PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ANTOLOGIA
CRÓNICAS E REPORTAGENS - (10)

Porque continuamos em... ABRIL!
Tomamos a Liberdade de recordar...
Uma outra reportagem do ano transacto.


GRÂNDOLA, VILA MORENA!

            TODA a gente sabe, até os mais pequeninos, que “Grândola, Vila Morena” foi uma  das canções escolhidas como “senha” pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) e utilizada na “Revolução dos Cravos”, vulgo “25 de Abril”. Excelente melodia trabalhada pelo saudoso José (Zeca) Afonso. Também os mais atentos decoraram -mesmo aqueles que continuam a ser do “contra”... –os quatro primeiros versos que compõem a primeira quadra desta bela canção que homenageia o trabalho árduo e a voluntariedade do Povo Alentejano!
            Nem de propósito, os nossos Juniores haviam de realizar o seu último jogo da época em terras do Alentejo precisamente nesta pacata cidade Alentejana que visitámos com uma satisfação enorme e onde fomos muito bem recebidos. O Repórter, sempre perspicaz, tentando acordar e assemelhar a reportagem da semana com os factos ocorridos quotidianamente na vida do nosso CCFC aproveitou a simultaneidade da efeméride para redigir estes comentários e escolheu precisamente cada verso da primeira quadra, da tal canção, para encabeçar os dizeres sobre os quatro escalões que jogaram neste Sábado, 30 de Maio de 2009. Quanto às conclusões finais sobre os assuntos aqui (e sempre) alvitrados, as decisões e opiniões ficarão em todo o tempo na dedução e consciência dos nossos leitores...
            ========
            Metade do plantel dos nossos Juniores, apenas 13 elementos, num total inicial de 26 jogadores, apresentou-se em Grândola para ganhar um jogo que parecia fácil... mas, mesmo em final de época, conseguimos não ganhar e empatar com o penúltimo classificado da classificação geral! E porque o tempo escasseia vamos somente sintetizar o que sucedeu naquele jogo. Empate final de 3/3 quando, ao intervalo, estávamos a vencer por 2/0. Na segunda parte não jogámos nada e quando contámos, finalmente, com o “demónio” RAFA numa posição mais avançada, ainda fizemos o 3/2, todavia a raça Alentejana prevaleceu e restabeleceram de imediato o 3/3. Valeram os outros golos do Macuá e do Juvenil Pedro Campos, requisitado aos Seniores, num jogo de treino entre Juniores e os “mais velhos”!... Há cada uma...
            Um realce especial para os OITO adeptos Charnequenses que acompanharam a equipa em
Terras Alentejanas e que distinguimos em acróstico: 

            C... Cronista de serviço.
            H... Havia também o Motorista.
            A... A presença do Pai do ZÉ Maria.
            R... Rei Guilherme, sempre evidente.
            N... Não sei o nome do pai do R. Cruz.
            E... Esposa do Zé Guilherme.
            C... Como habitual, a Mãe do Macuá.
            A... Avó do Macuá também não faltou!  


TERRA DA FRATERNIDADE

            Foi no Monte da Caparica que os nossos Infantis/A completaram o seu também último jogo do Campeonato e o ambiente, como habitualmente, não esteve nada fraterno nem apaziguador com os “senhores do costume” a expulsarem mais um Treinador do Charneca (talvez o único que ainda não tinha sido castigado esta época!). Por aqui se vê o diligente trabalho de bastidores que prolifera no nosso Futebol, até nestes Campeonatos de menor notícia e competitividade... Às vezes fico com a estranha sensação de que... se um árbitro, durante um jogo, não expulsar um treinador ou dirigente, que o desafio, para “eles”, sem estas ocorrências, não será jogo, não será nada... para casualidades e pasmaceiras, certamente, ficariam em casa... quem é que concorda?...
            Mesmo assim, num clima popular adverso conseguimos empatar 4/4 com bonitos golos do regressado “Danny”  e do prestimoso Capitão Bruno Henriques.  


O POVO É QUEM MAIS ORDENA

            E estamos no terceiro verso da referida canção escolhido propositadamente para homenagear os nossos Escolas/B que venceram o Beira Mar de Almada com um categórico e superior 3/1. Aqui, os “senhores do costume”, de preto, só tinham os calções e... normalmente são coerentes e poucas vezes erram... referimo-nos, como todos já observaram, aos goleadores do plantel: Miguel Gomes, Pedro Guilherme e Thiago Borges que marcaram um golo cada um!!! Para o ano vamos ter uma equipa de Escolas/A de “LUXO” –aposto. 


DENTRO DE TI, Ó C... 

            Pronto, chegámos ao restante jogo de Sábado, onde os Escolas/A perderam no Zambujalense por 4/1 sendo o nosso golo apontado por Luís Phillipe. O “Gaby”, desta vez, descansou, talvez preparado para as emoções que se avizinham... Sim, porque aquelas  transcrições de alguns dos seus golos foram somente um aperitivo!... No dia 2 de Junho vamos todos cantar os Parabéns ao Gabriel Trigo porque no meio de divergências e incompatibilidades  há que saber separar bem e com destreza o Trigo (não do Joio) da maleficência abundante nos dias que correm!... Por tudo isto, não nos apeteceu completar a última palavra do último verso respeitante à primeira quadra de “Grândola, Vila Morena” título destinado a estes comentários... Se o leitor tiver imaginação completará certamente aquele início de “C” com outro nome!... E, por aqui terminamos, com a Fraternidade e a Amizade de sempre.
Repórter de Ocasião.

           

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.