PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 26 de junho de 2026

🔎 Sempre se Viveu Muito Policiário em SETÚBAL! 🕵️ Smasher Smile - Geração 70 de Regresso ao Policiário!

🦉 📚 Este é o vosso Blogue RO! 🕵👏

📲 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 👀

  📖 🔦 reporter.de.ocasiao@gmail.com ️🖊 🖥

 💑 🎓 Concursos "Rainha” 👸 e “Rei” 🤴 🏰

"Homem" 👨 e "Mulher" 👩 dos "GOSTOS"!👌

🧐 POLICIÁRIO 🕵️🂧

 

  

6 Perguntas ao SMASHER SMILE ou

QUEM É, AFINAL, O "SMASHER SMILE"!?

 

Blogue RO:

- A Tradução do pseudónimo diz-nos que se trata de um “sorriso esmagador”! É mesmo assim… porque é que escolheste este pseudónimo para participar no Policiário?

Smasher Smile:

- Como podes ver pela foto eu era um miúdo de poucos sorrisos. Por causa disso outro Policiarista, o “Teeny Teens” começou a chamar-me “Smasher Smile” (sorriso esmagador). E ficou.

 

BRO:

- Donde surgiu esse gosto pelo Policiário? Pertences à “Geração de 70”?

SS:

- Eu comecei exactamente com a “Geração de 70”. Com a leitura do “Mundo de Aventuras”. Éramos um grupo de jovens embevecidos a conviver no velho “Palladium” com os gigantes do Policiarismo. E todos fomos tocados pela magia do Homem extraordinário que era o “Sete de Espadas”.

 

BRO:

- Estiveste afastado das lides Policiárias durante bastante tempo… qual a razão, agora, do regresso!?

SS:

- A vida profissional afastou-me do Policiarismo. Agora já tenho idade e estatuto para me dedicar àquilo que na vida me deu mais satisfação. Daí regressar ao Policiarismo.

 

BRO:

- Setúbal sempre foi palco de Policiaristas de nomeada, como “Abrótea” (recentemente falecido!); “Teeny Teens”; “Ironside”, “Zé 7”; “An-El”, entre outros. Chegaste a conhecer e a conviver com algum destes Policiaristas?

SS:

- Conheci todos eles. Convivi mais com o “Teeny Teens” e o “Abrótea”.

 

BRO:

- Foste visto em S. Pedro de Sintra, no Convívio Policiário e também estiveste em Portalegre na Festa Anual do Charadismo! Também já produziste e/ou decifraste Charadas?

SS:

- Voltei aos Convívios Policiários em Sintra e em boa hora o fiz. Continua a ser um espaço excepcional. Também tenho andado a produzir e resolver charadas, num outro regresso ao passado.

 

BRO:

- Pareces estar muito entusiasmado, de novo, com o Policiário o que é que vês e encontras nesta actividade lúdica?

SS:

- O Policiário desenvolve a criatividade e a capacidade de raciocínio. Mantém o cérebro vivo e ágil. E mantém-nos competitivos e despertos.

 

BRO:

- Que interesse tem para o “Smasher Smile” as reuniões que se vão iniciar no dia 27, da TPBRO (Tertúlia dos Policiaristas do Blogue RO)?

SS:
- A TPRO vem preencher a necessidade de um espaço de diálogo entre os Policiaristas da Margem Sul. Numa época em que as pessoas se isolam é importante criar ilhas em que a comunicação exista.

 


A

INDA me recordo da primeira vez que fui a um Convívio Policiário. Corria o ano de 1978 e eu era um miúdo, caloiro na Faculdade de Direito e igualmente caloiro no Policiarismo. Lembro o respeito com que entrei na sala do saudoso “Palladium”. Mas de imediato tudo mudou. Aproximou-se de mim alguém com uma cabeleireira desgrenhada, barba branca e um sorriso franco e acolhedor. Era o “Sete de Espadas”. Com carinho apresentou-me a toda a gente.

Conheci os gigantes, como o “Inspector Aranha”, o “Lima Rodrigues”, o “Big Ben” e o “Jartur”, ou "jovens turcos", craques em ascensão como “O Gráfico”.

Era um ambiente muito especial.

 

Smasher Smile (João Gonçalves)

 


1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.