🔎 Memórias do Policiário – 061 🔍
👣 Pegadas...
O Gráfico
CLUBE DE DETECTIVES
Daniel Falcão
http://clubededetectives.pt/
danielfalcao@clubededetectives.pt
Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024
Olá, Amigos!
Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7♠)
O Policiário na Actualidade
Já estão, em pleno movimento, os dois torneios policiários de decifração com que iniciou este novo ano de 2024: desde o dia 1 de Janeiro, o Problema Policiário nº 1 – O Misterioso Desaparecimento de uma Aliança Velha, um original assinado por O Gráfico, relativo ao Torneio Cultores do Policiário, organizado pelo blogue Repórter de Ocasião e coordenado por O Gráfico; e desde o dia 10 de Janeiro, o Problema nº 1 – Crime no Parque, relativo ao Torneio Memória, organizado pelo blogue A Página dos Enigmas e coordenado por Paulo. Ambos os problemas têm como prazo limite para envio de propostas de solução o último dia deste mês, 31 de Janeiro.
Dois outros blogues policiários, merecem destaque. Por um lado, o blogue Local do Crime (e a secção O Desafio dos Enigmas), coordenado por Salvador Santos, no qual foi já publicado o segundo conto do Concurso de Contos Policiais, subordinado ao tema “Um Caso Policial no Natal” – “O Fantasma do Hotel Infante Sagres” de Bernie Leceiro, e está em preparação o Torneio de Decifração Solução à Vista! - 2024, enquanto se continuam a aguardar o envio de originais para o Concurso de Enigmas Policiários Mãos à Escrita! - 2024, cujo prazo termina apenas no dia 31 de Março. Por outro, o blogue O Inspector Fidalgo, coordenado pelo próprio Inspector Fidalgo, com actualização diária e com recordações de tempos áureos do Policiário nas últimas décadas.
Como muitos dos “detectives” que nos visitam também são adeptos das modalidades de charadismo e cruzadismo, relembramos que já está disponível a 1ª Etapa do Torneio José Régio no blogue Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas que, tal como o blogue Charadas & Charadistas, é coordenado por Arjacasa.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Um Regresso ao Passado
Para que as células cinzentas continuem sem descanso, o CLUBE DE DETECTIVES continua a recordar enigmas de “outros tempos”, concretamente: Um Crime Quase Perfeito de Serginho, publicado em 18 de Março de 1982 na secção Mistério… Policiário; Um Crime no Far-West e Quem Matou? de D. Chicote, publicado em Agosto de 1982 na secção Clube Xis; Algures Numa Aldeia da Beira Alta de Detective Misterioso, publicado em 30 de Novembro de 1990 na secção O Detective - Zona A-Team; e Mistério no 2º Esquerdo de Rip Kirby, publicado em 10 de Outubro de 1999 na secção Policiário.
E, para aqueles que não tiveram a oportunidade de nos visitar na passada semana, relembramos os problemas anteriormente recordados pelo CLUBE DE DETECTIVES. Foram eles: Quem Disse que Há Fantasmas?... de Saturno, publicado em 4 de Março de 1982 na secção Mistério… Policiário; O Caso Fácil... em Lisboa de J-23, publicado em Agosto de 1982 na secção Clube Xis; Ó Imaginação, a Quanto Obrigas de A. Raposo, publicado em 6 de Abril de 1990 na secção O Detective - Zona A-Team; e Umas Férias para Esquecer de Dic Roland, publicado em 3 de Outubro de 1999 na secção Policiário.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Torneio Memória
O blogue A Página dos Enigmas, coordenado pelo ‘nosso’ bem conhecido Paulo, organiza o Torneio Memória constituído por problemas policiários publicados nas décadas de 40 e 50 do século passado, ou seja, problemas com mais de 60 anos. Será uma forma de rever a forma de escrita e as temáticas que os policiaristas dessa época usavam, se bem que do nome do autor e da secção onde foi publicado cada problema policiário que faz parte do torneio, apenas será dado conhecimento quando a solução for divulgada. Toda a informação relevante sobre este Torneio Memória – pontuações, classificações e prémios – pode ser consultada no respectivo regulamento.
Torneio Memória – Problema nº 1
PODE PARTICIPAR ATÉ 31 DE JANEIRO
O Problema nº 1 do Torneio Memória – Crime no Parque é da autoria de um policiarista que, embora tenha adquirido grande relevância na modalidade, ainda era jovem na época em que o escreveu. Pelo facto dos problemas deste torneio terem sido publicados há mais de 65 anos, tal deverá ser tido em conta sempre que os elementos da solução necessitam de ser enquadrados temporalmente.
O recinto do parque onde jazia um homem atingido com um tiro em pleno peito era uma autêntica ilha, com apenas um acesso pedonal. Entre as muitas pessoas que se encontravam a passear no parque, as suspeitas recaíram sobre três amigos da vítima, cujos depoimentos foram imediatamente recolhidos: Freitas, Raul e Mota. Duas perguntas requerem resposta: quem matou e porquê?
Após a leitura atenta do problema e a consequente resposta às perguntas, a proposta de solução deverá ser enviada para apaginadosenigmas@gmail.com, até ao dia 31 de Janeiro, mas sem esquecer que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais receberão pontos especiais que poderão fazer a diferença no escalonamento final da classificação.
Solução e Resultados do Enigma de Dezembro
As contradições entre declarações e factos permitiram esclarecer O Mistério da Casa de Penhores de Paulo! Se, por um lado, Luís Gomes estando fortemente amordaçado não podia chamar o colega; por outro, Carlos Ferreira também não poderia ouvi-lo a fazer esse apelo. Pelo que, o roubo foi efetuado, em cumplicidade, por Luís Gomes e Carlos Ferreira, os dois funcionários recentemente contratados pela J.P. Prestamista.
Foram 26 os concorrentes que apresentaram uma proposta de solução a este enigma, entre os quais 19 acertantes e 7 que apresentaram uma solução diferente ou incompleta. Entre os concorrentes que acertaram foi sorteado o livro “O Enigma das Joias” de Stephen Clayton, publicado em 2002 na Colecção “Os Policiais do Correio da Manhã”, e Bernie Leceiro foi o premiado.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Torneio Cultores do Policiário
O Torneio Cultores do Policiário é a mais recente iniciativa do blogue Repórter de Ocasião, sob a superior coordenação do confrade O Gráfico, e visa homenagear consagrados policiaristas que continuam activos, com bastante ou menor influência na Problemística Policiária e enalteceram e/ou dinamizaram o Policiarismo em variadas vertentes, com as suas participações, dedicação e voluntariedade e aos quais estarão associados os prémios desta nova competição: Jartur – Combatividade; Big Ben – Decifração; Inspector Aranha – Melhores; Inspector Boavida – Originais; L. P. (Inspector Fidalgo) – Produção; e Daniel Falcão – Combinado.
O Torneio Cultores do Policiário será disputado em dez etapas de Problemística Policiária nas modalidades de Produção, Decifração, As Melhores, As Mais Originais, Combatividade e Combinado, entre os meses de Janeiro e Outubro de 2024. Todos os problemas serão publicados no dia 1 de cada mês (com excepção do primeiro, já publicado simultaneamente como Conto de Natal no dia 24 de Dezembro). Todas as informações, profusamente descritas, podem ser consultadas no respectivo Regulamento.
Torneio Cultores do Policiário
– Problema Policiário nº 1 –
PODE PARTICIPAR ATÉ 31 DE JANEIRO
A homenagem aos Cultores do Policiário inicia-se com um conto de Natal escrito na primeira pessoa pelo confrade O Gráfico e intitulado O Misterioso Desaparecimento de uma Aliança Velha. Antecipando a descrição pormenorizada da Pastelaria Kimi, nomeadamente da azáfama que precede o dia de Natal, O Gráfico conta-nos a sua aventura nos dias que antecederam a entrada numa justa aposentação (quantos jovens hoje poderão almejar ter uma merecida reforma aos 60 anos, contando 46 anos de desconto?). Só que, o que realmente motiva o Problema Policiário nº 1 do Torneio Cultores do Policiário é o desaparecimento de uma garrafa de aguardente Aliança Velha oferecida ao gerente da Pastelaria Kimi na véspera de Natal. O desafio que é apresentado ao leitor é a redação da segunda parte desta história de Natal, devendo ser relatado como teria desaparecido e quem fora o responsável pelo desaparecimento da garrafa que, como dizia o sr. Rui Marino: “Atenção, nesta… ninguém mexe, ok!?” Mas alguém mexeu!
PARTICIPE
Após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para reporter.de.ocasiao@gmail.com (outras formas de envio são indicadas no Regulamento), até ao dia 31 de Janeiro, mas sem esquecer que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais receberão pontos especiais que poderão fazer a diferença no escalonamento final da classificação.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Primórdios da Problemística
Policiária Portuguesa
Estávamos a 18 de Setembro de 2020 quando Domingos Cabral iniciou na secção Correio Policial, publicada no Correio do Ribatejo, a divulgação da sua obra Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa. Agora, num dos períodos mais relevantes que o Policiário vem atravessando, esta divulgação é justamente recuperada pelo blogue Repórter de Ocasião, com publicação em todos os dias 15 e último de cada mês, tendo iniciado no passado dia 15 de Dezembro de 2023. Esta divulgação estará repartida num total de setenta e duas edições, prevendo-se a sua conclusão para o final de 2026, mesmo a tempo de comemorar o Centenário da Problemística Policiária em Portugal… em 2027!
O CLUBE DE DETECTIVES continuando com o seu papel de arquivo digital da problemística policiária, disponibiliza a edição mais recente do PPPP, a 2ª Edição, publicada no blogue Repórter de Ocasião no último dia de Dezembro, na qual se destaca a obra de Joel Lima – O Porto do “Repórter X”, editada em 2004 por Campo das Letras, Editores, S.A., em que é referido um Concurso de Contos Misteriosos, correspondendo muito provavelmente ao surgimento da problemística policiária. A próxima edição será publicada no próximo dia 15 no blogue Repórter de Ocasião e, posteriormente, integrada no arquivo do CLUBE DE DETECTIVES.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Concurso de Contos Policiais
A secção O Desafio dos Enigmas, publicada no jornal Audiência GP, superiormente dirigida por Salvador Santos e no blogue Local do Crime, concluído o prazo para envio de produções para o Concurso de Contos Policiais, subordinado ao tema “Um Caso Policial no Natal”, concentra-se na divulgação dos trabalhos concorrentes.
Já está disponível, desde o dia 5 de Janeiro, no blogue Local do Crime, a versão integral do segundo conto do Concurso de Contos Policiais – “O Fantasma do Hotel Infante Sagres” de Bernie Leceiro, o qual será publicado em duas partes na secção do jornal Audiência GP, nos dias 5 de 20 de Janeiro, devido à limitação de espaço. Entretanto, os leitores podem proceder à avaliação do primeiro conto, “O Contrato” de Fernando A. F. Aleixo, atribuindo uma pontuação entre 5 e 10 pontos (em função da qualidade e originalidade) e enviar para salvadorsantos949@gmail.com até ao dia 20 de Janeiro.
Recorda-se que o conto vencedor do concurso será o que conseguir alcançar a média de pontuação mais elevada após a publicação de todos os trabalhos, sendo possível (e muito desejada!) a participação dos autores no “lote de jurados”, estando, porém, impedidos de pontuar os seus originais (escritos em nome próprio ou sob a forma de pseudónimo), de maneira a não “fazerem juízo em causa própria”.
Mãos à Escrita! - 2024 | Solução à Vista! - 2024
Relembramos ainda que, para o concurso de enigmas policiários Mãos à Escrita! - 2024, o qual irá determinar o número de provas daquele que será o novo torneio de decifração Solução à Vista! - 2024, os enigmas podem ser enviados até ao dia 31 de Março, nos moldes definidos no respectivo regulamento, e os originais (tantos quantos cada autor desejar) podem ser enviados para o endereço electrónico: salvadorsantos949@gmail.com.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Charadismo e Cruzadismo
O CLUBE DE DETECTIVES prossegue a divulgação de dois blogues de visita obrigatória, dedicados a duas modalidades parceiras do policiarismo – o charadismo e o cruzadismo, coordenados pelo confrade Arjacasa: o Charadas & Charadistas – Ponto de encontro de charadistas onde pretendemos divulgar a arte de Édipo, produzindo e decifrando charadas; e o Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas – Palavras cruzadas - Charadas para iniciados - Charadas para experientes.
A propósito do próximo Dia Nacional do Charadismo em 2024, o qual decorrerá na cidade de Vila Conde, sob a égide do confrade Fumega, irá realizar-se o Torneio José Régio, um dos grandes da literatura nacional, natural de Vila do Conde e também um ilustre charadista. O torneio será constituído por cinco etapas, com publicação mensal entre os meses de Janeiro e Junho, no blogue Charadas & Charadistas.
Tal como previsto, chegado o mês de Janeiro, já foi publicada a 1ª Etapa do Torneio José Régio no blogue Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas e o prazo limite para envio de soluções é o dia 25 de Janeiro. Simultaneamente, também está disponível no blogue Charadas & Charadistas mais um lote de charadas no Charadas e Charadistas nº 61 e no blogue Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, além das habituais Palavras Cruzadas e A Esfinge nº 52, charadas para principiantes e outros, e o prazo limite para o envio de soluções é o dia 25 de Fevereiro.
E porque o prazo para as propostas de solução das charadas e cruzadas do mês de Dezembro apenas terminam no dia 25 de Janeiro, continua disponível o Charadas e Charadistas nº 60, o Palavras Cruzadas e o Nas Asas da Esfinge.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Mistério… Policiário
(De 13 de Março de 1975 até 1 de Abril de 1986)
Foi no dia 13 de Março de 1975 que, com “produção, orientação e comentários” de Sete de Espadas, surgiu nas páginas do Mundo de Aventuras não apenas UMA secção policiária, mas A secção policiária. Embora o Policiário já existisse em Portugal há algumas décadas, esta foi, indubitavelmente, a secção que relançou o Policiário entre os mais jovens (de todas as idades) e que preencheu momentos da vida de muitas daqueles que sentem o Policiário ainda hoje: a secção Mistério… Policiário superiormente produzida e orientada por Sete de Espadas.
RECORDANDO
Na 346ª edição da secção Mistério… Policiário do dia 18 de Março de 1982, era publicado o Problema nº 5 – Um Crime Quase Perfeito do Torneio “Dos Reis ao S. Pedro" – 82, e sobre o autor e sobre o problema, assim escrevia o SETE: Serginho (Oeiras) é, praticamente, um Iniciado (…) e o seu problema tem uma «fórmula» nova… como diria o Epaminondas, o sempre distraído, mas a «chave» é muito antiga… por frequentemente usada. Ou talvez não?... É uma questão de «interligação»…
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Clube Xis (De Agosto de 1982 até Junho de 1984)
Estávamos no dia 14 de Agosto de 1982, decorria o V Convívio do Algarve e, curiosamente, todos aguardavam pelo seu encerramento, dado que seria nesse exato momento que se procederia ao lançamento do Clube Xis, mensário de desporto mental e literatura de mistério, uma edição da Casa de Cultura da Juventude de Faro, coordenado por D. Chicote, Ferman e Gibat. Este boletim nascido no Algarve iria trazer uma inovação na organização de torneios de decifração policiária, que o CLUBE DE DETECTIVES irá desenvolver durante as próximas semanas, ao mesmo tempo que irá apresentar e integrar os problemas policiárias publicados ao longo dos 23 números de duração no AHPPP online.
RECORDANDO
Dos quatro problemas policiários com que se estreava o boletim Clube Xis, no mês de Agosto de 1982, recordamos hoje os dois últimos, ambos da autoria de D. Chicote, com os quais tinha sido lançada uma nova secção no periódico algarvio Folha de Domingo, justamente intitulada Folha Policial, no dia 25 de Fevereiro de 1962 e que era o mote para mais uma rubrica: “Subsídios para um Estudo do Policiário” por A. M. Cristiano Cerol”. Enquanto o primeiro problema, Um Crime no Far-West, se dirigia aos sherlocks algarvios de todas as idades, já o segundo problema, Quem Matou?, tinha como alvo todos os pequeninos algarvios.
Ainda neste número era publicado um extenso texto assinado por Repórter X, intitulado “Visões Actuais do Terramoto de 1755” e interrogando-se, como subtítulo: “Existem, sob Lisboa, descendentes das vítimas daquela catástrofe?”; e, para fechar, três pranchas da banda desenhada assinada por Krieger, “Jock Tágaf”, a qual seria concluída no número seguinte.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
O Detective – Zona A-Team
(De 19 de Janeiro de 1990 até 2 de Maio de 1997)
No dia 17 de Maio de 1985, surgia no Jornal de Almada a secção Detective (1ª fase), uma secção policiária da Tertúlia Policiária de Almada (TPA), coordenada por The Punk (A. A. Oliveira). E assim continuou até ao dia 20 de Dezembro do mesmo ano. No dia 17 de Janeiro de 1986, a secção Detective apresentava-se com um novo visual e com nova orientação: “Olá, aqui estou!”, assim se apresentava O Gráfico (Luís Rodrigues Malanho). Esta 2ª fase da secção duraria até ao dia 7 de Novembro de 1986 e terminaria imediatamente após a notícia da extinção da Tertúlia Policiária de Almada. Mas, ainda neste mês de Novembro, no dia 21, o Jornal de Almada apresentava a “Secção de problemística policiária e… não só!...” O Detective, a qual passaria a ser publicada quinzenalmente, na 1ª e 3ª semana de cada mês, e com a superior orientação de Luís Rodrigues Malanho (O Gráfico). Mais tarde, no dia 19 de Janeiro de 1990, com novo visual e com coordenação partilhada por O Gráfico (Luís Rodrigues) e Hannibal (Carlos Neves), “Ano Novo… Vida Nova!”, a secção assumia-se como órgão oficioso da Tertúlia Policiária de Almada e do Grupo A-Team, passando a designar-se como secção policiária O Detective - Zona A-Team. Esta brilhante aventura policiária cessaria no dia 2 de Maio de 1997. Todos os problemas publicados nestas várias fases estão a ser aqui recordados e merecidamente integrados no Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa online.
RECORDANDO
“Morreu um… Amigo…”, assim se iniciava a 112ª edição da secção O Detective - Zona A-Team, no dia 30 de Novembro de 1990. Seis dias antes a notícia caíra com uma bomba, Domingos Prata Rodrigues, entre nós, Detective Misterioso, era fundador da Tertúlia Policiária de Almada, um dos grandes responsáveis pela manutenção do Policiário, como actividade lúdica, em 1984, mais concretamente num momento em que a causa esmorecia… enorme impulsionador dos jovens, prestando-lhes sempre e de boa fé todos os possíveis ensinamento e conselhos quer nas actividades policiárias, quer na vida particular de cada um. Numa singela homenagem, a secção publicou um problema – Algures Numa Aldeia da Beira Alta – e ainda um teste, “O Policiário e a Cultura de Mãos Dadas”, e um conto, “Tenho de o Matar…”, todos de sua autoria.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Policiário
(De 1 de Julho de 1992 até 30 de Dezembro de 2018)
A secção Policiário, com orientação de Luís Pessoa, foi publicada no jornal Público, entre os dias 1 de Julho de 1992 e 30 de Dezembro de 2018, ou seja, ao longo de mais de um quarto de século, sendo a secção mais duradoira da temática policiária. Numa primeira fase, entre 1 de Julho e 31 de Agosto de 1992, apareceu diariamente, para gáudio dos detectives que a acompanharam durante esses meses estivais. A partir de Setembro, concretamente, do dia 6, a secção passou a ser publicada dominicalmente.
O CLUBE DE
DETECTIVES começou a recordar, nos meses de Julho e Agosto de 2021,
os problemas publicados diariamente nos dois primeiros meses da secção, e
retomou no dia 1 de Julho de 2022 (data em que a secção poderia ter comemorado
três décadas!) a publicação dos problemas publicados a partir de Setembro de
1992, embora também já estivessem disponíveis no AHPPP online um vasto leque de
problemas publicados entre 2007 e 2017. Chegados ao mês de Setembro de 2023,
recordados os problemas publicados até 1994, “saltamos” para o ano de 1999.
Mais tarde, recordaremos os problemas publicados no período entre 1995 e 1998.
RECORDANDO
No dia 10 de Outubro de 1999, na 430ª edição da secção Policiário, era apresentada a Prova nº 7 do Torneio "Fórmula 1" e também do Torneio "Detective Said" – Mistério no 2º Esquerdo de Rip Kirby (Barreiro), um dos grandes animadores da Tertúlia Policiária Valtejo. Na mesma edição era noticiado o I Convívio Policiário de Santo André, no dia 24 de Outubro, em pleno litoral alentejano, uma iniciativa dos confrades Dic Roland e Vilnosa. A grande surpresa seria o local do convívio, precisamente o Badoca Park, um surpreendente parque florestal em pleno Alentejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.