Na Volta deste ano, em Itália, estão a “nascer” novos “Guerreiros” “Cor-de-Rosa” e um deles, mesmo sem ganhar nenhuma Etapa…, conquistou-a e não larga a camisola ROSA (símbolo de liderança!) desde há seis dias… chama-se JOÃO ALMEIDA e com o dia de descanso, de hoje, vai somar 7/8 dias de camisola ROSA vestida! Sensacional porque é igualmente o líder do Prémio da JUVENTUDE! (RO)
O Jornalista SOU EU (161)
GUERREIROS COR-DE-ROSA
Por: Repórter de Ocasião (RO)
O |
S Leitores de mais idade e amantes do Ciclismo e chamo a atenção -e dedico-lhes esta Crónica! -de Rui Martins e Pedro Pereira lembrar-se-ão do malogrado JOAQUIM AGOSTINHO considerado por muitos, até hoje, o melhor Ciclista Nacional que venceu três Voltas a Portugal em Bicicleta (1970, 71 e 72) brilhou em consecutivas Voltas à Espanha (um 2.º lugar, na Geral, em 1974) e “assustou” deveras, em inúmeras ocasiões, os “Reis” da Volta à França classificando-se, por duas vezes, no pódio (3.º lugar!) nos anos de 1978 e 1979!! Terminou a sua carreira de glória… abruptamente, a 30 de Abril de 1984, quando liderava a décima Volta ao Algarve, na 5.ª Etapa, quando sofreu uma queda aparatosa… mesmo assim… ainda se ergueu montou-se na sua bicicleta e terminou a corrida! Foi transportado ao Hospital (não queria!) e depois de operado… entrou em coma e faleceu dias depois! Honra seja feita à sua memória! Em Portugal sempre defendeu as cores do Sporting Clube de Portugal.
JOAQUIM Agostinho nunca participou na Volta à Itália, talvez por motivos de calendário… foi somente “GUERREIRO” nas “Voltas” de Portugal, Espanha e França pelo que nos lembrámos dele… quando tencionámos escrever esta Crónica de homenagem aos “Guerreiros Cor-de-Rosa” que tiveram sucesso no “Giro de Itália” onde em vez de “amarelo” os líderes da prova se vestem de cor ROSA!
JOSÉ Azevedo (5.º em 2001); José Gonçalves (14.º em 2018); André Cardoso (14.º em 2016, 20.º em 2014 e 21.º em 2015); Fernando Mendes (17.º em 1976); Tiago Machado (20.º em 2011) e Rui Costa (27.º em 2017), são os Ciclistas Portugueses que conseguiram classificações honrosas na Volta à Itália em Bicicleta mas o mais famoso, até aos dias correntes, dá pelo nome de ACÁCIO SILVA que conseguiu a 7.ª posição, na Geral, em 1986 e um 23.º lugar no ano de 1984! Mas… não foi por “isto” que se notabilizou e sim… porque se vestiu de “ROSA” no “Giro d`Itália”!!
Na Volta deste ano, em Itália, estão a “nascer” novos “Guerreiros” “Cor-de-Rosa” e um deles, mesmo sem ganhar nenhuma Etapa…, conquistou-a e não larga a camisola ROSA (símbolo de liderança!) desde há seis dias… chama-se JOÃO ALMEIDA e com o dia de descanso, de hoje, vai somar 7/8 dias de camisola ROSA vestida! Sensacional porque é igualmente o líder do Prémio da JUVENTUDE!
ONTEM… a fazer jus aos “Guerreiros Portugueses Cor-de-Rosa” do “Giro d`Itália” RÚBEN GUERREIRO escreveu também o seu nome na História e chegou em 1.º lugar na difícil Etapa de Montanha que foi a 9.ª na Prova! Este Guerreiro é actualmente, para satisfação de Portugal, o Comandante do Prémio da MONTANHA! Juntaram-se, os dois, no Pódio… facto inédito para o Ciclismo Português!!
NÃO se sabe... o que irá acontecer… até ao final da Competição, mas… o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem pode começar a encomendar… MAIS MEDALHAS! Viva Portugal!!
Repórter de Ocasião (12 de Outubro de 2020)
Sem duvida um grande dia para o ciclismo Português no Domingo.
ResponderEliminar