PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CRÓNICAS ANTIGAS (01)

Crónicas  Antigas (01)                  

Por: Repórter de Ocasião

Prefácio:
Tenho verificado, ultimamente, que o nosso Site do CCFC está muito bem composto de colaboradores. Valeu a pena o meu esforço para seduzir o pessoal a escrever neste espaço. Para que eu não caia no esquecimento (até porque ontem me telefonaram, propositadamente, a dar conta da utilidade presente do conteúdo dos textos do “Zé do Pelado”) agora que estou um pouco afastado das lides deste mediático Clube, por afazeres profissionais e familiares, resolvi rebuscar algumas “crónicas antigas” e publicá-las, novamente, aqui no Site! Ajudou-me, nesta primeira publicação o senhor Manuel Carvalho, Pai do jogador André Carvalho (“Búfalo” do “ZOO do Cassapo”) que também me telefonou, há dias atrás, solicitando-me uma reportagem, das minhas, de 2009, onde eu enaltecia o seu filho, a propósito dum seu golo marcado ao Corroios, numa derrota do Charneca por cinco a um!
Enfim, demorei três dias a encontrar a dita reportagem e, ao lê-la, eu próprio fiquei emocionado pelo que de brilhante a mesma contém! O seu título “Hoje... Houve Golos!” foi o escolhido naquele momento, registado a 5 de Dezembro de 2009.
Já telefonei ao amigo Manuel Carvalho e hoje, logo à noite, na Feira da Charneca -vou lá estar para abraçar o pessoal! -entregarei ao próprio a tal crónica pedida! Pelo que percebi, este Pai está a fazer uma resenha das prestações e... golos do Filho, enquanto jogador do CCFC e, por isso, baseou-se fortemente nas minhas reportagens, para a realização de um mini-livro que entregará, depois, ao André Carvalho! É uma honra, para mim, ver os meus textos divulgados.
Posta a introdução aqui vos apresento a reportagem referida.
Ficarei atento a sugestões dos meus Amigos e Leitores para publicação de Crónicas Antigas! Quem tiver boa memória, basta pedir ou solicitar as publicações, aqui, no Site do CCFC.
Um Grande Abraço.
Repórter de Ocasião.
(13 de Julho de 2011)


==========================================================


HOJE... HOUVE GOLOS!

            Normalmente ou quase sempre começo por referenciar as minhas crónicas ou os meus escritos com a respectiva data em que os factos sucederam para que os mesmos se registem para a posteridade e, como por vezes, e também quase sempre, começo a escrever antes da ocasião da noite em que o Sol está no nadir e os textos ultrapassam quase sempre a meia-noite e porque nunca sabemos, ao certo, quando os assuntos vão aparecer e são inseridos e publicados no Site (!) sempre achei, por norma, volto a referir, datar as minhas notícias. Então, como o título em epígrafe origina o advérbio HOJE creio que é justo referir, mais uma vez, a data em que “Hoje... Houve Golos!” para que não se confunda, no futuro, estes acontecimentos que surgiram inesperadamente, ou talvez não, num abundante e frutuoso Sábado Desportivo do nosso carismático CCFC!!! Então, aqui vai ela, a data: 5 de Dezembro de 2009. 

            
FOI UMA FARTURINHA...
            Empregamos, mesmo assim, à maneira de neologismo, este subtítulo da crónica desta semana para justificar a abundância excessiva da surpreendente quantidade de golos que foram marcados pelos nossos meninos dos 7/8 anos aos 12  distribuídos pelos Escalões de Escolas/C, Escolas/B, Escolas/A ou simplesmente Escolas; Infantis/B e Infantis/A ou tradicionalmente e correctamente Infantis. Marcámos, HOJE, Dezasseis golos com os quais obtivemos uma Vitória, um Empate e três Derrotas e mesmo sofrendo 23 não nos melindra absolutamente nada enaltecer aqueles marcados pelos nossos meninos e é isso precisamente que estamos e vamos fazer já que de “farturinhas” de golos sofridos, semanalmente, estamos nós empanturrados... irra! 

"Aranhas" (Miguel Gomes é o segundo, em baixo, a contar da direita)
UM PONTAPÉ NO AZAR... 
            Fez hoje precisamente quinze dias que eu tive o belo prazer de me dirigir às “Minhas Queridas Aranhas” pedindo-lhes calma e serenidade que mais tarde ou mais cedo a má sorte e a infelicidade deixariam de atormentá-las nos seus respectivos jogos. Já esta semana, no banquete célebre e agora afamado que as “Francesinhas” nos proporcionaram (Um sentido obrigado pela reportagem merecer honras de figurar no lote das NOTÍCIAS do nosso Site!) eu tinha perguntado ao meu Amigo Miguel Gomes, uma das Estrelas dos Escolas/A, por onde andavam os golos(!?) ao qual ele respondeu com um encolher de ombros. Dei-lhe um aperto de mão e disse-lhe que em breve os mesmos iriam aparecer... Por coincidência, os golos, surgiram logo no Sábado seguinte à nossa conversa, HOJE, e logo em mais um brilhante “Hat-trick” deste génio da bola, menino Miguel Gomes, que voltou a cometer a proeza de marcar três (3) das 10 bolas com que as “Aranhas” brindaram o colega Vale Milhaços! Parabéns. O enguiço foi quebrado e a partir deste momento, estou convicto, vai ser sempre a marcar muitos mais. Vai-te embora azar. Seja bem-vinda “Dona Sorte” aqui será muito bem recebida.
            Uma outra maravilha deste Escalão, para não repetir génio, e até porque são tantos, naquele grupo, o habilidoso Pedro Guilherme –que um dia me disse que marcava golos a pensar no seu futuro(!), foi mesmo assim –este menino, então, arrebentou com a escala, porquanto cometeu o desplante e o atrevimento, com muita audácia, de marcar 5 (cinco!) golos neste desafio!!! Depois dos “Hat-tricks” (3 golos num só jogo) e dos “Pokers” (4 golos numa partida) agora nem eu tenho, confesso, argumentos e conhecimentos futebolísticos para cognominar a façanha desta pérola! Muitos parabéns.
            Ganharam por 10/3 com o Garcia e o Pedro Xavier a marcarem um golo cada e também já começam a ser notados pelos seus golos! Continuem. Gosto de vocês todos.


PEDRO GUILHERME



LANÇAS... E MAIS LANÇAS!
            O ano passado apareceu um menino que era guarda-redes, jogava nos Escolas/C e mesmo naquela posição marcava golos! Numa outra ocasião actuando na linha avançada conseguiu mesmo um “Hat-trick” num desafio. Chamava-se Miguel Lança. Esta Época joga nos Escolas/B. Numa outra ocasião metemos uma lança em Cacilhas com um golo magistral do Rui Freixo (Infantil). Este ano, nos Escolas/C, temos mais um “lança” que dá pelo nome de TIAGO LANÇA –atenção ao nome –que também é goleador, pois, HOJE teve o engenho de marcar dois (2) golinhos no empate de 2/2 deste Escalão com os adversários do Clube António Pica.  



A EQUIPA DOS NUNES...
            Os Escolas/B perderam com o Almada Atlético Clube por 4/2 e dos três Nunes que a Equipa comporta, dois deles foram os marcadores de serviço, com um golo cada um! Honras sejam prestadas aos meninos DAVID NUNES e DIOGO NUNES. O outro Nunes deste grupo apresenta como primeiro nome: LEANDRO todavia não marcou, HOJE, qualquer golo. De pé ante pé esta Equipazinha lá vai ganhando um pontinho aqui e acolá. Força, Mister Ricardo. Eu sempre te disse que o Charneca de Caparica Futebol Clube era o lugar e o Clube certo para evoluires na tua formação. Um abraço.    


OUTROS GOLEADORES...HOJE! 
            E chegamos aos Infantis, A e B. Dois jogos, duas derrotas. Por 9/1, os mais novos que demoram a acertar o passo... e por 5/1, novamente, os mais velhos, ambos com o mesmo opositor, o Corroios! Só pelo nome do adversário compreendemos de imediato que não vale a pena lamentar as derrotas... Por isso mesmo homenageamos os dois jogadores que cometeram a ousadia de marcar um golo cada ao assombroso CORROIOS!!! Foram eles: PEDRO PINELA (Infantil/B) e ANDRÉ CARVALHO (Infantil/A –o nosso Búfalo, viva miúdo!).   

 
ANDRÉ CARVALHO (BÚFALO)
                                               
            Francisco Araújo não desanimes porque os teus miúdos têm habilidade e sabem jogar à bola! Os adversários têm sido fortíssimos! Deixa os meninos crescer que em breve obterás resultados pelo teu esforço. Um abraço para ti e para o Adelino.
            Para o Luís Vasques (Simba-Mor) a minha admiração pelo trabalho desenvolvido, pois, pelos vistos, acabaram-se as goleadas sofridas constantemente! Só o MACACO entre os postes não justifica tudo. Abraços também para o João Paulo e para o Henrique que também merecem porque têm ajudado muito. 






MAIS ABRAÇOS, POR HOJE: 
            E porque os últimos, normalmente e segundo rezam as crónicas são sempre os primeiros foi com intenção e propósito que deixei para o fim os ABRAÇOS destinados aos Treinadores dos Escalões: C e A!!! Ao Samuel Espinha e aos seus respectivos colaboradores um aplauso forte pelo entusiasmo e empenho postos à disposição do nosso Clube –já vai no seu 2.º ano de comando e fá-lo muito bem. Continua. Não é fácil orientar miúdos com aquelas idades. Para o Treinador MOURA (e ste nome tinha que ser escrito em maiúsculas –eu é que sei!) e também para o Luís Duque deixo-lhes aqui a minha eterna solidariedade e o meu incondicional apoio por tudo o que têm feito em prol dos “Aranhas” e é fácil de perceber que em continuação do trabalho desenvolvido até ao presente, nos darão consideravelmente muitas alegrias com aquelas dedicadas e já consagradas ARANHAS!
            Até à próxima.
            (R. de O.)
                                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.