PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 12 de junho de 2020

*** HOJE NÃO ESCREVO CRÓNICA! *** (n.º 034) *** RO Fernando Pereira descendente do REINO de BAILUNDO


XIPALA BAILUNDO
Ao princípio parece ser um nome esquisito, pseudónimo, talvez, e Fernando Pereira nunca se justificou nem explicou a origem de tal nome mas também creio que nunca ninguém… lhe perguntou!  

Deduzo que o nome (Xipala Bailundo) terá raízes Africanas nomeadamente de Angola um País do Sul de África. “Xipala” poderá significar fotografia, cara, rosto ou cabeça e “Bailundo” um local onde Fernando Pereira nasceu ou viveu determinado momento da sua Vida porque “Bailundo” é uma Cidade e Município da província do Huambo, em Angola. Neste caso o nome adoptado representará UM ROSTO DE REI!

Conta a História… que existiu o “Reino Bailundo”, um Estado Nacional Africano, localizado no Planalto Central de Angola, que tinha como Capital a Cidade de Halã-Vala que actualmente se chama Bailundo.

Fernando Pereira terá sangue azul e será descendente de um dos REIS de BAILUNDO…? Não sei… a única cor (sangue) lhe eu já lhe vi… foi branca… proveniente de uma Aguardente bastante espiritual e de um saboroso Vinho Tinto (avermelhado)… divinal! Grande abraço. (RO)



Hoje não Escrevo Crónica! (34)
Especial…

Xipala Bailundo
 ou
A vez do Xipala…





*** Na realidade e com o passar dos tempos... no Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC)... enraíza-se a memória que somos mesmo diferentes! Diferentes dos outros Clubes, entenda-se, na maneira de estar, pensar, ser e actuar. E não deduza o Leitor, desta afirmação, que no CCFC nos sentimos superiores em relação aos competidores rivais, não senhor, antes pelo contrário... a humildade e compreensão, o civismo e a prática do bem e do sentido do dever e compromisso a favor da Comunidade e do verdadeiro Movimento Associativo são fortes razões da NAÇÃO CCFC para que de um modo concreto e afável se possa apregoar que somos, mesmo, diferentes! E, se porventura, no meio em que nos inserimos, outros Clubes e Colectividades igualmente se considerarem, da mesma maneira, de diferentes, então, no CCFC, nós afirmamos que somos e nos consideramos diferentes... dos diferentes!
É verdade! É este sentimento que me apraz registar. E… é com a mesma consciência e decoro que vivem os Órgãos Sociais do CCFC. (RO)





-O resultado de um jogo de futebol é somente o acontecimento mais importante das coisas menos influentes das nossas vidas!... (RO)







*** Não são os acontecimentos airosos… os que mais marcam e enobrecem as nossas vidas… mas sim as acções de respeito, consideração, cortesia e carinho que contemplam as Histórias que têm a sensibilidade de jamais serem esquecidas! (RO)



### Olá, Boa-Tarde! 
QUANDO pela primeira vez li um comentário de “Xipala Bailundo” sobre a Nação CCFC… pensei para os meus botões “Olá! O que é que temos aqui…!?” Foi notória a sensibilidade revelada por ele numa prosa escorreita, repleta de paixão, em favor do Clube que inesperadamente passou a frequentar e a conhecer quase quotidianamente e se instalou na sua Vida! 
Fiquei com o “Xipala” “debaixo de olho” -se me permitem a expressão! -e num “piscar de olhos” convidei-o para colaborar na OBRA, que se pretende, seja de LIVRO…, “Uma Viagem à Maior Nação do Mundo: CCFC!” onde escreveu, entre outras palavras, este pequeno extracto:

0007 - Escreveu: XIPALA BAILUNDO - (Fernando Pereira)
»»» Na alegria, na modéstia, na simpatia e na luta, o Charneca é um CLUBE feito de pessoas e para as pessoas.
Xipala Bailundo ...um dia cheguei, vindo não sei bem de onde... mas cheguei. Entrei por um portão largo, de onde se conseguia ver um fantástico relvado "semeado" de crianças cheias de energia. Apesar do tempo frio senti um conforto extraordinário. Aquele espaço respira vida e muita grandeza. Não fazia a mínima ideia que um dia, não sei bem qual, iria sentir um acolhimento e, acima de tudo, a descoberta de um caminho com sentido. Não para mim, porque na minha cabeça os cabelos pretos desaparecem mas para o meu descendente. Fomos todos calorosamente recebidos por este clube mesmo sem nos conhecerem de lado nenhum. Na alegria, na modéstia, na simpatia e na luta, o Charneca é um CLUBE! Feito de pessoas e para as pessoas.

********
O tempo foi passando… Fernando Pereira (Xipala Bailundo) aceitou também a solicitação para integrar os Corpos Sociais do CCFC, biénio: 2019-2021, onde exerce a função de primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Geral com a perfeição e dedicação que lhe é reconhecida!

### Xipala Fernando Pereira Bailundo ou verdadeiramente Fernando Manuel Gomes Pereira Rito - Sócio N.º 103, actualmente 1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral dos Corpos Sociais do Charneca de Caparica Futebol Clube, desde que entrou na Nação CCFC que se envolveu na sua mística e depressa foi visto e apreciado como uma mais-valia para engrandecer a nobreza, a credibilidade e a versatilidade deste diferente Clube! O “Repórter de Ocasião” inclui este seu óptimo trabalho, de escrita, na rubrica “O Jornalista SOU EU” montra onda já figuram outras individualidades que passaram pelo CCFC ou ainda permanecem no Clube! (RO)




“VESTIR A CAMISOLA
…Olhei-me ao espelho e senti o propósito. Propósito que virou sentido e sentido que se transformou em emoção. A verdadeira razão de se vestir uma camisola cinzenta com uma pitada de amarelo e azul com riscas brancas que fazem lembrar as marcas dos campos que limitam... mas não têm limite no sentido.
Senti uma energia inexplicável, mas extraordinariamente agradável.
Afinal de contas vestia apenas uma camisola cinzenta!
Ou será que foi a camisola que se vestiu de mim?” (Xipala Bailundo)

- Xipala 2019 - 
 (28 de Novembro de 2019)
NOTA – XIPALA BAILUNDO opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

…O que acabaram de ler é também um notável excerto de uma Colaboração de Fernando Pereira, a evidenciar os seus admiráveis dotes de Poeta e Escritor, escrita e inserta numa “Short Story” extraordinária em louvor do CCFC, com comentários do “Repórter de Ocasião”.

*** É sempre difícil falar de todos ao mesmo tempo... mas os meus cabelos do couro cabeludo já são em menor quantidade comparados com os elementos da Nação CCFC que tenho distinguido, evidenciado ou muito justamente homenageado! No entanto é necessário compreender que... quando se noticia apenas... UM... é como se se tratasse de... MUITOS! O “Repórter de Ocasião” jamais se desviará da sua missão... consciente, no entanto, que é sempre difícil… agradar a... TODOS!





*** No Charneca de Caparica Futebol Clube os seus Corpos Sociais continuam a ter O MESMO SONHO… de elevar, de sobremaneira, a NAÇÃO CCFC a patamares NUNCA VISTOS e pouco imagináveis para alguns! Somos fortes! CONTINUAMOS… DIFERENTES! (RO)

FERNANDO PEREIRA (Xipala Bailundo) como é do conhecimento da Nação CCFC foi igualmente o responsável-mor pela atribuição da BANDEIRA ÉTICA a este diferente Clube que jamais parará de crescer! HOJE… faz anos! Completa mais um Aniversário e esta Crónica tem o propósito de desejar-lhe um óptimo dia, com coisas muito boas, que tenha muita saúde, no presente e nos anos vindouros, e que nunca perca a sua ambição e o seu desejo inabalável e a esperança de ver o Charneca de Caparica Futebol Clube cada vez mais… UM CLUBE MELHOR!







REMATE FINAL…
*** NÓS, Administrativos, Jogadores, Treinadores, Trabalhadores do Clube, Colaboradores, Patrocinadores e todos aqueles que estão envolvidos nesta simbiose de essências em favor do CCFC -aceito que cada um, variando o seu íntimo objectivo de empenho pessoal! -mais tarde ou mais cedo… partiremos para outras paragens e… o EMBLEMA, o CLUBE em si, permanecerá sempre erguido e reluzente e, por consequência desta tese, sendo este o EMBLEMA QUE EU DEFENDO e sabendo que NINGUÉM É DE NINGUÉM -como se diz, na canção! - o mínimo que eu posso exigir para com aquele símbolo que mostra um canário em cima de uma bola e que se reveste de cores amarelas e azuis é… VERDADE E RESPEITO!
Obrigado, a todos, por me lerem!
Até á próxima! (RO)


 *** DEDICATÓRIA: 
Com um grande abraço de indelével Amizade, esta Edição de “Hoje não Escrevo Crónica!” é dedicada, como devem compreender, especialmente, ao Fernando Pereira (Xipala Bailundo) e outrossim à sua Família, contribuindo para a felicidade dos seus festejos de mais um Aniversário que hoje se perpetuam e aos Corpos Sociais do CCFC, de ontem, de hoje e de amanhã, a todos, sem excepção! (RO)














2 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.