PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 26 de junho de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 040 👣 PEGADAS - ANEXO DA EDIÇÃO N.º 040 -- O GRÁFICO

🔎 Memórias do Policiário – 040 🔍


🕵️ O Gráfico

 

 

👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/



Ex-Libris

 

*** NAS “Pegadas” de hoje, da 40.ª Edição de Memórias do PoliciárioO Gráfico, vamos lembrar mais alguns dos “Ex-Libris” que eram bastante utilizados por muitos Policiaristas e recordar os Logótipos ou Brasões de algumas das Tertúlias e Grupos Policiários, assim como alguns emblemas de Torneios de Problemística Policiária e de determinados Convívios Policiários, por exemplo, em Almada, era da praxe a produção de uma marca para identificar os seus Encontros anuais, sabendo-se que os “Ex-Libris” são vinhetas, divisas, sinais, que usam habitualmente os Bibliófilos e Escritores nas suas obras que possuem ou escrevem.

Para os Policiaristas a produção do seu “Ex-Libris” representava simbolicamente a sua marca como Decifrador, Produtor ou Contista na divulgação e dinamização da Problemística Policiária. Eu, por exemplo, juntei no meu próprio Ex-Libris, que me identificava, a representação dos pseudónimos “O Gráfico” (Policiarismo), “Bicho da Letra” (Palavras Cruzadas) e “The Mirmecófagos” (Charadismo).

Agradecemos também o dinamismo e a voluntariedade do Site “Clube de Detectives” (Daniel Falcão) e Blogue “LOCALDOCRIME” (Salvador Santos) que continuam amavelmente a divulgar o “2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária” do Blogue do “Repórter de Ocasião” (RO).

 


 

HISTÓRICO

 

Recordamos de um modo fantástico e sensacional, hoje, também em PEGADAS (40.ª Edição), a primeira vez em que um Solucionista/Decifrador de Problemística Policiária enviou uma solução original em DISCO DE COMPUTADOR (!) e tal facto extraordinário coube, como não podia deixar de ser, a... MAC JR.!! A data: 27 de Junho de 1987 na Secção “Sábado POLICIÁRIO” – DIÁRIO POPULAR!

O Gráfico

 


 

ALGUNS NOMES DOS EX-LIBRIS; MARCAS E SÍMBOLOS

Tertúlia Policiária de Évora (TPE); Associação policiária Portuguesa (APP); Inspector Xeltox; Repórter SOU EU; Tertúlia Policiária de Almada (TPA); MED VET; Núcleo Enigmista Famalicense (NEF); Tertúlia Policiária do Ribatejo (TPR); Grupo Estrela Policiária de Burgau (GEPB); Tertúlia Policiária da Costa do Sol (TPCS); Tertúlia Policiária Olissiponense (TPO); Grupo A-Team (GAT); Tertúlia Policiária da Margem Sul (TPMS); Homem Aranha; Duque de Espadas; António M. Breda; Convívios de Almada; 2.ª Supertaça Policiária Cidade de Almada; Zé Luís; Núcleo Policiário Barlavento (NPB); Círculo Policiário Vimaranense (CPV); Tertúlia Policiária da Liberdade (TPL) e Repórter Qualquer Coisa (RQC).

 









































 

DIÁRIO POPULAR – Sábado POPULAR

27 de Junho de 1987 – Sábado POLICIÁRIO

PROBLEMÍSTICAHoje há Prémios!

 

SOLUÇÃO MAIS ORIGINAL

»»» Mac Jr. – Livro, oferta da Editorial Caminho

 

CLASSIFICAÇÃO DA ORIGINALIDADE

Mac Jr. – 3 pontos. Eureka – 2 pontos. Mali – 1 ponto.

»»» MAC JR. Averbou os 3 pontos por ter enviado a solução em disco de computador, o que acontece pela primeira vez na Problemística Policiária.

 








O Gráfico está a participar, em Decifração, no Torneio “Solução à Vista!”, Blogue LOCALDOCRIME... e foi TOTALISTA na Prova n.º 8 (de ATHOS, um Jovem Produtor Policiarista) e Etapa n.º 9 (de Detetive Jeremias, esta Policiarista é um dos melhores valores Nacionais no Policiário) e pensa ter desvendado o histórico caso dos Confrades BÚFALOS ASSOCIADOS, Desafio n.º 11, uma dupla que se assume igualmente como das melhores a nível Nacional tanto em Decifração como na Produção. No Desafio proposto pelo consagrado Confrade DANIEL FALCÃO, Prova n.º 10, também este Policiarista um dos Melhores Produtores e Decifradores Nacionais... foram “dois pontos” ao “ar”!! Não se pode acertar... sempre! Não foi “Um Dia Extraordinário”... para “O Gráfico”!

 

CLUBE DE DETECTIVES

Daniel Falcão

danielfalcao@clubededetectives.pt

 

Sexta-feira, 23 de Junho de 2023

 

Olá, Amigos!

Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7)

 

"É já no próximo dia 30 de Junho que termina o prazo para envio das propostas de solução de O Mistério da Terceira Chave, um original de Búfalos Associados, correspondendo à Prova n.º 11 (penúltima) do Torneio “Solução à Vista!”, promovido pela secção O Desafio dos Enigmas, e de Testamento Encriptado, um original de O Gráfico, correspondendo ao Problema Policiário n.º 2 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, promovido pelo blogue Repórter de Ocasião.

Para que as células cinzentas continuem sem descanso, o CLUBE DE DETECTIVES continua a recordar enigmas de “outros tempos”, concretamente: Malandrice... de Papillon, publicado em 22 de Janeiro de 1981 na secção Mistério… Policiário; Dossier 10: O Telefonema de Carlos Estegano, publicado em 21 de Fevereiro de 1986 na secção Detective; e Flo e o Caso do Estranho Pescado de Flo, publicado em 29 de Maio de 1994 na secção Policiário.

E, para aqueles que não tiveram a oportunidade de nos visitar na passada semana, relembramos os problemas anteriormente recordados pelo CLUBE DE DETECTIVES. Foram eles: Anastácio Ataca de Novo de Fong Si Yu, publicado em 25 de Dezembro de 1980 na secção Mistério… Policiário; A Árvore de Natal de O Gráfico, publicado em 20 de Dezembro de 1985 na secção Detective; e Nem Tudo o que Reluz é Oiro de L. S., publicado em 15 de Maio de 1994 na secção Policiário.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

 

Página Cultural de Divertimento

 

Repórter de Ocasião é um blogue coordenado por Luís Rodrigues (O Gráfico para a Família Policiária), uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Luís Rodrigues, o próprio Repórter de Ocasião, assume-se, na primeira pessoa (corroboramos que assim é, e muito mais!), como produtor de palavras cruzadas, charadismo e passatempos variados de entretenimento, autor de contos e problemas policiais, short story, com o pseudónimo de O Gráfico.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

 

2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária

Problema Policiário n.º 2

 

PODE  PARTICIPAR
ATÉ 30 DE JUNHO!

Continua disponível o Problema Policiário n.º 2 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, organizado em memória de notáveis Policiaristas que se recordam com muita saudade – Sete de Espadas, M. Constantino, Detective Misterioso e Detective Invisível –, com o problema policiário Testamento Encriptado, um original inédito de O Gráfico. No dia em que uma mensagem criptográfica se apresentou como um obstáculo para esclarecer quem iria ser designado como administrador de uma empresa corticeira, eis que entram em acção o Inspector Rodriguinho e o Agente Lumafero, que, num ápice, a descodificam. Quem se propõe acompanhar esta dupla na decifração do Testamento Encriptado, indicando, claro está, como lá chegou… sabendo que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais receberão pontos especiais.

Após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para reporter.de.ocasiao@gmail.com (outras formas de envio são indicadas no Regulamento), até ao dia 30 de Junho.

 


 

2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária

Solução e Resultados do Problema n.º 1

 

Afinal o culpado do assassínio descrito no Problema Policiário n.º 1 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística PoliciáriaInspector Rodriguinho em Londres - Enigma de O Gráfico, foi facilmente encontrado como o comprova a respetiva solução já conhecida, ficando assim resolvido mais um caso pelas mãos (e cabeças) da dupla Inspector Rodriguinho e Ajudante Lumafero.

Foram 52 o número de concorrentes que marcaram presença neste Problema Policiário n.º 1. Tratando-se de um problema simples de pormenor único (mas com uma pequena nuance), apenas 5 concorrentes receberam a pontuação máxima (10 pontos). Escolhidas as três melhores soluções entre estes e as três soluções mais originais entre todos os concorrentes, foram atribuídos os respectivos pontos especiais, utilizados exclusivamente para desempate na classificação tal como é estabelecido no regulamento. Dito isto, Detetive Excalibur é o primeiro líder da classificação do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, partilhando os lugares do pódio com Detective Jeremias e Inspetor Moscardo (que apresentaram as três melhores soluções e receberam os correspondentes 6, 4, e 2 pontos, respectivamente), seguidos pelos dois restantes totalistas, Duarte Cordeiro e Os Mosqueteiros. Seguem-se na classificação dois dos concorrentes que, não sendo totalistas, apresentaram duas das três soluções mais originais, Inspector Pevides e Inspector Rickyi (com 9 pontos e 4 e 2 pontos especiais/originais, respectivamente), antecedendo uma longa lista de 23 concorrentes, com apenas 9 pontos. Resolvido o primeiro problema, como estará esta Classificação Geral após o segundo?

 



Detective – 2.ª Fase

(De 17 de Janeiro de 1986 até 21 de Dezembro de 1989)

 

No dia 17 de Maio de 1985, surgia no Jornal de Almada a secção Detective (1.ª Fase), uma secção policiária da Tertúlia Policiária de Almada (TPA), coordenada por The Punk (A. A. Oliveira). E assim continuou até ao dia 20 de Dezembro do mesmo ano. No dia 17 de Janeiro de 1986, a secção Detective apresentava-se com um novo visual e com nova orientação: “Olá, aqui estou!”, assim se apresentava O Gráfico (Luís Rodrigues Malanho). Esta 2.ª Fase da secção transformar-se-ia na secção mais emblemática da segunda metade dos anos 1980. Por fim, no dia 19 de Janeiro de 1990, com novo visual e com coordenação partilhada por O Gráfico (Luís Rodrigues) e Hannibal (Carlos Neves), “Ano Novo… Vida Nova!”, a secção assumia-se como órgão oficioso da Tertúlia Policiária de Almada e do Grupo A-Team, passando a designar-se como secção policiária O Detective / Zona A-Team. Esta brilhante aventura policiária cessaria no dia 2 de Maio de 1997. Todos os problemas publicados nas três fases da secção serão aqui recordados e merecidamente integrados no Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa online.

 

RECORDANDO!

 

No dia 17 de Janeiro de 1986 nasce a 2.ª Fase da Secção Detective e imediatamente era publicado o regulamento da 1.ª Supertaça Policiária – Cidade de Almada, cujos torneios de produção e decifração eram dedicados a Sete de Espadas – Decifração (1.ª Parte), Inspector Aranha – Decifração (2.ª Parte), – Torneio Paralelo e L. P. – Torneio de Produção. Logo na 2.ª Secção (no dia 21 de Fevereiro de 1986) era homenageado o mais jovial dos policiaristas da actualidade. É mesmo. O adjectivo está bem empregue. Carlos Estegano é um confrade que gosta de rir e fazer rir os companheiros nos convívios. Razão pela qual era publicado um problema policiário – Dossier 10: O Telefonema – e um teste sobre música de sua autoria, onde se podiam atestar as suas boas qualidades, quer na decifração, quer em produção de problemas e testes.

 

http://clubededetectives.pt/

 

ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA

POLICIÁRIA PORTUGUESA

 

POLICIARISTAS - O GRÁFICO

 

PROBLEMAS POLICIÁRIOS:

 

LIGEIRA DISTRACÇÃO…

(4.Agosto.1977)

 

AMIGOS, AMIGOS…

(11.Maio.1978)

 

PODIA TER ACONTECIDO!…

(8.Fevereiro.1979)   

 

HÁ SEMPRE UM PORMENOR…

(17.Maio.1985)

 

MAIS UM ASSALTO!...

(18.Outubro.1985)

 

A ÁRVORE DE NATAL

(20.Dezembro.1985)

 

DETECTIVE, MENTIROSO E… CRIMINOSO!

(21.Novembro.1993)

 

AS TRÊS CHAVES…

(2.Setembro.2021)

 

PROBLEMA POLICIÁRIO

(21.Outubro.2021)

 

OS FOTÓGRAFOS DO BLOGUE RO

(3.Setembro.2022) 

 

SUICÍDIO OU HOMICÍDIO?...

(11.Setembro.2022)

 

O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA

(18.Setembro.2022)  

 

INSPECTOR RODRIGUINHO EM LONDRES - ENIGMA

(2.Maio.2023)

 

TESTAMENTO ENCRIPTADO

(2.Junho.2023)

 

 



http://clubededetectives.pt/

danielfalcao@clubededetectives.pt

 

LOCALDOCRIME

O DESAFIO DOS ENIGMAS

http://localdocrime.blogspot.com/

salvadorsantos949@gmail.com

 


LOCALDOCRIME

PODE PARTICIPAR

ATÉ 30 DE JUNHO

Com o mês de Junho chega o penúltimo problema do Torneio “Solução à Vista!”, correspondendo à Prova n.º 11, um problema original de Búfalos Associados, intitulado O Mistério da Terceira Chave, o qual nos conduz até um dos momentos altos do cinema português, em meados do século passado.

Após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para salvadorsantos949@gmail.com, até ao dia 30 de Junho. Os detectives concorrentes não devem esquecer de fazer acompanhar a proposta de solução, com a pontuação atribuída ao enigma da prova anterior (Um Dia Extraordinário! de Daniel Falcão) para encontrar o vencedor do concurso “Mãos à Escrita!”.

 

Iniciativas – Concurso de Contos

 “Um Caso Policial no Natal”

 


Realizado o Almoço-Convívio, no passado dia 21 de Maio, na majestosa Vila de Sintra, e entregues os prémios das competições realizadas nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022, promovidas pela secção O Desafio dos Enigmas (está disponível uma excelente reportagem fotográfica no Blogue Repórter de Ocasião, preparada pelo confrade O Gráfico, e uma também excelente reportagem em vídeo, preparada pelo confrade L. S.), é chegado o momento de alinhavar as próximas iniciativas da secção.

Assim, com o aproximar do final das provas em curso (Torneio de Decifração “Solução à Vista!” e Concurso de Produção “Mãos à Escrita!”), preparam-se novas iniciativas que darão arranque à Temporada 2023-2024. Entre essas iniciativas, destaca-se a realização de mais um Concurso de Contos Policiais, que neste caso terão de ter acção centrada na Quadra Natalícia. Aqui fica o respetivo regulamento, para que os potenciais concorrentes possam ir dando asas à imaginação.

 


CONCURSO DE CONTOS

“UM CASO POLICIAL NO NATAL”

REGULAMENTO

 

1. O concurso está aberto a todos, sem quaisquer condicionalismos idade, sexo ou nacionalidade, podendo cada concorrente apresentar mais do que um original.

 

2. Os trabalhos, na modalidade de conto policial, em língua portuguesa, deverão ter acção na Quadra do Natal, terão obrigatoriamente o mínimo de duas páginas de formato A4 e o máximo de quatro, escritas a 1,5 espaços, na fonte Times New Roman e corpo de letra 12.

 

3. Os originais deverão ser enviados em formato digital, a partir de 1 de setembro de 2023, para o endereço eletrónico salvadorsantos949@gmail.com.

 

4. Os trabalhos serão publicados por ordem de receção, a partir de 5 de dezembro de 2023.

 

5. A classificação dos contos será definida através da média da pontuação atribuída pelos seus leitores.

 

6. No final da publicação de cada conto, os leitores do jornal AUDIÊNCIA GP e os seguidores do blogue Local do Crime terão 30 dias para enviar a sua pontuação, numa escala de 5 a 10 pontos, em função da qualidade e originalidade, através do email referido no ponto 3.

 

7. Será vencedor do concurso o conto que alcançar uma maior pontuação média, sendo distinguidos os restantes trabalhos classificados nas dez primeiras posições.

 

8. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1.º a 4.º Lugar – Taças; 5.º a 10.º Lugar – Medalhas.

 

9. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.