💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂✌🌠
⌛📖🔍🧐🌷🚦
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ ️🖊📲
📚 Torneio Cultores 🎓
do Policiário 🔍
Problema Policiário N.º 4
Um Original de:
Inspetor Moscardo – Santarém
Inspetor Moscardo |
📖 HOMENAGEM 📖
BIG BEN – Decifração
DANIEL FALCÃO – Combinado
INSPECTOR ARANHA – Melhores
INSPETOR BOAVIDA –
Originais
JARTUR – Combatividade
LP (Inspector Fidalgo) – Produção
SOLUÇÃO:
O agente Gazua, associou o símbolo binóculo, a vigilante, e o símbolo árvore, a natureza.
Vigilante da Natureza. O Guarda-Rios. O CULPADO!
Depois, apurando que Leucádio estivera numa patuscada, tendo por isso havido oportunidade de o envenenarem, o cheiro a amêndoa amarga, é um sinal da presença de cianeto, e uma vez que Leucádio arrastava a asa à esposa do guarda-rios, e era falado na aldeia que ela casara contra vontade, foi motivo para desencadear, um tumulto de ciúmes, que terminou com o crime passional.
*****
O crime passional é aquele causado por emoção, chamado popularmente de crime motivado por paixão. A pessoa que comete esse crime é tomada por um descontrole emocional e normalmente a vítima tem alguma ligação próxima com o agressor. – GOOGLE
*****
Nota do “Blogue RO”:
-Foi também considerado quem associou, por parte dos solucionistas, os “binóculos” e a “árvore”, desenhados na palma da mão da vítima, à vigilância dos pássaros denominados “Guarda-Rios”... e dessa maneira estava descrita uma “prova incriminatória” em direcção do próprio “Guarda-Rios”... profissão! No entanto para a escolha das “Melhores Soluções”, por uma questão de se respeitar, sempre, a “Solução do Autor”, manteve-se o critério selectivo da opinião do “Inspetor Moscardo”: “Binóculos” = Vigilante. “Árvore” = Natureza. E, como é perfeitamente natural e plausível, destas decisões, não haverá recurso. – O Gráfico
Outras Notas do Blogue RO:
1 - Os cianetos podem cheirar a amêndoas amargas, o que pode ser uma pista, mas caso não se detecte o odor de uma substância, não significa que não tenha cianetos, porque de 40 a 60% da população não consegue detectar o odor, sendo esta anosmia determinada geneticamente. – GOOGLE
2 - A profissão de guarda-rios foi extinta em 1995, no último Governo de Cavaco Silva. O Governo está disponível para reactivar a profissão de guarda-rios para monitorizar e fiscalizar as actividades realizadas nas margens dos rios portugueses. – GOOGLE
Guarda-rios: a profissão extinta “renasce” a Norte para despoluir e zelar o rio Leça.
PORMENORES DECISIVOS PARA UMA
“PROPOSTA DE SOLUÇÃO” CORRECTA
A VALER 10 PONTOS
1 – Indicar como autor do crime: - O GUARDA-RIOS! (1 ponto)
2 – MÓBIL DO CRIME: - A vítima andava “a arrastar a asa à sua mulher”! CIÚMES! (1 ponto)
3 – JUSTIFICAÇÃO DOS DESENHOS NA MÃO DA VÍTIMA: - BINÓCULOS = VIGILANTE. (0,5 pontos) ÁRVORE = NATUREZA. (0,5 pontos) – INDICÍOS que apontavam para o “Guarda-Rios” (Profissão). Foram aceites e consideradas outras deduções/explicações, desde que plausíveis e devidamente bem justificadas.
4 – CAUSA DA MORTE: - Envenenamento por CIANETO – Devido ao cheiro de Amêndoa Amarga. (1 ponto)
5 – PRESENÇA DO SOLUCIONISTA: 6 pontos – Art.º 4.b - Regulamento.
(Factores de Valorização)
a – O facto do desenho da mão apresentar-se como imagem de uma mão direita... em vez de esquerda! O desenho devia ter sido mostrado invertido! Causa que não invalidou uma “proposta de solução” acertada... porque as “referências” (binóculos e árvore) mantinham-se, ou mantiveram-se inalteradas!
b – A morte causada por envenenamento de cianeto causa convulsões e o cadáver encontrado sobre a lama devia apresentar-se enlameado!
c – Os desenhos estão demasiadamente muito bem elaborados... dado pouco admissível para uma morte por envenenamento... paradoxo!
d – Não é mencionada esferográfica ou semelhante para a feitura dos desenhos... no local do crime!
ESCLARECIMENTOS PARA AS ESCOLHAS
DAS “MELHORES”, “MAIS ORIGINAIS”
E “COMBATIVIDADE”
A – Somente as “Propostas de Solução” que sejam classificadas com “10 pontos” (Totalistas/Pontuação máxima) poderão conseguir “pontos extras” na classificação de “As Melhores”.
B – A selecção para as “Propostas de Solução” da categoria “As Mais Originais” são as que mostram sentido de originalidade e inovação no modelo de serem apresentadas quer sejam visualizadas directamente ou virtualmente, em fotografia, vídeo, desenho, verso, apresentadas em áudio e até textualmente, enviadas por “mensageiro instantâneo” (Messenger) ou “correio electrónico” (Email) ou ao vivo, em matéria real e sólida remetida através dos CTT.
C – O escrutínio das “Propostas de Solução” para a modalidade da “Combatividade” incide na análise que o classificador realiza e observa ao comportamento, vontade, voluntariedade e intenção do concorrente, solucionista e/ou decifrador que imprime, utiliza e emprega nos processos utilizados para produzir e criar a sua exposição, relatório, narração, etc.
§ – É fácil compreender-se e deduzir que os gostos e apreciações de quem observa e classifica... terão sempre um pequeno grau de subjectividade!
UMA PALAVRA DE APREÇO... para todos os solucionistas que marcaram presença nesta quarta etapa do Torneio Cultores do Policiário, sabendo o "Blogue do Repórter de Ocasião" o sacrifício que alguns fizeram para não faltar à chamada... por motivos vários, entre eles, o estado de saúde de cada um!
Um enorme aplauso para saudar o regresso às lides Policiárias do Confrade do Bombarral, agora com outro pseudónimo, "VIC KEY"! Um dos "antigos" "nascidos" no "Mistério... Policiário" (Mundo de Aventuras) do saudoso "Sete de Espadas"!
REALÇAR, de novo, o quanto de extraordinário significa para o "Blogue RO" apreciar no lote dos Solucionistas... CINCO DOS SEIS INSIGNES CULTORES QUE SÃO HOMENAGEADOS NO TORNEIO! Uns... com o pseudónimo que os distinguiu na Problemística Policiária, outros com nomes de "guerra" menos vistos e alguns com "identificação" diferente do habitual!
EVIDENCIAR a nossa tristeza por ter "faltado" a distinta Amiga "CA7", mas não nos podemos esquecer que "isto" é apenas um PASSATEMPO!
MUITAS PALMAS para os chamados "Veteranos" que "teimam" em vincar a sua presença neste entretenimento, dos quais destaco, mais uma vez, o confrade "Clóvis", de Viseu, que é, sempre, O PRIMEIRO a responder -Fantástico! No próprio dia 1 de Abril enviou a sua "proposta de solução" à Prova n.º 4! -e também muitas palmas para os "novos/iniciados" que mesmo sem saber... onde, afinal, estão "metidos"... nestas "coisas" do "Policiário"... lá vão elaborando as suas "propostas de solução"! Aplausos para "Inspector Cláudio", "Photus A. D." "Ana Marques", "Carlos Caria", "Joel Trigueiro", "Sofia Ribeiro", "Rainha Katya", "CN13", "Inspector Ryckyi" (daqui a pouco... é "Veterano"!),
"Carluxa", entre muitos outros... e, muita atenção, neste grupo, há
gente de imenso valor... que quando enraizarem definitivamente o "caminho" e a "perspicácia" do desvendar destes "crimes fictícios"... serão um "caso sério" na Problemística Policiária! OLHOS POSTOS... na participação de SOFIA RIBEIRO... que mesmo "perdendo" algum "gás"... parece estar "agarradíssima" ao "poder"! (risos). "Photus A.D." tenta passar despercebido, mas está a revelar-se um "Self-Made Man" do POLICIÁRIO! "Cocas" já não pensa em desistir... lá vai levando... "a água ao seu moinho"!! Já começa a ser... UMA GRANDE REVELAÇÃO, esta concorrente de Portalegre!!
DEPOIS... lembrar que este entretenimento é bastante enriquecedor para o cérebro humano e que, como em tudo aquilo que seja... UM JOGO..., pode-se ganhar (acertar!) e... perder (não ser totalista -não acertar completamente na ideia de quem escreve e idealiza o chamado "Problema Policiário"!).
PORTANTO... não há que desanimar... é necessário continuar a decifrar e... "desconfiar", sempre, das artimanhas do Produtor, aquele que propõe os Desafios!
SEMPRE dissemos, por aqui, neste divertido espaço que continuaremos presentes, mesmo, com apenas 2, 3, ou 4 participantes! Ter 42 concorrentes, num só Passatempo, enche-nos a alma de contentamento! OBRIGADO!
POR FIM, um agradecimento e gratificante palavra de apreço para o Autor do Problema Policiário, "EM DIA DE ROMARIA", "Inspetor Moscardo", de Santarém (Terra de meritíssimos POLICIARISTAS!) pois sem Produtores não poderia existir a Decifração! OBRIGADO.
RO - O Gráfico
Comentários de “O Gráfico” – Coordenador do Torneio
ESTA PROVA N.º 4 do “Torneio Cultores do Policiário”... tratava-se de um Problema Policiário de fácil resolução... para os mais “antigos” Policiaristas... uma vez que o tema de “cheiro a Amêndoa Amarga”, num cadáver, é resultante de envenenamento por Cianeto! Um “pormenor” bastante utilizado por alguns Produtores de outrora que resultou na “perda de pontos” dos “Iniciados” de “antigamente”... até aprenderem o “assunto/técnica” definitivamente! Agora, o tema, em boa hora, foi muito bem recuperado, pelo “Inspetor Moscardo”! Parabéns!
Portanto, era preciso definir e esclarecer, sem equívocos, para um óptimo relatório, a associação do cheiro a Amêndoa Amarga com o Cianeto!
Depois... a outra questão/tese, fundamental, seguindo a opinião e parecer do próprio Auto/Produtor do Desafio... seria interpretar convenientemente e esclarecer, por parte dos Solucionistas, os desenhos dos “Binóculos” e da “Árvore”, associando-os, respectivamente a “Vigilante” e “Natureza”! Sintomático.
A questão do “Crime passional” (ciúmes) estava bem patente na história pelo que não admitimos outro culpado... sem ser o GUARDA-RIOS!
Independentemente dos posteriores “Factores de Valorização” (para a escolha das “MELHORES”) era deveras IMPORTANTÍSSIMO os Decifradores citarem estas justificadas deduções.
DURA LEX SED LEX. Abraços. Saudações Policiárias.
O Gráfico – RO
Repórter de Ocasião
NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS PROVAS:
Problema Policiário n.º 1 = 47 Concorrentes.
Problema Policiário n.º 2 = 40 Concorrentes.
Problema Policiário n.º 3 = 41 Concorrentes.
Problema Policiário n.º 4 = 42 Concorrentes.
Total de Participantes no Torneio: 49!
parabéns a todos🕵️♂️🕵️♂️🕵️♂️🕵️♀️🕵️♀️🕵️♀️
ResponderEliminar