PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 052 👣 PEGADAS - ANEXO DA EDIÇÃO N.º 052 -- O GRÁFICO

 🔎 Memórias do Policiário – 052 🔍


🕵️ O Gráfico

👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


O Gráfico 

 

*** AS “Pegadas” de hoje, da 52.ª Edição das Memórias do Policiário – O Gráfico, recordam a Edição do “CLUBE DE DETECTIVES” do passado dia 11 de Agosto, nas referências ao Blogue do “Repórter de Ocasião” e à Secção “O DETECTIVE” do “Jornal de Almada” sob Orientação de “O Gráfico” destacando o Problema Policiário “A Moedinha n.º 1” de “Detective Alcopas” numa edição Especial de Natal.

Lembramos, ainda, os Convívios Policiários da “Tertúlia Policiária de Almada” (TPA) Almada, com Reportagem, Presenças, Quadras e Frases dos seus convivas e visitantes que vinham de todo o País para, em Maio, confraternizarem em Almada!

O Gráfico

 


CLUBE DE DETECTIVES

Daniel Falcão

danielfalcao@clubededetectives.pt

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2023

 

Olá, Amigos!

Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7)

 

»»» SE O LEITOR CLICAR NOS NOMES E TÍTULOS SUBLINHADOS VISUALIZARÁ OS DADOS REFERENTES AO MENCIONADO NO PRÓPRIO “CLUBE DE DETECTIVES”! FAÇA UMA VISITA E ACOMPANHE O SITE! «««

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

 

Página Cultural de Divertimento

 

Repórter de Ocasião é um blogue coordenado por Luís Rodrigues (O Gráfico para a Família Policiária), uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Luís Rodrigues, o próprio Repórter de Ocasião, assume-se, na primeira pessoa (corroboramos que assim é, e muito mais!), como produtor de palavras cruzadas, charadismo e passatempos variados de entretenimento, autor de contos e problemas policiais, short story, com o pseudónimo de O Gráfico.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

O Detective (De 21 de Novembro de 1986 até 21 de Dezembro de 1989)

No dia 17 de Maio de 1985, surgia no Jornal de Almada a secção Detective (1.ª fase), uma secção policiária da Tertúlia Policiária de Almada (TPA), coordenada por The Punk (A. A. Oliveira). E assim continuou até ao dia 20 de Dezembro do mesmo ano. No dia 17 de Janeiro de 1986, a secção Detective apresentava-se com um novo visual e com nova orientação: “Olá, aqui estou!”, assim se apresentava O Gráfico (Luís Rodrigues Malanho). Esta 2.ª fase da secção duraria até ao dia 7 de Novembro de 1986 e terminaria imediatamente após a extinção da Tertúlia Policiária de Almada. Mas, ainda neste mês de Novembro, no dia 21, o Jornal de Almada apresentava a “Secção de problemística policiária e… não só!...” O Detective, a qual passaria a ser publicada quinzenalmente, na 1.ª e 3.ª semana de cada mês, e com a superior orientação de Luís Rodrigues Malanho (O Gráfico). Mais tarde, no dia 19 de Janeiro de 1990, com novo visual e com coordenação partilhada por O Gráfico (Luís Rodrigues) e Hannibal (Carlos Neves), “Ano Novo… Vida Nova!”, a secção assumia-se como órgão oficioso da Tertúlia Policiária de Almada e do Grupo A-Team, passando a designar-se como secção policiária O Detective / Zona A-Team. Esta brilhante aventura policiária cessaria no dia 2 de Maio de 1997. Todos os problemas publicados nestas várias fases serão aqui recordados e merecidamente integrados no Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa online.

 

RECORDANDO!

 

A última secção (14.ª) do ano de 1986, publicada no dia 19 de Dezembro, Porque é NATAL…, foi especial e dedicada à quadra natalícia que se atravessava. Por esta razão, todos os assuntos relacionados com a 1.ª Supertaça Policiária - Cidade de Almada ficaram adiados para o novo ano e todas as produções foram dedicadas ao Natal, directa ou indirectamente, como eram os casos do conto “E o Natal chegou!...” de M. Miguel J. Almeida, do teste de cultura “O Amor na História, na Lenda e na Ficção” de Durandal e, naturalmente, o problema policiário A Moedinha n.º 1, um original de Detective Alcopas.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 


 

Tertúlia Policiária de Almada

13.º CONVÍVIO “MA. / M. P.”

 


MEIA CENTENA DE AFEIÇOADOS E DEDICADOS PRATICANTES E DINAMIZADORES DO DESPORTO MENTAL, CONFRATERNIZARAM EM ALMADA

A «Tertúlia Policiária de Almada», distinto agrupamento da nossa Terra, organizou o Encontro pela décima terceira vez, ininterruptamente, desde 1976, onde todo os anos, no último domingo de Maio, Policiaristas, Charadistas, Cruzadistas, Damistas e adeptos de outros passatempos, vindos de todo o País, se concentram e convivem salutarmente.

A grande maioria destas pessoas escreve e decifra os concursos e passatempos que lhe são propostos sob pseudónimo que normalmente traduzem uma manifestação pessoal do próprio autor!

Neste convívio, fomos encontrar alguns nomes curiosos que a seguir transcrevemos, na sua totalidade:

Detective Misterioso, MED VET, Detective Said, MASC, M. Lima, Olga Lima, Detective Alcopas, Carlos Ferrel, Maria Ivone, Tio Patinhas, Isabel, PAL, M. Constantino, Detective Invisível, Carlos Estegano, El-Mau, Naspa I, Chito, Madivaz, Enovi, Jorrod, Cachito, Daniel Silva, O Gráfico, 1.º Sargento, MALI, Natércia Leite, Freddy, Avlis e Snitram, Viking, Eunice, Espadarte, Big Ben, MARTH, A Lampadinha, Mac Donald, Maga Patalógika, Fotocópia, Milena, Lycar, Dervácio, Jofer, Irene Fernandes, Mac Jr., Durandal, Ric Hochet, Mané, Magna, Lima Rodrigues, Sílvia Grilo, António Correia/Representante da Junta de Freguesia de Almada, Alva, Mindogues, Teto, PRMS, Carla e Aidé.

Estes os nomes presentes no «13.º Convívio da TPA», porque outros, igualmente, engraçados existem, espalhados por todo o País e Estrangeiro, já que a Secção Policiária «O Detective» — que se publica duas vezes por mês no nosso jornal — insere, normalmente, concorrentes de outros países, naturalmente, portugueses emigrantes.

Estas jornadas de confraternização também se comemoram noutros pontos do País, noutras alturas do ano e servem para as pessoas se conhecerem umas às outras e, muito curiosamente, vimos Advogados, Engenheiros, Professores, Tipógrafos, Pescadores, Escriturários, e Estudantes Universitários conviverem irmãmente, com muita humildade e simpatia! Bonito. Naquelas gentes, ali reunidas por interesses comuns, parece não haver megalomanias e jovens e idosos de ambos os sexos convivem amigavelmente onde prevalece o bom senso.

Os Encontros começam com uma concentração amigável e prazenteira, pela manhã e terminam cerca das 17 horas depois dum almoço de confraternização onde após a refeição acontecem enormes surpresas com muitos concursos, perguntas, distribuição de prémios e enorme emoção.

Neste convívio de Almada, destacamos, como pontos de referência, os DIPLOMAS oferecidos pela organização, premiando em vários aspectos aqueles que mais se têm salientado, de uma maneira ou de outra, na dinamização e desenvolvimento da Problemística Policiária; A exposição de prémios, com troféus magníficos, da «2.º Supertaça Policiária — Cidade de Almada», torneio iniciado em Abril pela secção «O Detective»; distribuição de prémios originais pelos presentes, com a colaboração dos Supermercados EUROPA e ATLÂNTICO; distribuição, ainda, dos diplomas POLICÁTEDROS-87, numa iniciativa do «Núcleo Policiário do Barlavento», distinguido, por votação algumas entidades e personagens no campo da Literatura e Problemística Policial.

De salientar que a organização do Convívio se manifestou publicamente, com algum espanto e enorme mágoa, pela indiferença e alheamento revelados pelo Pelouro da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Almada à realização deste Encontro, facto que não sucedia desde que as melhores relações e alguns patrocínios começaram a ser oferecidos. Desta vez, embora os contactos e solicitações fossem repetidos, o Pelouro referido não aderiu à iniciativa!

Para compensar enalteceram as gentilezas prestadas pela Junta de Freguesia de Almada que tem apoiado, recentemente, com enorme vontade, a «Tertúlia Policiária de Almada».

O 14.º Convívio já está marcado.

Será no dia 28 de Maio de 1989!

G. 

 


AINDA...

O CONVÍVIO DE ALMADA

Além da quadra e frase premiadas, publicadas nesta secção, a propósito dos Convívios de Almada e sobre os nossos concursos dos Supermercados EUROPA e ATLÂNTICO (estabelecimentos que têm patrocinado o Policiário, através de «O Detective»), achamos, por bem, divulgar mais algumas que seria uma pena não serem do conhecimento de todos! Aqui se registam.

 

 

Quadras

 

A MELHOR QUADRA

 

ESTE CONVÍVIO DE ALMADA

JÁ GANHOU FORTES RAÍZES.

NINGUÉM SE FURTA À CHAMADA,

VELHOS NOVOS E PETIZES!

(Detective Said — Portimão)

 

DETECTIVE SAID & O GRÁFICO NUM CONVÍVIO EM ALMADA - TPA

O Convívio de Almada

É em Maio realizado

Ele é o mais concorrido

E o mais afamado!

C. POKAS (Caxias)

 

POLICIÁRIO PARA TODOS! Homenagem de Aniversário da "TPA" ao Confrade "C. FERREL" (C. POKAS - Caxias) num Convívio em Almada!

Ouve bem o que te digo:

Outra verdade não há,

Encontras sempre um amigo

No Convívio TPA!

ZÉ MAIO (Lisboa)

 

ZÉ MAIO (de vermelho!) e O GRÁFICO num CONVÍVIO POLICIÁRIO em ALMADA!

Quem quer confraternizar

Numa tarde bem passada

Não pode mais hesitar:

Vai ao Convívio de Almada!

ZÉ MAIO (Lisboa)

 

ZÉ MAIO (José Pedro Borges) num Concurso Televisivo em Setembro de 2022!

É convívio regular,

Dos há 13 anos p'ra cá

Que outro podia ser,

Senão o da T.P.A.?!

MALI (Lisboa)

 

O GRÁFICO & MALI - ANTES E AGORA!! - Convívio do "Blogue RO" - Dezembro de 2022

Se quer encontrar bons amigos,

Passar uma tarde animada,

Ter um dia diferente

Vá ao convívio de Almada!

MED VET (Malveira da Serra)

 

MED VET & O GRÁFICO NUM CONVÍVIO POLICIÁRIO EM ALMADA - TPA (MAIO)

LOGÓTIPO CRIADO PELA "MED VET" PARA o "13.º CONVÍVIO TPA" - MAIO 1988


O convívio da TPA

Com as suas tradições

Em alegria, cá está!

Com AMIZADE aos milhões.

DET. MISTERIOSO (Cacilhas)

 

O Saudoso "Detective Misterioso"

É com sã camaradagem

Que no convívio de Almada

Todos os anos se reúnem

Os «Sherlocks» da «Pesada»!

FREDDY (Lisboa)

 

ROSTO - FREDDY (LISBOA)

FRASES:

SUPERMERCADO EUROPA:

— Uma porta aberta para um mundo de qualidade! (ZÉ MAIO — Lisboa)

 

Ric Hochet II (Francisco Porteiro) - O Gráfico (Luís Rodrigues) - Zé Maio (José Pedro Borges)

NO SUPERMERCADO ATLÂNTICO há sempre uma onda de bom gosto e superior qualidade. (ZÉ MAIO — Lisboa)

 

"Mac Jr." - Jovem Policiarista!

Quando se encontrar junto aos SUPERMERCADOS EUROPA e ATLÂNTICO:

— Não pare sem ler...

— Não leia sem entrar...

— Não entre sem comprar!

(MAC JR. — Pevidém)

MAC JR. (Daniel Falcão) - 2023

The Punk & O Gráfico - TPA

IX Convívio de Almada - 27 de Maio de 1984 - Foto: "Capitão" - Cedida por FERMAN (Portimão)

GRUPO DE UM CONVÍVIO REALIZADO EM ALMADA (TPA) - JARDIM

Texto de FERMAN - Secção "Código Secreto"




MALI (LISBOA)

Detective Misterioso

Domingos Prata Rodrigues (Detective Misterioso)

FREDDY (Lisboa)

CONVÍVIO EM ALMADA - Na esquerda: Mac Jr. (Pevidém); Marth (V. N. Famalicão); Faria (Évora). De frente: PAL. A olhar para a fotografia: Príncipe das Areias (Évora)

O Gráfico - Avlis e Snitram - Med Vet - Animados num Convívio Policiário em Almada

ELEMENTOS DA TERTÚLIA POLICIÁRIA DE ALMADA - TPA (FAMÍLIA)

CONVÍVIO POLICIÁRIO EM ALMADA - TPA

IX CONVÍVIO POLICIÁRIO DE ALMADA (TPA) - 27 de Maio de 1984 (No Melhor Ano de Dinamismo da "Tertúlia Policiária de Almada) - Fotografia de "C. Pokas", cedida pelo Confrade: FERMAN. Reconhecem-se, a olhar para a foto: FERMAN e RUI KID. ALVA, ao fundo. ZÉ MAIO e DELGAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.