### DEDICATÓRIA!
CRÓNICA DEDICADA a Catarina Nogueira
e AOS LEITORES MAIS JOVENS, ADOLESCENTES, do BLOGUE RO,
de entre os quais… Rafael Carpinteiro,
Igor Oliveira, Simão Antunes, Isaac Baltazar, Guilherme Rosa, Gonçalo Jorge,
Gustavo Campos, Tiago Campos,
Salvador Videira e Márcio Oliveira!
006 – MATAR O BORREGO!
Escreveu: MANDRAKE
ALGUÉM… um dia… disse que mataria um borrego… (um cordeiro com menos de 1 ano!) se a sua equipa ganhasse determinado jogo a um adversário! Azar… tal não aconteceu e… o borrego ficou vivo! Os anos passaram-se e essa mesma equipa jamais venceu tal adversário até que um dia… tal aconteceu e o borrego… foi morto… evidentemente que já não foi o mesmo cordeiro mas a história na gíria futebolística perpetuou-se e, nos dias correntes, quando um conjunto está muitos anos sem ganhar a um determinado adversário… e depois a vitória sucede… diz-se que “mataram o borrego”!
Depois… as situações tornaram-se análogas com outras vertentes e um desses exemplos sucedeu ontem… quando o Sporting Clube de Braga venceu o AEK de Antenas por 3 bolas sem resposta para a Liga Europeia de Clubes!
…Por várias razões… o SCB “matou o borrego”…
1.º porque a equipa minhota voltou a defrontar e a derrotar a formação que em 1966 (há 54 anos) “apadrinhou” a sua estreia nas competições Europeias…
2.º porque o AEK não perdia fora de casa, nesta prova, desde 2011…
3.º porque os Gregos de Atenas não sofriam golos, fora de portas, na mesma competição, desde 2017!
Pelos vistos… houve festança em Braga… sem respeito pelo “Padrinho”!
(MANDRAKE). 23 de Outubro de 2020.
O MANDRAKE escreve de harmonia com a Ortografia Moderna, (Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990) para estar em perfeita e adaptada sintonia com os “Mágicos” que sacaram este “Coelho” da Cartola… referente ao Novo Acordo de Escrita correta das palavras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ratificado em 2008 por Portugal.
VOCABULÁRIO:
BORREGO - Cordeiro com menos de 1 ano.
GÍRIA - Linguagem usada por determinado grupo, geralmente incompreensível para quem não pertence ao grupo e que serve também como meio de realçar a sua especificidade.
ANÁLOGA - Equivalente, idêntica, semelhante.
VERTENTE - Aspeto de qualquer coisa que apresenta duas faces opostas ou simplesmente diferentes.
MINHOTA – Relativa ou natural do Minho.
FESTANÇA – Festa alegre e ruidosa com grande divertimento.
APADRINHOU – Defendeu, patrocinou, protegeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.