PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 070 👣 PEGADAS -- ANEXO DA EDIÇÃO N.º 070 -- O GRÁFICO

 🔎 Memórias do Policiário – 070 🔍


🕵️ O Gráfico 🧐

👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 ⌛ 📖 🔦  reporter.de.ocasiao@gmail.com 👣🖊📱

 


 


*** NAS “Pegadas” desta memorável 70.ª Edição das Memórias do Policiário – O Gráfico, vamos recordar o PRIMEIRO CONVÍVIO POLICIÁRIO onde “O Gráfico” compareceu (7 de Agosto de 1976) iniciativa enriquecedora do “SETE DE ESPADAS” – OS CONVÍVIOS POLICIÁRIOS – que deram origem à FAMÍLIA POLICIÁRIA!  

O Gráfico

 

Pesquisa e recolha de factos: O Gráfico (RO)
Repórter de Ocasião Luís Rodrigues

 


É

 CONHECIDA a minha história nos Convívios Policiários... não começou muito bem, pois apareci em Almada, em 1976, para o Encontro da localidade, seria o 8.º do “Mundo de Aventuras/Mistério... Policiário” (MA/MP)... UMA SEMANA DEPOIS (!)... lapsos de principiante! Para meu contentamento... não fui o único... pois ao CARLOS DUARTE aconteceu-lhe o mesmo! Éramos novatos... logo escrevi ao “SETE” a narrar o sucedido e fui esclarecido, mas exultei por a minha carta ter sido publicada no honroso “Mistério... Policiário” – que alegria! Depois foi Évora, onde não estive presente e no seguinte, em Sesimbra, lá estava “O Gráfico” a confraternizar com os nomes/pseudónimos que se habituara a ler no “Mundo de Aventuras” – “Mistério... Policiário” e que nomes... VÍTOR HUGO, DETECTIVE INVISÍVEL, SETE DE ESPADAS, BIG BEN, JARTUR, entre outros só para mencionar os mais consagrados! OS NOSSOS MESTRES! Embora já conhecesse o DETECTIVE MISTERIOSO, das reuniões da Tertúlia Policiária de Almada senti-me bastante confortável... tinha 18 anos e sentei-me, à mesa, junto de JORGE MAGALHÃES, SOBRAL, VÍTOR HUGO, DETECTIVE MISTERIOSO, DURANDAL – que viria também a ser um prestigiado Policiarista, tal como o GODÉVORA – parecia, pela fotografia que foi divulgada UM GRANDE... ENTRE OS GRANDES MESTRES!!

 

SESIMBRA, Agosto de 1976, foi o meu 1.º Convívio Policiário e... não me acanhei perante nomes tão consagrados, quando “chegaram” os passatempos “anti-digestivos” e o meu primeiro Troféu, como ganhador da Prova do “Problema Policiário” foi conquistado! Um trabalho em conchas, magnífico! 


Hoje, nestas especiais PEGADAS, anexadas às “Memórias Policiárias” n.º 70 de Homenagem ao “SETE DE ESPADAS” recordo o meu primeiro Convívio Policiário lembrando que depois deste Encontro “O Gráfico” depressa conseguiu granjear apoiantes por todo o País devido à sua notoriedade conseguida no “Mistério... Policiário” apoiando e motivando jovens de Almada a ingressar no Policiarismo! Um jovem de Albergaria-a-Velha (MR. ROERIGO) escreveu, uma vez, ao “SETE” dizendo que o seu prémio (livro) seria para entregar ao “O Gráfico” porque começara a participar nos concursos graças às classificações obtidas e à sua rápida ascensão no Policiário que o levara, a ele, motivado, também a participar e... estávamos em Maio de 1979... só tinham passado dois anos... após eu ter começado a decifrar e a produzir Problemas Policiários... sentimento extraordinário! Não me recordo do “MR. ROERIGO”, talvez nunca o tenha conhecido pessoalmente, mas a “Chamada Particular” do “Sete de Espadas” é um documento indesmentível, inolvidável, destes factos Policiários sobre a minha história do POLICIÁRIO!

O Gráfico

 

 


Mundo de Aventuras n.º 295

31 de Maio de 1979

 

“Chamada Particular” de “Sete de espadas” a “Mr. Roerigo”


MR. ROERIGO (Albergaria-a-Velha) – Vamos lá a “dois tostões de conversa”... pois! Pois!... O tal famigerado livro foi agora comigo a Aveiro e... voltou! Já é ter azar... Aquele, qualquer dia, de tantas bolandas, fica zangado comigo... Espero que a falta não tenha sido por doença. Espera!... Cá mais em baixo, na tua carta, dizes para oferecer esse teu livro a “O Gráfico pois foram as suas achegas, as suas respostas, as suas classificações, de um modo geral, a posição que tem vindo a ocupar, que me incentivaram a aparecer pela primeira vez”. OK! Satisfarei, no próximo Convívio de Almada, o teu pedido. Que é uma ordem. Também conto contigo na “nossa família”. Forte abraço. Obrigado.

Para todos, “aquele abraço” do “SETE”.






ARQUIVO M. LIMA

REPORTAGENS DOS CONVÍVIOS

Convívio

10º Convívio “Mistério… Policiário” (Sesimbra)

 

Data

7 de Agosto de 1976

 

http://clubededetectives.pt/convivio_19760807.html

 

10º Convívio “Mistério… Policiário” (Sesimbra)

[7 de Agosto de 1976]

In Mundo de Aventuras, nº 154 – 9 de Setembro de 1976

Foi no sábado, 7 de Agosto, que se realizou em Sesimbra o «X Convívio» da secção «Mistério… Policiário», do nosso querido «MA».

Cerca das nove e meia já havia muita gente – ou já quase todos! – no «Café Central», esperando pelos retardatários. Eram quase dez horas quantia chegou o «Sete», a «alma dos Convívios», trazendo consigo o Sobral, o Magalhães e a sua filha, a nova entusiasta Maria José.

Dali, e depois de quase todos terem conhecido e cumprimentado o «Inspector Cachopa» e de se terem apresentado entre si, eis que fomos todos para a praia, onde, apesar do sol estar ofuscado por uma neblina alta, não deixámos de tomar umas boas e belas banhocas…

Entretanto, e na praia, lembramo-nos de ter visto o Investigador Bazooka e Inspector Zarabatana, com os seus familiares; o Lanterna Vermelha; o Peter Pan; os 2 Companheiros do Diabo; o Gráfico; a Miss X e seus familiares; o Godévora; o Sobral e seu filho; o Primo I e Primo II; o Belém Valente; o Detective Invisível e o Detective Misterioso; o Magalhães e sua filha Maria José, a nova entusiasta do Policiário; o «Sete» e o Dr. Molezas, mais tarde chegaram o Homem Aranha, o Durandal, o Jartur e o Vítor Hugo, com os seus familiares e mais tarde ainda o Henrique e seus familiares e, mais cedo do que tinham dito que chegavam, o Big Ben e o Investigador FM.

Depois de uma boa almoçarada, e já cerca das 15 horas, procedeu-se à distribuição de um exercício de Cruzadas e um Policiário, que durou até cerca das 16 horas. Numa esplanada, foram proclamadas as classificações e fez-se a entrega de prémios aos respectivos vencedores, distribuindo-se uma lembrança por todos os presentes – um «cavalo marinho»!

E eram quase 18 horas quando a «malta» se começou a despedir e a retirar. Se de algo me esqueci, ou de alguém., têm a desculpar a minha inexperiência, pois a «verdura» de anos e destes assuntos não me ajuda.

Viking, de 15 anos,

(Santana, Sesimbra)

 

+

Ora essa! Nada temos a desculpar e até gostei que aparecesse alguém a «conversar» connosco, dizendo-nos do que vira, se passara e o impressionara.

E para já, somente mais algumas notas à margem…

Lamento que o «Inspector Cachopa», assoberbado com trabalho, visto pertencer à Indústria Hoteleira, não pudesse estar connosco. Não o conhecia e tive imenso prazer em abraçá-lo.

Íamos ficando sem almoço… Não!... Não é bem isso! Íamos ficando separados por diversos restaurantes, o que retiraria toda a finalidade do nosso Convívio. Em Sesimbra, nesta época, é difícil «estarmos» num restaurante… Só fora de portas – e foi pena que os «organizadores» não se tivessem lembrado disso… Disseram-nos que lá para cima, em Santana, haveria bons sítios…

Isso não nos retirou alegria, nem boa disposição e muito menos o apetite…

Aliás, houve quem «de dois» comesse três bifes… Um «pequenino», mas muito esperto e muito vivo, comesse quase 3 doses de caldeirada… E quem começasse logo no «tinto fresco» à laia de «martine», e acabasse «enfarolado» nas cervejas em Cavilhas…

Também houve um que protestou, protestou, protestou… Quase lançava a confusão, mas acabou, afinal, por comer 3 das 4 qualidades de peixe da caldeirada…

Sesimbra marcará, até nova ordem, pelo maior número de presenças femininas. Nada mais que 6! MEIA DÚZIA D'OIRO! Esperamos contá-las mais vezes!

No «Ribanando», onde almoçámos, sentaram-se, numa longa mesa: ao topo o Dr. Molezas; depois «vis-a-vis»: D. Celeste Beltrão e Peter Pan; Henrique Beltrão e Investigador FM; Catarina Beltrão e Big Ben; Vítor Hugo e Homem Aranha; Detective Misterioso e Jartur; Durandal e Sete; O Gráfico e Sobral; Magalhães e José Pedro; Godévora e Viking; Baal e Primo I e no topo, Primo II. Numa mesa de cinco estavam: no topo, o Satanás e «vis-a-vis»: Maria José e Lanterna Vermelha; Belém Valente e Detective Invisível. E numa outra mesa de seis, «vis-a-vis»: Miss X e D. Maria José; Investigador Bazooka e Inspector Zarabatana; Manuel Silva e D. Maria do Carmo. O nosso conhecido Henrique, com os Pais, que mais uma vez nos deram o prazer da sua companhia, «perderam-se» e almoçaram noutro lado…

Tivemos, portanto – no «X Convívio – Mistério… Policiário», em Sesimbra, a 7 de Agosto – 36 presenças!!!

Bem-hajam, amigos!, e a todos os nossos agradecimentos pela agradável companhia!

Três carros, conduzidos pelo Jartur, Vítor Hugo e Durandal vieram acabar por estacionar no Largo de Cacilhas, onde os seus ocupantes visitaram o «Farol»…

Nessa visita, um dos presentes ficou muito aborrecido por não ter pago as «entradas»… e depois foi acompanhado a casa pelo Jartur – ali a dois passos… - e «acabou» a beber uísque… Outro veio «acabar» numa «revista» em Lisboa, seguindo para a terra no dia seguinte…

De Classificações, Prémios e Premiados temos, nas Cruzadas: Primo II, com 56 pontos e Baal, com 55. No Policiário: 10 p.: O Gráfico, Belém Valente, Dr. Molezas, Big Ben, Lanterna Vermelha e Peter Pan; com 9 p.: Miss X, Inspector Zarabatana, Satanás e Vítor Hugo. No Combinado: 64 p.: Big Ben, Dr. Molezas, Peter Pan e Primo II. Com 63 p.: Belém Valente; Inspector Zarabatana, Miss X e Vítor Hugo. Trouxeram livros e lembranças de Sesimbra, como Prémios: I e Baal, nas Cruzadas; O Gráfico e Inspector Zarabatana, no Policiário e Big Ben e Inspector Zarabatana, no Combinado.

 

MOÇÃO

Considerando que os Convívios «Mundo de Aventuras» e «Mistério Policiário» têm mostrado ser até esta altura, forte incentivante do Turismo Interno Português.

Vimos solicitar por este meio a todos os presentes que nos dêem o seu apoio assinando esta petição, para que se vá junto do Ministério da Comunicação Social a fim de que o «M. A. – M. P.» seja considerado de Interesse Turístico Nacional

Sesimbra, 7 de Agosto de 1976

as) Belém Valente

Detective Invisível

Dr. Molezas

Primo I

Jorge Magalhães

O Gráfico

Homem-Aranha

Satanás

M. Silva

Primo II

Vítor Hugo

Viking

Celeste Beltrão

Investigador Bazooka

Detective Misterioso

Inspector Zarabatana

Miss X

FM

Maria José

Magalhães

Big Ben

Lanterna Vermelha

Godévora

Peter Pan

Jartur

Durandal

Sobral

Sete

 

E o próximo, o XI, será VISEU, onde nos esperam o Hal Foster e o Zé, no Sábado 18 de Setembro, para uns acepipes regionais no «Cortiço»! Quem vai?...

«SETE»

 

 







 

10.º Convívio “Mistério… Policiário” (Sesimbra)

7 de Agosto de 1976 - 1.º Convívio de “O Gráfico

 

In Mundo de Aventuras n.º 155 – 16 de Setembro de 1976

 

O “X CONVÍVIO”, EM SESIMBRA

VISTO POR UM ALENTEJANO

 

Caro “Sete de Espadas”:

 

Envio-lhe este memorando pessoal, certamente com algumas falhas, mas disso peço desculpa.

Alvorada às 04,15! da matina, para apanhar a camioneta às 5,00 e ir a mais uma reunião da “Família Policiária”, desta vez em Sesimbra.

Depois de uma viagem meio ensonada, cheguei a Setúbal às 07,45, para uma ligação directa a Sesimbra. No entanto, sabendo já, que o grupo vindo de Lisboa, apanhava o autocarro às 08,30 em Cacilhas, deitei os meus cálculos e, esperando não me enganar, resolvi-me pela camioneta para Cacilhas, onde cheguei às 08,25, hora excelente para o cálculo feito, pois o grupo foi pontual, chegou às 8,30, hora a que o autocarro estava a partir...

Nesse grupo, lá vinham o Detective Misterioso, o Detective Invisível, o Dr. Molezas, o Homem Aranha, O Gráfico, o Belém Valente e os Companheiros do Diabo.


Chegámos, pois a Sesimbra, onde, logo ao descer do autocarro, encontrámos as “vitaminas da alegria”... os manos Bazooka e Zarabatana, acompanhados desta vez pela senhora sua mãe e também por um amigo, que parece ter que aturar muito as explosões destas duas “armas”...

Aí encontrámos, também a simpática e risonha Miss X, acompanhada por sua tia. Estando neste grupo de espera, a Comissão de Sesimbra: Viking, Primo I e Primo II, com o Inspector Cachopa, em “serviço”.

Em seguida, ao Café Central, chegou o “Sete de Espadas”, Sobral e seu filho, assim como Magalhães e sua filha.

Tomo agora nota de uns contrastes, dizendo que são as primeiras impressões as mais interessantes e que mais se salientam, pois com o decorre habitual das convivências, essas mesmas impressões, que são mais vincadas ao princípio vão-se desvanecendo...

O Magalhães, parecendo-nos um jovem, com a sua simpatia de falar e de presença, é, afinal, já pai de uma encantadora senhorita! Outro jovem que me admirou muito foi o “Sete”: sem barriga nem banhas é nadador que brinca com o mar... (Está visto que o bagaço e a cerveja, são bons elementos de “conserva”...). Um novo para mim, e com uma personalidade, onde o cachimbo tem a sua quota parte, é Durandal. Um pouco grave, que até parece um advogado! É um companheiro que temos orgulho em ter na nossa roda. E mais uma faceta nova para mim, a do Sobral...  Como foi. Que a senhora que serviu à mesa, disse? Espera aí... Ah, já sei! Resmungão!... Pois é! Além de ser um bom garfo, que é sinónimo de companheirismo saudável, considero-o um entusiasta com garantia na obra que tem sobre os ombros e que é a elevação da Banda Desenhada em Portugal.

Isto para só falar de alguns, pois não se podem esquecer o Intelectual Jartur... O sorridente policiarista Big Ben... O calejado Detective Misterioso... e o sempre fresco e enciclopédico Vítor Hugo... assim como o sossegado Detective Invisível!

São, estes elementos assim, como irmãos mais velhos, que fazem parecer estes convívios a reunião de uma família, onde depois, todos nós, outros, os mais jovens, sentindo esse estímulo, tentamos chegar até eles, e, nos torneios tentamos aproximarmo-nos e igualá-los... Alta ambição!...

Pois já que falamos da chegada e da praia, onde se brincou, falou e mergulhou (alguns) e a fome apertou (todos), vamos então para o restaurante, onde tivemos tempo para comer, falar e concorrer ao torneio relâmpago, onde, desta vez, foi “Zarabatana”, o contemplado com dois prémios e os restantes para “Viking”, “Big Ben” e “Dr. Molezas”. (Nota do “Blogue RO”: O Confrade “Godévora” esqueceu-se ou não memorizou os nomes de “Primo II”, “Baal” e “O Gráfico” igualmente como Premiados!)   Teve a Comissão de Sesimbra a gentileza de oferecer a cada conviva, um “cavalo-marinho (?) embalsamado”. Parabéns a uns, e obrigado à Comissão pela sua boa vontade.

Depois, foi a separação por volta das 18 horas, onde, no regresso a Cacilhas, no “Farol” se juntou ainda um pequeno grupo com os patrões “Vítor Hugo” e “Jartur”, a dessedentar-nos com umas canecas de cerveja... 

Por fim, lá seguiram cada um para seu aldo, nos carros de “Vítor Hugo”, de “Jartur” e de “Durandal”. Os restantes, eu (pois das minhas memórias se tratam...) o “Sete” e “Detective Invisível”, regressámos de barco a Lisboa, onde eu pensava ficar essa noite para ver uma “revistazita”, coisa rara na província... mas ao passar pela estação Sul-Sueste fui informar-me dos comboios e dos horários para Évora, e reparei que ainda havia um às 22,20. No entanto, com a “revista” no sentido, não me interessei e aí fomos os três para cima passeando e apanhando o fresco do fim da tarde, que bom nos sabia, depois do encarolado dia... Após subirmos a rua da prata, eles me deixaram ao pé de uma pensão onde pretendia passar a noite.

Mas, já estando cansado, comecei a adivinhar mais uma noite e uma manhã em “bolandas”, nesta Lisboa “cosmopolita” onde quase já não oiço falar o Português... Assim, e aproveitando a primeira negativa de quarto nessa pensão, por falta deles, desci a escada, e desci também outra vez à estação Sul-Sueste, pois o comboio das 22,20 não me tinha esquecido...

Foi num “taf-taf” moroso e estafante, deitado num banco do comboio, que cheguei a Évora às 2,15!

Acabei assim esta maratona de Sesimbra, de 22 horas!!! Cansado, mas não arrependido. Pois valeu a pena, pelo companheirismo, pela amizade, pelo Convívio!

Obrigado a todos e até à próxima.

GODÉVORA (Évora)

 



FOI ESTA CAPA QUE ME LEVOU A COMPRAR O "MUNDO DE AVENTURAS" - O Gráfico















A 1.ª CHAMADA PARTICULAR DE O "SETE" PARA "O GRÁFICO"





8.º Convívio MA/MP - Almada - Maio de 1976 - "O Gráfico" apareceu uma semana depois!


"O GRÁFICO" COMEÇOU, LOGO, A DAR OPINIÕES!!











 







2 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.