SENIORES – Época 2011 / 2012
Charneca da Caparica
(02 de Outubro de 2011)
>>>> Suplemento da 4.ª Edição de “Vamos Falar de Futebol...”
>>>> Suplemento da 4.ª Edição de “Vamos Falar de Futebol...”
CHARNECA DE CAPARICA F. C. - 2
GRUPO DESPORTIVO ALFARIM - 3
(Ao Intervalo: 2/0)
Árbitro: Ricardo Pinto
Auxiliares: Marco L. e Leandro Ferreira (AFS)
CHARNECA (Equipa): Camisola Azul Escuro, com Lista Amarela no Ombro, Calções e Meias Azul Escuro, alinhou da seguinte maneira: 12 -Rui Ferreira, 5 -Diogo Mareco, 6 -José Parreira, 10 -Ricardo Silva (Bolacha) e 17 -Dário Jesus. 11 –(Sub-Capitão) Tiago Candeias, 23 -Ricardo Cruz, 22 -(Capitão) Ricardo Gonçalves (Canário) e 7 -Hugo Rafael (Rafa). 25 -Hugo Café e 9 -Fábio Carvalho.
Suplentes: 1 -Nelson Silva, 8 -Paulo Flora (Paulinho), 14 -Tiago Caldeira, 24 -Rui Pereira, 18 -João Churro, 3 -Cláudio Soares, 16 -Job António.
Disciplina: Cartão Amarelo: José Parreira; Ricardo Cruz; Ricardo Gonçalves (Canário), Hugo Rafael (Rafa); Job António e Rui Ferreira. Cartão Vermelho: José Parreira.
Treinador: José Guilherme. Adjunto: João Barreto. Delegado: António Espinha.
G. D. ALFARIM (Equipa): Camisola, Calções e Meias Brancas, com risca Azul no Ombro, alinhou do seguinte modo: 1 -Sérgio Mata, 3 -(Capitão) Tiago Filipe Dias, 4 -Miguel Ribeiro, 26 -Miguel Lampreia e 14 -Ricardo Marinheiro. 8 -Marco André Dias, 18 -João Paixão, 27 -Luís Marques e 22 -Jinelson Teixeira. 17 -(Sub-Capitão) Eduardo Veríssimo e 20 -António Pires.
Suplentes: 24 -Flávio Alexandre Neves, 16 -Filipe Rodrigues, 7 -Tiago Jorge Silva, 10 -Guilherme Almeida, 5 -Bruno Pinhal, 21 -Luís Miguel Lopes e 6 -Luís Carlos Parada.
Disciplina: Cartão Amarelo, para: Marco André Dias e Miguel Ribeiro.
Treinador: José Oliveira. Adjunto: António Coimba. Delegado: José Dias. Massagista: Florindo.
GOLOS: 1-0 / Hugo Rafael (1 min); 2-0 / Ricardo Silva (22 min); 2-1 / Jinelson Teixeira (57 min); 2-2 / Luís Marques (85 min); 2-3 / Tiago Jorge Silva (88 min).
CRÓNICA DE JOGO:
Com uma entrada a todo o pano e perante um adversário muito forte, duma divisão superior, os pupilos do “Rei” Guilherme conseguiram surpreender os visitantes de Alfarim chegando ao intervalo a vencer a partida, muito renhida, por duas bolas a zero! Uma pequena proeza.
Na segunda metade do encontro não foi só a falta de traquejo dos nossos Jovens Seniores e uma menor preparação física que provocou a derrota final por 2/3, porquanto, quando um jogador do Charneca de Caparica puxa a camisola de um adversário e recebe um cartão amarelo, mostrado pelo juíz da partida, seria justo que quando um atleta do Alfarim puxasse, de igual modo, a camisola de um Charnequense, também fosse admoestado com um cartão idêntico! Incrível. Não foi isto que aconteceu. Ainda não percebi como é que os Árbitros são tão bem tratados no Cassapo e prejudicam tanto o CCFC, com julgamentos tendenciosos sempre a penalizar as nossas cores! Alguém consegue explicar-me este mistério?...
Valeu o entusiasmo e algum empolgamento dos nossos jogadores que mostraram uma enorme bravura, enquanto tiveram forças para tornear os ataques dos visitantes e os malabarismos da equipa de arbitragem.
(in “Vamos Falar de Futebol...” Edição n.º 4, por Repórter de Ocasião)
LANCES DO JOGO:
1 m -Pontapé de saída para o Charneca, bola na área do Alfarim onde aparece Hugo Rafael, com alguma surpresa mas muito oportuno a enviar a bola, com o pé esquerdo, para o fundo das redes dos visitantes. (1-0).
13 m -Carvalho remata de ressaca para grande defesa do guarda-redes contrário.
15 m -O Alfarim refeito da entrada empolgante no jogo do CCFC quase empata o desafio. Valeu o capitão Ricardo (Canário) que desviou a bola para canto.
22 m -José Parreira é derrubado, dentro da área dos forasteiros. Grande penalidade convertida pelo experiente Ricardo Silva (Bolacha). (2-0).
MEIA HORA DE JOGO INTENSO! CANÁRIO E BOLACHA, MUITO FORTES!
36 m -Cartão Amarelo para Ricardo Cruz, por derrubar um adversário.
39 m -Momento frenético na partida, com o Candeias a ganhar a posse de bola e a ficar isolado, na área, só com o guarda-redes pela frente. Não teve calma e rematou de imediato. O guardião defendeu para canto. Grande frenesim no banco dos suplentes do Charneca. Se esta bola entrasse seria o três a zero e, então... Adeus Alfarim!
INTERVALO: (CANDEIAS E CAFÉ SÃO SUBSTITUÍDOS POR JOB E CHURRO)
55 m -Canário revoltado com as más decisões do árbitro chuta a bola para fora. Vê “amarelo”.
57 m -Jinelson, o n.º 22 do Alfarim, com um remate frontal, reduz para 1-2! O CCFC parece claudicar e começou a temer-se o pior.
60 m -O Alfarim continua a dominar a partida e sobressai o Rui Algarvio, o nosso guarda-redes que efectua boas defesas e evita o empate!
63 m -José Guilherme (O Rei) troca Diogo Mareco por Paulo Flora para dar maior acutilância ao ataque da sua equipa.
68 m -Mão na bola de um defesa do Alfarim, dentro da área e... o árbitro nada assinala!
70 m -Rafael puxa a camisola de um adversário e recebe um cartão amarelo. Em jogadas anteriores e seguintes, semelhantes, o juíz da partida não segue o mesmo critério e não penaliza os jogadores que vestiam totalmente de branco!
72 m -Hugo Rafael totalmente esgotado dá o seu lugar a Rui Pereira.
75 m -Uma, duas, três, espectaculares defesas consecutivas do elástico Rui!!! E, assim, lá se ia evitando o empate. O Alfarim carregava e dava “pau” no Charneca. O árbitro nada sancionava.
76 m -Rui Pereira falha na área, um golo certo.
77 m -Carvalho, grande combatente, imita o companheiro Rui Pereira e falha também.
80 m -Remate fortíssimo de Job que faz com que a bola passe por cima da trave da baliza contrária! Quase dá golo e toda a gente se lembrou do falhanço do Candeias, ainda na 1.ª parte.
85 m -O esperado aconteceu. O Alfarim empata o desafio: (2-2). Foi uma pena porque faltavam cinco minutos para o jogo terminar. Mas, os jogadores da casa estavam muito cansados e jogavam contra um adversário mais forte, mais experiente, duma divisão superior!
87 m -Quando se temia o pior e se suplicava pelo final do desafio, Paulo Flora, qual “D. Sebastião” renascido aparece isolado para fazer golo... seria o 3/2... Inesperadamente chutou no ar! Falhou um golo certo. Seria o “Xeque-Mate” aos forasteiros.
88 m -Tal como diz o velho ditado: Quem não marca sofre... o dito confirmou-se mais uma vez! O Alfarim faz o 3/2!!! Ainda se pensou em fora de jogo mas o árbitro e os seus auxiliares não atenderam os pedidos dos jogadores do Charneca. Cartão amarelo para o Rui.
90 m -Acaba o jogo, com três minutos de descontos.
RUI; CARVALHO; RUI PEREIRA; CANÁRIO; BOLACHA (GRANDES EXIBIÇÕES!!!)
OS JOGADORES:
RUI FERREIRA -Sete ou Oito defesas a evitar o golo do adversário. Temos guarda-redes.
DIOGO MARECO –Não me pareceu forte no um-a-um mas subiu muito bem no terreno.
RICARDO (BOLACHA) -Um central adaptado que não falha uma bola! Muito forte.
JOSÉ PARREIRA -Não comprometeu e ganhou um “penalty”! Foi pena a expulsão.
DÁRIO JESUS -O mesmo Dário do tempo dos Juniores. Certo no seu lugar e empenhado.
RICARDO (CANÁRIO) -Grande Capitão! Homem para todo-o-serviço. Fez um jogo soberbo.
FÁBIO CARVALHO -Pareceu-me um jogador com raça que nunca vira a cara à luta. Lutador.
HUGO CAFÉ -Com os seus pesinhos-de-lã levou a água ao seu moinho! Saiu esgotado.
RICARDO CRUZ -O brigão, no bom sentido, de sempre! Nunca desiste dum lance. Vai crescer.
TIAGO CANDEIAS -Uma seta apontada à baliza do Alfarim. Precisa de mais jogos nas pernas.
HUGO RAFAEL -O Leonel Messi do Cassapo e está tudo dito! Precisa de treinar bem e a sério!
NELSON SILVA -O guarda-redes suplente que não jogou.
JOÃO CHURRO -Não é o mesmo do ano passado! Esteve algo perdido no terreno. Boa técnica.
TIAGO CALDEIRA –Foi suplente não utilizado.
RUI PEREIRA -Uma agradável surpresa! Gostei. Se treinar bem e sempre tem lugar na equipa!!
CLÁUDIO SOARES -Jogou pouco tempo. Não deu para analisar o seu comportamento.
JOB ANTÓNIO -Já o conhecia do ano passado. Bom jogador, de ataque, que pode fazer golos!
PAULO FLORA – O Paulinho não perdeu a virtude! Falta-lhe ritmo. Com treinos vai melhorar.
De nada valeu ao REI Guilherme ordenar aos seus combatentes para que não ferissem com brutalidade os seus adversários! Esqueceu-se de que quem vai à Guerra dá e... leva! Não foi isto que sucedeu. O Charneca levou muita porrada e... respondeu pouco. Perante a passividade do Juíz da contenda os Nobres de Alfarim foram os Senhores Feudais desta Luta!
Vi o Hugo Rafael levar muita pancada, por trás, depois de chutar a bola, e o árbitro, já com os olhos na bola, não via as agressões! Matreiros, os Gladiadores de Alfarim.
Fui ver uma reportagem idêntica a esta que tinha feito para os Juniores do CCFC em Janeiro de 2009 e verifiquei que no mesmo onze inicial, das duas equipas, se repetiam quatro jogadores: Hugo Café; Dário Jesus; Tiago Candeias e Hugo Rafael! Paulo Flora manteve-se no banco. Numa investigação mais minuciosa conclui que deste onze inicial, que defrontou o Alfarim, oito (8) jogadores são prata-da-casa do CCFC! São oito jogadores provenientes das Escolas de Formação do Charneca de Caparica Futebol Clube!!! E, não sei se outros Atletas também não pertencerão a este lote, pois, como é óbvio, não conheço tudo, da história do CCFC e... não há documentação oficial, para confirmação!! Os nomes, prata-da-casa, dos oito titulares: Rui; Mareco; Dário; Canário; Café; Ricardo Cruz; Candeias e Hugo Rafael. No banco estavam, ainda: Rui Pereira e Paulo Flora. Ainda faltou o Ruben Macuá, o Samuel e o Tiago Lopes, entre outros! Não restam dúvidas: Como o CCFC não há igual.
Uma nota de registo, importante, para finalizar estes apontamentos: No final do jogo, o Treinador Adjunto do Alfarim abeirou-se junto do Rei Guilherme e pediu-lhe desculpa pela agressividade dos seus jogadores! Disse, ainda, que os Atletas do Alfarim vinham de peito feito e a pensar em facilidades e como foram surpreendidos pelo Charneca, valeram-se do jogo à margem das leis jogando de forma brutal!...
Eu aceito as desculpas do Treinador Adjunto do Alfarim mas, quanto a mim, os seus jogadores não foram agressivos... deram, isso sim, cacetada até se fartarem!...
JOSÉ (REI) GUILHERME, TREINADOR DOS SENIORES DO CHARNECA:
“ –Um Jogador que apareça para treinar e diga de imediato que não gosta do Treinador ou que o Mister não presta para nada... Não é Jogador! (Nunca será um Bom Jogador!) Primeiro, o Atleta tem de mostrar serviço, empenhamento, garra, postura, assiduidade e... força de vontade! Só assim estará apto a entrar na Equipa! Então, nesse momento, se o Treinador não o pôr a jogar, o Jogador estará à vontade para falar e dar opinião sobre o Mister!!!”
(Palavra de REI)
REPÓRTER DE OCASIÃO.
Outubro de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.