PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 1 de julho de 2023

👣👣 Os Terceiros Passos de um Torneio Policiário! 🔍

 🧐🕵️ 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária 🔍

📝 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/  🔐


 *** Antelóquio! 🧐 📖

🔏...O terceiro Problema Policiário do Torneio vai ser de Homenagem ao "M. Constantino", Manuel Botas Constantino de Santarém.

 

Manuel Constantino

Antelóquio da Etapa n.º 3

HOMENAGEM

 

 

…Chegámos às 41 edições das Memórias do Policiário – O Gráfico e surge-nos a tarefa de escrever sobre Manuel Botas Constantino no intuito de celebrar a sua homenagem no “2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária”, numa espécie de antelóquio da terceira etapa deste certame Policiário que será divulgada amanhã, dia 2 de Julho!

Pois é... estávamos aqui, durante duas ou três semanas, a elogiar este insigne Policiarista, a reunir ideias, extractos e a compilar as suas obras e... (quase) nada diríamos sobre a grandeza da sua dinamização, paixão e divulgação em favor do Policiário, na sua generalidade, pois estamos perante um dos mais dedicados e distintos cultores da Literatura Policial, a todos os níveis e na presença de um estudioso, decifrador e produtor, também da Problemística Policiária! Tal como disse Salvador Santos no recente Convívio Policiário de Sintra... “...o Manuel Constantino escreveu, seleccionou e publicou... ene, ene, ene, ene, ene, ene, ene, de obras sobre o Policiário e... Policial...” e recordamo-nos de Ensaios, Contos, Crónicas, Biografias, Estudos sobre Escritores Policiais, Antologias, Ficção Científica, etc.

Dez anos, antes de eu nascer, em 1948, já M. Constantino que também usou os pseudónimos de Constantino, Mário Campino e Zé da Vila escrevia problemas policiários e um deles foi “A Mala Desaparecida” mas além das suas “Investigações em Cinzento” ficou outrossim célebre com as produções do “Avô Palaló” (um dos primeiros problemas foi “Lição dedutiva do avô Palaló”) cujo seu fã incondicional se identificou como o Policiarista “ZÉ” (Viseu).

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.

O Gráfico

 


1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.