⏳ O DESAFIO DOS ENIGMAS 🔍
- Edição de 20 de Novembro de 2025 -
🎓 RECORDANDO O PASSADO,
PREPARAMOS O FUTURO PRÓXIMO
A caixa do correio eletrónico do orientador da secção rececionou até ao momento 5 (cinco!) enigmas participantes no concurso de problemas policiários “Mãos à Escrita! – 2026”, sendo de prever que nos próximos dias venham a surgir outros originais, apesar do prazo de envio de problemas policiários se estender até final de março de 2026. Mas o importante mesmo é que os potenciais concorrentes deitem “mãos à escrita” logo que sintam a inspiração surgir, tendo sempre presente que o produtor deve ter a preocupação de colocar no texto todos os elementos de que o solucionista precisa para resolver cabalmente o enigma, colocando-os o mais disfarçadamente possível, camuflando-os com pistas que se verifica serem falsas e com outros elementos inócuos, em relação aos quais o solucionista tem de fazer uma cuidadosa triagem. E esta mesma preocupação deve estar presente na escrita de qualquer género de enigma, seja ele de “carácter técnico”, de “estilo dedutivo”, de “eliminatórias”, de “decifração criptográfica” ou de qualquer outro género de tipologia policiária.
Esta preocupação, habitualmente muito reclamada pelo nosso saudoso confrade Gustavo Barosa (Zé Viseu), que reiteradamente dizia que o bom produtor é aquele que não “mente” ao solucionista, evita fundamentalmente que a “chave” proposta permita a abertura de portas para soluções diversas, frustrando assim o labor dos que se debatem com o enigma.

CONCURSO DE ENIGMAS POLICIÁRIOS (PRODUÇÃO)
“MÃOS À ESCRITA!” – 2026
REGULAMENTO
1. O concurso é aberto a todos, sem condicionalismos de idade.
2. Cada concorrente pode apresentar mais do que um original.
3. Os trabalhos, na modalidade de produção de enigma policiário, em língua portuguesa, deverão conter enunciado e respetiva solução.
4. Os trabalhos deverão ser apresentados em suporte digital, formato A4, com tipo de letra Time News Roman, em corpo 12 e com 1,5 de espaçamento entre linhas.
5. O enunciado do enigma deve ter o máximo de 2 páginas e a solução o máximo de uma página e meia.
6. Os trabalhos, nos moldes atrás descritos, deverão ser enviados para o endereço eletrónico salvadorsantos949@gmail.com, entre 1 de novembro de 2025 e 31 de março de 2026.
7. A classificação dos enigmas será definida através da média da pontuação atribuída pelos participantes na edição 2026 do Torneio de Decifração “Solução à Vista!” e pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas.
8. Na apresentação das propostas de solução dos enigmas do torneio de decifração acima referido, que decorre paralelamente, os participantes atribuirão aos enigmas entre 5 a 10 pontos (em função da sua originalidade e grau de dificuldade), tendo o orientador da secção o mesmo número de pontos para atribuir a cada enigma.
8.1. A atribuição dos pontos é feita da seguinte forma: na apresentação da proposta de solução do enigma que constitui a segunda prova do torneio de decifração, os participantes atribuirão a pontuação da primeira prova; na apresentação da proposta de solução da terceira prova, atribuirão a pontuação da segunda prova, e assim sucessivamente.
8.2. A última prova do torneio de decifração “Solução à Vista!” será da autoria do orientador da secção, pelo que não integrará o concurso “Mãos à Escrita!”.
9. Será vencedor do concurso o enigma que alcançar uma maior pontuação média, sendo também distinguidos os restantes enigmas classificados nas primeiras três posições.
10. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1.º lugar – Taça A. Raposo; 2.º Lugar – Taça Nove; 3.º Lugar – Taça Cloriano M. Carvalho.
11. Os casos omissões serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.
TORNEIO DE DECIFRAÇÃO DE ENIGMAS POLICIÁRIOS
“SOLUÇÃO À VISTA!” – 2026
REGULAMENTO
1. O torneio de decifração de enigmas policiários é aberto a todos os leitores do jornal AUDIÊNCIA GP e do blogue Local do Crime, não necessitando de inscrição prévia.
2. O torneio será constituído pelos enigmas apresentados ao concurso “Mãos à Escrita!”, que serão publicados ao longo do ano de 2026.
3. As propostas de solução de cada enigma deverão ser enviadas até ao último dia do mês da sua publicação, para o email salvadorsantos949@gmail.com.
3.1. A partir da prova n.º 2, as propostas de solução deverão ser acompanhadas de pontuação atribuída ao enigma que constituiu a prova anterior (o enigma que constitui a última prova do torneio, da autoria do orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não será pontuado).
3.2. As pontuações a atribuir, entre 5 e 10 pontos, terão como objetivo definir a ordenação da tabela classificativa final dos enigmas concorrentes ao concurso “Mãos à Escrita!”, a decorrer paralelamente.
4. Cada proposta de solução será classificada entre 5 e 10 pontos, correspondendo 5 à simples presença e 10 à solução integral do enigma, sendo as pontuações intermédias definidas de acordo com o grau de resolução.
5. Em cada prova, das propostas de solução enviadas serão selecionadas pelo orientador da secção as três melhores, que somarão mais 3, 2 e 1 pontos.
6. Será vencedor do torneio, o concorrente que no final acumule o maior número de pontos, sendo distinguido com a Taça Dic Roland.
7. Os concorrentes posicionados nos dois lugares subsequentes da classificação final serão distinguidos com as Taças Rip Kirby e Avlis e Snitram.
8. Os classificados entre o quarto e o décimo lugar serão distinguidos com medalhas de participação.
9. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.


Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.