PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 4 de maio de 2024

✌ 🖊 AS MELHORES -- AS MELHORES -- AS MELHORES 🖊 🧐 🕵️ ☝ 12 Solucionistas com Relatórios Excelentes! 🔍 📑 Problema Policiário N.º 4 - Autor: Insp. Moscardo 🧐 Título: EM DIA DE ROMARIA 👀 - DESAFIO AO LEITOR! 🕵️ * Cultores do POLICIÁRIO! Homenageados num Grande Torneio de Problemística Policiária - 2024 - Blogue RO!

 💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠
🔦⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

📚 Torneio Cultores 🎓

do Policiário 🔍

 

 🧐 MELHORES! 👀

 


 12 - Relatórios Distintos - 12

ENTRE quarenta e dois concorrentes existiram algumas narrações de muita qualidade de análise e observação e para se separar o trigo do joio foi necessário, como habitualmente, elaborar-se uma tabela de "factores de valorização" para se seleccionar OS MELHORES, uma vez que esta "especialidade" é muito diferente da "Originalidade" e da "Combatividade"... (é a primeira consideração para "desempatar" a "pontuação"!) aqui SÃO IMPORTANTES as pormenorizações do "questionário" serem (todas) mencionadas, na "linha de interpretação" do Autor e uma vez "desviados" desta "linha"... o caminho tem de ser desempedrado, consideravelmente analisado, bem largo e inequivocamente bem percorrido (!) e neste capítulo "Inspetor Boavida" (atrevido, original, a "mostrar serviço" para não "perder o comboio"...), "Detective Jeremias" (...com o ineditismo da "Inteligência Artificial" (IA)... a chegar ao POLICIÁRIO!), "Mac Jr." (Minucioso, metódico e prudente, como sempre!), "Inspector Aranha" (trabalhador, pesquisador e bibliográfico, até mais não...), "Búfalos Associados" (algo "baralhados" e depois recompostos!), "Faria" (...ora, viva, começa a "aparecer"!), "Photus A.D." (...a dizer que não tem tempo... para "estas coisas", mas sempre com "propostas de solução" com muito labor e primorosas - "salvou-se" na última linha do seu "relatório!") e "Cocas" (que já não fala em "desistir"... sempre certeira, com uma prosa escorreita e agradável de se ler... pelos raciocínios descritos!) foram OS MELHORES!

Nos restantes concorrentes... desta vez distinguidos, também, no lote das melhores "propostas de solução" está o "Desenhador", agora igualmente "Poeta", de imenso mérito, "Inspector Pevides" à frente de três "Iniciados" nestas "andanças"... ainda com aprendizagem de 1.º ciclo de "estudos policiários", mas que em breve chegarão ao 9.º ou 12.º ano de "Escolaridade Policiária" porque se expressam muito bem e o mais difícil é ACERTAREM... a partir daí são enérgicos e QUEREM, SEMPRE, MAIS! São eles, "produtos" da dinamização "Policiária" do "Blogue RO": "Inspector Ryckyi", "Inspectora Sardinha" e "Rainha Katya" -por sinal, todos "REI" e "RAINHAS" de uma outra vertente de entretenimento deste lúdico espaço! Só falta, neste grupo, um outro "REI"... "Joel Trigueiro", também muito erudito... que "perdeu" "meio ponto" nesta Etapa!

Continuem a fixar alguns dos pseudónimos/nomes porque "anda por aqui" "gente" de MUITA CATEGORIA A DECIFRAR PROBLEMAS POLICIÁRIOS! 

...Uma "palavrinha" de ânimo para o confrade "Paulo" que foi o "grande azarento" desta Jornada (para quando a sua entrada no lote dos MELHORES?) e também para "Sofia Ribeiro" que "perdeu" o SEU "1.º Lugar"... para a "COCAS", a "Guerreira" de Portalegre e esta é outra enorme surpresa deste, em boa hora criado, "Torneio Cultores do Policiário"! Ah, um abraço para o Cultor "Big Ben" que procurava no Desafio... um Guarda-Florestal para associar os binóculos e a árvore àquela profissão... não descortinando que o "Guarda-Rios" também é uma profissão, embora em desuso, mas prestes a iniciar-se (já recomeçou nalgumas localidades!), de novo, no nosso País!

Saudações Policiárias.

ROO Gráfico

 

 


As Melhores

1.º – Inspetor Boavida (Charneca de Caparica) - (12 Pontos)

2.ª – Detective Jeremias (Santarém) - (11 Pontos)

3.º – Mac Jr. (Apúlia) - (10 Pontos)

4.º – Inspector Aranha (Santarém) - (9 Pontos)

5.ºs – Búfalos Associados - (8 Pontos)

6.º – Faria (Évora) - (7 Pontos)

7.º – Photus A.D. (Belém-Lisboa) - (6 Pontos)

8.ª Cocas (Portalegre) – (5 pontos)

9.º – Inspector Pevides (Oeiras) - (4 Pontos)

10.º – Inspector Ryckyi (Amora) - (3 Pontos)

11.ª – Inspectora Sardinha (Armação de Pêra) - (2 Pontos)

12.ª – Rainha Katya (Charneca de Caparica) - (1 Ponto)

 

 


 

As Melhores

Classificação Geral

(Após 4.ª Etapa)

 

1.º – Mac Jr. (Apúlia) - (00+05+05+10=20 Pontos)

2.º – Inspetor Boavida (Charneca Caparica) - (00+00+06+12=18 Pontos)

3.º – Inspector Aranha (Santarém) - (00+00+08+09=17 Pontos)

4.º – Photus A.D. (Belém-Lisboa) - (00+03+07+06=16 Pontos)

5.º – Detective Jeremias (Santarém) - (00+04+00+11=15 Pontos)

6.ºs – Búfalos Associados (Lisboa) - (00+02+00+08=10 Pontos)

7.ª – Cocas (Portalegre) - (03+00+00+05=08 Pontos)

7.º – Faria (Évora) - (00+00+01+07=08 Pontos)

9.º – Big Ben (Amadora) - (00+00+04+00=04 Pontos)

9.º – Inspector Pevides  (Oeiras) - (00+00+00+04=04 Pontos)

9.º – Ribeiro de Carvalho (Torres Novas) - (04+00+00+00=04 Pontos)

12.º – Inspector Ryckyi  (Amora) - (00+00+00+03=03 Pontos)

12.º – O Pegadas (Braga) - (00+00+03+00=03 Pontos)

12.ª – Sofia Ribeiro (Charneca de Caparica) - (02+01+00+00=03 Pontos)

15.º – Eduardo Oliveira (Loures) - (00+00+02+00=02 Pontos)

15.º – Inspectora Sardinha (Armação de Pêra) - (00+00+00+02=02 Pontos)

17.º – Rainha Katya (Charneca de Caparica) - (00+00+00+01=01 Ponto)

17.ª – Sandra Ribeiro (Almada) - (01+00+00+00=01 Ponto)

 

 

REPÓRTER DE OCASIÃO - TORNEIO CULTORES DO POLICIÁRIO

PROBLEMA POLICIÁRIO – 4

EM DIA DE ROMARIA

De: INSPECTOR MOSCARDO

A pergunta deixada aos decifradores desta prova é a seguinte: “Quem é o criminoso, que o pondera-o Agente Gazua, baseado na pista da mensagem do finado Leucádio, e outras de que se inteirou, conseguiu identificar?” Como de costume, para conseguir uma resposta correcta é necessário recolher pistas ao longo do texto. Vejamos então...

A referência a “pessoas que quanto mais se evitavam, mais se viam” é um prenúncio de que qualquer coisa de grave se irá passar. E foi o que aconteceu. Leucádio, casado com Dulcineia, é envenenado com cianeto, o cheiro a amêndoa amarga assim o indicia. Tendo ainda em conta que o relógio continua no pulso da vítima, o móbil do crime não seria certamente o roubo. Sabe-se ainda que a última acção de Leucádio foi desenhar, na palma da sua mão esquerda, uma pista acusadora que permitisse identificar quem o assassinou − um clássico da enigmística policiária. O desenho de uns binóculos e de uma árvore não deixa lugar a dúvidas: Leucádio aponta o guarda-rios como o culpado – a vigilância, a fiscalização e a protecção da natureza estão convenientemente simbolizadas. Quanto à motivação do crime, foi possível deduzi-la através da conversa de vizinhas: O guarda-rios era recém-casado com a filha do comendador. A rapariga casara contrariada e Leucádio, apesar ser também casado, andava a cortejá-la. Assim, em conclusão, temos o ciúme como móbil do crime, o envenenamento como o método escolhido e o guarda-rios como culpado.

E pronto, está a prova está respondida. É curto?

Pois é!

Por isso, é a partir deste ponto que se desenrola a forma como imagino um problema do passado, mas com ilustrações do presente, inspirada numa das mais criativas marcas de brinquedos: a LEGO.

- DETECTIVE JEREMIAS - Santarém

 

Preâmbulo

Este Torneio Cultores do Policiário está a correr-me bem. Confesso que não esperava estar tão bem classificado, “nesta altura do campeonato”, no meio de ilustres e experientes policiaristas! Contudo, penso que iriei perder pontos neste quarto problema por falta de tempo. Não faz mal, o meu objetivo sempre foi participar ao lado dos históricos do policiário e absorver toda a dinâmica, armadilhas e curiosidades destes torneios. Se é para ganhar pontos, logo recupero nos seguintes problemas policiários.

PHOTUS A.D.  (Belém - Lisboa)


 

Embora satisfeito com a resposta, o Regedor não deixaria de questionar o agente Gazua sobre a causa da morte, pois já sobre o motivo até ele já tinha escutado o que se dizia na aldeia, a propósito do Leucádio e da mulher do guarda-rios.

O agente Gazua explicaria ao Regedor que o cheiro a amêndoa amarga de que ele se apercebera, muito provavelmente não seria devido ao licor do mesmo nome, mas antes ao odor que fica presente aquando do envenenamento por cianeto.

O que teria efetivamente acontecido?

O guarda-rios, tendo tomado conhecimento que o Leucádio andava a arrastar a asa (ironicamente, seria a associação de uma ave à sua profissão que o incriminaria) à sua mulher, decidiu aproveitar a festa em honra do santo padroeiro para o arrumar de vez. Assim, sabendo como poderia obter cianeto (presente nos caroços e sementes de frutas como damasco, ameixa, pêssego, pera e maçã, e noutros alimentos como raiz de mandioca, broto de bambu e soja), preparou-se com antecedência para aquele dia.

Chegado o dia esperado, aproveitando o facto de o Leucádio estar em grande patuscada com amigos e gente de fora, conseguira ter uma oportunidade para misturar o cianeto numa qualquer bebida. Quem sabe se não foi mesmo num cálice de licor de amêndoa amarga, que facilmente disfarçaria o cheiro.

O Leucádio tendo-se apercebido, embora tarde de mais, que fora envenenado e quem o envenenara, ter-se-á afastado do grupo, terá arranjado uma esferográfica e aproveitado os últimos momentos de vida para desenhar na palma da mão os desenhos que incriminariam o guarda-rios.

Por fim, ainda teria a oportunidade de se deixar cair numa poça de lama que ali permanecia, junto ao madeiro, feita pelas últimas chuvas. Uma mensagem final, já em plena queda: lama da chuva → água da chuva → água do rio → guarda-rios!

 

Sabendo que o Leocádio gostava de uma boa pinga, quando este se encontrava num grupo bebendo descontraidamente, o Guarda Rios aproximou-se do grupo e quando estes estavam distraídos despejou um pouco de cianeto no copo de Leocádio que se mistura muito facilmente à bebida.

O cianeto é um veneno mortal e provoca um odor intenso a amêndoas.

Os indícios estavam lá todos, daí não ter sido difícil o agente Gazua com o seu a ajudante Alavanka terem descoberto o Assassino!

“O genro do comendador”. O Guarda-Rios.

Já está uma boa noite e bom descanso beijinhos. 😘

- Inspectora Sardinha (Armação de Pêra)

 

DETECTIVE JEREMIAS - SANTARÉM

1 comentário:

  1. COITADA DA DULCINEIA E DA FILHA DO COMENDADOR😥😥😭👰🙏

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.