PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ZOO termina o Ano em 1.º LUGAR!!!

PONTAPÉS  -  DE  - CANTO  (16) 

ÉS... TOURO! 
(A Prenda de Natal que o Rui Freixo ofereceu ao ZOO do Cassapo!)

VALE MILHAÇOS, 0  -  CHARNECA DE CAPARICA, 1
(Campeonato Distrital de Iniciados da 3.ª Divisão – Série A)

SEXTA VITÓRIA CONSECUTIVA # PRIMEIRO LUGAR ISOLADO # 
MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO  #
ESTRELAS BRILHARAM NOS DOIS CONJUNTOS  #  
ZOO DO CASSAPO (INICIADOS DO CCFC) FOI MAIS FELIZ #
TRINTA E SEIS GOLOS MARCADOS EM DEZ JOGOS  #  
TOURO (Rui) E DIABO DA TASMÂNIA (Rafael)... SIAMESES #

 PELA  PRIMEIRA  VEZ  ESTA  GERAÇÃO  GANHA  UM  JOGO  EM  VALE  DE  MILHAÇOS   

            COMEÇO por esclarecer o porquê deste título “És... Touro!” escolhido para encabeçar esta Crónica, porque, no final do jogo, o prometi aos Pais e Adeptos dos Jogadores. Existe uma anedota ou um dito em que um indivíduo pergunta a um outro como se chama o estrondo duma bomba ou dum foguete, quande explode no ar! E sugere de imediato: É um arrebentamento ou um Estouro (Estoiro)?! Se o sujeito inquirido responde “arrebentamento” logo de imediato o perguntador profere: Não, “És toiro” ou “És Touro”!!! (Leiam tudo seguido para perceberem a ligeireza da piada!) 
            Pois bem, regressando à partida que o “ZOO do Cassapo” jogou, hoje, Domingo, dia 19 de Dezembro de 2010, no campo do Vale de Milhaços, onde venceu brilhantemente por 1/0, sou a dizer que o desafio esteve sempre indeciso quanto à verificação do seu vencedor, dada a raça e o empenho demonstrado por todos os executantes no terreno! Aos sessenta minutos de luta muito animada e constante, portanto quando somente faltavam os restantes dez para o jogo terminar, o Treinador adversário ao querer incentivar os seus jogadores começou a proferir incessantemente que a Equipa do Charneca tinha dado o estouro! As palavras eram ditas, mais ou menos, assim: “Vamos lá equipa... eles deram o estouro!” Isto, durante um minuto, parece um século, para quem está na proximidade! Aos 61 minutos, o nosso “animalzinho” Super-Rato, que andou durante quase todo o desafio a ter medo de meter o pé na bola, mostrou-se, desta vez, autoritário e pontapeia a redonda para o ar, na direcção da cabeça do Diabo da Tasmânia! Este, valente, como sempre, salta entre dois adversários e cabeceia-a para a frente endossando a bolinha ao generoso Touro... Logo ali, naquele momento, eu próprio senti um estremeção! Alguém gritou, ao meu lado: É AGORA! O Rui Freixo assume o controlo da sua amiga em dois instantes... passa em correria entre dois jogadores opositores, finta um outro e dirige-se para a baliza do Vale Milhaços... O guarda-redes saiu ao seu encontro e toda a gente pensou que ele ia rematar, mas não... numa simulação perfeita de corpo para a sua direita, o Touro obliquou para a esquerda e desviou-se do último jogador adversário... A bola, tal como uma lapa residente numa rocha apetitosa, esteve sempre colada aos seus pés... De repente, o Rui Freixo e a sua donzela, como num Conto de Fadas, viram-se perante a baliza escancarada e abandonada dos visitados!... O Touro abriu os braços e juntamente com a sua companheira entrelaçaram-se os dois naquelas redes celestiais! Entraram no CÉU!
            Eu, deixei de ver... quando recuperei o meu estado normal, vi um enorme bolo de cor amarela, com uma cereja de cor azul no seu topo! Eram todos os jogadores do ZOO do Cassapo que amontoados entre si festejavam o GOLO louco que o Rui Freixo tinha conseguido! Em cima deles todos, vestido com um fato-de-treino, novinho, de cor azul, estava o Luís Vasques, o Simba-Mor do ZOO! Não sei como lá foi parar, nem como desceu, saindo do cimo de toda aquela massa humana, pois, entretanto, eu virei-me e comecei a exclamar, eufórico: Deram o estouro, nao deram?... Toma lá com o Touro!!! És Touro! És Touro! És Touro! És Touro! E, assim nasceu o título para esta reportagem.   
 
O FILME DO JOGO
            Apresentaram-se em campo duas equipas muito iguais, empenhadas em ganhar o jogo. Bem organizadas, onde cada elemento sabia aquilo que tinha para fazer. O árbitro e os seus auxiliares ainda tentaram ser as vedetas da partida, chamando para si as atenções, com erros incríveis, de bradar aos seus, prejudicando mais vezes o ZOO do Cassapo, no entanto as Estrelas brilharam entre os anfitriões e os forasteiros.
            O Vale de Milhaços teve duas oportunidades para golo e não concretizou, com ambos os remates a sairem ao lado da baliza do nosso Macaco. Mais tarde, nos últimos e derradeiros instantes da partida, remataram uma bola contra os ferros da baliza do Charneca! Seria o empate merecido, sem quaisquer dúvidas. (O Peixoto bem pode acender uma velinha e dedicá-la ao menino Jesus! Foi milagre aquela bola não ter entrado!) O C.C.F.C. também teve uma bola no poste, após remate de cabeça do Camaleão e igualmente desperdiçou duas ocasiões flagrantes de golo quase certo. Um remate perigoso do Diabo da Tasmânia e um tiro do Tigre que proporcionou uma grande defesa do guarda-redes contrário. (Nos poucos minutos em que esteve em campo, o Fábio Veloso, bem se pode dizer que se assistiu a uma pequena luta entre o GUERREIRO e... O TIGRE!) Valeu-nos, então, o golo magnífico e genial do Touro, para desempatar e dar a esta Equipa o 1.º Lugar da Classificação –isolados! -agora, com 24 pontos, mais um em relação ao Leão Altivo que venceu o Vinhense. Para concluir, apesar das incidências e contrariedades deste desafio, temos a consciência de que o ZOO do Cassapo foi mais Feliz fazendo, no entanto, jus à máxima de que a Sorte procura-se com dedicação, vontade, trabalho árduo e perseverança, ou seja: A Fortuna protege os Audazes!    

RECORDES... DA EQUIPA! 
            Foi a sexta vitória consecutiva, nesta competição, com ganhos sobre Zambujalense (2/0), Cova da Piedade (5/1), Alfarim (3/1), Almada (7/0), Beira-Mar (6/0) e Vale Milhaços (1/0). Não há melhor série, contabilizando todas as outras equipas, neste Campeonato!
            Pela primeira vez este Grupo de Jogadores venceu um jogo de futebol realizado no Parque Desportivo J. Caetano, de terra batida, tal como no Cassapo, contra a Equipa do Centro Convívio Desportivo Vale Milhaços (CCDVM)! 
            Com Trinta e Seis (36) Golos marcados, até à contagem da décima jornada e com uma vantagem, já notada, de onze (11) golos sobre a segunda equipa mais concretizadora, o ZOO do Cassapo pode gabar-se de passar este Natal e entrar no Novo Ano com o título de MELHOR ATAQUE do Campeonato! 
            Em todas as Divisões Distritais de Iniciados (Sub/15) e são três, com quatro Campeonatos, somente o Vitória de Setúbal, da Série B, da 3.ª Divisão, tem melhor performance, contando com 48 golos em 10 jogos. O Alcochetense, da 2.ª Divisão tem 32 golos, em 12 jogos e o Fabril do Barreiro, da 1.ª Divisão apresenta 36 golos em 12 jogos. O leitor que faça as contas e dê a nota aos Iniciados do ZOO do Cassapo!

13 = SIAMESES = 13  
            A cada uma de duas pessoas ligadas entre si ou muito amigas dá-se o nome de Siameses! O Rui Freixo e o Rafael Cândido, respectivamente o Touro e o Diabo da Tasmânia do ZOO do Cassapo, são um modelo exemplificativo dos Siameses. Têm, ambos, andado numa luta salutar pela liderança de melhor marcador do plantel e não é que o destino fez com que os dois terminassem o Ano de 2010 com Treze (13) Golos cada um!? Quem é que disse que este número é sinónimo do azar?... Nestas Competições de Sub/15 dos Distritais é muito difícil fazer-se a compilação dos Melhores Marcadores de todos os Campeonatos, todavia, estou convicto de que o Rui e o Rafael, no presente, serão dos Mais Notados nestes Escalões! Se eu estiver certo nestas conclusões, então, estamos perante uma evidência muito séria e que não passará em claro, ou despercebida aos mais Catedráticos e Grandes Senhores do nosso apaixonado e mirabolante Futebol!...  

ESTRELAS DO JOGO
            Quero destacar, na minha qualidade de Repórter, as prestações, neste desafio, e na equipa do Vale de Milhaços, dos jogadores N.º 4 (FRANCISCO VAZ) defesa central e do seu guarda-redes, N.º 1 (DANIEL GUERREIRO). O primeiro, um Jogador com muita qualidade, sempre tranquilo, executando as suas tarefas com uma enorme tranquilidade sem gestos de vaidade nem de exuberância! Talvez, se não se descuidasse, adiantado demasiado no terreno... o Touro do Cassapo não tivesse entrado no Reino dos Céus!... Quem sabe?... O conhecido “Danny” que continua a ser um excelente guarda-redes, agora, mais crescido e muito evoluído! Vai longe. Foi ele quem evitou a ampliação do marcador, com uma defesa soberba e gigante negando o golo ao infeliz e arreliado Tigre!
            Do lado do Charneca (ZOO) destaco a exibição medonha e avassaladora da Girafa (PEDRO CARDOSO), outro central! Para um miúdo de 1.º ano, como se costuma dizer, esteve intransponível! Parabéns, Pedro. Do Touro (RUI FREIXO) já todos leram sobre a sua proeza mas sempre acrescento que sinto um prazer enorme em vê-lo jogar. A bola parece divertir-se tocada de um modo sumptuoso pelas suas botas encantadas!...  
            Macaco (PEIXOTO), sempre seguro e descontraído.
            Gazela (MIGUEL DIAS), quase não se nota em campo, mas aparece sempre no lugar certo a cortar a bola com prontidão e sempre na antecipação ao adversário.
            Trovão/Cavalo Preto de Corrida (PEDRO VICTOR), sempre irreverente, na sua maneira apaixonada de jogar futebol! Cuidado com os cartões amarelos. Injustiçado, neste jogo.
            Relâmpago/Cavalo Branco de Corrida (GONÇALO VASQUES), raça e competência ao serviço do colectivo. Ninguém passa por ele.
            Super-Rato (RICARDO FRANCISCO), parece-me que chegou sempre tarde à bola, até participar activamente no único golo do encontro! Tem capacidade para evoluir. 
            Camaleão (MIGUEL AMIGUINHO), numa tarde desinspirada, com muitos remates tortos e sem direcção! Valeu aquela cabeçada ao poste que quase resultava em golo... 
            Pernalonga (BRUNO SILVA), agilidade e inteligência. Um pilar no meio do terreno. Não foi marcado um “penalty” sobre ele quando levou uma pantufada na pantufa! 
            Diabo da Tasmânia (RAFAEL CÃNDIDO), talvez por ter sido observado, em jogos anteriores, pelos visitados, não lhe deram muito espaço  não brilhando como é seu timbre. No entanto, num rasgo de génio conseguiu cabecear a bola para o Touro, no golo da vitória...
            Búfalo (ANDRÉ CARVALHO), muito só, lá na frente, não conseguiu destroçar os defesas contrários, no entanto, cansou-os de sobremaneira. Saiu esgotado. 
            Tigre (FÁBIO VELOSO), continua à procura do golo perdido e... já merecido, dada a bravura que utiliza quando é chamado a participar nos jogos. 
            Raposa (RICARDO ARAÚJO), começa a ser a arma-secreta do ZOO... Quando entra em campo tudo se transforma... para melhor! A equipa fica com mais génio, rapidez e mais fluidade nos passes e nas transições. 
            Lince (DIOGO PIRES), entrou somente para “queimar” tempo e também porque a Girafa não aguentava mais...
            GORILA (Jorge Matos), BAMBI (João Castelo) e PINTASSILGO (Rodrigo Marques) foram os restantes convocados para esta contenda, na visita ao Vale Milhaços, que se limitaram a aplaudir os companheiros, não sendo necessária a sua utilização.  

BOM NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
            São os meus desejos para o ZOO do Cassapo e todos os seus Familiares. Aproveitem para comer uns doces e descansar porque na primeira luta do Novo Ano vão ter que apresentar forças supremas para domesticar e vencer um Leão Altivo que anda por aí muito assanhado!...
            Repórter de Ocasião.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.