ela estava a farejar qualquer coisa que dera à costa; algo muito maior que um pato.
- Fany – chamou Diniz. Ela olhou para cima, ganiu e abanou a cauda, mas não se afastou do seu tesouro.
Diniz caminhou pela gravilha da margem até se aproximar o suficiente para ver o que ela tinha encontrado. Ao chegar, assobiou de espanto. Depois prendeu a trela de Fany ao anel da coleira, ligou o telemóvel e telefonou para a esquadra da Polícia.


- Temos uma flutuadora, Prazeres – disse ele a quem atendeu. – Uma mulher. A cabeça e membros estão muito desfeitos. Não tem roupa. Tem uma aliança na mão esquerda. Parece ter estado na água durante muito tempo. Tem uma tatuagem de uma borboleta na base das costas.

Quando a equipa de agentes chegaram, tiraram fotografias ao corpo muitíssimo decomposto da mulher. Inspector Prazeres, de costas voltadas para a vítima. Aquela visão deixava-o mal disposto. Ele tornara-se Inspector daquele burgo adormecido porque não tinha qualquer interesse em resolver casos de mortes como esta.
Depois de uma inspecção visual, o médico-legista disse:
 - nesta altura do ano, a água está muito fria . Pode estar aqui há mais tempo. Mas parece ser mais ou menos isso.

- Bem, vou precisar de algum tipo de estimativa para começar a analisar as participações de pessoas desaparecidas – disse Inspector Prazeres, enquanto fumava um cigarro para controlar os nervos.
- Consegues dizer-me alguma coisa sobre a causa da morte?

O médico-legista virou o corpo com muito cuidado. O rosto da mulher, ou o que restava dele, tornou-se bem visível.
- Parece-me muito óbvio – afirmou Diniz.


Qual acha que teria sido a causa da morte ? Justifique a sua resposta !

NOTA ADICIONAL :
Embora a " Causa da Morte " seja a CHAVE do problema, a justificação da resposta não sendo tão óbvia como possa parecer, é que a valoriza ... !

by: MDV (compilação editorial)


NOTA FINAL :


Os projectos de solução foram enviados até às 24h00 do dia 14 de Setembro de 2025, para viroli@sapo.pt (Houve prolongamento do prazo... por motivos de força maior do coordenador do blogue!)


 

 📒📝 Solução Oficial:

terça-feira, 16 de setembro de 2025

 

1.º Torneio  Policiário Português Suave

PROBLEMA - 7


de : Julho 2025

A Causa da Morte

SOLUÇÃO


A desconhecida levou um TIRO...esta a causa da morte !


... a única causa da morte que poderia ser visível e óbvia para um observador destreinado como o Diniz , e numa resposta bem rápida, e tendo em conta que estavam perante um corpo nu que tinha passado três semanas na água, seria um TIRO .
Mesmo que a água onde estivera submergida fosse fria, as mãos e o rosto da vítima estariam inchados, partes da sua pele ter-se-iam separado do corpo e as suas unhas teriam quase desaparecido.
Contudo, o buraco que ela teria na cabeça ainda seria bem visível, pois, para a matar, a bala teve de lhe penetrar no crânio e desfeito parte do mesmo , deixando por isso a sua marca.

E porque de um Torneio SIMPLEX se trata… participar, marcando presença, é sem dúvida alguma muito mais apelativo, essa a finalidade, não existindo assim a mais leve pressão de ter que ser-se melhor… ou diferente!

  

   🏁 (48) Pontuações dos Concorrentes: (48) 📉

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjhJjNZMtRO2ZGQDPx2u32Y7tpt_FjVYcOQSRtARgO71VHxPA9V7Ye1rM5EjRldyUFJ4JM8eWzAon07z8Ao5P4LQf862EJ033EayDKn7Bzh-utd9NjP-WV40dkWZCBAh3X-rKUpq4PgOowOgNNKb27VIE0UH9RfXURJeRtMfNcpX2U9OqtKP33Q2ZvF_A


CLASSIFICAÇÕES
 

PROBLEMA N.º 7 / 48 participações

   1.º Torneio Policiário  Português Suave - SIMPLEX

        A CAUSA DA MORTE

obrigado por nos fazerem companhia


Arjacasa
Columbo



Agente Silva
Ana Marques
Bela
Búfalos Associados
CA7
Carlinha
Carlos Caria
Carluxa
CN13
Clóvis
Detective Izadora
Detective Jeremias
Detective Lupa de Pedra
Detective Silva
Detective Suricata
Detective Verdinha
Dick Tracy
EGO
Faria
Fátima Pereira
Inspector 27797
Inspetor Boavida
Inspector Cláudio
Inspetor Moscardo
Inspector Pevides
Inspector do Reino
Inspetor Rickyi
Inspectora Sardinha
Joel Trigueiro
Jorrod
Mali
Mandrake Mágico
Margareth
Marino
Molécula
O Gráfico
O Pegadas
Paulo
Pedro Monteiro
Pintinha
Rainha Katya
Sandra Ribeiro
Sofia Ribeiro
Vic Key
ZAB
Zé Alguém

gostamos de os ver por lá...

 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O PROBLEMA N.º 8

A CULPADA É A VODKA

 (by: Blogue - Momento do Policiário)

 1.º TORNEIO POLICIÁRIO

     “Português Suave“  SIMPLEX


SETEMBRO 2025


Leonardo dobrou a esquina da casa de Borges a rastejar . Ele movia-se com cautela , mas de um modo algo instável . Já tinha bebido meia garrafa de vodka na companhia dos amigos e sentia-se muito bêbado. Borges nunca trancava a porta das traseiras e guardava as bebidas alcoólicas num armário logo ali . Quando espreitou pela janela Leonardo viu Borges guardar a garrafa de vodka na prateleira do meio . Por esta altura, Borges já teria desmaiado na sala, em frente ao televisor, que era o modo como ele passava todos os fins de tarde do longo e frio inverno . O plano de Leonardo era entrar em casa de Borges pela porta das traseiras, roubar a vodka e voltar para sua casa antes de Borges acordar .

O programa de televisão que estava a dar era daqueles reality shows ridículos . O volume estava tão alto que poderia acordar os mortos, mas Borges devia estar a ressonar. Leonardo girou a maçaneta devagar e empurrou a porta, que chiava, até abrir o suficiente para se esgueirar para o interior . As suas botas cobertas de neve deixavam poças no chão mas o velho Borges nunca repararia. Fosse como fosse, desde que a mulher dele morrera, a casa inteira parecia uma pocilga .
Mais uns passos. Uma das tábuas do chão estalou. Leonardo parou esperou, não ouviu nada e prosseguiu . Depois, abriu o armário, procurou lá dentro e pegou na garrafa da vodka. Devagar exclamou : «Boa!» Depois, virou a garrafa para dar um gole .
Uma luz brilhante inundou a cozinha. Borges estava na entrada da porta ; pelos do peito cinzentos e encaracolados espreitavam pela abertura do seu roupão de flanela.

- Miúdo ! Põe isso onde estava ! – gritou ele .


Leonardo puxou de um canivete.
- Afasta-te de mim, velho !
Borges atacou Leonardo, atirando-se a ele e à garrafa ao chão, e conseguiu agarrar o canivete. Eles lutaram no chão durante um bom bocado . Borges mantinha Leonardo imobilizado, até que ele se libertou e desatou a correr para fora da casa , sangrando de uma única ferida no peito.
Já no exterior, Leonardo pegou no telemóvel para ligar para o 112 . 
- Ajudem-me – gritou ele . – O Borges esfaqueou-me no peito. Leonardo foi
levado para o hospital e, num dos lados do peito, os médicos da urgência encontraram um ferimento com um formato irregular, que era mais largo que profundo. Uma cirurgia de imediato e os cirurgiões que o operaram salvaram-lhe por isso a vida .
Tendo em conta a história que Leonardo contou depois de ter recuperado , bem como o relatório dos médicos que o operaram , a Polícia chegou à conclusão de que Borges não tinha de forma alguma esfaqueado o Leonardo. Mas não teria sido esta uma conclusão errada ? Ou teria o Leonardo sido mesmo esfaqueado pelo Borges?

Dê o seu parecer,  justificando-o…!

by: MDV (compilação editorial)


NOTA FINAL :


Os projectos de solução deverão ser enviados até às 24h00 do dia 14 de Outubro de 2025, para viroli@sapo.pt 
 Boa Sorte 

 

 https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj23rr_eD2xnh3xg6TKAn8D4w9GpuIK8rSZIxMpyfR0f914RACCdeQ7Blk4l-DY3_tXgnP9Kh7f1QWze-oykfK5mSF2UsaJzCtt3Ou90HoDpFKZ_brrHJ7YvD1xW43JBpCEwhLTFbaB4Wv0xnOevajFObBsUfw0dw3TJSXuL9yGZFXJ3ToR7RJGdAdrMQ

ESCRUTINADOS PROBLEMAS 123, 4, 5, 6 e 7

 

 https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiPnuVjHDW6FaxAhYIVr2Y3ouFtvX2I3ttyOpPgUUxt8hfnJ4QdcmcjNCEb4B-qbkoxtbVoIisFQOBu3dz3NBL1zmCd5lTgdE48zNrD6_R1gY4DMCGj7eAxNayYiu5Y6VZeuGRFXcgTtg5Mkr5S3-AV1CLbyS1wkcra0l5ee0KLUqJ3xRR9Dr_9G2UPXg

 

 

 

 

 

https://momentodopoliciario.blogspot.com/

viroli@sapo.pt

 

🧐 faça uma Visita! 🔍

 Novidades... todos os DIAS! 👀👐

Recorda-se que a partir da Prova n.º 4 as pontuações estão atribuídas em função do somatório dos atributos!

 



 gostamos de os ver por lá...

 

🕵️📑 E... não esquecer...!💣

 

Neste novo espaço do Blogue MOMENTO DO POLICIÁRIO pretende-se a participação… e presença do LEITOR!

Seja ficção ou realidade escrevam um conto, um episódio passado, algo que tenha ocorrido, preferencialmente curto e não interessa o tema. O início da sua escrita aqui, pode tornar-se numa aventura extraordinária, não só para si que escreve, mas e também para quem o vai ler…!

Quantos vezes  não escreveu, ou pensou..., naqueles seus momentos de inspiração, em algo que lhe parecia ser bastante interessante, ou até único, mas que depois foi guardado na memória, em papel, ou numa página de "Word"... e ficou esquecido?! Pois agora isso pode deixar de acontecer.

Precisamos da sua presença e escrita para fazermos este percurso... acompanhados. É um caminhar caminhando que será transversal a todos nós, pelo que esperamos que faça por acontecer! Haja força... e vontade!

Envie-nos o seu conto para viroli@sapo.pt

O desafio aqui fica…

"Mali"... "Detective Verdinha"... "Vic Key"... "O Gráfico"... "Repórter de Ocasião"... "Paulo"... "Virmancaroli"... e Augusto Pais (Olidino/O Pegadas)... já se "estrearam" nesta rubrica! Alguns destes produziram um CONTO... PELA 1.ª VEZ!! Queira, também, fazer parte deste grupo... está na "HORA DO CONTO".

 

🏆🎓👍🔍🧐👌📖 NOVOS CONTISTAS... EM ESTREIA ABSOLUTA... já apareceram no MOMENTO DO POLICIÁRIO! Valeu a aposta...!? Os dados foram bem lançados!!🎲🎲🎲

1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.