PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

🤴 OS PRÍNCIPES SOLUCIONISTAS 77 - Sete de Espadas

📚 Este é o vosso Blogue RO! 👦👧👨👩 📖 👀

⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

⌛📖🔦🧐  reporter.de.ocasiao@gmail.com 🖊📱

 


 

 🎓Os Príncipes Solucionistas 77!  

Autor: Sete de Espadas🔍

 

 🧐 A PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA... tinha "desaparecido" há duas décadas... quando o saudoso "SETE DE ESPADAS" a fez "ressuscitar" em Março de 1975 nas páginas da revista "Mundo de Aventuras" com a célebre secção "Mistério... Policiário"! E, desde aquele dia... jamais "morreu", de novo, teve "altos" e "baixos"... enquanto alguns dos seus Cultores conseguiram, sempre, manter viva a "chama do policiário"!

O Site "Clube de Detectives" magistralmente coordenado pelo Policiarista Daniel Falcão eterniza, deste modo, o ressurgimento da Problemística Policiária, através da batuta de "Sete de Espadas" e... de facto não existem dúvidas... foi esta a secção que marcou/vincou o Policiarismo Português!

 


Mistério… Policiário (De 13 de Março de 1975 até 1 de Abril de 1986)

Foi no dia 13 de Março de 1975 que, com “produção, orientação e comentários” de Sete de Espadas, surgiu nas páginas do Mundo de Aventuras não apenas UMA secção policiária, mas A secção policiária. Embora o Policiário já existisse em Portugal há algumas décadas, esta foi, indubitavelmente, a secção que relançou o Policiário entre os mais jovens (de todas as idades) e que preencheu momentos da vida de muitas daqueles que sentem o Policiário ainda hoje: a secção Mistério… Policiário superiormente produzida e orientada por Sete de Espadas.

 


 🔦 ...MAS TALVEZ O LEITOR NÃO SAIBA que o "Sete de Espadas", naquele memorável e inolvidável ano de 1975, desde o seu início, mês de Janeiro, iniciou contactos para a orientação de uma outra secção policiária e tal veio a acontecer no mês seguinte, Fevereiro de 1975, um mês antes da coordenação do lendário "Mistério... Policiário" da revista de "banda desenhada" do "Mundo de Aventuras"!!


...É ESTA HISTÓRIA que o Blogue do "Repórter de Ocasião" irá contar aos seus Leitores no próximo ano... quando acontecer a Homenagem de todos os Policiaristas ao Cinquentenário (1975 - 2025) do "Mistério... Policiário"! 



 

 👑 ...OS PRÍNCIPES SOLUCIONISTAS 77 foram um epíteto criado pelo "Sete de Espadas" para enaltecer e distinguir todos os jovens que se iniciaram na decifração de problemas policiários e outros passatempos nos primeiros anos do  "Mundo de Aventuras", "Mistério... Policiário" - (MA/MP). Nos pequenos livrinhos que eram oferecidos como prémios, da Agência Portuguesa de Revistas (APR), o "Sete de Espadas" escrevia pequenas anotações que hoje... passados quase cinquenta anos são autênticos tesouros para quem os tem na sua posse! Eu... tenho bastantes desses "documentos" e mostro dois... nesta publicação! O primeiro que faz de "capa" refere-se ao...

 

Torneio "4 Estações 77" -Torneio C-Verão - Prova n.º 4 - Problema Policiário "No Harém das Virgens", da Autoria de: Xavier Benigno. "Mundo de Aventuras" n.º 205 e solução n.º 218. "Mistério... Policiário" n.º 129 e n.º 142 (solução), respectivamente, com as datas de 1 de Setembro de 1977 e 1 de Dezembro do mesmo ano!

...AGORA, pergunto: Dos Leitores, Amigos, Seguidores, Visitantes e Admiradores do Blogue do "Repórter de Ocasião"... quem é que também tem guardados estes "tesouros"...!? 

Saudações Policiárias,

O Gráfico RO

Repórter de Ocasião

 

"O Gráfico" e o "Sete de Espadas" - O ALUNO E O MESTRE! - 18.º Convívio Policiário de Almada (TPA) - 18 de Maio de 1983

1 comentário:

  1. Bela homenagem ao nosso patrono. E que dignos sucessores. Gostei muito.
    Vic Key

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.