PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 21 de outubro de 2017

!!! »»» (2) ERA UMA VEZ... (2) ««« !!! UM MENINO QUE SABIA JOGAR FUTEBOL! ««« (Homenagem a "Rafinha") »»» Produção, de: Repórter de Ocasião




O MEU MENINO
          
Ainda eu estava no Bar do Cassapo quando se marcou o primeiro golo, sacado da cartola do mágico “Rafa” e, ao meu lado, alguém gritou, erguendo o punho em sinal de triunfo: -O meu menino!” Tal facto foi, tal e qual, motivo de conversa agradável entre os presentes com a mãe do menino que tal e qual como o irmão, marcam golos pelo CCFC. Refiro-me à mãe do Henrique Paulino jogador dos Iniciados (A) e que tal e qual como o irmão Rafael nasceram com o dom de saber jogar bom futebol. Tal e qual como outras pessoas que se estreiam na Nação CCFC e ainda não conhecem bem e, na realidade, os modos e procedimentos do Clube eu senti-me, uma vez mais…, quase um estranho nesta Família original que são os amigos e adeptos do CCFC pois, tanto tenho escrito sobre o Clube e não conhecia, não senhor, nem sequer sabia que Rafael e Henrique eram irmãos! Aprendi a conhecer melhor o CCFC. Conversa puxa conversa, tal e qual como acontece nestes momentos, lembrámos crónicas antigas e fortificaram-se amizades.




Era uma vez… (2)

(2) ERA UMA VEZ...
UM MENINO QUE SABIA JOGAR FUTEBOL!

Produção, de:  Repórter de Ocasião
 
 
DEDICATÓRIA:
Este trabalho é dedicado ao Rafael Gonçalves Paulino (RAFA), à sua Família, excepcionalmente a Henrique Paulino e Paula Gonçalves e a todos os seus Amigos e outros conhecidos que estão movidos e entrelaçados numa simbiose de desejo e fraternidade para que o jovem “Rafinha” regresse, depressa, ao nosso convívio! Estamos, todos, à sua espera! (RO)



»»» A primeira vez que tomei conhecimento que Rafael Gonçalves Paulino jogava no CCFC foi no Campo do Cassapo, num Domingo de manhã, quando os Juvenis (A) ganharam aos Pelezinhos por 4-2! Se bem me lembro estávamos em Dezembro de 2014 e este Escalão tinha como Treinadores João Ramalho e Ricardo Sebastião. Jorge Monção, naquela Época, era o Massagista que acompanhava o Grupo e creio que o conhecido “Yazalde” (Zé Carlos) desempenhava as funções de Director da Equipa! Um Plantel excelente que conquistou a Taça de Disciplina da Associação de Futebol de Setúbal na categoria de JUVENIS! Acontecimento que motivou a escrita de uma “Short Story”, de minha autoria, que anexarei neste trabalho!


»»» O jogo com a Formação de Setúbal foi o primeiro da manhã e, ainda me encontrava no Bar do CCFC, a tomar o pequeno almoço, quando os pupilos do Ramalho & Sebastião marcaram o primeiro gole e… ao meu lado, alguém gritou: “-O MEU MENINO!” Olhei para a Pessoa e deparei com a Paula Gonçalves, sorridente e de braços no ar!
Contei, depois, em “(R)eportagens (O)riginais (n.º 43), com o título “TAL E QUAL” o brilharete dos Juvenis (A), e… é dessa mesma reportagem que extractei os dizeres que divulgo aos leitores:


JUVENIS (A): Charneca de Caparica, 4 – Pelezinhos, 2
         Tal e qual como é costume e do mesmo modo, no Domingo, pela manhã, já estava eu no Campo do Cassapo para assistir aos jogos dominicais do CCFC. Os primeiros a jogar foram os Juvenis mais velhos e assisti, mais uma vez, a um jogo mágico desta Equipa e por mágica curiosidade, e não tal e qual como os “cinco violinos” do Sporting Clube de Portugal, esta formação, na primeira metade da partida, apresentou não “cinco mágicos” mas sim “seis”… jogadores que de um modo demolidor reduziram à mediocridade um adversário que nem era assim do piorio a jogar à bola… os “seis mágicos” da linha atacante dos Juvenis (A) do CCFC é que estiveram totalmente endiabrados e, ao intervalo, já ganhavam justamente por 4-1. Formidável. Fascinante. Encantador. Rafael Paulino (n.º 8); Ramalho (n.º 9); Celso (n.º 11); Alexandre Pires (n.º 6); Daniel (n.º 7) e André Sequeira (n.º 10) foram os mágicos, desta feita, que em meia dúzia de jogadas brilhantes dizimaram os Pelezinhos de Setúbal.
        Foram “mágicos à solta” como muito bem gritou um dos progenitores de um destes mágicos referenciados! Alguns deles têm, até, nomes de “guerra” como: Rafa; Alex e Canuca mas os defesas com os números 3 e 5 também, lá atrás, não permitiram veleidades aos Setubalenses. Foi uma primeira parte mágica. Gostei.






O MEU MENINO
         Ainda eu estava no Bar do Cassapo quando se marcou o primeiro golo, sacado da cartola do mágico “Rafa” e, ao meu lado, alguém gritou, erguendo o punho em sinal de triunfo: -O meu menino!” Tal facto foi, tal e qual, motivo de conversa agradável entre os presentes com a mãe do menino que tal e qual como o irmão, marcam golos pelo CCFC. Refiro-me à mãe do Henrique Paulino jogador dos Iniciados (A) e que tal e qual como o irmão Rafael nasceram com o dom de saber jogar bom futebol. Tal e qual como outras pessoas que se estreiam na Nação CCFC e ainda não conhecem bem e, na realidade, os modos e procedimentos do Clube eu senti-me, uma vez mais…, quase um estranho nesta Família original que são os amigos e adeptos do CCFC pois, tanto tenho escrito sobre o Clube e não conhecia, não senhor, nem sequer sabia que Rafael e Henrique eram irmãos! Aprendi a conhecer melhor o CCFC. Conversa puxa conversa, tal e qual como acontece nestes momentos, lembrámos crónicas antigas e fortificaram-se amizades.




»»» Três meses depois, Março de 2015, os Juvenis (A) deslocaram-se à Cova da Piedade para jogar com a Equipa local, perderam (1-2), e nestes desafios encontram-se, sempre, Amigos do Futebol e, naquela casa eu faço sempre questão de abraçar e cumprimentar o meu companheiro José Pedra só que, desta vez, também conheci o “Geninho”, uma Glória deste Desporto-Rei, um conhecedor e sabedor da matéria! Nas (R)eportagens (O)riginais (n.º 53) eu narrei, desta maneira, as opiniões do Eugénio Cardoso que ficou maravilhado com um jogador do CCFC que actuava com o n.º 8 nas costas! Esse menino… chamava-se “RAFA” (Rafael Gonçalves)… 


NA COVA DA PIEDADE COM OS JUVENIS – A
        Foi assim que encontrei na Cova da Piedade, no Domingo de manhã, o meu companheiro e amigo José Pedra que tal como eu e o José Manuel Santos assistia ao jogo entre a Equipa local e os pupilos do João Ramalho e Ricardo Sebastião. O conjunto do Cassapo perdeu o desafio por dois a um (2-1), com todos os golos a serem marcados na segunda metade do mesmo, depois de os visitados ficarem reduzidos a dez elementos, por expulsão de um seu jogador. Mesmo assim o Desportivo da Cova da Piedade chegou aos dois a zero reduzindo, depois, a desvantagem, a formação do Charneca de Caparica... não conseguindo, no entanto, evitar a derrota.
            Depois do intervalo juntou-se a nós Eugénio Cardoso, antiga glória do Cova da Piedade, guarda-redes, que também jogou no Esperança de Lagos, meu amado clube de infância. No meio de animadas conversas e recordações antigas... Eugénio Cardoso atirou de rompante, apontando para dentro do campo, sobre Rafael Gonçalves (Rafa), o n.º 8 do CCFC:
         

         
                »»»»» -Aquele n.º 8 é jogador da bola!  
            »»»»» -A sua morfologia está lá.
            »»»»» -É um jogador cinco estrelas! 
            »»»»» -Está lá... tudo! 
            »»»»» -...É um talento nato.

            Depois destas considerações em relação ao Rafael Gonçalves, que se divertia dentro do campo, comecei a pensar nas “Estrelas do CCFC” e, por coincidência, Eugénio Cardoso referiu cinco alíneas sobre o “Rafa”... logo, lembrei-me do convívio “Cinco Estrelas” da véspera. Surgiu, assim, a oportunidade para escrever sobre as “Estrelas do CCFC”.
            Alguns minutos depois, Paula Gonçalves foi apresentada a Eugénio Cardoso, como sendo a Mãe do menino referenciado. Os elogios continuaram mas, Eugénio Cardoso –que não gosta ser chamado de “Geninho”... pelo companheiro José Pedra! –pediu aos presentes, inclusive à Paula Gonçalves para não contar nada “daquilo”... ao miúdo. A ideia é deixá-lo crescer, como talentoso jogador que é... não fossem os encómios estragar a performance do jovem. 
            Eu... é que não me calo! Tenho este feitio. Sou tal e qual o outro... se não conto... rebento!



»»» A Temporada terminou, não me recordo, nem sei qual a classificação final obtida por este excelente Plantel mas as melhores notícias…, vieram depois, com a confirmação de que os JUVENIS (A), Época 2014-2015, do CCFC, tinham conquistado brilhantemente a TAÇA DE DISCIPLINA, DO CAMPEONATO DISTRITAL DA 1.ª DIVISÃO DE JUVENIS, DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL! A Nação CCFC exultou e congratulou-se com a proeza que revelou disciplina, formação, respeito e coesão de Grupo, um orgulho para todos, inclusive para os Treinadores!
»»» RAFAEL GONÇALVES PAULINO (RAFA – Rafinha) fez, deste modo, História no Charneca de Caparica Futebol Clube! Os factos relatados são verídicos e pertencem à História dos talentos que mais se têm evidenciado em defender as cores deste Clube que se apregoa original e… DIFERENTE!
»»» Boas melhoras, “RAFA”! Volta depressa! Estamos e continuamos à tua espera! Como dizia o teu Mister João Ramalho: “-VAMOS LÁ… PÁ!”
 
Repórter de Ocasião (21 de OUTUBRO de 2015)
Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

O Jornalista SOU EU (38) – Por: Luís Rodrigues (RO)

F
OI idealizada para nascer perfeita mas, mesmo assim, escolheram-na entre as mais luzidias da sua geração para um dia, mais tarde, de um modo convincente e justo ser atribuída a quem, na realidade, a merecesse!...


       
 Ela aparentava usufruir de um dom original, tal era a beleza que irradiava perante os olhares de todos aqueles que a contemplavam e veneravam. Ela encantava, qual feiticeira sedutora, de uma maneira muito sublime e fantástica os seus admiráveis observadores e pretendentes! Todos a queriam e desejavam ardentemente mas, em consciência, igualmente sabiam e tinham conhecimento prévio que ela somente iria ser pertença de quem fosse humilde, honesto e talentoso, esforçado, compreensivo, tolerante, bem-educado, dedicado, cumpridor, com bom senso, apaziguador e indubitavelmente possuidor de um ímpar e inolvidável fair-play. 





A
TÉ que um dia... chegou a hora... o momento mágico e esperado que todos ansiavam... por recebê-la nos seus braços!... E, assim, os bafejados pela sorte e simultaneamente dignos por a terem, finalmente, conquistado com enorme galhardia e merecimento foram os JUVENIS (A) do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC), Época 2014 – 2015, que a levaram, entusiasmados, para a sua casa, o Campo do Cassapo.   

**********  <<<>>>  **********  

        A TAÇA DE DISCIPLINA, DO CAMPEONATO DISTRITAL DA 1.ª DIVISÃO DE JUVENIS, DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL, FICARÁ EXPOSTA NA SALA DE TROFÉUS DO CCFC EM REPRESENTAÇÃO DO BRILHANTISMO DESTE ESCALÃO.

Repórter de Ocasião (15 de MAIO de 2015)
Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.                  


















»»» ABRAÇOS! (RO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.