PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

»»» Bola Fora (026) - Inédito, de: RO - (Ninguém pÁra o Charneca!) - ACORDO ORTOGRÁFICO!



»»» ...Ora, como eu sou “burrinho” e…muito teimoso e também não vou preso, por continuar a escrever à minha maneira… eu mantenho e escreverei, sempre, assim:



NINGUÉM PÁRA O CHARNECA! E… quero dizer, com isto… que o Clube está imparável, interactivo e caminha no rumo certo! E, também, deste modo, penso que todos me perceberão… doutra maneira existiram dúvidas e apreensões ao lerem a mensagem! (RO)


Ninguém pára o Charneca!

ou

Ninguém para o Charneca!

A Academia de Ciências de Lisboa, agora, penso que tardiamente, porque sempre estranhei o seu silêncio… (!?), resolveu tentar repor alguns ajustes no acordo ortográfico que está em vigor e parece que a ideia não foi muito bem aceite na Assembleia da República! Coisas… que não entendo por isso, eu que sou um proscrito, neste aspecto, em relação ao novo acordo ortográfico, costumo apresentar no final das minhas crónicas e reportagens, uma indicação que todos os meus leitores se recordam:

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

E, assim, vou continuar quer os intentos da Academia de Ciências chegam, ou não (!?)… a bom, adequado, benéfico, justo, coerente e evidente, Porto!

Um dos exemplos que é reivindicado, agora, (só… agora!?) pela Academia é precisamente a maneira como se escreve a palavra “para” (sem acento) em determinado contexto o que levará o Leitor a uma interpretação diferente daquela pretendida pelo escritor! Dou um exemplo:

Se eu escrevesse a seguinte frase: NINGUÉM PARA O CHARNECA! O que é que a Nação CCFC iria interpretar do meu sentimento?... Todos iriam deduzir que eu não queria ninguém… no Clube… embora a frase esteja bem escrita… com o novo acordo ortográfico! Porque… suprimiram, os eruditos (!), o acento agudo na palavra “para”!

Ora, como eu sou “burrinho” e…muito teimoso e também não vou preso, por continuar a escrever à minha maneira… eu mantenho e escreverei, sempre, assim:

NINGUÉM PÁRA O CHARNECA! E… quero dizer, com isto… que o Clube está imparável, interactivo e caminha no rumo certo! E, também, deste modo, penso que todos me perceberão… doutra maneira existiram dúvidas e apreensões ao lerem a mensagem!

A Academia de Ciências de Lisboa deve, outrossim, ler as minhas crónicas.

Repórter de Ocasião (07 de FEVEREIRO de 2017)
Nota – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga. 

Fotografia: João Domingos GALÃO (JDG)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.