PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 050 ☝ CLUBE XIS N.º 13 - AGOSTO DE 1983 - 40 ANOS! 📰🕵️

 🔎 Memórias do Policiário – 050 🔍

 

🕵️ O Gráfico

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


 📖 Edição Especial

 

= Clube Xis =

  40 Anos!

Pesquisa de: O Gráfico

Colaboração de: FERMAN

 

 

mensário de desporto mental e literatura de mistério

N.º 13 * AGOSTO 1983 – ANO II


EDIÇÃO DA CASA DE CULTURA DA JUVENTUDE DE FARO

 

 

 

 

AS Memórias do Policiário – O Gráfico chegaram rapidamente às 50 EDIÇÕES porque de permeio com as suas publicações vários Policiaristas, Confrades e Amigos de outrora, de há 20, 30, 40 anos, foram aparecendo e os contactos retomados (e também é verdade que alguns sempre se mantiveram activos no Policiário –“O Gráfico” é que esteve ausente!) já se elevam a três dezenas deles: "Satanás", "Lanterna Vermelha", "Spirit", "Mali", "Detetive Excalibur", “Inspetor Boavida”, “Sargento Estrela”, "L. P.", "Inspector Pevides", "Ribeiro de Carvalho", "Mac. Jr", "Belém Valente", "A. Fontão", "Hal Foster", "Lugrama", “Jartur”, "Arjacasa", "Magno", "Faria", "Molécula", "Clóvis", "Ali Katt", "Donanfer II", "Olidino", "Abrótea", "Paulo", "Sargento Estrela", "JC Al", “Zé Maio”, “Gibat”, entre outros...

ENTRE os mais comunicativos... Ribeiro de Carvalho, Inspector Pevides, Arjacasa, Clóvis, Mac Jr., Inspetor Boavida, Satanás, LP, Jartur, Mali e outros tantos... encontra-se o Confrade e distinto Amigo, do Barlavento Algarvio, o FERMAN, de Portimão, um dos baluartes do Policiário que deixou uma enorme PEGADA no Policiarismo Português, através da sua Secção de Problemística Policiária (Código Secreto) e do Fanzine “Clube Xis” e ele vai-nos dizendo que “...Se tenho material guardado? Praticamente a correspondência toda... trocada com centenas de Policiaristas de todo o País: tanto o correio recebido como as cópias das minhas cartas... além de outras relíquias!”

...ORA, de todo o material, textual e fotografado, recebido e remetido pelo consagrado Policiarista FERMAN (Fernando Manuel Cabrita Vieira) destacamos a memória do “Clube Xis” n.º 13, de Agosto de 1983, que completa, precisamente 40 anos, neste “meu querido” mês de Agosto de 2023! E... a efeméride reside no facto desse mesmo e interessante número conter meia-dúzia de páginas dedicadas aos êxitos de “O Gráfico” nas vertentes de Decifração e Produção na Problemística Policiária... por terras Algarvias donde ele (eu) era (sou) natural!

...É bastante provável que todos os extractos, as memórias, fotos e textos, documentação e quejandos daquele histórico “Clube Xis” n.º 13, de Agosto de 1983, não caibam nesta edição memorável, também, (N.º 50), todavia... continuaremos com o mesmo “assunto” em publicações futuras, uma vez que as  Memórias do Policiário – O Gráfico  se divulgam semanalmente, às Segundas-feiras, e por vezes -como é, este, o caso! -em números de intermédio... especiais!

Grato por me acompanharem.... e tal como o PAULO e o FERMAN já o fizeram... estou receptivo a que me enviem todo o material que acharem necessário que mereça publicação nesta rubrica!

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.

O Gráfico

 

 🔎 Intróito... 🔍

...Saiu edição completa a 13 de Agosto!

1 comentário:

  1. MTR
    Pois, não percebo nada do que se fala aqui.
    Acho que havia a nível nacional um clube de detetives, era posto a concurso um problema policiário e que os referidos detetives eram chamados a desvendar, se crime, suicídio ou qualquer, mas este clube continua? É um jogo paralelo ao nosso em que o RO continua em jogo? Ou não é nada disto?

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.