💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂✌🌠
⌛📖🔍🧐🌷🚦
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ ️🖊📲
🧐 7 EXTRACTOS! 👀
🧐🕵️ 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária 🔍
DESAFIO n.º 2 🔍
Joel Trigueiro (Costa da Caparica)
Meu amigo, RO, OLHANDO PARA A ASTÚCIA E MALABARISMOS DO “PATRONO” PERCEBÍAMOS QUE A DICA: “dá um passo em frente…” SÓ PODIA QUERER DIZER QUE NOS ESCRITOS ENCRIPTADOS TÍNHAMOS DE AVANÇAR UMA LETRA DO ABECEDÁRIO...
“DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO” ✅
* OBRIGADO (RO) – PELO EXTRAORDINÁRIO BLOGUE QUE TANTO NOS MOTIVA/FIDELIZA NESTA CULTURA DE INTELIGÊNCIA E EMOÇÕES!
Cabanita (Mercês)
Meu amigo, RO, o problema policiário n.º 2 é simples. As instruções indicavam dar um passo em frente, por isso concluí que se tratava de substituir cada letra pela letra seguinte no alfabeto.
Resultado:
DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA
SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO
Um abraço.
Comentário do Blogue RO:
“Muitos parabéns, meu Mestre! É bastante fácil para quem consegue assimilar e ser perspicaz, mas vou “perder” alguns concorrentes, precisamente por isso, por acharem difícil e não conseguirem interpretar o que se pede... vamos dando um passo de cada vez... e quem não está habituado... vai visualizando e guardando ideias! Fiquei muito contente com a tua resposta e pela tua voluntariedade em marcar presença. Agradecido!
Grande abraço. – (RO)drigues
Satanás (Lisboa)
Meu amigo, RO, aqui vai a resposta ao problema 2.
PROBLEMA POLICIÁRIO N.º 2
Para: Repórter de Ocasião
De: Satanás
Data: 24 de Junho 2023
Assunto: Resposta
COMENTÁRIOS: Depois do primeiro caso onde não considerei todas as possibilidades vou ser verdadeiramente sucinto no problema número 2.
A mensagem em Código era esta:
CDHVN NR CDRSHMNR CZ DLOQDRZ OZQZ RDQDL
CHQHFHCNR ODJN EQZMBHRBN
De acordo com o enunciado do problema os detectives resolveram em segundos a mensagem encriptada pelo que pensamos que é um desafio simples apesar de termos pela frente os melhores detectives do mundo.
Se a cada letra da mensagem avançarmos para a letra seguinte temos...
DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA SEREM
DIRIGIDOS PELO FRANCISCO
E “prantes” a lotaria saiu ao Francisco.
Abraço. Satanás
Ribeiro de Carvalho (Torres Novas)
Problema Policiário n.º 2
“TESTAMENTO ENCRIPTADO”
A decifração de qualquer documento criptográfico, implica sempre a existência de uma chave, que nos abra a porta do enigma. Por isso, o morto, além do enigma, teria de ter deixado, também, a chave para a sua solução. E deixou.
A chave encontra-se nas últimas palavras do defunto, quando escreve: “dá um passo em frente”. Queria ele dizer com isso que às letras que compõem o enigma teria de ser considerado mais um passo, ou seja, teria de ser o caractere imediatamente a seguir aos caracteres que o compõem. Sendo assim, a solução do enigma é a seguinte:
“DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO”
Eduardo Oliveira (Loures)
Boa-noite,
junto envio a minha solução para o Problema Policiário - 2
TESTAMENTO ENCRIPTADO 😃
Eduardo Oliveira
A mensagem legível diz para dar um passo em frente, e isso significa que basta andar uma letra em frente para a mensagem fazer sentido.
Assim, a primeira palavra é CDHVN, a letra a seguir a C é D, a seguir a D é o E, H/I, V/X e N/O, pelo que a palavra descodificada é DEIXO. Seguindo a mesma regra para o resto da mensagem é fácil decifrar o texto completo "DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO".
Por isso, o Inspector Rodriguinho e o sagaz Ajudante Lumafero resolveram o problema rapidamente realizando um exercício mental lógico de andar cada letra para a seguinte, dando um "passo" em frente.
Assim, todos os filhos e netos receberam em partes iguais a fortuna do avô, mas só o Francisco com esta mensagem foi o nomeado para ficar com a gestão e os destinos da empresa. Boa sorte. Francisco!
Búfalos Associados (Lisboa)
Caro amigo, aqui vai a nossa resposta ao problema n.º 2
UM TESTAMENTO ENCRIPTADO
de O GRÁFICO
À PROCURA DA ROLHA
O falecimento deste grande industrial corticeiro, que não era aquele que de que todos nós nos lembramos melhor, pois esse só deixou filhas, e o da nossa história só deixou filhos e netos todos machos. Bela e produtiva a indústria corticeira neste país que, à falta de outras riquezas mais valiosas, foi generoso em dar-nos a cortiça. Ainda hoje todos os vinhos portugueses, franceses ou italianos de grande qualidade exigem utilizar rolhas de origem portuguesa. E uma boa rolha custa no mínimo dois, três ou mesmo cinco euros, sendo que existem algumas, mais exigentes, chegam a ser avaliadas em várias dezenas de euros. Certas rolhas especiais para alguns champagnes chegam aos cem euros, só a rolha.
Este nosso corticeiro foi-se e deve ter deixado uma boa fortuna que tinha destinado a ser dividida pela totalidade dos seus herdeiros, filhos e netos, mas com uma pequena condição que deixou expressa em cartas dirigidas a todos eles. A gerência da empresa teria de ser entregue apenas a um dos descendentes. E as cartas, que só deviam ser abertas depois da sua morte, todas iguais, designavam quem iria ser o feliz contemplado, mas de uma forma um pouco estranha.
A frase que explicava o assunto estava escrita através de uma forma encriptado, de tal maneira que nenhum dos descendentes conseguiu decifrar o significado.
Foi preciso pedir ajuda ao expedito INSPECTOR RODRIGUINHO, que não teve dúvidas em decifrar o enigma.
Antes da frase encriptado podia ler-se: "dá um passo em frente e... boa sorte!" Foi por essa chave que o Inspector experimentou (e com sucesso) avançar uma letra a cada uma das letras do alfabeto que todos conhecemos. E assim conseguiu ler-se:
DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO
E pronto. O problema estava resolvido com sucesso. Parabéns ao FRANCISCO!
Lisboa, 26/6/2023.
BÚFALOS ASSOCIADOS
LS (Coimbra)
“DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA
SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO“
Abraço, LS
Detetive Kualaking (Almada)
Bom-dia Sr. Luís, depois de alguma pesquisa eu o Detetive Kualaking (o meu pseudónimo) decifrei o texto com alguma ajuda pois os casos são muitos...
"Deixo os destinos da empresa
para serem dirigidos pelo Francisco"
Um grande abraço.
Pedro Monteiro (Sobreda)
Meu amigo, RO:
Envio solução da Prova n.º 2
DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO.
Um abraço do Pedro Monteiro
CA7 (Sobreda... City)
Olá, RO!
É muito difícil para quem não sabe... o abecedário! 😁
A frase que decifrei é esta: Deixo os destinos da empresa para serem dirigidos pelo Francisco.
Acertei ?! 😊🤣
Beijinhos. CA7
Inspector Cláudio (Lagos)
Olá, RO! Desculpa o atraso, tenho estado ocupado.
Traduzi o texto lendo e anotando com uma letra em frente, "dá um passo em frente", como dizia na carta. O texto é o seguinte:
"Deixo os destinos da empresa para serem dirigidos pelo Francisco"
Detective Silva (Cova da Piedade)
Deixo os destinos da empresa para serem dirigidos pelo Francisco
Sargento Estrela (Porto)
Caríssimo sou a enviar a minha solução ao problema policiário n.º 2. Espero que o receba em conformidade e que se encontre bem de saúde com seus familiares.
Abraço de "Sargento Estrela"
Prova N.º 2
Testamento Encriptado
De: O Gráfico
A Minha solução - “Sargento Estrela”
CDHVN NR CDRSHMNR CZ DLOQDRZ OZQZ RDQDL CHQHFHCNR ODJN EQZMBHRBN
DEIXO OS DESTINOS DA EMPRESA PARA SEREM DIRIGIDOS PELO FRANCISCO
Depois de um passo em frente, o mesmo quererá dizer (avançando para a letra a seguir ao da cifra), encontramos a solução do segredo encriptado do velho empresário.
“Sargento Estrela”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.