PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

CENTENÁRIO do Policiário em Portugal (1927/2027) 💯 📖 🧐 🔎🖊 O POLICIÁRIO (CONTINUA) ESTÁ VIVO! 🖥 🔎 50 Anos "M.A./M.P." - SETE DE ESPADAS - 1975/202

 🍾🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠
⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🎂🖊

 



📚 O Policiário está vivo! 🎓

📑 50 Anos " M. A./ M. P." 🔍

🧐 Sete de Espadas - 1975/2025

🔦 100 Anos de Problemística Policiária

em Portugal (1927 - 2027) 📖


 

CONSIDERAÇÕES DE PAULO (VISEU)

 

Em relação às propostas do Inspector Aranha, concordando na generalidade venho sugerir algumas alterações.

 

1 - Haver um coordenador que elaborará os regulamentos e poderá selecionar os problemas.

 

2 - A classificação de cada problema deverá ser feita por uma única pessoa, como já O Gráfico referiu. Sendo os problemas publicados em diferentes espaços, poderia a classificação de cada problema ser feita pelo autor do blogue onde o problema é publicado.

 

3 - Os classificadores teriam um prazo determinado no regulamento para enviarem as classificações para o coordenador, que seria o responsável pela publicação dos resultados e das classificações (apuradas pelos autores dos blogues participantes).

 

4 - Sugiro que o convívio de encerramento do 1.º torneio seja em Março, 15 de março de 2026, porque embora tenha sido um espaço orientado pelo Sete de Espadas, a origem do torneio está na comemoração do aniversário da secção Mistério Policiário (iniciou-se em 13 de março de 1975).

 

5 - Não sei se não será exagerado estar a planificar à distância de mais de 2 anos. Por isso, em vez de dois torneios, poderia, para já, pensar-se apenas em apenas um, com 12 problemas, de janeiro a dezembro de 2025. Por causa das férias, nos meses de julho e de agosto, o prazo de resposta poderia ser alargado para os 20 dias do mês seguinte. Deste modo, o que está previsto para o convívio de 1927, seria em 1926, tendo março como o mês realização.

 

6 - Neste modelo de publicação, que me parece o melhor, os autores dos blogues onde os problemas serão publicados não poderão ser concorrentes, porque têm acesso às soluções de vários problemas antecipadamente.

 

7 - Com base no que foi escrito anteriormente, vejo duas hipóteses para a autoria dos problemas: os autores dos blogues e o coordenador serem os autores de todos os problemas, podendo o coordenador ter um problema, publicado em cada blogue, e, nesse espaço de publicação, o autor do blogue ser o autor dos restantes problemas aí publicados; os problemas serem, cada um, da autoria de um Policiarista que tenha passado pelo Mistério Policiário. Esta decisão caberia ao coordenador, cabendo-lhe a função de verificar a existência dos 12 problemas e respetivos autores.

 

8 - Se os problemas fossem todos de um autor, parece-me que o coordenador seria o indicado para o fazer, ou então teria que antecipadamente ver se alguém teria tal número de originais disponíveis.

 

9 - O torneio de 2027 seria aberto a todos os autores, porque é necessário incentivar a escrita de problemas. 


10 - Cada problema poderá ser dedicado a um nome de torneio realizado em Mistério Policiário. Para já, identifiquei 12, o que até estaria certo com os problemas policiais publicados: I Grande Torneio; Primeiras Buscas; Primeiro Passo Dedutivo; 4 Estações; TTPP; Sete de Espadas; Detetive Misterioso; Novos e Iniciados; M. Lima; Dos Reis ao S. Pedro; Do S. Pedro ao Natal; Maratona de Cruzadas.

 

11 - Um blogue, que não aquele que publicasse o problema do mês, faria uma resenha do que sucedeu nesse ou nesses torneios que tiveram o nome relembrado.

 

12 - Surjam mais ideias para que, a partir da primeira proposta concreta, a do Inspetor Aranha, se organize uma comemoração significativa.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.