PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Recordando as Crónicas... (Amigos do BLOG)

Olá, Amigos!

Há alguns dias que não comunicava com os meus fantásticos leitores e aderentes ao meu BLOG! Coisas de forro interno que envolveu uma terrível constipação (ainda não curada totalmente), aquisição de novo computador, muito trabalho profissional e outras coisas mais que não interessando ao leitor é ele que sofre porque se vê privado... das notícias RO.
Mas eu não me importo nada de estar uns dias sem comunicar com os meus amigos e, depois, ao regressar ao vosso imprescindível contacto verificar que tenho mais uma adesão ao meu BLOG! Assim até fico muito contente.
Ora... agora, já somos VINTE! Tenho a registar mais uma senhora... GRAÇA MENDES! Essa mesmo, a GML da "Crónica Ocasional" n.º 52, aquela crónica com graça!
Num dia destes uma outra senhora abordou-me no Campo do Cassapo para se identificar dizendo que era ela mesmo a aderente com o nome de LANÇA! Nem mais nem menos do que a mãe do jovem talento do CCFC, Tiago Lança, jogador dos Iniciados B. Agradeci a confiança.
Num destes próximos dias, vou, finalmente (!) criar uma página no "Facebook"! Já não aguento mais... os pedidos que me têm feito... os amigos!! Veremos o que vai sair.
Hoje, apresento-vos mais uma crónica antiga de Abril, escrita em 2012, no seguimento das publicações atrasadas. Incluo também a (R)eportagem (O)riginal n.º 43 (Tal e Qual) e... se não for "atacado" pelo sono e canseira publicarei, igualmente, em estreia, a RO (44) da semana.
Saudações desportivas a todos vós, com a consideração de sempre.
(RO)drigues.


CRÓNICA OCASIONAL N.º 53

Por: Repórter de Ocasião

25 de Abril... la finesse!
                                                                                                                                 

   


   N
ÃO é por nada... mas julgo conveniente que a Direcção do CCFC teria uma ideia brilhante se me oferecesse, a título particular, uma Bandeira, ou Estandarte do Charneca de Caparica Futebol Clube! É que... já não é a primeira vez que me encontro em Festas, Convívios e Eventos de natureza Associativa e presencio as Bandeiras de vários Clubes e Associações e sinto-me muito sozinho por não ter comigo o tal Estandarte do CCFC! Hoje, mais uma vez, tal sucedeu nas Comemorações do 25 de Abril de 74, onde se festejou, na Praça do M. F. A. (Movimento das Forças Armadas), a Vitória da Liberdade contra o fascismo e sobre a ditadura que reinava no nosso País! Achei curioso ver o desfile de muitas Associações e Clubes, representando as várias Freguesias do Concelho de Almada e não presenciar, ali... uma Bandeira do CCFC!


A nossa Presidente da Câmara Municipal gritou bem alto, para as Pessoas presentes:

ESTAMOS HÁ 38 ANOS MOBILIZADOS PARA DEFENDER  ABRIL!!!

                                                           +++++++++++

            No momento em que escrevo esta Crónica ainda não se iniciou o Torneio de Futebol no Barreiro onde os nossos Juvenis vão estar presentes! Mas eu já apostei e... tenho a certeza que vamos ganhar o Certame! Os Juvenis estão com ganas de vencer este Torneio de Abril!

                                                           +++++++++++

            Acompanhei o Jonas (o meu filho João!) nos festejos de Abril porque ele, agora, também é elemento da Banda da SFUAP (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense) e igualmente pus um cravo no peito... enfeixado no bolso do blusão. Gritei, com a multidão: 25 de Abril, Sempre! Fascismo, nunca mais!! Ouvi atentamente o enérgico discurso da Senhora Presidente (que nem precisou de apontamentos, nem rascunhos, para seduzir os manifestantes e cativar, mais uma vez, as suas almas... tal é a pureza e instantaneidade das suas palavras!) que falou das más tentativas de quererem extinguir as Autarquias quando estas representam o alimentar da Cultura e Movimento Associativo! Relembrou os Capitães de Abril e pediu-nos para estarmos Alerta perante aqueles que tudo estão a (querer) fazer para voltarmos... aos tempos “antigos”! Não nos deixaremos abater! Estamos há 38 anos mobilizados para defender Abril! Lançaram-se pombos e balões... no ar... em sinal de Liberdade!

            Mais tarde, depois dos discursos, vários desfiles, cantares, danças, e música, muita música... e da justa e sentida homenagem aos “PERSEGUIDOS” –aqueles que deram a vida por nós, com sacrifício das suas famílias e dos seus próprios filhos! –fui gentilmente surpreendido com um fausto almoço preparado pela SFUAP para os Músicos e Familiares! Uma delicadeza, com primor e amabilidade, da Direcção da SFUAP, que muito me deixou sensibilizado.

            Não tenho dúvidas... foi um 25 de Abril... “ la finesse!”... como dizem os Franceses.

            Repórter de Ocasião (25 de Abril de 2012)



ESTA CRÓNICA OCASIONAL TEM UM SUPLEMENTO FOTOGRÁFICO DE ABRIL!!

































Tal e qual… é o tema escolhido para a crónica desta semana em favor do CCFC, seus adeptos, sócios, jogadores, treinadores, dirigentes, seus jogos nos variados escalões e outras coisas mais… Ora, exactamente, do mesmo modo e assim mesmo, vou começar pelo jogo dos Juniores disputado, no Sábado, em Santiago do Cacém, onde, mais uma vez, fui convidado a estar presente e não me fiz rogado em aceitar, como é meu costume, tão amável e dedicado convite.
          Antes de escrever a minha apreciação a este jogo quero chamar a atenção do leitor para a fotografia/cabeçalho desta edição das “(R)eportagens (O)riginais”, sem querer magoar a sua sensibilidade porque eu sei que os meus prezados leitores são deveras perspicazes na apreciação dos meus escritos e fotos apresentadas onde nada é feito ao acaso, sem ideias desprovidas de imaginação! Ora, tal e qual as viagens anteriores ao Alentejo, o gentil e excelente companheiro Marques, condutor do autocarro que nos transporta -e é cedido pela União das Freguesias da Charneca da Caparica e Sobreda -leva sempre consigo, no banco a seu lado, o guia da comitiva que, por sinal, é normalmente o Director da equipa que vai efectuar o jogo fora de casa. Mudam-se os Directores, as pessoas… mas a posição que ocupam assentados no banco, tal e qual como a fotografia mostra... é sempre muito especial, original mesmo (!), como podem constatar, o que leva a parecer aos acompanhantes dos restantes assentos que ali, naquele local… vai sempre a mesma pessoa! Os comentários e brincadeiras que surgem no trajecto, em relação ao guia da comitiva, sempre num espírito reinadio… servem para amenizar o cansaço da viagem! Nesta ocasião não viajou naquele posto ou lugar o Joaquim Café, nem o João Peres, nem tão pouco o António Espinha, mas o Director Pedro Teixeira representou muito bem o cargo ou não acham os meus leitores que a pose está excepcional!?... Ou melhor dizendo: está tal e qual. Adiante.

JUNIORES: Santiago do Cacém, 2 – Charneca de Caparica, 1
          Foi um jogo mesmo de tal e qual sofrendo os Juniores do CCFC um golo logo no minuto inaugural do desafio e, depois, tal e qual como na primeira parte, no 1.º minuto da segunda metade abriram caminho ao 2.º golo dos Alentejanos. Pelo meio do encontro os jovens do Charneca pareceram não se adaptar à relva natural do Campo Municipal Miróbriga e como tal e qual talvez com as botas inadequadas àquele piso inesperado as jogadas não saíram como desejavam. A poucos minutos do fim do jogo Bruno, como uma cabeçada bem aplicada, ainda reduziu para 1-2 e, quase, quase, já nos descontos… Diogo Abrantes (que entra sempre com muita raça, atitude e desejo de mostrar vontade em se mostrar…) com um remate, que saiu muito alto, quase empatava a contenda. Foi pena. De qualquer modo foi apenas mais um jogo de futebol que não correu bem aos Juniores do CCFC e estou certo que estes pontos vão ser recuperados noutro campo qualquer.

ENTENDIMENTO em prol do CCFC entre José Carlos e RO
          Tal e qual… como se esperava na Nação CCFC e exactamente enquanto se aguardava pelo almoço na “Tasquinha do Zé Moura”, em Grândola, José Carlos e RO, que dispensam apresentações, entenderam-se através de um telefonema da autoria do ex-Treinador dos Seniores do CCFC… e uma pequena quezília, não direi entre ambos, mas referirei uma contrariedade de somenos importância, foi resolvida e sanada em poucos minutos! Quem ficou a ganhar foi o Charneca.




JUVENIS (A): Charneca de Caparica, 4 – Pelezinhos, 2
          Tal e qual como é costume e do mesmo modo, no Domingo, pela manhã, já estava eu no Campo do Cassapo para assistir aos jogos dominicais do CCFC. Os primeiros a jogar foram os Juvenis mais velhos e assisti, mais uma vez, a um jogo mágico desta equipa e por mágica curiosidade, e não tal e qual como os “cinco violinos” do Sporting Clube de Portugal, esta formação, na primeira metade da partida, apresentou não “cinco mágicos” mas sim “seis”… jogadores que de um modo demolidor reduziram à mediocridade um adversário que nem era assim do piorio a jogar à bola… os “seis mágicos” da linha atacante dos Juvenis (A) do CCFC é que estiveram totalmente endiabrados e, ao intervalo, já ganhavam justamente por 4-1. Formidável. Fascinante. Encantador. Rafael Paulino (n.º 8); Ramalho (n.º 9); Celso (n.º 11); Alexandre Pires (n.º 6); Daniel (n.º 7) e André Sequeira (n.º 10) foram os mágicos, desta feita, que em meia dúzia de jogadas brilhantes dizimaram os Pelezinhos de Setúbal.
          Foram “mágicos à solta” como muito bem gritou um dos progenitores de um destes mágicos refenciados! Alguns deles têm, até, nomes de “guerra” como: Rafa; Alex e Canuca mas os defesas com os números 3 e 5 também, lá atrás, não permitiram veleidades aos Setubalenses. Foi uma primeira parte mágica. Gostei.

O MEU MENINO
          Ainda eu estava no Bar do Cassapo quando se marcou o primeiro golo, sacado da cartola do mágico “Rafa” e, ao meu lado, alguém gritou, erguendo o punho em sinal de triunfo: -O meu menino! Tal facto foi, tal e qual, motivo de conversa agradável entre os presentes com a mãe do menino que tal e qual como o irmão, marcam golos pelo CCFC. Refiro-me à mãe do Henrique Paulino jogador dos Iniciados (A) e que tal e qual como o irmão Rafael nasceram com o dom de saber jogar bom futebol. Tal e qual como outras pessoas que se estreiam na Nação CCFC e ainda não conhecem bem e, na realidade, os modos e procedimentos do clube eu senti-me, uma vez mais… quase um estranho nesta família original que são os amigos e adeptos do CCFC pois, tanto tenho escrito sobre o clube e não conhecia, não senhor, nem sequer sabia que Rafael e Henrique eram irmãos! Aprendi a conhecer melhor o CCFC. Conversa puxa conversa, tal e qual como acontece nestes momentos, lembrámos crónicas antigas e fortificaram-se amizades.


INICIADOS (A): Charneca, 0 – Barreirense, 1
          Pouco vi desta partida porque, entretanto, tal e qual como faço das outras vezes… fui almoçar… ao Restaurante “Chinês” e porque, na parte da tarde, jogavam os Seniores com o vizinho Monte de Caparica. No entanto, ainda deu para ver Henrique Paulino desperdiçar um golo quase-certo, a poucos segundos do intervalo. E que golo tão bonito seria… A sua mãe vai ter que começar a preparar um mealheiro para entrar para o grupo do “Bar-Aberto” pois, com os seus filhos a marcarem muitos golos… vai ter que puxar os cordões à bolsa… e toda-a-gente no clube já sabe como é!... A senhora já está avisada. Desta vez… passou incólume.
          Perdemos por um a zero… mas, não merecíamos, pelo que me contaram. Os nossos miúdos falharam muitos golos!... Não faz mal… vamos ganhar na próxima oportunidade. O plantel tem qualidade.  



SENIORES: Charneca, 1 – Monte de Caparica, 1                                  
            Aleluia! Primeiro ponto conquistado pelo escalão máximo do CCFC. Foi uma partida interessante de assistir com o Charneca a bater-se magnificamente. O Monte de Caparica com mais posse de bola, em largos períodos do encontro, não conseguiu concretizar esse domínio em ocasiões de golo. Chegados ao intervalo com o resultado em zero zero, depois de o Charneca ter desperdiçado uma grande penalidade, com defesa do ex-CCFC Contradança, foi Pinheiro quem inaugurou o marcador com uma cabeçada fulminante. O jogo manteve-se continuadamente equilibrado até que surgiu, quase no fim do encontro, um “penalty” transformado pelo Monte que fez com que o jogo terminasse empatado 1 e 1. Temos equipa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.