PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O Jornalista SOU EU n.º 95 - Refeição Enfática! (Por: RO)



DEDICATÓRIAS PARA OS MEUS LEITORES
            Não é hábito mas, desta vez, quero dedicar este texto aos meus Amigos: PAULO PAIVA e ANA PAIVA porque sei que vão adorar… e ler até ao fim esta crónica! CARLOS VIDEIRA, porque sei que vai colocar um “gosto/like” na reportagem… antes de a ler e… não se vai arrepender! E, por fim… também, a ANSELMO ROSA… um entusiasta dos meus escritos porque ele faz questão de salientar que… ou GOSTA… ou NÃO GOSTA! E, neste caso… ele GOSTA! Abraços para todos. (RO) 


Refeição Enfática
     O Jornalista SOU EU (95)Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)

»»»
 Aquilo que se esperava ser um ameno e afável piquenique... o jogo de Seniores entre CHARNECA DE CAPARICA (CCFC) e ALMADA ATLÉTICO CLUBE (AAC)... para o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal (AFS), acabou por tornar-se numa refeição enfática... que deu para todos e para todos os gostos... onde as três Equipas em Campo... petiscaram (deu... para tudo!) e ainda sobrou comida para os ilustres adeptos visitantes que hoje, nesta tarde aprazível (sem chuva!), visitaram o Campo do Cassapo!... Até a ÁRVORE do CASSAPO, sempre atenta e curiosa neste tipo de derbys tomou um duche, antes do desafio... para se apresentar bem composta e toda janota para aquele apetitoso repasto!    
            Em semana de GALA do DESPORTO ALMADENSE, os intervenientes deste frenético, emocionante e bem disputado encontro, entre rivais de longa data, estiveram solidários com a efeméride e presentearam os adeptos de ambos, que assistiram ao desafio, com uma enorme patuscada que resultou num original e inigualável bródio onde toda-a-gente participou de uma ou outra maneira, dentro e fora do campo, tal foi a abundância e a fartura de comida que transbordou no Campo do Cassapo… ao ponto de alguns já bem comidos e bebidos, contrariados com algumas substâncias que não foram do seu agrado, gritavam e insistiam em proclamar que todos aqueles temperos e factos reais deveriam ser colocados, bem escritos e explanados… nas crónicas! Olá! “…nas Crónicas!?...” aquele aparato, provavelmente, seria dirigido às Crónicas do “RO”… fiquei contente, por um lado, pois… não sabia que era, assim… tão famoso, seguido e subtilmente acompanhado… por outro lado, como considerei que o tom de voz do interlocutor não era o mais indicado para aqueles festejos… tive de agir em conformidade, abraçando aquele meu Amigo e mostrando-lhe alguma comida que desperdiçadamente tinha sido deitada fora… para um caixote-do-lixo… e que não havia necessidade daquilo acontecer! Acabou tudo em bem e em concordância… que foi o mais importante naqueles honrosos pitéus!  

O PIQUENIQUE TRANSFORMADO EM LANCHE AJANTARADO 
Pela manhã, na antevisão do jogo, escrevi sobre um piquenique mas, afinal, enganei-me porque, pelos vistos, a reunião/convívio resultou num lanche ajantarado. O Charneca de Caparica pôs as toalhas, colocou a comida e serviu as bebidas ao Almada Atlético Clube com pompa e circunstância e, esperando cativar a simpatia dos visitantes, resultou tudo ao contrário porque os Almadenses deixaram os “Canários” comer os aperitivos, durante 10 minutos e, a partir daí… desse momento, a festa começou a azedar para os anfitriões, que nunca mais tocaram nos produtos que se apresentaram muito bem cozinhados! Os de Almada, peritos em Gastronomia, resolveram degustar os acepipes e… nunca mais pararam e quem sofreu (quase) uma indigestão foi o coitado do Heleno, guarda-redes do CCFC que chegou ao intervalo com duas bolas no bornal!!

O SEGUNDO PRATO E AS SOBREMESAS  
Ora, o Charneca comeu os aperitivos e o Almada ingeriu o primeiro prato limpando tudo na primeira parte da partida! Boa Equipa, forte, unida, acutilante, rápida, bem organizada e a preencher todos os espaços do petisco! No início da segunda metade do festim, a equipa de Arbitragem, que no início do banquete parecia ter vergonha de comer qualquer coisa…, atirou-se como gato a bofe à comezaina e ainda estou eu, para saber, que espécie de líquidos é que beberam na primeira parte, antes do intervalo (!) porque, durante todo o resto do desafio nunca mais se entenderam e uma prova disso mesmo e desta minha dúvida (!) é que o juiz máximo do repasto, antes do descanso, quando o Almada já vencia por 2-0 (!)… mostrou um cartão vermelho, primeiramente, ao Paulo Tavares, do CCFC, e… após muitos protestos… tomou notas, ouviu um seu colega e acabou por dar ordem de expulsão ao Fábio Mendes (Fabinho), da mesma Equipa, corrigindo a sua decisão! O leitor se não conhecer os jogadores, eu esclareço: -O Paulo Tavares é alto, de pele clara, usa barba e tem o cabelo preto, ondulado e encaracolado! O Fábio Mendes é baixinho…, usa o cabelo curtíssimo, tipo pente-2, ou ainda mais rapado… e tem o rosto escuro, sem barba! Não tenho dúvidas… as bebidas do Cassapo são excêntricas! 
            O segundo prato da merenda… quando o Almada já se apresentava de barriga cheia foi totalmente saboreado pelo Charneca mas, aqui, eu tenho de tirar o meu chapéu e erguer o meu copo, bem alto, para saudar a equipa Técnica do CCFC porque resolveu enviar para a frente da mesa do banquete o seu defesa central… NECA e, este, endiabrado, tirou a barriga de misérias, encheu o papo e o Campo com a sua “fome” de lutar por um bom naco de comida porque a sua Equipa bem o merecia e, assim, ganhando uma grande penalidade (convertida pelo Paulo Tavares) e depois de uma jogada mágica, pelo flanco direito, do ataque do CCFC, após derrubar tachos e panelas… endossou, de bandeja, a bola enfeitada para o comilão “Rafa” a enviar, sem arrotar, para o fundo da Cataplana do abarrotado e empanturrado guardião Almadense! Só um Super-NECA podia dar a volta a uma mesa de comes e bebes onde os forasteiros queriam comer tudo e não deixar nada para os caseiros! Fez-se justiça e o petisco acabou em apoteose, numa homenagem grandiosa aos briosos, dedicados, aguerridos e talentosos jogadores do CCFC… ouvindo-se num tom vibrante a corneta mágica de Amílcar Piteira… cantar e cantar e voltar a cantar… acompanhando os cânticos calorosos e as canções de incentivo da MANCHA AMARELA!! Bonito.

DEDICATÓRIAS PARA OS MEUS LEITORES
            Não é hábito mas, desta vez, quero dedicar este texto aos meus Amigos: PAULO PAIVA e ANA PAIVA porque sei que vão adorar… e ler até ao fim esta crónica! CARLOS VIDEIRA, porque sei que vai colocar um “gosto/like” na reportagem… antes de a ler e… não se vai arrepender! E, por fim… também, a ANSELMO ROSA… um entusiasta dos meus escritos porque ele faz questão de salientar que… ou GOSTA… ou NÃO GOSTA! E, neste caso… ele GOSTA! Abraços para todos. (RO)

Repórter de Ocasião (28 de Novembro de 2016)
Nota       O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

LEGENDAS DE FOTOGRAFIAS DESTA CRÓNICA/REPORTAGEM PUBLICADAS NO BLOG-RO

1 -Foi um "petisco" de levar as mãos à cabeça (!) e de saudar os Deuses de braços erguidos mas... mesmo empanturrados com enorme banquete alguns dos Seniores do CCFC, juntos de Treinadores e Dirigentes, ainda tiveram estômago... para comer PIZZI... enquanto viam na TV o Benfica vs Moreirense! (3-0).

2 -Alguns dos ilustres visitantes, hoje, no Campo do Cassapo, para assistirem e participar numa refeição enfática com vigor e apetite! 

3 -Fábio Carvalho, treinador de guarda-redes do Almada transporta um saco de bolas... mas acabaram de ser apenas duas... para cada uma das Equipas que serviram para ser colocadas em cada uma das pontas da enorme toalha que foi posta no relvado e que serviu para receber todos os comes e bebes!  

4 -Entrada em Campo... para a PETISCADA!... 

5 -Adeptos exultaram com a refeição e a Corneta mágica de Amílcar Piteira também petiscou por duas vezes!...    

6 -Élio Santos e Custódio Galveias (Treinadores do CCFC)... concentrados antes do festim...  

7 -De vez em quando... fazia-se uma pausa na refeição... para se distribuir... comida!  
 
8 -Pedro Santos foi uma surpresa... um novo empregado-de-mesa lançado pelo CCFC... 

9 -No final do repasto... saíram todos de barriga cheia... mas Bruno Pais parece perguntar ao Fábio Carvalho, o seguinte: -SÓ ISTO!? APETECIA-ME MAIS...

10 -PAULO TAVARES não esteve pelo ajustes e também... MOLHOU-O-BICO!  

11 -RAFA (Rafael Cândido), como de costume MOLHOU-A-SOPA...  

12 -SÓ UM "SUPER-NECA" PODIA TER DADO A "VOLTA-À-MESA"!!!   

13 -Élio Santos a preparar as bolas... para a Festa sob o olhar atento de Custódio Galveias...  

14 -O novo símbolo da Tipografia Lobão... uma bola de futebol nas patas do Lobo... simboliza o apoio desta Empresa ao CCFC!... Tiago Campos, Iniciado A... é o Padrinho!  

15 -Darlin Reis, o guarda-redes do Almada... comeu... e dormiu a SESTA!!! 

16 -A ÁRVORE do CASSAPO... no DUCHE!!!  

17 -Dona ADELINA NEVES... que também está esperando a promessa de uma Biblioteca para o CCFC onde se guardará a História do Clube (!)... emocionou-se com a refeição enfática e quase desmaiou no final do desafio! Esperamos que já esteja bem de saúde porque ver o seu Neto (NECA) "comer-daquela-maneira"... assusta qualquer Pessoa! 




































1 comentário:

  1. Grande Rodrigues, relativamente à tua crónica sempre bem condimentada não vou comentar como deves compreender (risos) apenas vou referir, como já te apercebeste, que SIM , acompanho sempre que posso... E que bem que escreves. Inteligente, acutilante e defensor dos teus, e é assim que deve ser mesmo, quem não gostar ou não compreender... Tem bom remédio. Mas agora e para finalizar, o principal motivo do meu comentário. Tal como li, tal como escreveste e sem tirar nem pôr, foi o teu abraço que foi fundamental para me acalmar. Agora sou eu que retribuo... Um grande abraço AMIGO!... Que continues inspirado, não são as minhas "cores mas aprecio o conteúdo pois profissional da área tenho sentido crítico apurado para análise final do resultado. Grande abraço. Ass. Pedro Assunção

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.