🧐POLICIÁRIO!🕵🂧️♤
📖 HOMENAGEM 📖
Problema Policiário N.º 7
Um Original de: Rigor Mortis
in Blogue A Página dos Enigmas
https://apaginadosenigmas.blogspot.com/
apaginadosenigmas@gmail.com
Solução do Autor:
Proposta de Solução do Autor:
– Como assim?! – questionou o inspetor. De pé, acendeu o cachimbo enquanto olhava intensamente para a sobrinha, sentada na poltrona.
– Bom… Dos dois, a Susana é a que parece ter motivos para desejar a morte do pai. A rejeição por este da relação que ela tem com o namorado e a ameaça de a deserdar, claro. Uma fortuna como a do pai não será uma coisa a desprezar… Pelo contrário, o Rui parecia estar relativamente de bem com o pai, é verdade. Mas valerá a pena investigar isso mais profundamente, tal como o estado das suas finanças.
– A pistola era do Rui, é um facto – continuou a Júlia. – Claro que teria sido possível à Susana tirá-la do estojo sem que ele desse por isso, por exemplo naquela manhã, quando o irmão estivesse na casa de banho. Mas porque é que a iria esconder a seguir ao crime num sítio onde guardava artigos pessoais seus? Era de supor que seria encontrada numa busca que a Polícia fizesse, e isso iria dirigir suspeitas sobre si própria. Deixá-la em qualquer outro sítio, até mesmo no escritório, seria bem melhor…
– E a ausência de impressões digitais na arma e o facto de em nenhum deles terem sido detetados indícios de pólvora? – perguntou o inspetor.
– A circunstância de a pistola não ter impressões digitais significa que qualquer dos dois a poderá ter usado, limpando-a a seguir. E qualquer deles poderá ter lavado cuidadosamente as mãos e os braços depois do crime. Tiveram tempo para isso…
– Significará a tua conclusão que de alguma forma simpatizas com a Susana, por ela ser mulher e fisicamente frágil?... – ironizou o inspetor. – Olha que já encontrei casos de mulheres minúsculas a cometerem assassínios…
– Não, tio. Mas é precisamente por ela ser muito pequena.
– Como assim?! – repetiu o inspetor.
– Porque, com o metro e sessenta que ela tem, lhe teria sido impossível atingir o pai, sentado à secretária, com um tiro no alto da cabeça.
– Ora, ora! – O inspetor despediu o argumento da sobrinha com um gesto de uma mão, enquanto se agachava e, com a outra, usava o cachimbo com o braço esticado, simulando segurar uma arma à frente da cara, a disparar para o alto da cabeça da Júlia.
– Não, não, tio! Do outro lado da secretária, o tiro teria que ser dado a uns dois metros de distância, não menos que metro e meio. Certamente com o velho ligeiramente dobrado para a frente, pelo espanto de ver uma pistola apontada a ele, mais ou menos como eu estou.
Mantendo-se agachado, o inspetor afastou-se um passo da sobrinha.
– Pois, daí… Mas note que seria impossível que esse disparo pudesse levar a bala a alojar-se no topo da pequena lomba da zona dos rins da cadeira onde estava o morto – continuou Júlia, calmamente, sorrindo com a surpresa estampada na cara do tio – o que aconteceria com certeza se o tiro fosse disparado pelo Rui, com os seus dois metros de altura…
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
(Elaborados por Rigor Mortis)
a) Referir que a trajetória do projétil, não permitia, à distância do disparo, que uma pessoa de baixa estatura como Susana, o efetuasse e a trajetória fosse a observada. (2 pontos)
b) Indicar que a altura de dois metros de Rui era a única, entre os suspeitos, que permitia um disparo com as caraterísticas expostas no texto. (2 pontos)
c) Indicar que não fazia sentido Susana usar uma pistola e escondê-la entre os seus pertences, tornando-a suspeita, sabendo que uma busca a encontraria. (1 ponto)
d) Referir que a inexistência de impressões digitais na arma, apenas indica que esta foi limpa. (1 ponto)
e) Concluir que o Rui é o suspeito principal do crime. (1 ponto)
Elementos de valorização:
(Apresentados pelo autor do problema)
O criminoso teve que recolher a cápsula, pois uma pistola deixa cápsula.
Móbil válido para os dois.
Referência às boas relações de Rui com o pai e às más relações de Susana.
Notas e comentários:
Os critérios classificativos são um fator de grande subjetividade em muitos problemas policiários. Aquilo que o autor pretende, nem sempre é visto por toda a gente, que por vezes vê pormenores que o autor não viu. Como orientador desta secção, se fosse eu a produzir o problema, poderia colocar outros critérios e se fosse uma terceira pessoa, ainda teríamos outros.
Estando a solução apresentada pelo autor correta, foram seguidos os critérios por ele apresentados, não havendo motivos para alteração, pois todos os elementos que ele foca, pedem ser retirados do texto, além de que vários concorrentes focaram esses pormenores na sua totalidade.
Alguns solucionistas perderam os dois pontos de a) porque não bastava referir que Rui era alto e Susana baixa. Na verdade, se o tiro não fosse disparado à distância, de cerca de 1,5 m, mas junto da cabeça, essa diferença de altura seria irrelevante, uma vez que a vítima estava sentada. Para ter os 2 pontos de a) era necessário referir a distância a que foi feito o disparo, ou fazer referência à sua existência no texto do problema.
Quanto à alínea b), não há nada a referir, pois toda a gente a viu.
No que se refere às alíneas c) e d), estas são mais objetivas. Ou estão presentes na resposta ou não estão, não surgindo situações dúbias. Quem referiu estes aspectos pontuou, quem não referiu, não pontuou.
De salientar, ainda, no que se refere à alínea c), que não é equivalente escrever que Rui tentou incriminar Susana, e que esta não se autoincriminaria. Foram vários os solucionistas que apontaram a tentativa de Rui atuar de forma a que Susana parecesse criminosa. Isso não chegava.
Foi considerado que, relativamente à alínea d), se fosse indicado o uso de luvas, se poderia considerar a ausência de impressões digitais, uma vez que a limpeza da arma, dependendo do seu tamanho e da forma como é feita, poderia levar à inexistência das impressões digitais de quem a limpou.
Os elementos de valorização são apenas considerados para selecionar As Melhores, e são prioritários os que são referidos pelo autor. Em caso de empate, são considerados outros elementos, referidos pelos solucionistas, assim como a qualidade de texto e a apresentação da solução, estas de uma grande subjetividade.
Boa solução🕵️♀️🕵️♂️
ResponderEliminar