PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Em Maio de... 2012 - Uma bela crónica

Olá, simpáticos Leitores!
(Adeptos do CCFC)

Depois de seis ou sete crónicas escritas em Abril de 2012 surgiu a primeira do mês de Maio e, agora, ao lê-la reconheço que continua... actual! Já nem me lembrava do conteúdo e mensagens da "Crónica Ocasional" n.º 54 e relia-a com imenso prazer porque recordei especiais momentos vividos na Famíla CCFC. Para aqueles que, no presente, vão chegando e regressando ao Charneca de Caparica Futebol Clube, estas publicações servirão para assimilarem um pouco da história recente deste mediático e diferente clube! Estas divulgações serão, sempre, a memória futura do CCFC. É esse o meu desejo.
Até à próxima ocasião com a minha gentil admiração por todos aqueles que me lêem.
(RO)drigues.
Repórter de Ocasião




As Bruxas (ainda) andam por aí!...

   N
O primeiro de Maio, após convite do Presidente do CCFC (JMS), através da ideia de Vítor Guerreiro (VMG), fui assistir a (mais) um Torneio de Futebol –daqueles que por aí proliferam no nosso País, sempre com a intenção de se dignificar o Futebol, mediante a utilização de Jogadores Jovens! -desta vez, próximo da Quinta do Conde, organizado pelo Clube de Fernão Ferro, com os jogos a realizarem-se no Campo das antigas Escolas de António Pica. A Equipa convidada do Charneca, para participar neste certame, foi a dos Juvenis e eu, e por isso mesmo, tal como S. Tomé… fui ver para crer! Foram-me buscar e levar a casa… um luxo para mim. No carro do Guerreiro foram e vieram comigo, também, o Danny e o “Metralha” Daniel Duarte além do José Manuel Santos, como é evidente. O condutor do Mercedes foi o VMG.
            Quando cheguei ao campo, dei de caras com o Treinador Márcio e com o sempre dedicado JP (João Peres) e de imediato fui convidado para ir ao Balneário –motivo que, para mim, é sempre uma honra! Obrigado. Depois dos discursos e apelos do Treinador e Presidente, no intuito de motivar os Atletas, fiz questão de cumprimentar pessoalmente, um a um, todos os Jogadores, tratando-os pelos seus próprios nomes porque toda a gente, que se preze, gosta de ser tratada pelo seu próprio nome! Lá me safei... mesmo com um raciocínio de última hora, consegui identificar todos os Jovens! Se acham que foi fácil... convido outros a tentarem fazer o mesmo!... Pedi aos Jogadores para ganharem o Torneio... de um modo inocente... pois, embora já participando nestas andanças há uma dezena de anos... ainda não conheço muito bem... as bruxas!...

REGRESSO A CASA...
            Cheguei a casa eram para aí nove horas da noite... ou talvez, um pouco mais! Lá no campo, à espera que o Torneio terminasse, ainda ficaram Director, Treinadores e alguns Jogadores do Charneca, a fim de receberem o Troféu correspondente à classificação obtida. Como o computador estava ocupado... sentei-me no sofá e vi um filme na TV Cine 1, cujo título se identificava como “Futuro Perdido”! Gostei. Uma história engraçada embora muito corriqueira. Como o computador continuava ocupado (por este motivo, às vezes, as reportagens demoram mais dias a sairem à estampa!) dispus-me a ver o filme seguinte que tinha um nome muito sui generis, daqueles que eu admiro imenso, com um dos meus actores preferidos: Nicolas Cage. “Época das Bruxas” é o nome do filme, um thriller de se tirar o chapéu. Magnífico. Muito bem realizado por Dominic Sena, o realizador de “60 Segundos”, com o mesmo actor, como protagonista, neste caso com mais acção e suspense. Ron Perlman, faz de actor secundário nesta película “Época das Bruxas”, outro dos meus preferidos, tais como Al Pacino e Robert de Niro –não dispenso nenhum filme, com estes actores! Comecei a gostar de Perlman quando ele, ainda jovem, participou na série “A Bela e o Monstro”... há muitos anos.

            “Época das Bruxas” é passado na Idade Média, Século XIV, com tremendas batalhas, onde os Cristãos tentam aniquilar todos aqueles que estão contra a Fé de Cristo matando mulheres, velhos e crianças... e é aqui que O Cavaleiro Nicolas se revolta e abandona o ofício. Entretanto surge a Peste, uma doença terrível e as feitiçarias abundam por toda a parte! Muitas jovens beldades são queimadas e afogadas sendo acusadas por serem portadoras e seguidoras do Demónio... Belzebu... O Diabo! O Cavaleiro que entretanto é descoberto e feito prisioneiro e acusado de desertor, para se desenvencilhar da prisão, só tem uma saída... que é conduzir uma donzela, acusada de bruxaria, até um Mosteiro para ser julgada por Monges. Entretanto... adormeci. Os couratos e as entremeadas de Fernão Ferro venceram-me. Mais tarde, acordei e ainda tive tempo de ver a parte final do filme... A jovem escoltada por Nicolas Cage estava possuída pelo Diabo e nos momentos finais da película o bem vence o mal! O Demónio é destruído e a rapariga salva-se. Os Cavaleiros (Nicolas e Ron Perlman) são mortos pelo Monstro.

TEMPOS... MODERNOS!
            Setecentos anos depois, em pleno Século XXI... afinal, as bruxas e os demónios... ainda andam por aí!... Agora, não estão encarnados em jovens donzelas mas possuiram e impregnaram-se nos corações dos jovens árbitros que abundam nas competições do Futebol Distrital! Para quando o julgamento das bruxas que (ainda) andam por aí? Vamos continuar a ser atormentados por estas novas Pestes?? Ai... se O Cavaleiro não tem falecido no filme... neste momento fazia-nos falta!
            Os Juvenis andam mesmo com azar... depois do Torneio do Vinhense, a 25 de Abril, levaram com as feitiçarias dos mesmos bruxos... no 1.º de Maio, desta vez em Fernão Ferro. Eu estive lá... como se diz no anúncio e registei as bruxarias... Os Juvenis perderam o primeiro jogo por 4-1, com o golo inaugural do Alfarim a ser confirmado pelos Diabos... com três jogadores dos brancos na posição de fora de jogo! Depois... empatámos, numa jogada extraordinária do Pedro (Santos) que resultou num auto-golo! Todavia, os Demónios, não permitiram veleidades aos Santos e resolveram inventar uma grande penalidade contra o Charneca de Caparica que resultou no 2-1 e, depois, a partir daqui, a guerra foi fácil de ser vencida pelo Cavaleiros de Alfarim (4-1) habituados a outras batalhas de 1.ª Divisão, enquanto os Cavaleiros dos Juvenis do CCFC andam cansados devido às enormes Cruzadas da 2.ª Divisão que tiveram o desfecho que é conhecido de todos.

OLÁ! EU SOU O GUSTAVO E... MARCO GOLOS!
            Com algum alento e entusiasmo, os nossos bravos Juvenis conseguiram vencer o Leão Altivo por 2-1 e conquistar um honroso 3.º lugar no Torneio. Golos do irmão “Metralha” (Ricardo) que fugiu à ira de Belzebu e marcou para o CCFC sem as bruxas nada conseguirem fazer para o impedir... O outro golo foi do jovem talentoso Gustavo –Grande Golo! Foi um remate contra os Diabos que só parou no fundo das redes dos Leões Altivos. Foi bonito ouvir o Director João Peres proferir: -Olá! Eu sou o Gustavo e... marco golos! Onde é que eu já li isto?...

O TORNEIO... OS TORNEIOS...
            Ai... ai... que tristeza ver a mesa com os Troféus... tão tristonha, tão só, abandonada e desnudada!... As quatro Taças, em exposição, cabiam na palma da minha mão! Que saudades eu tenho dos Torneios do CHARNECA! Taças... Medalhas... Galhardetes... Panfletos com Publicidade... Pastas de Recepção com toda a Documentação do Torneio... Fichas de Inscrições... Árbitros decentes e conceituados... Folhas com Horários de Jogos... Lanches... Sumos... Águas para os Jogadores e Técnicos!!! Tudo isto que costumamos realizar no CCFC... não se vê em lado nenhum! Porque será?...
            Estes Torneios, organizados pelos Clubes só têm uma finalidade... que é o objectivo de conseguirem ganhar algum dinheiro com a venda de couratos, bifanas, entremeadas, cervejas, sumos, águas, etc, etc... Até aqui eu concordo mas, por favor, um pouco de (mais) organização e decoro em relação aos árbitros escolhidos e, para a próxima... ofereçam, pelo menos, uma garrafa de água aos Jogadores, afinal... são eles os obreiros da Festa!

OS JUVENIS
            Eu penso que a equipa teve uma temporada desgastante e não havia necessidade de sacrificarem os Atletas com a participação nos Torneios do 25 de Abril e 1.º de Maio quando, muito brevemente, está aí, à porta, um Complementar muito difícil... com Equipas de topo! No entanto, quem sou eu para dar a minha opinião?! Competir nestes Torneios para serem amaldiçoados pelas mesmas bruxas... não vale a pena! Até parece que os Demónios estiveram todos reunidos, a ver o jogo contra o CRI, quando o CCFC sofreu dois golos em fora de jogo! Se assim foi... aprenderam bem a lição! Haverá alguma hipótese de O Cavaleiro (Nicolas Cage) ressuscitar?... Já cá fazia falta, com a sua espada enorme e luzidia... Até podia começar a “limpeza” por São Bento porque, segundo parece, é por ali que os Demónios e as Bruxas se concentram.

Repórter de Ocasião
Quarta-feira, 2 de Maio de 2012.
                                               
                  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.