PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 20 de junho de 2023

Problema Policiário 1 -- Insp. Rodriguinho em Londres Continuação da Divulgação de Extractos das Soluções! ENIGMA 📖 Um Original (inédito) de: O Gráfico 🖊👀 😵

 

»»» Aconselhamos o Leitor, Amigo, Visitante, Seguidor e/ou Concorrente aos nossos Passatempos a visitar o Blogue do "Repórter de Ocasião"... -não se "prendem" nem se deixem ficar pelas partilhas no Facebook!...

»»» https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ ««« (clicar no link)

...pois só assim, perante a visualização original, verificação de fotografias e desenhos, se poderão inteirar convenientemente da grandeza, companheirismo e fraternidade que a Problemística Policiária proporciona a quem participa e se diverte e... nada de desanimar com a "perda" de pontos... porque o essencial é o recreio de espírito! Agradecido, a todos, por se divertirem connosco! -RO (O Gráfico)

NOTA: -para quem clicar no link e entrar directamente no Blogue RO, através de telemóvel, é necessário, depois, andar para baixo e clicar na frase... "Ver versão da Web"! SÓ ASSIM VISUALIZARÃO A ESSÊNCIA DO BLOGUE TAL E QUAL COMO É PRODUZIDO NUM COMPUTADOR (PC). -RO (O Gráfico)

 

 

 🧐🕵️ 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária 🔍

 

🧐 3 EXTRACTOS! 👀

 

# Quando produzi o Problema Policiário... estava longe de imaginar que, na realidade, existiam cinzeiros com a imagem de um JAVALI!! Este objecto de cerâmica foi descoberto pelo Concorrente "Inspetor Onabla" que me maravilhou de sobremaneira... enorme descoberta! Muitos parabéns! - O GRÁFICO (RO)

 

36 – Inspector Pevides (Oeiras)

»»» 09 Pontos. Originalidade: 04 Pontos.

Amigo Luís.

Cá estou eu, como prometido, a mandar notícias.

Espero que esteja tudo bem contigo e, pelos indícios, parece que sim. Nós ficamos bem e felizes.

 

 

Inspector Pevides 

Solução do Problema Policiário - 1

Inspector Rodriguinho em Londres

Ora bem.

Tenho para mim que estes problemas policiais, com os quais nos divertimos, não são para ser levados excessivamente a sério.

Por um lado, acertar ou falhar faz parte da vida e é preciso saber, tanto ganhar como perder.

Por outro, trata-se de um passatempo, um divertimento e não vale a pena criar confusões que em nada concorrem para esse objectivo.

Sem qualquer hesitação indicaremos Clayton Everton Ashtray como o presumível assassino. Porquê?

Porque o seu apelido final significa exactamente CINZEIRO.

Porque o seu nome próprio começa por CLAY que significa BARRO.

Deduzo assim o último pensamento da vítima:

Agarro este ASHTRAY feito de CLAY e assim acusarei o assassino.

E pronto, ALEA JACTA EST como dizia o outro.

Abraços do

INSPECTOR PEVIDES

 

37 – Detetive Excalibur (Corroios)

»»» 10 Pontos. Melhores: 06 Pontos.


 

Todos os suspeitos fumavam e tinham algo relacionado com fumar nos seus nomes, só que um deles, apesar de não fumar nem ter nenhum nome relacionado com cigarros (Cigar), ou tabaco (Tobacco, que já de seu nome era “innocent”, “inocente”), ou até mesmo fumar (Smoker) reunia 3 outras fortes coincidências pessoais relativamente à pista que a vítima quis denunciar, refiro-me ao sr.

Clayton Everton Ashtray, pois:

1 – Ashtray, cuja tradução em inglês significa cinzeiro.

2 – A palavra Everton é derivada da palavra éforo, que significa "javali que vivia nas florestas" e o cinzeiro tinha a cabeça de um javali. Referência bibliográfica que prova esta evidência, para a origem da palavra eofor, é o livro A History of Britain - the Saxons and the Normans de Tim Wood (obviamente um Evertoniano).

3 - O cinzeiro era feito de barro e este era Empresário de uma fábrica de cerâmica.


38 – Carlos Caria (Lisboa) (Árvore Dourada)

»»» 08 Pontos.

 

Olá, o culpado é... Clayton Everton Ashtray. A vítima tinha um cinzeiro de barro na mão.

 

39 – Decifraportugal (Almada)

»»» 06 Pontos.

O assassino é Taylor Innocent Tobacco, o proprietário do talho. Matou devido a dívida no seu estabelecimento.

 

40 – Mário Abreu (Almada)

»»» 06 Pontos.

Bom-dia, sr. Luís, depois de ler a história a minha resposta é:

O proprietário do Talho -Taylor Innocent Tobacco.

Pois a vítima não tinha qualquer relacionamento familiar ou até de amizade, mas era cliente do mesmo e devia dinheiro, as provas deixadas pela vítima levou-me a ter esta decisão...

 

41 – Abrótea (Setúbal)

»»» 06 Pontos.

D – Taylor, fuma 3 maços (na GB) deve custar um balúrdio. Vender fiado não é para todos e se o morto, morrido, matado foi com uma faca...

CINZEIRO+JAVALI+FACA=O HOMEM DO TALHO TAYLOR INNOCENT (GYILTY) TOBACCO.

Abrótea – aquele abraço.

 

42 – Loki (Trofa)

»»» 09 Pontos.

O único que não fumava, Clayton Everton Ashtray. Dono da Fábrica de cerâmica, (material que era feito o objecto que a vítima deixou como pista) cujo sobrenome era Ashtray (cinzeiro).

O assassino é precisamente (na minha opinião) o não fumador, Clayton Everton Ashtray e é este que eu vou indicar como assassino pela pista dada pela vítima.

Sem mais de momento, cumprimentos,

Loki

 

43 – Ana Marques (Quintinhas)

»»» 06 Pontos.

...Culpado: Taylor Innocent Tobacco porque lhe vendia fiado mas não eram amigos??

 

44 – Búfalos Associados (Lisboa)

»»» 09 Pontos.

>>> Esta foi a mensagem que já tinha enviado. Mas, sem dar por isso, no endereço apareceu escrito "ocasiÃo" e por isso não chegou lá. Espero que chegue desta vez. Obrigado pelo seu cuidado. Um abraço.

 

É com muito prazer que correspondemos ao convite de O GRÁFICO e estamos a responder a este problema n.º 1.

Em Roma sê romano. Em Londres sê londrino.

A vítima pôde ainda deixar uma pista acusadora do seu algoz. Na sua mão direita conseguiu apertar um cinzeiro de barro. Foi o suficiente para indicar ao Inspector o nome do criminoso.

Assim: Cinzeiro em inglês é ASHTRAY. E esse é precisamente o nome de um dos suspeitos, o CLAYTON EVERTON ASHTRAY.

Estava descoberto o assassino.

Com efusivos cumprimentos dos

BÚFALOS ASSOCIADOS

 

45 – LS (Coimbra)

»»» 09 Pontos.

O BUSÍLIS DA QUESTÃO!

Quem é que matou o proprietário da vivenda e porquê?

- Os dados descritos no texto apontam para o moribundo – atingido com uma faca no peito a seguir e após luta travada entre si e o autor – a agarrar um pequeno cinzeiro, de barro, onde estaria estampada, em fundo, uma cabeça de javali, a pretender orientar os investigadores deste modo para a identidade do assassino…

Pois bem, feitas repetidas análises de toda a descrição, dos detalhes e informações complementares, desde o ponto um – aparecimento do morto (e os mortos falam, como sabemos) até à recolha apontada, final, dos eventuais suspeitos – leva-nos a considerar por dois pormenores mais evidentes, e apenas esses, como os conclusivos para apontar um dos suspeitos, e, ao mesmo tempo, excluir os outros…

- CLAYTON EVERTON ASHTRAY!

1. CLAYTON significa para português barro.

ASHTRAY exatamente cinzeiro. Portanto o pequeno cinzeiro de barro na mão direita do morto levava a equacionar este suspeito como sendo o autor deste homicídio. Ambos mantinham negócios, não eram, assim sendo, estranhos um ou outro… De resto, Clayton era simultaneamente proprietário de uma fábrica de cerâmica cujo matéria de trabalho envolve a transformação do barro, e objectos dessa natureza, como cinzeiros, por exemplo. O que é ainda sintomático e igualmente conclusivo do negócio que provavelmente existiria entre ambos simbolizando-se num objecto como "um cinzeiro de barro".... E o dicionário descreve-nos o que é a Cerâmica: Arte de usar o barro (argila) na fabricação de louças, tijolos e outros objetos de barro cozido."

Ora, tudo isso leva-nos, necessariamente, a considerar, por exclusão de partes, ao não ser revelado no texto que no local onde apareceu o morto ali ter sido encontrada qualquer mortalha, pirisca ou outro elemento ligado a cigarros/charuto, e a remeter tal circunstância, com maior incidência, para a figura de Clayton como autor deste crime. Não era fumador, relembremos...

Embora não partilhe com frequência com gente de UK e com a forma de viver, falar, conviver, etc, etc, etc, parece inusual registar alguém com a designação “ton”, que significa “tonelada”, duas vezes. A fonética dos nomes, essa sim, tem peso em todas as línguas – por isso Clayton Everton não soa bem… Mas vamos entender que o autor tinha outro objectivo e não o de ser perfeito nessas coisas…

Abraço, LS

1 comentário:

  1. MTR
    O Javali nunca deveria ser invocado porque anda a matar as ovelhas no interior do pão 😂

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.