PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

CRÓNICA OCASIONAL (N.º 5)


CRÓNICA OCASIONAL N.º 5  

2009-02-07

ÁRBITROS SOBERANOS E... PREPOTENTES!  

Por: Repórter de Ocasião

            Os árbitros de Futebol têm o poder de fazer cumprir as leis e impô-las colectivamente?... TÊM, SIM SENHOR! 
                Os árbitros de futebol abusam dessas mesmas leis e desse mesmo poder?... ABUSAM, SIM SENHOR! 
                Os árbitros de futebol são senhores de si, não dependendo de ninguém?... SÃO, SIM SENHOR!
                Os árbitros de futebol quando apitam um jogo, estão senhores de si, têm a consciência do que fazem?... ESTÃO, SIM SENHOR! TÊM, SIM SENHOR! 
                Os árbitros de futebol são senhores do seu nariz, opiniosos “firmes na opinião”?... São, SIM SENHOR!
 

                Então, digo eu, terão que humildemente aceitar os seus próprios erros –e não me venham com a habitual “máxima” dizendo que “errar é humano” e todos nós, na nossa vida quotidiana, também erramos muitas vezes, porque “essa” já é “velha”! –porque, ultimamente, os enganos têm sido em demasia, dando-me a ideia, até, que estamos perante uma doutrina falsa, quando analisamos conscientemente a sua/vossa missão! De “Cantos de Sereia” começo a estar farto, quando ameaçadoramente vocês se dirigem “por dá cá aquela palha” ao banco de suplentes das equipas e aterrorizam os Delegados e Treinadores com uma assustadora expulsão!!! Com este andamento, por certo, qualquer dia, serão os Senhores da futilidade.
            Vejamos os factos, credíveis e verídicos que, a serem tidos em conta, os levariam rapidamente a descerem do pedestal de intocáveis onde, presentemente, se encontram! 


            1) –Mostrar um cartão vermelho, directo, a um Escolinha/A, por se embrulhar com um adversário é de todo inadmissível –mas, os senhores árbitros, aplicaram a lei... correcto. (O Francisco Araújo lembra-se desta!...) 


            2) –Num determinado jogo, em Infantis/A, eu próprio, quando me iniciei nestas andanças e, como delegado ao jogo, atrasei-me na entrega do boletim da partida e... logo o árbitro me atemorizou dizendo que os devidos documentos teriam que ser entregues meia-hora antes de o jogo se iniciar! Correcto. Cá está, estão aplicando a lei! Pedi imensas desculpas pelo ocorrido –que é o que os árbitros gostam mais (de ouvir as nossas desculpas!) –explicando que era inexperiente na matéria. Rapidamente e autoritariamente o mesmo senhor respondeu que para eu estar desempenhando aquela tarefa teria que antes, saber as leis! Prepotência assumida, seguida de palavras nefastas dizendo-me que iria mencionar a desfeita no relatório. Mais tarde, no intervalo do encontro, o mesmo árbitro, após ter cometido diversas asneiras, contra a nossa equipa e sentindo-se pressionado por “piropos” exteriores, por parte dos nossos adeptos,  confidenciava-me penhoradamente que estava ali para fazer o seu melhor e que era hipertenso e pretendia que as pessoas se acalmassem! Incrível. O que é certo é que a sua atitude mudou na 2.ª parte da mesma partida mas, aqui, cá está –é somente a minha opinião! (O José Manuel Santos e o Victor Guerreiro lembrar-se-ão desta... foi em Almada, com o Beira-Mar).


            3) –Num outro desafio e voltando a escrever sobre Escolas/A, um árbitro teve a ousadia de mandar calar o Treinador da minha equipa dizendo que quem ganhava, ali, dinheiro era o Treinador e não o árbitro!... Arrogância, q. b. (Foi no ano passado, na Charneca. O meu bom amigo Cristo lembrar-se-á, obviamente!).


            4) –Há dias, na Trafaria, num jogo de Infantis/B, o árbitro teve o desplante de assinalar um fora-de-jogo, quando o atleta do Charneca, após ganhar a bola no meio-campo contrário, se isolava, antes da grande área adversária, a caminho do golo!!! Afinal, tão omnipotentes e não sabem as leis??? Fora-de-jogo, a ser assinalado, só dentro da área do opositor. (O Luís Vasques ficou pasmado!).

 
            5) –Hoje mesmo, dia 7 de Fevereiro de 2009, no jogo de Infantis/B entre Charneca e Seixal, o árbitro parou a partida aos 25 minutos de jogo, dando por terminada a 1.ª parte! Incrédulos, protestamos e dissemos ao juíz da partida que as metades do desafio eram, sim, de 30 minutos cada! O mesmo senhor pediu desculpa e justificou-se pensando estar a arbitrar um jogo de Escolas/A!!! Inexplicável! Um erro, todos cometemos, todavia, alguns minutos, antes, o mesmo árbitro tinha avisado o meu treinador, sendo eu o Delegado ao jogo, que o expulsaria se o mesmo voltasse a abrir a boca!... E que insensatez tinha cometido o “líder”  da minha equipa para ser alvo de tamanha atitude e ameaça?... Simplesmente tinha gritado para o árbitro penalizar os “foras-de-jogo” que consecutivamente iam dando golos injustos ao adversário!!! (O Luís Vasques estava desesperado!...)  
           
            Desculpem lá... quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, por isso, eu não perdoo esta de um jogo de Infantis ter só 25 minutos!!!   

            E, sem querer cortar a pele de alguém, sempre direi, por favor, respeitem mais os Treinadores e Delegados das Equipas! Não sejam altivos porque já aqui provei, com estas revelações, -sem querer vestir pele de cordeiro! –que os senhores árbitros também cometem MUITOS ERROS!
 

            6) –Para terminar parece-me que, também hoje, a equipa de arbitragem expulsou erradamente e inadvertidamente o Treinador dos Júniores do Charneca (José Guilherme)! Após insistência do REI, em provar a sua inocência, o trio de árbitros reconheceu o engano!!! Incompreensível, caricato mesmo! ASSIM, NÃO DÁ! 

            Terei forçosamente de concluir que os modos de proceder de algumas equipas de arbitragem serão de todo ININTELIGÍVEIS!!!
 
            Depois, queixam-se ou... queixem-se!...

            Sábado, dia 7 de Fevereiro de 2009. (R. de O.) 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.