PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 13 de março de 2017

»»» A ideia de escrever uma crónica com este título “Um Poço de Trunfos!" (Reportagens Originais - 106)



OUTROS TRUNFOS DO CCFC

Nunca podendo escrever sobre todos os Escalões do CCFC quero, no entanto, realçar a saborosa vitória dos Juvenis (A) na Costa da Caparica por duas bolas a uma! Golos de Vasco Neves e Diogo Oliveira. A mudança de Treinador, nesta Equipa, sem tirar mérito ao Ricardo Matos (para falar em nomes!) parece estar a resultar… numa boa jogada, com espantoso “Trunfo” do CCFC!

E… para não escrever apenas sobre os marcadores dos golos… aqui revelo mais um “Trunfo” do CCFC que actua no Escalão dos Benjamins A-1… trata-se de (GUI)lherme ROSA que defende as redes deste Grupo! Vitória, fora de casa, por 6-0 e 2.º jogo seguido… sem sofrer golos!!! Parabéns! Além de inaudito guardião parece mostrar-se muito atento aos fotógrafos! Parabéns. (RO)


A ideia de escrever uma crónica com este título “Um Poço de Trunfos!”… surgiu numa ocasião quando, depois das refeições do “Grupo das Sextas-feiras”, do CCFC, alguns convivas se divertiam nos habituais anti-digestivos… jogos de cartas… “SUECA”! Aconteceu que o Rafael Cândido (O “RAFA” dos Seniores do CCFC) proferiu este comentário: “Um Poço de Trunfos!” referindo-se à minha pessoa (RO)… devido ao facto verificado e constatado, por variadas vezes, que naquele dia… a sorte estava do meu lado e, na realidade, os “trunfos” do jogo das cartas abundavam na minha mão em quase todas as partidas!


OS TRUNFOS
Ora… tal e qual como numa partida de futebol também os “trunfos” permanecem e existem nas Equipas e tal e qual como no jogo das cartas… se os mesmos não forem bem lançados e jogados… quem os tem na sua posse… acaba por perder os jogos! Acontece muitas vezes na “Sueca” e nos desafios de futebol!
Um dos meus parceiros preferidos, o Presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube, Amigo José Manuel Santos, um Homem muito paciente, moderado e consciencioso… na sua vida particular e pessoal e também na sua gerência sobre os destinos do CCFC, torna-se numa pessoa totalmente diferente quando é meu companheiro, nos jogos da “Sueca”… e embora, nós os dois, raramente conheçamos o  sabor da derrota… (não me lembro da última vez em que perdemos!) o que é certo é que ele constantemente me acusa de eu ter medo de jogar os “Ases” e os “Trunfos” quando a ocasião é propícia para que tal aconteça! Pelos vistos ele só perde a paciência… comigo!
Todavia, entre ralações e raspanetes… (nunca aborrecimentos!) o que é verdade é que, nós os dois…, volto a repetir…, ganhamos, sempre, os jogos… da “Sueca” porque, neste caso, após, uma “negra” de “oito riscos”… temos sempre a desforra… e, aí… temos possibilidades de recuperar e normalmente conseguimos, a posteriori, sair, dos jogos… vitoriosos! Ao contrário, numa partida de futebol, tal não pode acontecer… porque um jogo só tem 90 minutos e se os “Trunfos” forem mal lançados e jogados… quando se perde… (sofrendo golos…) já não há volta a dar!...
Eu aceito e compreendo que, por vezes, as pessoas se possam equivocar e num lance ou decisão de pouco discernimento (escolha!), motivada por confusão e/ou precipitação… os “Ases”, as “Biscas” (Manilhas) ou os “Trunfos” lançados… num jogo de futebol, podem não resultar na jogada certa, no entanto, repetir-se mais do mesmo em vários jogos… é que, sinceramente, não compreendo… nem percebo, claro… porque não sou Treinador! Eu somente sei… jogar (bem) à “Sueca”, embora o JMS diga que não e… ralhe comigo! Só e apenas comigo!! 
No entanto… eu aprendo depressa… tenho esta qualidade(!) e após o José Manuel Santos me repreender… eu, nos jogos seguintes…, faço tal e qual como ele manda e quer… e aí estou sempre à vontade porque… se jogar os Ases, as Manilhas e os Trunfos, no momento conveniente, e a jogada resultar… ficamos os dois contentes e… se, na mesma ocasião, os adversários “cortarem-me”, com os “Trunfos” deles…, os meus “Ases” e as “Biscas”… aí o meu Presidente já não se zanga comigo e… sabem porquê!? Ora… está de caras… porque eu arrisquei e… não tive medo! E, assim, ele compreende e fica sem argumentos!
Uma vez, no Porto, parece-me que o Jorge de Jesus, ainda Treinador do Benfica, lançou, num jogo de futebol, o David Luís, na posição de defesa esquerdo… na tentativa deste jogador travar o Hulk, um avançado temível dos “Azuis e Brancos”! J.J. realizou uma jogada péssima… (um “Trunfo” mal lançado!) inventou e saiu-se mal porque o defesa central “Encarnado” não estava rotinado naquela posição e o Hulk fez dele “gato-sapato”! Quem se lembra?
Parece-me que o Jorge Jesus, na presença dos mesmos intervenientes…, nunca mais repetiu a gracinha! Aprendeu depressa.
Agora, para terminar este assunto…, quero referir que estes meus escritos não valem nem servem para nada… o único intuito é divertir… o Leitor! 


CCFC TEM UM POÇO DE TRUNFOS
No último Sábado, para ganhar uma aposta…, cheguei ao Campo do Cassapo às 7.30 horas da manhã e, como tal, desfrutei da rara oportunidade para apreciar alguns jogos dos Escalões mais jovens do Charneca de Caparica e fiquei deslumbrado com o que vi… Os Infantis A-1 golearam o Silveirense marcando 12 golos e sofrendo apenas 1. Magnífico. Esta Equipa é, afirmativamente, um dos Poços de Trunfos… do CCFC! Gostei. João Gomes foi o autor de um golo fantástico… à Messi e Cristiano Ronaldo… à Eusébio! Pegou na bola na sua metade do terreno e foi por ali fora fintando e ultrapassando todos os adversários que lhe apareciam pela frente… e, depois, perto da baliza do Silveirense “disparou” um remate portentoso, com o seu pé esquerdo… cuja bola só parou no fundo das redes do atordoado guarda-redes que se encolheu perante aquele momento… de talento e magia! João Gomes, formidável! Quem o viu e… quem o vê! (Vejam as fotos). Golos dos Infantis A-1: Duarte Bento Ramos (4). Rafael Reis Carvalho (4). João Dias Gomes (2). Lucas Ferreira Leitão (1). Parabéns ao Grupo especialmente aos goleadores dos “Pokers”… grandes Ases e Trunfos do CCFC. 



O TRUNFO DOS INFANTIS A-2
Joga com o n.º 11 e com um “Hat-Trick” (3) marcou todos os golos da vitória deste Escalão sobre o Grupo D. R. Portugal! Chama-se DAVID Ramos Silva. Óptimo jogador, humilde e muito envergonhado pois… baixa a cabeça na presença do fotógrafo! Excelente exibição da Equipa. Admirei. Parabéns e muito agradecido pela disponibilidade em posarem para a minha objectiva.


TIAGO MATIAS É UM TRUNFO DO SAMOUQUENSE
Os Infantis B-2, do CCFC, perderam com o Samouquense por três a zero… com todos os golos a serem concretizados pelo visitante Tiago Matias que se revelou num estupendo “Trunfo” dos forasteiros! Bom jogador, a fazer a diferença, no encontro, porque os jovens do Charneca de Caparica jogaram muito bem.
O “Trunfo” apresentado por este Escalão, do CCFC, (e que foi uma surpresa para mim!) esteve na pessoa da Directora Auxiliar do Grupo, Miriam Reis, que eu não conhecia pessoalmente! Sempre activa, muito gentil e simpática, ao atender-me quando solicitei, para mim, os documentos do jogo… aliás, procedimento idêntico, tiveram, igualmente, todos os Directores dos outros Escalões. Muito obrigado.
Miriam Reis deu, ainda, outro exemplo, para provar que é mais um “Trunfo” do CCFC…, para o futuro…, quando, por sua iniciativa, dispensou um dos seus cachecóis (do CCFC!) a um senhor do Samouquense que fez questão de comprar aquela recordação do nosso Clube. Um real e bonito exemplo da diferença que impera no Charneca de Caparica Futebol Clube! Registei.



HORA DO ALMOÇO 
Quatro jogos, numa manhã de Sábado, resultam sempre em atrasos… e foi na hora do almoço que se iniciou o jogo de Benjamins B-2, entre o CCFC e o Sesimbra! Os meninos do mar… ganharam por 3-0, resultado enganador porque os jovens da casa também podiam ter feito golos… 



OUTROS TRUNFOS DO CCFC
Nunca podendo escrever sobre todos os Escalões do CCFC quero, no entanto, realçar a saborosa vitória dos Juvenis (A) na Costa da Caparica por duas bolas a uma! Golos de Vasco Neves e Diogo Oliveira. A mudança de Treinador, nesta Equipa, sem tirar mérito ao Ricardo Matos (para falar em nomes!) parece estar a resultar… numa boa jogada, com espantoso “Trunfo” do CCFC!
E… para não escrever apenas sobre os marcadores dos golos… aqui revelo mais um “Trunfo” do CCFC que actua no Escalão dos Benjamins A-1… trata-se de (GUI)lherme ROSA que defende as redes deste Grupo! Vitória, fora de casa, por 6-0 e 2.º jogo seguido… sem sofrer golos!!! Parabéns! Além de inaudito guardião parece mostrar-se muito atento aos fotógrafos! Parabéns.



ELEIÇÕES NO CCFC
Para finais de Abril, a exemplo de anos anteriores, estão agendadas as Eleições para os novos Corpos Sociais do CCFC… Será que Ana Patrícia Agostinho e Elsa Videira serão “Trunfos” a serem lançados… para assumirem cargos no Clube?! A fotografia é bem exemplificativa dessa intenção… P… de Presidentes!?... Não fazem, por menos… Serão ELAS os novos Presidentes de Direcção e Assembleia Geral do CCFC?... EU não arrisco dar opinião sobre esta jogada… Parecem-me bons e bem jogados “Trunfos”!!!


JANTARES DAS SEXTAS-FEIRAS
O festejado “Dia da Mulher”, ocorrido no decorrer da última semana, foi mais um pretexto para ELAS realizarem uma outra Festa na Sexta-feira, à noite, no BAR do CCFC… numa mesa à parte, claro! ELAS lançam os seus “Trunfos”, comem, bebem, cantam (às vezes dançam!) e riem-se às gargalhas… no meio de (in)directas e provocações! Pensam, sempre, sair, dali… ganhadoras, com abadas… etc… Todavia… ELES já aprenderam, com as jogadas anteriores… porque, agora, ali permanecem sossegadinhos… e com os seus “Trunfos” bem escondidos… e, os melhores “Trunfos” começam a ser lançados e a resultar em jogadas de Mestres porque…, no final, acabam, sempre, por degustar -(ih, ih, ih!) -as melhores, saborosas e deliciosas sobremesas que ELAS lhes oferecem… quase por piedade, incluindo Queijos da melhor qualidade e… outros acepipes, guloseimas e pitéus que eu até perco na minha memória!
Espertos… os Homens (ELES). Aprenderam depressa… e não repetem erros anteriores! Guardam os “Trunfos”… em lances combinados!   






OS MEUS TRUNFOS
Nas minhas crónicas e reportagens… as jogadas são, também, sempre as mesmas que até chateiam… terminam sempre com os meus “Trunfos” de abraços de amizade para os meus queridos Leitores e admiráveis Seguidoras.
(Agora… ponham “gostos” que são os vossos “trunfos” de tão honrosa dedicação). Até à próxima… se não me derrubarem numa jogada qualquer! (RO)


Repórter de Ocasião (12 de MARÇO de 2016)
Nota – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga. 







































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.