PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 7 de maio de 2017

»»» GALA DA A. F. SETÚBAL - UM ÊXITO!!! «««

PEQUENA METRAGEM n.º 14
Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)
T ODOS juntos, estiveram reunidos e abraçados em promover o verdadeiro FAIR-PLAY e seria muito bom, para as Gentes do Futebol, que todas as vertentes do seu meio vivessem em feliz comunhão de bons princípios, formação e educação, como demonstraram nesta Festa onde Dirigentes e Arbitragem, como exemplos, confraternizaram, brincaram tiraram fotos e riram às gargalhadas! Se fosse sempre assim o Futebol seria… LINDO! 



JOAQUIM JOSÉ SOUSA MARQUES foi o último homenageado na considerada Gala das Comemorações do 90.º Aniversário da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) e, por isso mesmo, desta vez, começo pelo fim…, para escrever umas breves palavras sobre este momento magnífico de confraternização ímpar sobre as gentes do Futebol que representando várias Entidades deram as mãos e conviveram salutarmente onde prevaleceu, aqui, sim, o “Fair-Play”!



O DR. Joaquim José Sousa Marques esperou, serenamente, que a numerosa e duradoura salva de palmas terminasse, quando o seu nome foi anunciado como figura do dia e depois, então, levantou-se e dirigiu-se à tribuna para prestar um depoimento previamente preparado como se tivesse adivinhado que iria ser distinguido neste Festa memorável… ele, um Senhor, que até há bem pouco tempo comandou os destinos da AFS, como seu Presidente de Direcção, durante muitos anos, com o virtuosismo e a competência que lhe reconhecemos.  


S EMPRE concentrado e muito compenetrado no seu discurso, o Dr. Joaquim José Sousa Marques teve o cuidado de revelar a quem o escutava, entre muitos e diversos assuntos, o problema interessante e muito pertinente da FAMÍLIA de quem pertence e trabalha de um modo muito esforçado e dedicado no Movimento Associativo! Felizmente que ele se sente muito feliz por nunca ter perdido o apoio total da sua FAMÍLIA… enquanto muitos outros Dirigentes (existem casos concretos e verídicos destas situações!) no desempenho das suas gratificantes funções acabam por perder… a sua própria FAMÍLIA! E este é um caso deveras importantíssimo a merecer uma reflexão das Entidades responsáveis… uma vez que os Líderes do Movimento Associativo roubam, é o termo, muitas horas de companhia e convivência aos seus mais queridos! 


É fácil bebermos um óptimo vinho tinto, branco, verde, rosé ou de outra especialidade qualquer, de preferência ERMELINDA DE FREITAS, se preferirmos qualidade e bom gosto, sem nos apercebermos, na realidade, tudo aquilo que acontece, em trabalho e esforço…, até a garrafa chegar às nossas mãos! Nesta Gala das Comemorações do 90.º Aniversário da AFS, celebrada em plena casa de ERMELINDA FREITAS e creio que com oferta do repasto por parte dos anfitriões…, exultei, sinceramente, por me terem dado a conhecer, numa visita guiada às instalações desta nobre Empresa de Vinhos, que já conta com quatro gerações (!), toda a História da Família FREITAS e todos os processos da produção dos seus extraordinários vinhos! Magnífico. Aqui registo um grande aplauso de admiração e respeito à Dona LEONOR FREITAS actual Gerente da Empresa pela humildade e gentileza com que recebeu todos os presentes! Uma grandiosa atitude só ao nível dos grandes e enormíssimos Empresários. 







M ASSA com Peixe foi a primeira especialidade servida, ao jantar e estava simplesmente divinal! Obrigado.


A sobremesa apresentou-se espectacular! 


N UM abrir e fechar de olhos degustei e saboreei um soberbo PATO no forno com puré de batata! Eu… que não aprecio a carne desta ave. 


U M apetitoso Moscatel foi servido para acompanhamento do café e sobremesa.


E de permeio, enquanto estes diversificados sabores iam deliciando os nossos espíritos e a nossa barriga ia ficando aconchegada, depois de umas Entradas também aparatosas recheadas de pomposidade, iam-se anunciando e premiando os Homenageados do dia, na sua maioria Dirigentes Desportivos com mais de 20 anos de dedicação em prol do Futebol!  


L Á apareceu ele, novamente, o agora (já) meu Amigo OCTÁVIO MACHADO. Uma Lenda do Futebol, actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AFS, e que teve a amabilidade de fazer as honras da casa, com um discurso sublime, quando todos os convivas se reuniram antes da refeição! A fotografia foi inevitável… Eu, Octávio Machado e o Companheiro SARAIVA! (Fico à espera que o Jornalista JOAQUIM CANDEIAS me envie a fotografia para publicação!).  




S ANTOS da casa não fazem milagres, diz o velho ditado popular, mas, no meu entender, pareceu-me verificar que os destinos da Associação de Futebol de Setúbal estão, de novo, num modo continuado muito bem dirigidos pelo novo Presidente da Direcção, Senhor FRANCISCO CARDOSO, antigo Presidente da MAG da mesma Associação, que não parou um segundo a visitar todas as Mesas da sala e a perguntar constantemente aos presentes se tudo estava a correr pelo melhor depois de prestar, também ele, um discurso muito eloquente, sobre os deveres e objectivos da AFS.



A Estrutura de Corpos Sociais e Trabalhadores da AFS esteve, em peso, nesta Festa e não deixaram igualmente de visitar as Mesas e cumprimentar os seus ocupantes… quase todos Presidentes dos Clubes que são Filiados da AFS. Gostei da simplicidade das Pessoas.



N ÃO é novidade para ninguém que o Presidente do CCFC, José Manuel Santos, um dos Homenageados da noite, encheu a Sala com os seus gracejos e movimentos pelo que na sua Mesa ninguém ficou sossegado mas… na hora de receber o Troféu falou a sério… e não se esqueceu de dizer e vincar que aquele Prémio era de TODOS os elementos do CCFC que o acompanham na sua aventura de dirigir com magnanimidade este diferente e original Clube! 






T ODOS juntos, estiveram reunidos e abraçados em promover o verdadeiro FAIR-PLAY e seria muito bom, para as Gentes do Futebol, que todas as vertentes do seu meio vivessem em feliz comunhão de bons princípios, formação e educação, como demonstraram nesta Festa onde Dirigentes e Arbitragem, como exemplos, confraternizaram, brincaram tiraram fotos e riram às gargalhadas! Se fosse sempre assim o futebol seria… LINDO! 




O Leitor já reparou, porventura, que esta crónica/reportagem está, mais uma vez, diferente e original…, como é timbre do “Repórter de Ocasião” (RO), pois, trata-se de um acróstico em Homenagem a José Manuel Santos, cuja primeira letra de cada parágrafo faz parte do nome JOSÉ MANUEL SANTOS lidadas na vertical e de modo contínuo de cima para baixo.




S EMPRE a surpreender o Leitor… com a minha indelével Amizade, me despeço com Saudações Desportivas e Forte Abraço.




Repórter de Ocasião (07 de MAIO de 2017)

Nota – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.










































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.