PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 19 de agosto de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 053 🔎 HOMENAGEM ao FARIA (Évora) II - Policiarista 🕵️ 📰

 🔎 Memórias do Policiário – 053 🔍

 

🕵️ O Gráfico 🧐

 

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


O Gráfico - Especial

📜 HOMENAGEM 📜

🔎 FARIA - ÉVORA (2) 🔍

🔖 Homotaganus 🖊

 


53 EDIÇÕES das Memórias do Policiário – O Gráfico em mais uma página ESPECIAL, sabendo-se que as publicações semanais sucedem, sempre, às segundas-feiras! No número 37 lembrei FARIA, de Évora, no POLICIÁRIO e HOMOTAGANUS no CHARADISMO, a mesma pessoa (!) e cheguei a comentar que não me recordava de uma Produção de Problema Policiário deste insigne Confrade...

“Faria – Ilustre Policiarista de Évora

Marcou presença em muitas Secções Policiárias como Decifrador, e ganhou alguns honrosos Torneios, mas não me recordo de alguma vez... ter lido um Problema Policiário de sua Autoria!”

...ORA, há dias quando “mexia” no Fanzine “CLUBE XIS”, após contactos e mensagens com o ilustre FERMAN, de Portimão, “dei de caras” com um Problema Policiário do FARIA intitulado de “CRIME AO SOL” publicado no “CX” n.º 22, Maio de 1984! Com um senão... nunca foi divulgada a “proposta de solução” porque aquele distinto Boletim Algarvio cessou no número seguinte: 23!!

Em troca de correspondência com o estimado FARIA decidimos divulgar o referido original, mas guardar a “resposta oficial” para umas “segundas núpcias”, pois já estão prometidas mais duas produções doutro residente de Évora, o compincha MOLÉCULA e com mais 3 ou 4 colaborações, incluindo O GRÁFICO, será possível realizar-se um TERCEIRO TORNEIO DE PROBLEMÍSTICA no Blogue do “Repórter de Ocasião”... o que seria fantástico!! A “primeira pedra” aqui fica lançada e pelo menos, dois Problemas Policiários, de dois Autores, já temos para esse tal Torneio! Valeu!? Quem nos lê... e sabemos que são muitos... podem começar a pensar em produzir um “problemazito” para o “Blogue RO”!! vamos em frente!

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.

O Gráfico

 


 

 

PROBLEMA POLICIÁRIO

Crime ao Sol

Escreveu: FARIA (Évora)

 


-Sargento Pázeiro, mande prender o sr. Anacleto Silva, pelo assassinato do tio.

Quem assim falava, era o Inspector Faria, satisfeito por mais uma vez ter conseguido resolver um dos seus famosos casos.

Desta vez o mesmo não o ocupara muito tempo e ele pôde, assim, dispor de mais uma oportunidade para fazer a sua partidinha de ténis, na companhia do Sargento Pázeiro.

 

Porém, antes de ir à sua partidinha de ténis, o Inspector deu-me todos os elementos do caso e autorizou-me a apresentá-los a todos os Policiaristas, para ver se o conseguem resolver.

 

OS ELEMENTOS SÃO OS SEGUINTES:

a) -A vítima era o sr. Pedro Silva, industrial de renome, conhecido pelos seus modos duros. Estava constantemente a discutir com o sobrinho e no dia anterior ameaçara-o de que o iria deserdar.

b) -O local do crime é um grandioso imóvel de dois andares, localizado dentro de uma enorme quinta, a qual estava isolada do exterior, por um grande muro que a rodeava.

c) -A vítima encontrava-se no seu escritório, localizado no 1.º andar, tombada de frente sobre o bordo da única janela do mesmo, com a cabeça pendente para a rua e apresentava um ferimento muito profundo na cabeça, mais propriamente na zona da testa, provocado por um instrumento corto-contundente.

d) A janela estava localizada na parte da frente do imóvel.

e) Na parede exterior, junto da janela encontrava-se uma escada encostada ao alto.

f) A parede junto à janela, bem como a escada, apresentavam alguns salpicos de sangue.

g) Na rua, por baixo da janela e na direcção em que pendia a cabeça da vítima via-se uma poça de sangue.

h) A única porta do escritório, na altura do crime estava fechada por dentro, à chave e, além disso, ainda estava trancada por dentro com uma corrente de segurança, pois, após o almoço, a vítima gostava sempre de ficar sozinha durante algum tempo e não a abria para ninguém.

i) Havia apenas dois telefones em casa. Um estava na sala, mas não funcionava devido a avaria e o outro estava no escritório da vítima.

j) No armazém, localizado nas traseiras do imóvel e onde se guardava, entre outras coisas, a farinha, foram encontrados entre os sacos de farinha, enrolados num pano um pouco sujo de sangue, um martelo, uma faca de mato e um machado.

l) Na altura do crime só se encontravam na quinta, a vítima e o seu sobrinho, o sr. Anacleto Silva seu único herdeiro.

m) O sobrinho da vítima estava vestido desportivamente, no entanto uma das pernas das suas calças estava um pouco suja de farinha.

n) A vítima funcionava como um autêntico relógio e sem excepção, todos os dias, à mesma hora, abria à janela do escritório e ficava de pé junto da mesma durante algum tempo a saborear o sol.

o) A porta do escritório, quando à Polícia chegou, estava fechada e trancada por dentro, sendo arrombada posteriormente para se poder remover o corpo.

 

DEPOIMENTO DO SOBRINHO:

Ainda não tinha saído de casa nesse dia. Após o almoço, como se sentia cansado, continuou ainda em casa e aproveitou para fazer um telefonema a um amigo. Após o telefonema, resolveu sair para a rua e, casualmente, olhou na direcção da janela do escritório e deparou com aquela fatalidade. De imediato correu para fora da quinta a pedir socorro e conseguiu assim contactar a Polícia.

Estes elementos permitiram ao Inspector Faria resolver o caso; espero, pois, que não tenham dificuldades em o fazer!

 

PERGUNTAS:

1) - Qual das três armas apresentadas no texto foi a utilizada no crime? Justifique.

2) - Como julgam que o crime foi cometido? Justifique.

3) - Quais os pormenores que provam a culpabilidade do sobrinho?

4) - Qual o móbil do crime?

 


 

Opinião

“Código Secreto” n.º 1 - (31/8/83)

FERMAN - Portimão

 

 

O

PROBLEMA POLICIÁRIO É CONSIDERADO MUITO JUSTAMENTE, O DESPORTO MENTAL MAIS COMPLETO POIS PROPORCIONA AOS SEUS PRATICANTES O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO E DA CULTURA GERAL, CONVIDANDO À RECOLHA DE DOCUMENTAÇÃO DIVERSA, COM VISTA À FUNDAMENTAÇÃO DAS SOLUÇÕES ESCRITAS.

 

Blogue RO – 19 de AGOSTO de 2023

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 



 

 

54 PRESENÇAS! X CONVÍVIO TPA - 1985

Alva, Lindaflor, Detective Misterioso, M. Lima., Orquídea, Ricardo, PRMS, Lebasi, Spirit, Tio Patinhas, Faria, Detective Invísivel, C. Ferrel, Ubro Hmet, Detective Said, Zépote, Sermonte, Lince, Excalibur, Teto, Rip Kirby, Durandal, Carlos Estegano, Pal, Cilokas, Zé Maio, Jax, MASC, The Punk, Maria do Carmo, Jocadito, l.º Sargento, Madivaz, Enovi, Manuel Melo, Idalina, Manuel Melo, Rui Kid, Maga Patalógika, Mac Donald, Jorrod, Josefina, A Lampadinha, João Vicente, Fernanda, Alfredo, Armindo Pinheiro, Espião Electrónico, Viking, Ferreira Pinto e Esposa, Joaquim Augusto, José Pita e Rockman-77.

 


 

 

CONVÍVIO EM BEJA -  29 Janeiro - 1978

Após o almoço, as últimas lembranças e recomendações...

Da esquerda para a direita: Durandal, e o seu cachimbo... para ele fala o Detective Misterioso e entre os dois, ouve O Gráfico. À frente, sentado, o Godévora, logo seguido do Satanás, tendo ao fundo o Faria. No primeiro plano o Enciclopedista que encobre um brincalhão (?) que faz rir o Mabuse. Confúcio escuta atentamente a Pal, ouvida também pela Rosmar. De frente para a objectiva, o Lince...

 















 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.