VAMOS FALAR DE FUTEBOL…
reporter.de.ocasiao@gmail.com
reporterdeocasiao.blogspot.com
A nossa Secção “Vamos Falar de Futebol...” começou a “pegar fogo” entre os seus Leitores, “pega nas palavras” de Todos e não se deixa “pegar no sono”! Resumindo: Não está a pegar... PEGOU-SE! Este nosso Espaço, como se diz na gíria Portuguesa, sabe “pegar as bichas” que é como quem diz: Está a obter um Bom resultado e utiliza Bons meios para conseguir um desejado fim que é, nem mais, o objectivo de escrevermos sobre os Atletas do CCFC, desde os Escolinhas aos Seniores, enaltecendo as suas Virtudes e Qualidades! Sempre no intuito de Valorizar os Jogadores para que Eles, sentindo o nosso Apoio, possam Evoluir, aos Sábados e Domingos, Ganhando Jogos e Elevando de Sobremaneira o nosso Virtuoso e Carismático Clube!(Charneca de Caparica Futebol Clube – CCFC).
LINA REIS merece o Destaque da Semana num Suplemento (Especial) que será anexado a esta Edição N.º 06. É uma nova Colaboradora que teve a ousadia e a gentileza de Participar neste Lugar de um modo Original!... Parabéns, por isso.
Esta Página será sempre do Leitor e... para o Leitor!
O REGRESSO DO REI!... - 06
Há também um REI GUILHERME nos “Aranhas”!
PEDRO GUILHERME é o seu nome e... um dia, disse ao “Repórter de Ocasião” que o seu Futuro passava por se tornar Jogador de Futebol Profissional!... Tem dado os seus Primeiros Passos... Desportivos no CCFC mas, por problemas vários, alheios ao Charneca, a sua Evolução não tem sido contínua! O seu “Padrinho” –o Senhor Marcos Lourenço! –tem sido um Protector, com uma Alma imensa e tudo tem feito, todos os anos, para manter o Pedro Guilherme nos “Aranhas”! “Pantera-Gui” (cognome atribuído pelo Joaquim Gomes) voltou este Sábado passado a jogar pelo nosso Clube e fez o que melhor sabe: Marcou um Golo! É o (re)começo dos Golos deste Menino, que tem nome de “Rei”: GUILHERME. Os Infantis ganharam no Campo do Moitense, por: 4/2. (No Suplemento, a Reportagem de Lina Reis).
SOFIA |
CATARINA |
MENINAS que marcam GOLOS... Também são do CCFC!...
Na passada semana foi a nossa Jogadora SOFIA, dos Infantis (B) que marcou um Golo aos Pescadores! Esta semana, no passado Sábado, a nossa querida Menina CATARINA, Atleta dos Benjamins (A) marcou um Golo ao Fernão Ferro! Muitos Parabéns!! Estas duas meninas já jogam nos Escalões de Formação do CCFC há alguns anos e só é pena que as Leis do Futebol obriguem estas Jovens somente a jogar, misturadas com os meninos do sexo oposto, até aos Infantis (A)!! Quando Sofia e Catarina atingirem a idade de Iniciados(as), com 13 e 14 Anos, já não poderão jogar no CCFC! É a Lei. Seguirão, certamente, o rumo certo porque ambas têm qualidade para se realizarem no Desporto Rei!
Os Benjamins (A), Orientados pelos Monitores Samuel Espinha e Vitor Faustino foram ganhar o jogo a Fernão Ferro, com a equipa local, por 4/2!!! Magnífico resultado que vem confirmar o Excelente Trabalho que o Charneca tem feito nas suas Escolas de Formação.
Além da CATARINA, marcaram também: MARTIN (Tem sangue hereditário de gente da bola –bons executantes de Futebol!...); JOÃO e FÁBIO (Se este Fábio for o Fábio Mango realço este Golo, dum Menino que igualmente muito tem trabalhado nas Escolas do CCFC).
JUNIORES e SENIORES, Derrota por Igual resultado!
Ambas as Equipas, por sinal, as “mais velhas” do Charneca, não foram Felizes nas suas deslocações ao Alentejo! Os Juniores perderam em Alcácer do Sal e os Seniores foram, de novo, derrotados em Melides. Três a Zero foram os resultados de cada uma destas Formações! Na próxima semana, no Cassapo, vão desforrar-se, com toda a certeza! Ânimo e cabeça levantada é o que pedimos aos Jogadores e respectivos Técnicos dos dois Conjuntos.
INICIADOS:
Rodrigo, és o meu Herói!
Esta Secção Pegou de Estaca! (E Vai de Vento em Popa!...) Toda a Gente quer Colaborar!!
Um Cumprimento Especial ao Luís Vasques que é Colaborador desde a Primeira Hora!...
Quem também está na moda é o RODRIGO (não confundir com o “Rodrigo do Cassapo” porque, aqui, nesta Secção, não molestamos ninguém!) Falamos de MMM!!! Sim. Primeiro:
Rodrigo Machado, a nova Coqueluche do Futebol ”Encarnado”! Marcou um Golo em Portimão, pelo S. L. Benfica e mostrou Qualidades. Segundo: Rodrigo Mora, outro Jogador do “Glorioso” que se estreou pelo Benfica contra o Portimonense, com Vitória dos Lisboetas por 2/0. Terceiro: Rodrigo Marques (3.º Rodrigo - M) que joga pelos Iniciados do CCFC (ZOO do Cassapo) e que igualmente marcou um Golo (o seu 1.º no Charneca!) no jogo em Fernão Ferro! Como podem ver o Rodrigo está na moda!...
São do L. V. (o Colaborador Especial desta Secção!) as palavras que se seguem, embora compiladas pelo “Repórter de Ocasião”.
Boa tarde.
3.ª JORNADA: (Luso, 0 - Charneca, 1)
Um jogo que não foi fácil, como o marcador indica, mas no qual poderíamos ter efectuado um resultado mais volumoso se tivéssemos certeiros na 1.ª parte. No final deste período conseguimos o nosso Golo, mais uma excelente abertura do Fábio Veloso a lançar o JP (João Pedro Marques) que só teve que finalizar.
Quero relembrar que não conseguimos jogar a bola no chão, dado o campo ser de muita areia... parecia que estávamos na praia!
Fiz umas alterações no “Onze” Inicial, relativamente à semana anterior dado os elementos que entraram terem trabalhado muito bem, durante os treinos. Entraram Rodrigo Marques para defesa esquerdo, passando o Miguel Dias para defesa direito, e saiu o João Loureiro. Entrou também um Jovem que ainda não tinha oportunidade para mostrar o seu valor -João Saul, que mereceu “5 Estrelas”, saindo o Miguel Lopes!
GR - António, (Mero expectador durante a 1.ª parte, na parte final do desafio o nosso “Macaco do ZOO” foi quem segurou o saboroso resultado!).
Def. -Miguel Dias (Esteve bem, mesmo tendo o melhor jogador do Luso, do lado dele. Ganhou e perdeu lances. Aos 20m passou para o lado esq. e continuou muito bem).
Pedro Cardoso (O Capitão do costume! Teve um pequeno senão, a meio da 1.ª parte, quando os Misteres lhe chamaram a atenção porque algo não estava bem. Teve uma saída infeliz, dentro do campo, o que ficou sanado ao intervalo. Na 2.ª parte foi o nosso Capitão que joga com gosto pela camisola que enverga!).
Luís Carlos (Controlou o avançado que lhe caía pela frente e quis sempre sair a jogar, com a bola, mas não conseguiu, em virtude do estado do terreno).
Rodrigo Marques (Trabalhou bem durante a semana e teve a recompensa de ser titular, não inventou enquanto def. esq., depois, foi para o meio e esteve um bocado perdido, ao intervalo teve o carácter de pedir para sair para dar o lugar a outro jogador mais fresco, bonita atitude que se deve realçar!).
Marco (Mais uma vez não entrou bem como 2.º ponta-de-lança, falta-lhe cultura táctica mas acredito muito nele, depois foi para extremo e melhorou um bocado).
João Saul (Trabalhou bem durante a semana e teve a sua oportunidade sabe o que faz com a bola nos pés, limpou todo o meio campo, trabalhou bem com o Fábio, levantou a cabeça para lançar os colegas, nota 10).
N.º 10 - Fábio Veloso (Nota 10! Jogou... fez os colegas jogar... deu a marcar... marcou 1 golo que foi invalidado e levou um amarelo!... Levou porrada... foi duas vezes assistido, respondeu aos Misteres... conseguiu tudo num só jogo!! Nota máxima, está muito adulto!) É um “TIGRE” de Luxo! Guerreiro.
Extremo: Gonçalinho (Não sabe jogar mal, foi algumas vezes à linha, centrar, não esteve tão bem como de costume, na 2.ª parte. Saiu a 10m do fim).
Avançados: JP (Esteve como é habitual, não vira a cara à luta em nenhum lance, marcou 1 golo, e continua a jogar para equipa).
João Castelo (Parece que estamos a ganhar um extremo, não desiste de um lance, vai à linha de fundo e centra bem, aos 20m pediu para sair deu o berro, como ele dizia, mais vim a saber que o menino Castelo (Bambi do ZOO!) teve numa Festa de Família até altas horas! (Já me disse que não volta a repetir).
João Loureiro (Jogador em excelente forma! Ficou de fora, depois de eu conversar com ele e explicar as razões, está um miúdo maduro relativamente a anos anteriores, quando entrou aos 20 minutos a substituir o João Castelo, foi igual a si próprio, gostei da atitude, na partida - continua João.
Entradas no 2º tempo
Miguel Lopes (Não entrou bem no desafio, e teve o azar de todo o jogo, na 2.ª parte, ser canalizado pela equipa adversária, pelo o lado do Loureiro, onde ele tinha que fechar, mas não virou a cara à luta e na parte final do jogo defendeu com tudo).
Flávio (Entrou sem a garra que o caracteriza, estava nervoso –só, se foi pela presença dos avós! -mas isso, ainda, devia dar mais ânimo. Por muita pena minha tive que o retirar a 5 minutos do fim).
Denys Chupryna (Entrou a 10m do final do jogo e fechou bem o lado esquerdo).
Bernado (Entrou a 5 m do fim, mais 3 de desconto, e esteve excelente em 8 m fizeram-lhe 3 faltas e deu luta aos defesas, muito bem, para tão pouco tempo de jogo!).
Tiago Cardoso (Não chegou a entrar, existirão outras oportunidades).
André Viegas (Não chegou a entrar, existirão outras oportunidades).
Um Agradecimento a todos os Pais presentes.
Para a semana há mais.
Um abraço.
Luís Vasques
JUVENIS, VENCERAM
facilmente o Fernão Ferro
facilmente o Fernão Ferro
(Irmão Metralha à Solta no Cassapo!)
Não foi dia dos Voos Loucos do “Falcão” que esteve em dia-não! Não foi dia do “Gulliver” (João)! Foi mais um dia de “Pedrão” que só não foi a figura do jogo porque a “Polícia” de “Fernão Ferro” deixou soltar um dos mais Terríveis Presos do nosso Planeta: Um dos “Metralhas”, não sabemos se o 677 ou o 776, apenas decorámos o seu nome: Ricardo Duarte. Este irrequieto “Prisioneiro” apanhando-se à solta, no Cassapo, assombrou as gentes de Fernão Ferro dando “três tiros” nas aspirações dos forasteiros!
Jogo aparentemente fácil para os nossos Juvenis que jogaram, em conjunto, com alguma sensaboria, talvez por constatarem que no banco de suplentes da equipa adversária não havia jogadores! Cinco minutos, no entanto, bastaram, para o Pedro Santos (Pedrão) inaugurar o marcador para o CCFC. Todavia, a resposta veio rápida dos “Onze Valentes” de Fernão Ferro e aos 10 minutos empataram a partida. Os Jogadores do Charneca caíram , então, numa espécie de modorra inesperada mas, mesmo assim, lentos e sem ideias, ainda antes do Mister Márcio mexer na Equipa, Ricardo Duarte devolveu a vantagem do marcador para os da casa! Feitas as substituições, com as entradas de Gonçalo Vasques e Rafael Cândido a Formação do CCFC encontrou-se, novamente, e partiu para um resultado justo chegando, sem dificuldades, à meia dúzia de Golos!
Onze Inicial:
1 –Ângelo; 3 –André Rasteiro; 16 –Bruno Antunes; 4 –João Espinha (Gulliver); 13 –Gustavo; 9 –Ricardo Duarte (Irmão Metralha); 10 –João Cachado; 11 –Igor; 22 –Bruno Henriques; 8 –Edu e 17 –Pedro Santos (Pedrão).
Jogaram, também: Gonçalo Vasques (15); Rafael Cândido (18); Jorge (26, g. r.); 23 e 2.
Momentos do Jogo: 5 m –Pedrão, de cabeça, 1/0. 10 m –N.º 3 adversário, a desviar, de cabeça, uma bola vinda de um lance de bola parada! 1/1. 30 m –Ricardo (Metralha), com o pé direito, 2/1. 35 m –Ricardo já a actuar no meio do terreno, onde se evidencia mais notoriamente, com o pé direito, faz 3/1, com um remate forte. 40 m –O “Falcão” (Rafael Cândido) falha uma grande penalidade. (No final da 1.ª parte). 41 m –(No começo da
2.ª parte), slalom e diabruras de Pedro Santos, com a bola a sobrar para o “Metralha” que, outra vez, com o pé direito, dilata o marcador para 4/1. 45 m –“Pedrão”, novamente, de cabeça, eleva para 5/1. 48 m –Igor, 6/1. 60 m –Ricardo (Metralha) Duarte estava solto, ninguém o conseguia prender... e, com uma forte cabeçada, envia a bola à Trave! Falhou, assim, o “Poker” (quatro golos num só jogo!) Fez um “Hat-trick” perfeito (!) –Três golos, SEGUIDOS, num só jogo!!). 62 m –O “Falcão”/Rafael finta “meio Mundo!” enrola-se com a bola e não faz golo, com a baliza totalmente desguarnecida! Estava em dia-não! 64 m –Rafael (Falcão) insiste... Uma bomba! O Guarda-redes contrário defende.
AS PALAVRAS DOS COLABORADORES!
PS - Gostaria de deixar um esclarecimento, a todos os Pais e Familiares de Jogadores dos Iniciados do CCFC. (ZOO DO CASSAPO).
No início da Época confrontei-me com um número elevado de Jogadores no Plantel, uns já pertenciam à Equipa do ano passado, outros subiram de Escalão e mais alguns Atletas, mais-valias, apareceram no nosso Clube! Numa reunião com os Pais, comuniquei-lhes que seriam dadas hipóteses a todos, pois é norma do Clube não dispensar ninguém que já pertença à casa. Acontece que com um Plantel de 25 Jogadores serei obrigado a deixar de fora da convocatória, todas as semanas, sete (7) elementos. Também foram informados (Pais e Jogadores) que a prioridade, desde que para isso se esforcem, será dada aos elementos mais antigos (2.º ano). No entanto, não quer dizer que os de 1.º ano não tenham as mesmas hipóteses, desde que demonstrem o seu empenho nos treinos. Sei que todos os Pais gostam que os Filhos sejam convocados, mas devido ao número existente de Jogadores do Plantel, e à necessidade de apresentar resultados, terei de apresentar as opções que acredito serem as melhores para a Equipa e, para tal, peço a compreensão de todos.
(LUÍS VASQUES – Treinador dos Iniciados)
Caro Luís (RO)drigues,
Mais uma VITÓRIA dos nossos “ARANHAS”.
Junto algumas fotos do jogo.
A última é o apagar das velas, já após o jogo, de um dos “Aranhas”, aniversariante.
A primeira é a Avó do João Alves (guarda-redes), que está em todas: (treinos, jogos, e cozinha nos Almoços, no Cassapo!).
A primeira é a Avó do João Alves (guarda-redes), que está em todas: (treinos, jogos, e cozinha nos Almoços, no Cassapo!).
Numa das fotos, temos um banco de LUXO (João Alves, Ricardo Gonçalves, André Pedra e
Pedro Guilherme).
Pedro Guilherme).
Cumprimentos.
(JOSÉ PEDRA – Familiar do Jogador André Pedra)
Peço desculpa por só agora estar a receber a minha colaboração mas enviei, antes, o documento para um “mail” errado que me foi devolvido. Espero ter acertado, desta vez! Confirme se recebeu. Resolvi escrever a reportagem de uma forma diferente. Isto é o resultado de se pedir semelhante tarefa a uma mulher, rsrsrsrsr.
(LINA REIS – Mãe do Jogador Gonçalo Reis).
GLOSSÁRIO
pegar de estaca: Criar raízes. Firmar-se.
pegar fogo: Lançar fogo, incendiar.
pegar na palavra: Não deixar escapar alguma coisa que outrem disse.
não pegar no sono: Não adormecer!
pegar-se a: Valer-se de, fazer-se forte com, apelar ou recorrer para.
pegar as bichas: Bons meios empregados para se conseguir qualquer fim.
Obter um bom resultado!
sensaboria: Acção, ou facto desagradável, que causa ou pode causar desgosto.
modorra: Vontade patológica ou irresistível de dormir. Sonolência. Apatia.
desforrar: Compensar um prejuízo. Recuperar o que foi perdido.
de vento em popa: Com Felicidade!
COLABORADORES:
(Nesta Edição)
Luís Vasques (Treinador dos Iniciados) “ZOO do Cassapo”.
Marcos Lourenço (Sócio e Dinamizador do CCFC).
José Pedra (Familiar do Jogador André Pedra dos Infantis/A).
José Manuel Santos (Presidente do CCFC).
Samuel Espinha (Treinador dos Benjamins/A).
Lina Reis (Mãe do Jogador Gonçalo Reis dos “Aranhas” – Infantis/A).
João Peres/JP (Director dos Juvenis e Tesoureiro do CCFC).
Remate Final:
Continuamos à espera de ler os comentários pertinentes dos Leitores do Site do CCFC sobre esta Secção! Desejamos que tenham gostado desta 6.ª Edição, em Prol do Desporto e do Charneca de Caparica Futebol Clube / CCFC.
Repórter de Ocasião
(RO)drigues
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.