🧐🕵️ 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística
Policiária 🔍
19 – Inspectora Sardinha (Armação de Pêra)
»»» 09 Pontos.
Caro RO, a coisa não está fácil, mas aqui vai a forma de como eu desvendei o Enigma...
No processo constavam quatro possíveis assassinos, todos eles com ligação ao morto a quem tinha sido espetada uma faca no coração, perceberam que a vítima tinha dado luta, porém no fim foi atirado para um canto do quintal, só que o assassino não viu que o morto tinha agarrado um cinzeiro e foi essa a pista que levou o Inspetor Rodriguinho ao assassino, foi o Clayton Everton Ashtray (Cinzeiro) - Inspectora Sardinha
20 – Detective Caracoleta (Charneca de Caparica)
»»» 06 Pontos.
Ora, amigo RO, não estou muito habituado a estes passatempos, mas vou tentar... a ver como me safo.
No processo havia quatro possíveis assassinos, depois de muito e bem analisarem o processo concluíram que o assassino só podia ser o Cleiton Chain-Smoker que era um fumador inveterado, era revendedor de barro e fumava desde a adolescência e que tinha um bom relacionamento com o morto, verificou-se que a vítima deu luta e agarrou num cinzeiro de barro e nunca o deixou cair nem mesmo quando o assassino o atirou para um canto foi esta a pista que o morto deixou ao ter agarrado no cinzeiro que ajudou o Inspetor Rodriguinho e o seu ajudante a desvendarem o assassino...
Detective Caracoleta
21 – Eduardo Oliveira (Loures)
»»» 09 Pontos.
O assassino foi o Clayton Everton Ashtray, porque Ashtray significa cinzeiro, e foi esse objecto que a vítima agarrou antes de morrer, para tentar incriminar o seu assassino. Os outros suspeitos têm nomes relacionados - Cigar (Cigarro), Smoker (Fumador) e Tobacco (Tabaco) mas só o Clayton Everton Ashtray indica explicitamente o cinzeiro, e o problema policiário assinala que "conseguiu arrastar-se e agarrar um pequeno cinzeiro (...) como tentando dar uma pista à Polícia Judiciária... do nome de quem tinha sido o seu assassino!" -Eduardo Oliveira
22 – ZAB (Côja) (Cisne Verde)
»»» 09 Pontos.
Oi, RO. 😜
A Solução é o Clayton Ashtray...
Que abreviado é... Clay Ashtray...
Que em Português quer dizer... Cinzeiro de Barro...
O morto🤣🤣 antes de morrer... agarrou o cinzeiro na mão... para denunciar o dono da fábrica de cerâmica como autor do crime... O negócio dos cinzeiros correu mal... 🤣🤣🤪
23 – Sofia Ribeiro (Charneca de Caparica)
»»» 06 Pontos.
Na verdade... Depois de ler, a minha intuição diz-me que podia ser QQ um... Que o mundo anda louco e nem motivos são necessários para das asas ou facadas a essas loucuras...
Mas acho que o que não é amigo é o talhante... Se cansou da dívida e saiu desvairado do tamanho de faca em punho até a espetar na vítima, ou no caloteiro... E o Javali do fundo do cinzeiro de barro é uma analogia a como se sentia... Carne pronta para a vitrine!!! Taylor Innocent Tobacco... Que de inocente só mesmo o tabaco que fumava... 🤣🤣🤣🤣🤣
🥰🥰🥰 Continuação de excelente fim de semana!
Sofia Ribeiro. Beijinhos 😘
24 – Inspetor Onabla (Almada)
»»» 07 Pontos. Originalidade: 06 Pontos.
No termo da referida acusação foram imputados aos suspeitos B (Clayton Everton Ashtray) e D (Taylor Innocent Tobacco), factos susceptíveis de integrarem prática de acto criminoso, na figura de Homicídio premeditado.
Considerou-se neste relatório que em razão das provas recolhidas, aos suspeitos B e C, são lhes imputadas a autoria do referido crime.
5 -A arma do crime vem reforçar a situação do número anterior.
6 -O facto do crime ter sido efectuado desta forma peculiar, pois o sangue vai esvaziando lentamente, permitiu à vítima agarrar num cinzeiro azul com um javali no fundo, dando assim indícios de quem foram os seus agressores.
7 -Os suspeitos agiram em conjugação de esforços e intentos, no âmbito de uma acção concertada a que ambos aderiram, com a intenção de assassinar a vítima, sendo um o autor do golpe fatal e o outro o mentor do crime.
Na verdade, analisando e conjugando a coerência dos discursos, a atitude, as razões de ciência, o conhecimento técnico é imputado ao suspeito D a autoria do crime, tendo como mandatário o suspeito B.
5 -A vítima ao pegar no cinzeiro Azul com a cabeça de javali, indicou-nos a ligação ao Clube Everton Football Club, do qual Clayton Everton Ashtray era accionista e Taylor Innocente Tobacco um fervoroso sócio e adepto.
25 – Faria (Évora)
»»» 09 Pontos.
CLAYTON EVERTON ASHTRAY
Este sim o culpado, não só por exclusão de partes, mas porque se
depreende com a leitura do texto.
Vejamos, a vítima antes de expirar, conseguiu arrastar-se e agarrar um pequeno CINZEIRO DE BARRO. E aqui surge o pormenor específico que nos dá o culpado.
A vítima procura assim dar-nos o nome do seu assassino e como o apelido ASHTRAY é o mesmo que cinzeiro em português, temos assim o nome do culpado.
Um pormenor.
Se tivermos em conta as quatro
primeiras letras do nome CLAYTON (CLAY), as mesmas correspondem ao nome
português BARRO e, assim como o cinzeiro era de barro, isto confirma-nos melhor
que Clayton Everton Ashtray é o culpado. -FARIA (ÉVORA)
26 – Paulo (Viseu)
»»» 09 Pontos
Solução:
Sem me deter com floreios
Digo quem é que matou.
— E fê-lo sem ter receios. —
Foi o Ashtray quem liquidou.
A palavra quer dizer
Cinzeiro na Grã-Bretanha;
Só que a vítima ao morrer,
Agarrou-se a um com sanha.
Deixou assim um sinal
De quem o estava a matar;
E mesmo sem som vocal
O seu algoz vai tramar.
27 – CSI (Las Vegas)
»»» 08 Pontos.
Eu digo Clayton Everton Ashtray por causa do javali.
CSI – Las Vegas
É mais específico do que apenas o cinzeiro.
CSI
28 – Ribeiro de Carvalho (Torres Novas)
»»» 09 Pontos.
2 - A tradução para Ashtray é “Cinzeiro”. Foi essa a intenção do morto ao pegar no cinzeiro de barro: indicar aos inspectores ingleses, pelo nome, a indicação do assassino; e logicamente, levou os inspectores portugueses, pela tradução, à mesma conclusão.
29 – CA7 (Charneca de Caparica)
»»» 06 Pontos.
Olá, RO!
Então aqui vai a resposta.
Quem matou foi: Taylor Innocent Tobacco… (que de innocent nada tem 😁)... vendia fiado, mas não eram amigos. Após a tentativa de cobrar uma dívida e a vítima não poder liquidar assassinou. O facto de ter o cinzeiro na mão dá a entender que era alguém fumador.
Espero ter acertado. ☺️
Beijinhos. CA7
30 – Carluxa (Lagos) (Árvore Dourada)
»»» 06 Pontos.
Na minha opinião, o nome do assassino do proprietário da vivenda isolada é:
-Taylor Innocent Tobacco... Porquê?!?!
Foquei-me no fundo do cinzeiro, a cabeça de um javali... E Taylor tinha um Talho...
Como todos sabemos os Talhos têm sempre um brinde para os seus clientes, nem que seja um calendário! 😁
Taylor era fumador e o proprietário era seu cliente, por isso é bem provável que o cinzeiro tenho sido uma oferta do talhante.
31 – Inspector Cláudio (Lagos)
»»» 06 Pontos.
Acredito que foi o Taylor Innocent Tobacco.
O cinzeiro com a cabeça de um javali dá a entender que foi uma oferta do talho do Taylor, tendo em conta que os talhos costumam ter ofertas para os clientes. E o facto de que eles não eram amigos, apenas vendia-lhe fiado, por isso parto do princípio que ele não se iria aproximar da vítima tão à vontade, como os outros suspeitos, que eram mais próximos, poderiam tê-lo morto sem resistência. E fumava imenso, por isso o cinzeiro torna-se uma oferta mais simbólica do Taylor, penso eu.
É esta a minha opinião. 👍
32 – Duarte Cordeiro (Lisboa)
»»» 10 Pontos.
“Venho hoje, finalmente, responder a um problema policial, dando assim fundamento -o que bastantes vezes não acontece -a dois vastíssimos e muito usados provérbios populares portugueses: Não Há Duas sem três e À Terceira é de Vez.
Clarificando: Há já algum tempo, mas em data que agora não posso precisar, tomei contacto, na Revista Sábado, com uma Página (aliás duas) dedicada ao tema Policiário, denominada pelo seu responsável “Sábado Policiário”...
...Entretanto, há dias, “passeando” no computador, deparo com a referência a um “Clube de Detectives”, através do qual vim a ter conhecimento que num outro Blog se ia iniciar um “2.º Torneio de Problemística Policiária”. E assim, cá estou – à terceira tentativa -todavia desde já não garantindo que venha a “fazer” a prova toda...
Cumprimentos, e os melhores êxitos para o Torneio.
DUARTE CORDEIRO
Clayton Everton Ashtray
CLAYTON – Significa “Aquele que vem do lugar argiloso”, “depósito de argila”, “alojamento de argila”.
EVERTON – Significa “o que vem da cidade dos javalis” e era um sobrenome, toponímico na medida em que identificava as pessoas que nasciam ou viviam num local em que haviam javalis em abundância.
ASTRAY – Significa Cinzeiro.
33 – Rainha Katya (Charneca de Caparica)
(Árvore Dourada)
Olá, Boa Tarde, cá vou eu responde ao Problema Policiário - 1 🙂 Já li e reli o problema e sei que nestes desafios a lógica nem sempre vale, mas como por vezes complicamos o simples, eu vou descomplicar e dizer que o assassino é Taylor Inoccent Tobacco, primeiro porque tem inocente no nome o que me induz logo a culpado 🙂 e depois porque tem um talho, a cabeça de javali no cinzeiro só pode ser a pista para implicar o talhante. Espero não ter simplificado demais. 🙂
...afinal não respondi no último dia! 😂
34 – CN13 (Charneca de Caparica)
»»» 06 Pontos.
Problemas Policiários são sempre um desafio e como eu gosto de desafios aqui vai a minha resposta. O assassino é Washington Ethan Cigar. O Javali é para provar que o assassino era um homem forte.
35 – Mac Jr. (Apúlia)
»»» 09 Pontos.
Mac Jr. apresenta-se...
Estimado Amigo e Confrade O Gráfico,
Não apenas porque o prometido é devido, mas principalmente porque a divulgação que estás a fazer da problemística policiária no blogue Repórter de Ocasião é, por si só, entusiasmante e merecedora da nossa colaboração.
“Só com estes dados, a coisa está preta!” – começava a ficar apreensivo. – “Será importante o facto da base do cinzeiro de barro ser uma cabeça de javali? Não estou a ver nada. E ter sido agarrado com a mão direita, será que está relacionado com o facto de o assassino ser destro? Isto é que, de certeza, não leva a lado nenhum, por motivos demasiado óbvios.”
O que fizera, mais tarde, quando lhe sussurrara ao ouvido: Washington Ethan Cigar era Washington Ethan “Charuto”, Clayton Everton Ashtray era Clayton Everton “Cinzeiro”, Cleiton Chain-Smoker era Cleiton “Fumante Inveterado” e Taylor Innocent Tobacco era Taylor “Tabaco Inocente”.
Ah! Não convém esquecer de o dizer. Não basta estar implícito no que se escreveu. A vítima pretenderia agarrar o próprio assassino com a sua mão direita, mas como tal não fora possível ficara-se por agarrar no “Cinzeiro”, para indicar o Clayton Everton Ashtray!
MAC JR.
MTR
ResponderEliminarA seleção não é fácil, mas o Patrono tem muita prática!