PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ENTREVISTAS... (10)

 ENTREVISTA AO “R. O.”
                    AS NOSSAS ENTREVISTAS (AOS DA CASA!)

                                    
Elaboração de: JMS  

Entrevistado: Luís Rodrigues (R.O.) - (Presidente da Assembleia Geral do CCFC)

  
CHARNEQUENSES (Por Amor ao Clube) DE GEMA: 
Frases Sábias do Entrevistado: 

= Livre, a favor do Charneca. Eu, disse:
-Até eu marcava este livre e fazia golo! (Risos no Banco dos Suplentes).   
= No Charneca de Caparica Futebol Clube nenhum Atleta ficou proibido, ou nunca foi impedido de praticar Desporto, pelo simples facto dos seus Pais ou Encarregados de Educação não terem possibilidades financeiras para pagarem as respectivas mensalidades!..
= E... não me venham com sugestões de que tudo o que se faz aqui, depende de uma só pessoa ou, porventura, somente da criatividade de um só indivíduo (?) nada disso, corresponde à realidade, todo o trabalho, aqui apresentado, neste espaço, é laboração de um conjunto de mentes que têm um objectivo comum: SERVIR, UNICAMENTE, O CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE (CCFC)!!!  

                                                         
= NA COZINHA… ÉS UM FELINO... /  NA “MÃO-DE-VACA-COM-GRÃO”!... /  ÉS… O GRANDE VITALINO!! /  ÉS… O NOSSO CAMPEÃO!!!
= Há sempre uma maneira positiva de enfrentarmos as contrariedades da Vida!
Ninguém nos vais distrair... nem tirar o Ânimo.
= DEUS, se acreditarmos na crença, Senhor e Criador do Universo, conforme rezam as Crónicas Antigas, Testamentais, é compreendido como sendo incorpóreo, não material, ser espiritual, com personalidade Divina! Alguns, dizem que é o Governante do Céu, uma grande Nação que é habitada por Cidadãos denominados como SANTOS! Outros, afirmam-no, que DEUS, realmente, Vive e Governa no Reino dos Céus!!
= Tenho 3 jogos ganhos, porquê?... Porque, uma vez, o Treinador CRISTO, na altura treinava esta mesma Equipa –eram os garotos Escolas/A –resolveu “baldar-se” numa semana de “Páscoa”, sem dar “cavaco” a ninguém!... (Outros Tempos!). Não fui de “modas”... fui para o banco, orientei a equipa e... demos 6 ou 7 (não me lembro!) ao Almada Atlético Clube! O nosso Secretário, actual, “pirou-se” e deixou-me com “o menino” (neste caso, com “os meninos”!) nos braços!!! Mas eu, tal e qual como o nosso Presidente, actual, fui corajoso e perspicaz e coloquei os miúdos a “jogarem-à-bola”!!!
(Ah... e não tinha “modelo de jogo”!)
= Nunca fui Homem de querer os LOUROS... só para mim!!! Quando me disserem, a mim... frontalmente... que o CCFC está bem servido, em todas as suas funções... com várias Qualidades, quase INIMITÁVEIS... então, todos... PARTIREMOS... para OUTRA!!!
= ...Um jogo de futebol representa somente a COISA mais importante das causas menos interessantes das nossas Vidas! Cuidado, pois, redobrado à Escola e às vossas Famílias.
= ...Há por aí gente muito mais crescida a cometer muitas asneiras e atropelos e, esses sim, merecem ser castigados. Àqueles eu não perdoo!


12 QUESTÕES DE OURO
  
Nome: Luís Manuel Rodrigues Malanho
Idade: 53 Anos
Profissão: Artes Gráficas
Um “Clube de Sonho”: Grupo Desportivo de Burgau
Naturalidade: Burgau (Vila do Bispo) Lagos
Residência: Almada / Feijó
Signo: Gémeos
Família: Mulher, Três Filhos; Sogra, Dois Irmãos, Sobrinhos, Cunhados, Cunhada, Primos, Tios, Tias e muitos outros Parentes Desconhecidos.
Jogo de Futebol da sua Vida: (As duas Vitórias, da Época Passada (2010/2011), dos Iniciados do CCFC (ZOO do Cassapo) perante o Vale Milhaços, ambas por 1/ 0!!!)
Jogador da Actualidade que mais admira: Fábio Coentrão, a Nível Profissional.
Jogador do Passado que mais gostou: Eusébio e David Rodrigues (Ex-Júnior do CCFC).
Comportamento de um ser humano que mais aprecia: A verdade! Sempre, a verdade!! O Compromisso de Lealdade também é muito Bonito quando é Cumprido na sua mais Completa Perfeição. Ser Amigo! Simplicidade e Ajudar sem Interesses Subjacentes.    


ENTREVISTA: 

 
JMS: - Quando decidiu iniciar este projecto de entrevistas, qual foi o seu critério de selecção dos entrevistados, assim como os objectivos das entrevistas?

Luís Rodrigues (R.O.): -As Entrevistas surgiram de permeio com outras Iniciativas e o critério foi de começar pelo Presidente do CCFC que era, nesse tempo, o Senhor António Pereira seguindo-se os Treinadores, Directores e Jogadores do Clube. Num primeiro arranque ouvimos António Pereira e José Guilherme, então, Treinador dos Juniores. Por motivos de falta de tempo e, outros, as Entrevistas cessaram! No entanto, creio que os dois primeiros entrevistados estiveram à altura do pretendido que tinha como objectivo dar a conhecer aos Sócios e Adeptos do CCFC as causas e o porquê dos Entrevistados se encontrarem nas suas funções. Mais tarde, as Entrevistas ressurgiram em pleno, com muita força, e repletas de oportunismo e com mais sete ou oito Trabalhos o objectivo manteve-se que tinha também como factor principal saber o que as Pessoas pensam sobre o modo como o CCFC se vai desenvolvendo e, ao mesmo tempo, os Entrevistados diziam e opinavam de (e com a) sua  justiça! Presentemente, as Entrevistas estão, de novo, paradas porque há outras Actividades em movimento e o Trabalho é muito moroso e cansativo! Com a minha resposta, de hoje, talvez se parta para uma terceira edição de (das) Entrevistas.  

JMS: Como vê esta situação inesperada e surpreendente de passar de entrevistador a entrevistado? Saiu-lhe o tiro pela culatra?

Luís Rodrigues (R.O.): -Surpreendido fiquei, sim senhor, agora de me ter saído o “tiro pela culatra” não concordo plenamente mas percebo a pergunta porque compreendo e compreendi perfeitamente o esforço dos Entrevistados em responder às minhas questões e, por vezes, mesmo sem querer, as perguntas poderão sustentar ou indiciar alguma ambiguidade em relação ao pretendido! No conjunto das minhas Entrevistas penso que os Entrevistados foram muito Valentes e tornearam magnificamente algumas interrogações que apresentaram uma intenção mais polémica! Luís Vasques, por exemplo, rodeou exemplarmente as alíneas “picantes” e o Dário Jesus foi muitíssimo claro, concludente e objectivo! No entanto, gostei de ler todas as respostas dos “meus” Entrevistados!   

JMS: -O facto de ser um benfiquista assumido, tem alguma influência sobre as suas perguntas ou questões colocadas aos entrevistados?

Luís Rodrigues (R.O.): -Esta de revelar que eu sou um “Benfiquista Assumido” vai chocar muita gente, porque muitos dos meus Amigos, ligados ao Desporto, ainda hoje julgavam que eu era Sportinguista!!! Eu tenho muitos Amigos que são do Sporting e por brincadeira costumo dizer que o meu segundo Clube é o Sporting! Toda a gente acha piada mas, com o passar dos tempos e, talvez por ver muitos jogos do Sporting, na boa companhia dos “Sportinguistas”, lá no fundo... lá no fundo, habituei-me, também, a gostar do SCP! Agora, não façam confusões: EU SOU DO GLORIOSO!!! Sobre as questões colocadas aos “meus” Entrevistados nunca pensei em Clubes... a não ser no CCFC!!!

JMS: -Foi eleito Presidente da Assembleia Geral do Charneca de Caparica há dois anos, atrás. Se fosse, hoje, voltaria a assumir o cargo para o qual foi escolhido?

Luís Rodrigues (R.O.): -Gostei imenso de ter ocupado o Cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC e só não aceitei o mesmo, neste Biénio, por motivos Profissionais e Familiares, no entanto, tenho trabalhado de modo igual e talvez até mais, em relação aos anos anteriores, em Prol do Clube, por isso não estou preocupado com os Cargos! Se tivesse disponibilidade. cem por cento garantida, eu continuaria a ser, com muito gosto, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC!!! Evolui muito como Director Desportivo representando este Cargo! No entanto, meus Amigos, eu, de um momento para o outro, posso deixar de aparecer no Cassapo e aí, não estando presente e ocupar um Cargo no Clube eu sentiria que estaria a trair o CCFC daí as razões do meu afastamento, simbólico, dos Cargos Directivos. Os Directores, assumidos, devem dar TUDO pelo Clube. Eu, nunca seria um Director de “Fachada” se não aparecesse para Trabalhar no CCFC!!!

JMS: -Tem a mesma motivação, no papel que executa actualmente no CCFC, ou acha que perdeu um pouco pelo facto de neste momento não ter nenhum filho a actuar no nosso clube? 

Luís Rodrigues (R.O.): -É verdade que já não tenho filhos a jogarem no CCFC! Mas, a minha motivação, enquanto posso e estou disponível é a mesma e igual de sempre e os meus Escritos e Iniciativas no Site do Charneca e os Trabalhos no Clube são a Prova cabal do meu empenhamento em ajudar o CCFC assim como executar as tarefas internas e de bastidores que, por vezes, não são do conhecimento dos Sócios e Simpatizantes do Clube. Agora, quando os meus Filhos estão a praticar Natação e/ou Pólo Aquático ou a Estudar Música noutros Locais, que não na Charneca de Caparica, é evidente que eu não posso estar no Cassapo. Compreensivelmente tenho de estar a acompanhá-los noutros Lugares tal e qual como os Pais dos Jogadores do CCFC estão junto dos meninos no Campo do Cassapo!

JMS: -Está contente com a Equipa dos Elementos dos Corpos Sociais que dirigem actualmente os destinos do CCFC?

Luís Rodrigues (R.O.): (Transporto esta pergunta para me referir à Direcção Actual: Biénio 2011 / 2013) -Não tenho de estar contente nem tenho que estar desgostoso com os Elementos da Direcção actual do Clube! Cada um, ajuda no que pode. Apenas tenho a opinião de que há pouca gente, ainda, para Trabalhar, a sério e com afinco na Elevação e no Progresso do CCFC! A Nova Direcção foi composta pelos Elementos que se mostraram disponíveis –não houve Pessoal colocado à parte por excesso de Candidatos! Como tal, são os Sócios que se encontraram, no momento das Eleições, e se mostraram dispostos  para Colaborar! Se... não dão a “Vida” pelo Clube... aí, já não é problema meu!...   

JMS: -Sendo um dos elementos mais antigos do CCFC, nos actuais Corpos Sociais do clube, encontra algumas diferenças, entre esta direcção e a anterior (únicas desde que é sócio)?

Luís Rodrigues (R.O.): -Esta pergunta foi-me colocada quando eu ainda desempenhava o Cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC, portanto, penso que o JMS pretendia como comparação as Direcções Presididas pelo anterior Presidente, Senhor António Pereira e as agora Comandadas por si próprio! Eu julgo e sei, constatei e tenho verificado –até porque, igualmente, tenho trabalhado para isso! - que após a Eleição do novo e actual Presidente, Senhor  José Manuel Santos, o CCFC evoluiu significativamente em todas as vertentes! Já foi dito e escrito, várias vezes noutros locais e, por isso, não vou aqui e nesta ocasião, revelar os factores que são conhecidos por todos! No entanto, nada me garante que o Clube nunca conseguiria esta ascensão, se o António Pereira continuasse no Clube, como Presidente ou desempenhando outro Cargo qualquer e estivesse de acordo com os Novos Procedimentos que as Direcções do CCFC têm efectuado desde o ano de 2009! Não podemos esquecer todo o Trabalho e Esforço desempenhado pelas Direcções anteriores e desde a Fundação deste Clube!

JMS: -Em caso de necessidade, usaria o seu poder para dissolver a Direcção?

Luís Rodrigues (R.O.): -Nunca! Quando as Pessoas conseguem sentar-se na mesma mesa, Confraternizar e Conviver, no pior dos cenários, há sempre uma maneira de entendimento!  

JMS: -O que pensa sobre os Seniores? São necessários para a imagem do Clube ou seriam facilmente dispensados com a supressão deste Escalão?

Luís Rodrigues (R.O.) –Já repararam que todos os garotos iniciados na modalidade, por exemplo, com 7 anos... passados 12 anos... chegam a Seniores!? Está tudo dito. Todos os Escalões fazem falta a um Clube! Agora, que a “Crise” está instalada pelo Mundo... ninguém tem dinheiro para nada e aqueles que o possuem dizem que também não o têm... (!?!) tudo e todas as coisas pioraram! Sem Patrocínios torna-se mais difícil a gestão dos Clubes.

JMS: -Quer destacar algum Jogador, Director ou Alguém, em Especial, durante este tempo que está no CCFC?

Luís Rodrigues (R.O.): -Vou fugir a esta questão para não ferir susceptibilidades mas toda-a-gente sabe quais são os meus preferidos no CCFC!!! Em primeiro lugar, no entanto, de todas as minhas secretas preferências, está o velho “Mantorras” (!!!) e vai na frente da minha Simpatia porque, entretanto, o “Pato do Cassapo” foi comido pelas Ratazanas.

JMS: - A que se deve este sucesso (ou arte) de bem escrever? Já o havia feito antes? À sua profissão?

Luís Rodrigues (R.O.): -A minha Profissão sempre foi Artes Gráficas, em todas as suas vertentes: Impressão, Composição (ainda no tempo dos caracteres gráficos de chumbo!), Orçamentos, Papéis, Encadernação, Guilhotina, Atendimento aos Clientes, Gravação de Chapas (por Computador), Orientação em Pré-Impressão, Revisão de Textos, Improvisação de Maquetes, etc, etc. Talvez, por isso, cedo comecei a escrever, porque lia muitos textos! Agora, “sucesso ou arte de bem escrever” é a vossa opinião! Nunca me pus em bicos-de-pés! Desde miúdo que participei em Torneios e Concursos de Prosa Escrita e Poesia, Palavras Cruzadas e Charadismo! Fui um dos Principais Impulsionadores da “Problemística Policiária” em Portugal, uma espécie de “Detectives Amadores”, tipo “Sherlock Holmes”! Já agora, participando nestes concursos, do chamado “Policiário” quer em Produção (Escrevendo Textos) ou em Decifração (Resolvendo os Problemas Policiários dos outros Produtores/ Escritores) eu, com o pseudónimo de “O Gráfico”, ganhei tudo o que havia para ganhar em “Produção”, “Originalidade”, “Melhores”, “Combatividade”, etc. Estou babado! Desculpem. Outros tempos! Como me habituei a escrever de um modo escorreito e como sou um Leitor devorador e pertinaz do Jornal “A BOLA” (andava “mortinho” para referir isto!) foi só passar os meus conhecimentos para as Reportagens Desportivas, evidentemente, ligados ao génio dos artistas da bola do CCFC! As Iniciativas e as Secções diversificadas vieram por acréscimo.

JMS: - Conte quais os melhores momentos que viveu no CCFC, e o que mais o marcou enquanto sócio e Director?
Repórter de Ocasião, no 23.º Aniversário do CCFC, com Joana e Espinha na distribuição de Prémios!
Luís Rodrigues (R.O.) –Difícil de responder, a esta pergunta, porque, para mim, umas horas bem passadas no Cassapo é sempre e inequivocamente um bom momento para recordar! No entanto, recordo com algum Orgulho e enorme Satisfação as “Batalhas” para a Aquisição de “Utilidade Pública” e a renovação do “Regulamento Interno do CCFC”! Os Torneios que Organizei de Aniversário, Carnaval e Páscoa também achei um Brilharete, nunca antes conseguido no Clube, isto em termos de Dinamização e Propaganda Documentada e Registada cujos dados serão no Futuro apreciados pelas Gerações seguintes! Todavia, nunca estive sozinho nestas Iniciativas. (O Trabalho do Henrique Cristo, teclando toda a Estrutura do Novo Regulamento, não pode ficar esquecido! Muitas horas de Esforço, Empenho e Dedicação!) Os louros são para ser repartidos por outras e mais Pessoas.

JMS: -Acha que há gente capaz e suficiente, na actual Direcção do CCFC, com possibilidades de Elevar o Clube a uma Grandeza Maior? Colocar o Sintético? Com credibilidade?

Luís Rodrigues (R.O.): -Tantas perguntas numa só alínea! Todos os Sócios Directores, serão sempre Capazes para a Elevação Maior do Clube, se mostrarem Vontade para Colaborar e Espírito de Sacrifício desde que sejam bem Orientados e Dirigidos! Quanto ao Campo Sintético penso que no próximo Ano já não haverá razões para os Órgãos Autárquicos negarem os Subsídios para o Sonho se tornar Realidade! O Trabalho desenvolvido, das duas ou três últimas Direcções, e a Credibilidade de modo Contínuo e Organizado, demonstrado, basicamente, nestes últimos três anos, tem sido tanto e… tanto que, mesmo em “Crise”, a Câmara Municipal de Almada não poderá fugir e… adiar a OBRA!! Estou plenamente convencido que vamos ter Sintético no Cassapo muito, mas mesmo muito, brevemente!

JMS: -Que é para si, ou como vê a Aquisição da Utilidade Pública?

Luís Rodrigues (R.O.): (Transcrevo, para esta resposta, aquilo que escrevi há tempos, cujo texto ainda figura na página principal do Site do CCFC!):
2011-04-13 LRM (Presidente da Assembleia Geral - Biénio: 2009 / 2011)
UM ENORME SUCESSO!
A obtenção da Utilidade Pública, por parte do Charneca de Caparica Futebol Clube é um enorme feito, uma grande conquista… um Gigante Passo em Frente para esta Instituição! Toda a gente deve estar contente!...
Ninguém se pode esquecer que foi um trabalho muito árduo e somente com uma dedicação extrema, sem nunca desanimarmos, conseguimos o nosso propósito!!! É uma honra, para mim, como Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC fazer parte da Equipa que conseguiu este Marco Inigualável na vida do nosso Clube!
Só quero enaltecer o Brio e a Vontade do nosso Presidente da Direcção, José Manuel Santos (JMS) a quem se deve este momento histórico do Charneca!! Sem este Homem à frente dos destinos do nosso Clube esta Alegria não seria possível!
JMS é o meu Presidente! Concordarei, sempre, publicamente, com as suas decisões! Quando ele decidir tomar uma posição… serão sempre dois votos a favor, porque eu estarei sempre com ele! (LRM)

JMS: -Conte-me na sua óptica, (caso tenha observado), o que esta Direcção devia ter feito e não fez, o que fez, que não deveria ter feito e o que deve fazer com maior brevidade?

Luís Rodrigues (R.O.): -Não gosto de atribuir os Feitos Categóricos e/ou os Deslizes Precipitados ao conjunto “Direcção” do CCFC porque quando se fala em Direcção englobamos todo o Conjunto de Directores e todos sabemos que apenas meia-dúzia dos seus componentes, em todas as Direcções, assumem, na sua plenitude, as funções para que são Eleitos! Reconheço que existem três, quatro ou cinco Pessoas, que nos últimos anos têm empurrado o Clube para a Frente! Têm feito o seu Melhor… Percorrido o Caminho Certo!! Mais Perfeição e Maior Sucesso, até ao momento seria… Impossível! Não gosto de falar em nomes mas parece-me que, actualmente, Susana Daniela, Paulo Velez, Teixeira e Sandra, Ana Matoso e Graça Mendes, até o próprio Faustino, para só falar destes, são pessoas de bem e estão dispostas para ajudar no progresso do Charneca de Caparica Futebol Clube!  

JMS: -Como gostaria de terminar esta Entrevista? Diga de sua justiça...

Luís Rodrigues (R.O.): -Aproveito para terminar esta Entrevista inserindo o HINO que escrevi recentemente de homenagem às Gentes que, ao longo dos Anos, têm Trabalhado, com Dedicação, a Favor do Charneca de Caparica Futebol Clube! E não me refiro apenas à Direcção mas mais concretamente àqueles que não pertencendo ao Elenco Directivo do CCFC muito têm contribuído para a sua Elevação e Dinamização. Não vou referir nomes porque poderia esquecer-me de algumas Pessoas e porque, evidentemente, também não conheço todas! Todavia, nos últimos anos, todos sabemos quem tem engrandecido o CCFC. Não me contenho e dou exemplos: Luís Vasques (com Confraternizações de relevo fortificando a Amizade e o compromisso para as Pessoas continuarem ligadas ao CCFC); Manuel José, Francisco Araújo, Marcos Lourenço, José Vitorino, Aníbal Luís, entre muitos... Nos Cargos da Direcção dispensam apresentações: António Espinha e João Peres que juntamente com José Manuel Santos têm sido para o CCFC tal e qual como os “Três Reis Magos” que iluminaram o Nascimento de Jesus!!!

Luís Rodrigues (Repórter de Ocasião) com a Bandeira do seu Coração!
                                   
SOMOS DO CCFC

            Somente com sete (7) sílabas se pronuncia o novo grito de guerra:

SOMOS DO CCFC!


            Em apenas sete (7) alíneas se esclarece e exemplifica a essência do CCFC:


1 -Somos opiniosos pelo que pensamos;

2 –Somos optimistas pelo que imaginamos;

3 –Somos utópicos pelo que sonhamos;

4 –Somos altruístas pelo que representamos;

5 –Somos crentes pelo que acreditamos;

6 –Somos originais pelo que criamos!

7 –Somos, simplesmente, do CCFC!!


                                                                                           01.SET.2011
                                                                                    (Repórter de Ocasião)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.