PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 21 de agosto de 2018

*** BLOG-RO conta como foi, através de uma Crónica do "Repórter de Ocasião" (RO) - Tabuada dos Nove!

*** José Manuel Santos, Presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube, recorda, hoje, na Página Oficial do CCFC (Facebook) um Vídeo da Nação CCFC que mostra um incentivo para os JUNIORES que na Temporada 2013-2014... FORAM CAMPEÕES!

*** FOI um dia histórico, para o CCFC! Uma crónica do "Repórter de Ocasião" (RO) registou o momento... e, assim, também é lembrada, aqui, no Blog-RO! (31 de Março de 2014)


(R)eportagens (O)riginais N.º 23

Por:
Repórter de Ocasião

Tabuada dos Nove

A Tabuada, desde sempre, tem sido uma tarefa difícil de aprender, para os alunos da escola primária -nos dias de hoje, do 1.º ciclo. Eu, enquanto aluno, nesta 1.ª fase, na antiga primeira classe, também senti dificuldades em decorar toda a tabuada. Até à tabuada dos 5 ainda tudo corria bem e os números tornavam-se fáceis de assimilar... a partir daqui é que era uma chatice! Com a tabuada dos 6, dos 7, dos 8 e dos 9... é que eu não me entendia! A tabuada dos nove, então, era uma maçada fixá-la... até que um dia o meu avô paterno me ensinou uma táctica perfeita para decifrar a tabuada dos nove e eu cheguei à conclusão que, afinal, a tabuada dos nove era a mais fácil de memorizar! Com todos os números certinhos, no lugar devido e certo... tínhamos o mistério resolvido! Nem era preciso retê-la na memória. O meu avô confidenciou-me que também ele nunca conseguira aprender de cor a maldita e assombrosa tabuada dos nove mas, uma vez, num exame escolar, acabou com a maldição, sem saber como nem porquê... porque lhe calhou precisamente a tabuada dos nove como questionário e, naquele tempo, tinha que escrever a solução à vista dos professores! O meu avô só sabia que 9x1 era igual a 9 e que logicamente 9x10 seriam 90. Mesmo assim, não sabendo as restantes respostas... o meu avô passou surpreendentemente, e de um modo magnífico, no exame da tabuada dos nove, acertando em todas as soluções!...
            Ora, veja o caro leitor, como o meu gentil avô acabou com a praga da tabuada dos 9 seguindo o seu raciocínio, naquele glorificante exame:


            O TESTE:
            “9x1=9, esta é fácil. 9x10=90, esta também sei. Agora... ih... não sei mais nenhuma! Então, deixa-me cá ver... quantas questões é que eu não sei?...” (E, seguidamente, o meu avô, a partir de 9x2, até 9x9, foi enumerando as alíneas, por exemplo: Em 9x2, colocou o número 1 à frente... em 9x3, escreveu o n.º 2 e assim consecutivamente até numerar o 9x9 com o número 8. Depois, o meu avô chegou à conclusão que não sabia a solução de oito respostas e, para confirmar voltou a contar e a numerar as perguntas que não sabia, mas, desta vez, numerou-as de baixo para cima colocando o n.º 1 depois do 8 na questão 9x9, escreveu o n.º 2, ao lado do 7, na pergunta do 9x8 e continuando concluiu, na verdade, que não conhecia aquelas oito respostas da tabuada dos nove. Assinou e... passou no exame! Acertou em todas as questões!! A partir daqui descobriu como se tornava fácil aprender-se a terrível tabuada dos nove!)
            Ora, com todas estas explicações está lançada a matéria para eu escrever sobre a vitória robusta dos Juniores do Charneca de Caparica Futebol Clube sobre o Paio Pires Futebol Clube por concludentes NOVE a ZERO. Afinal, as festas fazem-se mesmo em casa... e foi com esta brilhante conquista que os JUNIORES se tornaram... finalmente CAMPEÕES!
            Recheados de inolvidáveis parabéns aqui registo os meus nove abraços aos primeiros campeões do CCFC... da Era Moderna.

Repórter de Ocasião, 31 de Março de 2014

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.


















8 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.