PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

🏆Os Self-Made Man do POLICIÁRIO! - Jomasacuma (1)

Os Self-Made Man

do POLICIÁRIO

 

Daniel Falcão – O Início

Jomasacuma – Episódio 1


 


J

OSÉ MANUEL DE SÁ CUNHA MACHADO nasceu em Pevidém, precisamente na casa onde ainda vive, no dia 22 de Setembro de 1963.

     INICIOU-SE na Problemística Policiária em 1978, como a maior parte dos amantes deste “hobby” na secção “Mistério… Policiário". A estreia apenas não se deu na altura em que surgiu pela 1.ª vez a citada secção, devido a um “receio” infundado, que talvez atinja alguns dos futuros policiaristas.

     APRESENTOU-SE com o pseudónimo “Jomasacuma”, tendo sido este mais tarde alterado para um mais simples de nomear, “Zé Manel”. A partir de Janeiro de 1984 passou a assinar com o actual pseudónimo “Mac Jr.” (e não “Mac Jor.”, nem “Mac Júnior”, como alguns confrades têm escrito).

     AINDA leva vida de estudante pois frequenta a Universidade do Minho no 4.º ano de Eng. de Sistemas e Informática, facto este que o afastou um pouco do Charadismo e do Cruzadismo, mas não definitivamente.

     PODE considerar-se um decifrador de nível médio, nunca tendo ganho qualquer torneio, mas participando sempre que possível. A melhor classificação obtida foi, supõe, um 4.º lugar na recente II fase dos Campeonatos de Atletismo Policiário nas “Badaladas da TPO”.

     NÃO esquece de lembrar a existência do Círculo Policiário Vimaranense, que está a viver um momento de consolidação, prometendo um papel importante no panorama policiário... porque “do Norte nem só Nortada “...

  









CONTRA-SENHA

1 de Agosto de 1986 a 29 de Fevereiro de 1989

»»» 29 Edições «««

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.