PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 27 de maio de 2024

* Crónica Ocasional N.º 225 - Por: Repórter de Ocasião "Houve Jogo!" - Convívio Policiário – LOCALDOCRIME🖊

 HOUVE... JOGO!

CRÓNICA OCASIONAL

Por: Repórter de Ocasião 225 Edição

Convívio Policiário – LOCALDOCRIME

26 de Maio de 2024

– S. Pedro de Sintra –

 


Crónica Ocasional n.º 225

HOUVE... JOGO!

Por: Repórter de Ocasião (RO)

 

O Gráfico

 

Convívio Policiário

26 de Maio de 2024

O DESAFIO DOS ENIGMAS

LOCAL DO CRIME

Salvador Santos

 

UMA EQUIPA COMPLETA E DE MUITA QUALIDADE!

HOUVE... JOGO!

...Se o Roberto Martínez, Seleccionador Nacional, tivesse uma Equipa destas... à sua disposição... seria Campeão Europeu em 2024... porque MELHORES CRAQUES... JÁ NÃO HÁ!

 

No dia 26 de Maio, tradicionalmente a um Domingo, "HOUVE JOGO!" em S. PEDRO DE SINTRA, bela Terra de montes verdejantes onde se respira saúde e se desfruta de um óptimo ambiente... e numa aragem de felicidade estiveram ali reunidos onze Policiaristas, se bem que, destes 11, somente 7 -e quando se fala em “sete” lembramo-nos, de imediato, do saudoso e lendário “Sete de Espadas”! -estejam presentemente, no panorama actual da Problemística Policiária, a participar em concursos de Produção e Decifração! (O Leitor mais dedicado ao Policiarismo que faça um exercício mental e tente “descobrir” quem serão os “Sete Magníficos”, daqueles onze... que estão a participar em Torneios Policiários! Não vai ser fácil porque alguns deles estão “disfarçados”... com outros pseudónimos que não os habitualmente conhecidos!)

 

Ora bem... ONZE presenças... precisamente as necessárias para uma Equipa de Futebol, Sénior, completa! Todos os “Craques”, à mesa, MUITO BONS... de fazer “inveja” aos Seleccionados por Portugal para disputar o próximo Campeonato Europeu! Quando escrevo “muito bons”... que não restam dúvidas... “bons” e “graciosos”... diria, outrossim, todos “chistosos”... porque as conversas, o convívio, em ambiente bastante saudável e desinibido, foi deveras sublime e imensamente proveitoso!

 

Ora... por se tratar de excelentes “Craques”, nesta Crónica/Reportagem vou apresentá-los, um a um:

Começando pelo lado esquerdo da fotografia/cartaz que encabeça estes escritos e reparem na postura magistral dos convivas, todos alinhadinhos e sorridentes, descontraídos, perfilados, como, se na verdade, se tratasse de estarem preparadíssimos para ganhar um Campeonato Europeu, mas, ali, naquele dia, só lucraram e solidificaram AMIZADES pelo que foram GOLEADORES... ARTÍFICES da AMIZADE!

 

A EQUIPA “ALINHOU-SE” NUM CLÁSSICO 4x3x3

 

Telmo Rodrigues (Guarda-Redes):

O número 1, Feijó, detentor da baliza, o guardião implacável que não quis desvendar ao anfitrião “Salvador” o seu pseudónimo de concorrente à Problemística Policiária, mas que já possui “Currículo Policiário”... ou não fosse ele... o “👍Telmo Vencedor do Torneio "TAÇA É TAÇA!" - 2022🏆” – 🏆TAÇA É TAÇA! Torneio de Entretenimento - Blogue RO” realizado em 2022 e que culminou com um “Desafio Policiário”... precisamente uma Produção, antiga, de “O Gráfico”, com o título “AMIGOS... AMIGOS!”. Este “Guarda-Redes” foi também o realizador dos Vídeos do(s) quarto(s) sorteio(s) – LUPA! – do “Torneio Cultores do Policiário”.

 

O Gráfico (Defesa-Direito):

O número 2, oriundo de Burgau, residente no Feijó, talvez mais destinado para o “Walking Football” – Futebol a passo – pois, grandes correrias pelo corredor direito... já não são com ele... aquela barriguinha não o permite, mas ainda assim desempenha muito bem a sua posição!

“O Walking Football é um desporto de equipa para quem quer manter-se activo na 3.ª idade. (É permita a participação de elementos a partir dos 50 anos!) O Walking Football nasceu em Inglaterra, em 2011, e chegou a Portugal pelo Algarve há cerca de 4 anos. O Centro de Convívio e Desportivo de Vale de Milhaços (CCDVM) tem uma Equipa formada nesta especialidade onde a nossa Amiga ZAB (Zablita Mariazita) é Estrela!”

 

Abrótea (Defesa-Central):

O número 4, que veio de Setúbal, terra de Futebolistas célebres... elemento fundamental desta Equipa porque confunde os adversários... transformando-se em peixe e em planta... e desta maneira... brilha no centro da defesa! Conhece Setúbal e Arredores como a palma das suas mãos e orgulha-se disso mesmo!

 

Vítor Carvalho (Defesa-Central):

O número 5, outro Craque que veio de Setúbal que ganhou o lugar graças ao “elixir” da “QUINTA DO ZÉ” que lhe foi oferecido no último Convívio do “Blogue RO” realizado em Dezembro passado! O Homem ganhou nova vida com aquela “pomada” e não se cansou de enaltecer aquele saboroso Vinho Tinto! Por ali... não passa nada... e quando se falou numa “Sardinhada”, em Setúbal, logo se prontificou a promover o Convívio lá para meados ou finais de Julho... que é quando a sardinha está “gordinha” e “boa” como não hesitou em afirmar! Atenção... “LP” e “Outros”... vamos lá!?

 

José Carlos (Defesa-Esquerdo):

O número 3, o último Craque que completou o trio de Setúbal que quando soube que a QUINTA DO ZÉ igualmente produz uma excelente Aguardente (!?) logo se prontificou para agendar a sua presença no próximo Convívio do “Blogue RO” a realizar-se em Dezembro próximo! (Atenção... QUINTA DO ZÉ: Amigo Silvério Ameão... vai preparando o stock!) (risos). 

 

Búfalos Associados – Rui Mendes (Médio-Direito):

O número 6, o extraordinário Actor, de Lisboa, que bastante prestígio deu e dá ao POLICIÁRIO com a sua integração, uma espécie de “arma secreta” desta Equipa, pois a sua presença em campo, de tão prestigiante figura, atrapalha os adversários que se ajoelham e se curvam perante a sua reputação!

 

Inspetor Boavida (Médio-Centro):

O número 10, o “Self Made-Man” deste Conjunto, Charneca da Caparica, a sua FIGURA CENTRAL, o seu “Motor Principal”, que trata todos os seus Companheiros de uma forma airosa, neste caso, o “Jogador” que fez e faz mexer os “cordelinhos” desta selecção de Craques... o nosso “SALVADOR” em momentos de aflição! Outro adepto, também, dos Produtos da QUINTA DO ZÉ... achou o “Branco”... simplesmente “delicioso”... MUITO BOM! Em conversas de animação ficámos a conhecer o porquê do seu pseudónimo e depois personagem: SMALUCO! Agradecido.

 

Dona Lena (Na função de Médio-Esquerdo):

O número 8, de Lisboa, esteve sempre radiante neste “JOGO” e bastante comovida por ver o “Fotocópia” (Telmo, o “Guarda-Redes”)... afirmando, de modo hilariante que há trinta anos ficava com dores nas costas por se curvar para beijar e cumprimentar o “Fotocópia”... naquele dia... ficou com um torcicolo por se elevar e esticar... para voltar a beijar e felicitar o “Telmo”! São as Leis da Vida! “Houve... jogo” e muita emoção neste ENCONTRO!

...Todos os anos vai sobrecarregada de livros, com amor e carinho, do seu saudoso marido, o eterno “A. RAPOSO”, para oferecer aos Convivas e desta vez também se recordou de que o “A. RAPOSO” ofertou um Mocho ORIGINAL a “O Gráfico”! É verdade! Neste preciso momento estou a olhar para ele... está emoldurado por cima do ecrã do meu computador onde estou a redigir estas palavras! É UM MOCHO com... “X”! “MOUXO”... ÚNICO!!

 

Detective Jeremias (Na função de Extremo-Esquerdo):

O número 7, a Craque de Santarém que teve uma confissão curiosa... na justificação para a escolha do seu pseudónimo – Detective Jeremias – ou se tornava Policiarista, solucionando casos, ou andava a roubar carteiras! – costuma levar para estes “Jogos”... um enorme saco... para colocar os Troféus conquistados nos Torneios de Decifração e Produção! São, sempre muitos, pois habitualmente ou ganha... ou fica no pódio das Classificações e no meio de fotografias... lá vai dizendo que “-nem todos os prémios são meus... parte deles pertencem ao “Inspetor Moscardo”.” Policiarista igualmente de Santarém! É verdade, confirma o Autor destas linhas... a cada 10 Troféus... 2... são do Confrade “I. Moscardo”! (risos).

 

Ana Cristina (Na função de Extremo-Direito):

O número 11, que veio de Viseu, na companhia do Paulo, a grande (des)motivadora (rir...) do sorteio para a atribuição da LUPA n.º 4 do “Torneio Cultores do Policiário”, “Blogue RO”, pois... por ironia do destino... o papelinho premiado, extraído pela sua mão, do saco negro... mostrou, OUTRA VEZ (!??) o nome de INSPECTOR RYCKYI!! Incrível! Foi uma risota total... facto que animou de sobremaneira a Equipa! Como é costume... o “Inspector Ryckyi” vai receber nova LUPA, desta vez... UMA MAIOR... e realizou-se novo sorteio para premiar um novo Concorrente e, desta feita, o papelinho mostrou um(a) inédito(a) vencedor(a)..., mas este desvendar do mistério... só se saberá após a publicação dos vídeos... o que acontecerá brevemente!! Após o sorteio da LUPA atribuída ao “Insp. Ryckyi”... Ana Cristina pediu para ser “substituída”, mas teve de manter-se “em campo”... porque só tínhamos ONZE “Jogadores”, mas pelo sim, pelo não, quem marcou o novo “livre”/sorteio foi a Confrade LENA!! Quem teria sido o(a) distinguido(a)!?

 

Paulo (Ponta-de-Lança):

O número 9, tinha de ser! Viseu presente! O nosso “matador” Sempre altivo e sereno! Marca “golos” atrás de “golos” no seu espaço “A Página dos Enigmas”... aquele que veio de mais longe e também regressou bem carregado devido às “prendas” que recebeu! Hilariante foi também um momento, durante o “Jogo”... em que o “Defesa-Direito” (não digo o seu nome! - rir) andava à procura... queria saber quem era... (!?) do Conviva “PAULO” (!?)... Há cada uma!! É preciso ter... Galo! A gargalhada... foi geral!

 

E pronto... está apresentada a Equipa do Encontro de Policiaristas em S. Pedro de Sintra! “Houve... jogo” e tempo para se conversar sobre aquele que vai ser um acontecimento extraordinário das Actividades Policiárias... pois chegou o momento de se comemorar, em 2025, o Cinquentenário da Secção “Mistério... Policiário” do saudoso “Sete de Espadas”! Está, tudo, a correr sobre rodas... sem furos!

VIVA O POLICIÁRIO!

 

O GRÁFICO (RO)

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

 

 

FERMAN – in “CÓDIGO SECRETO”

Secção Policiária “Jornal Barlavento”

n.º 368 - de 31 de Agosto de 1983

 

O problema policiário é considerado, muito justamente, o desporto mental mais completo pois proporciona aos seus praticantes o desenvolvimento do raciocínio e da cultura geral, convidando à recolha de documentação diversa, com vista à fundamentação das soluções escritas. Deste modo posto à prova as capacidades literárias, os policiaristas têm ensejo de escrever regularmente, arquitectando as suas respostas o mais correctamente possível, porque a forma e o conteúdo são ambos factores decisivos para a conquista dos primeiros lugares nas várias competições que são promovidas um pouco pelas publicações que dedicam espaço a esta modalidade. 

Em traços forçosamente largos esta é a essência do policiário.

 

http://policiariodebolso.blogspot.com/

Publicada por Detective Jeremias

 

12 de Janeiro de 2012

JORNAL DE SINTRA - MISTÉRIO E AVENTURA

MISTÉRIO E AVENTURA - Secção Policial Orientada pelo SETE DE ESPADAS

Leitores e caros colegas:

O nosso meio é pequeno e refractário a empreendimentos desta natureza. Estou certo que não faltará quem se erga da sua cátedra para nos atirar com a já tão conhecida e velha frase: Literatura de cordel…

Estes catedráticos esquecem-se, todavia, que a literatura de emoção e resolução de problemas policiais são dois dos grandes recreios do espírito. Estadistas de todo o Mundo, afadigados pelo vertiginoso atropelo dos acontecimentos internacionais, buscam um pouco de tranquilidade no exercício cerebral que lhes oferece a leitura dos grandes romances policiais e a resolução dos grandes problemas. Médicos, advogados, engenheiros, senhoras da melhor sociedade, estudantes, cientistas e muitas outras personagens de categoria social, não se envergonham de confessar a sua simpatia e o seu entusiasmo pela boa literatura de mistério e aventura.

Quando fui até ao nosso director para lhe levar a ideia desta secção, confesso que fui a medo, mas encontrei nele um Amigo, que desde logo aceitou e acarinhou esta resolução, dizendo-nos:

— De vez enquanto, sair fora do sistema rotineiro, também sabe bem…

O facto de nos apresentarem como orientadores desta secção não significa um maior merecimento, simplesmente — era preciso alguém a fazê-lo!…

Confiamos, pois, na benevolência dos nossos leitores e na amizade dos meus camaradas.

Tentaremos agradar e cá os esperamos neste cantinho — que é de todos.

Sete de Espadas

 

 

Manuel Botas Constantino - 1995

Manual da Enigmística Policiária

Edição da Associação Policiária Portuguesa

 

O homem encontra no enigmático algo que lhe excita o espírito e lhe motiva a curiosidade.

Posto perante um mistério, todas as faculdades se lhe alertam e, atentas, se debruçam em torno do problema.

Sente prazer íntimo em seguir passo a passo todas as pistas até alcançar o objectivo.

Satisfaz-se ao conseguir rodear as dificuldades, tanto como vencer obstáculos que se apresentam intransponíveis.

E quanto mais a precisão dos factos não se permite que se vislumbre sombra de uma estrada, maior é o apego e o desenvolvimento do cérebro, maior é a satisfação da vitória.

Segundo Bergson, um problema que inspira atenção é uma representação duplicada de uma emoção, sendo ao mesmo tempo a curiosidade, o desejo e a alegria antecipada de o resolver. É o desafio posto que impele a inteligência diante das interrogações, vivifica, ou antes vitaliza os elementos intelectuais com os quais fará corpo até à solução.

A própria vida cifra-se em constante mistério, um enigma constante que a humanidade procura solucionar o melhor e mais rapidamente possível. O obscuro nunca nos desampara, desafia-nos.

De prazer espiritual que se sente em desvendar incógnitas, desvanecimento de sobressair, simples divertimento, tudo conduz a que os homens do povo na sua singeleza através de simples adivinhas que andam de boca em boca, os letrados com bem urdidos trabalhos, os sábios na esfera da humanidade, acorram ao seu cultivo e decifração. – M. CONSTANTINO

 

👏🔎🎓📑 Nada é eterno, inalterável, constante, tudo muda..., mas a resiliência do Policiário em Portugal, nascida em 1927 e eternizada por “SETE DE ESPADAS” (JOSÉ MANUEL PIEDADE THARUGA LATTAS”) em 1975, no meio de outros (descendentes) cultores -e são bastantes! -deste interessante, sublime e inquestionável desporto mental revelador de capacidades distintas intelectuais, é de todo mágica, fantástica e inolvidável e ainda estará longe o dia... em que cessará inequivocamente todo o seu dinamismo conversor, acima de tudo, deveras e de sobremaneira, de amizades longas e duradouras de vidas com paixão aliadas ao conhecimento, cultura e fraternidade!

O Gráfico (2023)

 

O Gráfico  (21 de Novembro de 1993)

"Nunca é tarde para se entrar no reino encantado da Problemística Policiária, produzindo e decifrando, convivendo e conhecendo-se gente de todos os lugares e fomentando novas e salutares amizades. Daqui não tiro eu o meu pé!

 

 

Repórter de Ocasião (27 de MAIO de 2024)

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 

 

*** DEDICATÓRIA: 

Com um grande abraço, muito sentido, de extraordinária Amizade, acompanhado de uma saudação especial e carinhosa, esta edição de “CRÓNICA OCASIONAL!” é dedicada a TODOS os apaixonados pela Literatura Policial e que uma vez “descobrindo” a Problemística Policiária e se apercebendo da sua utilidade, única, em exercício mental, jamais deixaram de ter o gosto pelo Mistério e se tornaram distintos participando nos Convívios Policiários conhecendo as caras de “adversários” – companheiros inapagáveis de competição! – e Amigos... de quem apenas conheciam os nomes das Actividades Policiárias! 

- O Gráfico

 

Reportagem Fotográfica do "Blogue RO"

 

SALVADOR SANTOS

TELMO

O GRÁFICO

JOSÉ CARLOS

ABRÓTEA

VÍTOR CARVALHO

RUI MENDES

DETECTIVE JEREMIAS

LENA

PAULO

INSPETOR BOAVIDA

ANA CRISTINA

















































5 comentários:

  1. EXCELENTE!!!MUITO MUITO BOM🏆♥🥂🌹🦉🕵️‍♀️🕵️‍♂️👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa e pela notória reportagem de ocasião muito singular ... ! ( VIRMANCAROLI )

    ResponderEliminar
  4. Excelente crónica! Relatando o mais recente convívio mas não deixando de referir o saudoso passado e aqueles que ajudaram a construir o policiarismo em Portugal.

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.